Em represália a americanos, China deve cancelar acordos militares

Sugestão: Lucena

Pequim é contra a renovação de esquadrilha de caças de Taiwan financiada por Washington.

NOVA YORK – A China planeja cancelar ou adiar alguns acordos e convênios militares com os Estados Unidos, após Washington anunciar na semana passada que irá atualizar a esquadrilha de caças F-16 de Taiwan, informou nesta terça-feira, 27, um funcionário graduado do governo dos EUA.

Hillary e Yang no encontro da segunda; questão de Taiwan gera atritos entre Pequim e Washington - David Karp/APDavid Karp/AP
Hillary e Yang no encontro da segunda; questão de Taiwan gera atritos entre Pequim e Washington

Na noite da segunda-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, teve uma reunião com o chanceler da China, Yang Jiechi, que foi a Washington pedir que os EUA desistissem da reforma dos caças F-16 de Taiwan, um contrato de US$ 5,8 bilhões.

O chineses consideram Taiwan uma província rebelada, para onde fugiram os nacionalistas em 1949. No início de 2010, quando os EUA assinaram outro grande contrato militar com Taiwan, no qual venderam helicópteros Black Hawk, a China cortou seus laços militares com Washington por vários meses.

Mas desta vez a resposta chinesa parece ter sido mais equilibrada, aparentemente porque os EUA não concordaram em vender novos caças F-16, como queria o governo de Taiwan. Sob uma lei aprovada no Congresso americano em 1979, os EUA devem vender armamentos a Taiwan, que teme uma invasão das tropas do continente.

Segundo o funcionário americano, Yang não ameaçou Hillary com retaliações na reunião de ontem à noite, apenas pediu que Washington reconsiderasse o acordo de reforma. Mas em outras reuniões com funcionários chineses, eles advertiram que alguns acordos e convênios militares seriam cancelados se os UEA concordassem em reformar os F-16 taiwaneses. O funcionário falou sob anonimato. As informações são da Associated Press.

Fonte: Estadão

13 Comentários

  1. Nesse caso apoio a decisão americana em ajudar Taiwan.
    Taiwan e uma ilha promissora e já vive há muito tempo como um pais independente Nao tendo mais sentido voltar sob o domínio chines.

  2. os eua tão meio que perdendo a moral na diplomacia internacional não ? seria essa a herança do bush lixo ? o problema e que um animal ferido e acuado fica muito mais agressivo e perigoso para todos !!!

  3. A China não é nenhum coitado que se intimida com a presença dos EUA,além de ser o seu maior credor financeiro Pequim tem bala na agulha para tomar Taiwan a hora que quiser, e a OTAN fica na miúda só reclamando pela via diplomática .

  4. Taiwan é um república independente e bem estruturada, mas se não tiverem apoio militar, os chineses já a teria invadido faz tempo, americanos e chineses tem que aprender que não são os donos do mundo e que tem Índia, Brasil e a poderosa Rússia que dá um pé na bunda fácil nestes chineses.

  5. Nossa povo fala sem conhecimento sobre o assunto nem o EUA e nem nenhum um país da ONU apoiar a independência da ilha, nem o povo da ilha quer isso se não que governaria a ilha seria o partido verde(Democratic Progressive Party). Primeira coisa para dialogar sobre deve se ter no mínimo conhecimento da política de ”Uma só china” algo defendido ate pelos EUA.
    __________________________________________________________
    Alem disso o povo da ilha não vai perder muita coisa com a reunificação, o modelo político e econômico não vai munda, devido a política de ”Um país, dois sistemas” tal política foi criada para Taiwan e já foi aplicada em Hong Kong e Macau.

  6. Qdo formosa se declarar independente, acreditem, 24h depois a Chine invade ,ataka, e ninguém no planeta poderá impdedir a mão pesada do Dragão..eu disse “ninguém”, Qeum vai querer bater de frente com um dragão polivitaminado?Quem viver verá.

  7. Ademar Vila Nova apagado do mapa por defender mais uma civilizacao? Nisso concordo com eles, e uma pequena duvida, sera o Sr. Que dara sua vida e a de sua familia por seu sumisso? Entaum nao mande os outros fazer e perder suas familias enquanto assiste, vire Homem e lute se quer isso! Falar e mandar os outros sem ter prejuizos e facil!

  8. Taiwan é China, disso não se tem dúvidas. Há pelo menos 2 mil anos.
    Mas também se tem certeza que os EUA não deixarão Taiwan ser engolida pela China, pela vontade da própria Taiwan, e pela visão estratégica dos EUA. A dicotomia da época da Revolução Comunista, em que a Russia apoiava Mao Tse-Tung e os EUA apoiava Chiang Kai Shek, permanece viva, dessa forma.
    A China em Taiwan torna-a senhora absoluta do Mar da China, com séria implicações para Vietnã, Filipinas, Malásia, Japão etc.
    Taiwan, junto com o Japão, funciona como tampão entre a China e o lago americano chamado Pacifico.
    *****
    Quanto a essa nova assertiva, que vem sendo colocada amiúde, de que a China é a maior credora dos EUA, é preciso um pouco mais de cautela, pois não se trata de empréstimo direto, mas sim de títulos do Tesouro Americano, resgatáveis em prazo longo, e que podem ser volatilizados pelas contínuas renovações ou substituições.
    A China tem, de fato, o maior volume de títulos americanos, superior a qualquer outro, sendo de cerca de 25% do montante de títulos emitidos.
    E sabe que não adianta bater na porta do Tesouro americano, para reclamar direitos, pois corre o risco de receber novos títulos com novos vencimentos. Dívida Pública Interna funciona dessa forma, lá e aqui. Constantemente sendo renovada. Compra quem não tem pressa de receber.

Comentários não permitidos.