Rússia descarta ajuda do BRICS a países em dificuldades

Vice ministro das Finanças da Rússia, Sergey Stortchak

Auxílio antes cogitado está agora fora de consideração

O vice-ministro das Finanças da Rússia, Sergey Stortchak, afirmou ser tecnicamente impossível a ajuda financeira conjunta dos países que integram o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a outros países que enfrentam dificuldades econômicas.

A declaração foi feita em Washington, durante a reunião dos responsáveis pelas finanças dos países do BRICS. Com estas palavras, Stortchak desfez os rumores que circularam pela mídia mundial de que o BRICS estaria preparado para ajudar os europeus a superarem seus problemas de liquidez.

O vice-ministro russo considera essa ajuda desnecessária e difícil de ser concedida, porque cada país do BRICS tem os seus próprios métodos e sistemas de avaliação sobre ajuda externa, e que decisões dessa natureza não podem comprometer todo o grupo.

Fonte: Diário da Rússia

29 Comentários

  1. “Jonnas disse: 23/09/2011 às 21:16 Mas o Ministro da Fazenda no Brasil disse que pode!..”… é o governo brasileiro querendo fazer merchan com o dinheiro do contribuinte… não custa o suor deles… dindin para os caças, ai NÃO TEM!!!…

  2. Os próprios Russos descartando ajuda, e nossa presidente se exibindo que nos podemos ajudar enquanto aqui falta dinheiro pra, educação, saúde, e tudo mais que estamos cansados de saber temos que priorizar os nossos problemas arrumar a nossa casa depois pensar em ajudar os outros.

  3. Pelo menos o envolvimento do Brasil com os BRICS vai servir de escola p/ estes imbecis do governo que acham que sabem de economia…só tenho uma coisa a dizer:
    *
    OBRIGADO RÚSSIA POR ABRIR OS OLHOS DESTE ANTA DO MANTEGA…

  4. espero q os brasileiros [nossos politicos] tenham dito q podem so da boca pra fora. msm q emprestimo hoje diga juros de amanha, temo pela simples bancarrota depois de pego o emprestimo — assim, pegar o emprestimo, declarar falencia, e nao pagar.
    entao, é melhor nao emprestar nada e evitar o calote. abraços.

  5. Muito boa notícia, muito sensata.
    O Jonnas , tá certo, mas que mico esse ministro cometeu.Bem feito pra ele , mais um que subiu o poder pra cabeça.
    Aliás já falaram uma vez uma grande verdade de um determinado governador:
    ” é muito fácil ser valente com o dinheiro dos outros”.
    O Brasil não poderia prometer o nosso pouco dinheiro, quanto mais o dos OUTROS.
    ———–
    http://www.youtube.com/watch?v=wVAK71zRVAs&feature=related

  6. O povo do BRICS está muito pior do que os americanos e europeus.
    Dilma e Mantega enlouqueceram ? Têm que investir é dentro da nação.
    Estou achando que a Dilma não vai ficar por muito tempo no governo, pois vive fora da realidade. O povo vai tirá-la a força.
    Os russos são 10 x mais inteligentes que os brasileiros.

  7. Gente q falta de sensebilidade deste camarada, os paises europeus sempre foram umas mãe pro resto do mundo,nunca envariram ninguen, nuca desfraldo pais invadidos, sempre cubriram a Africa de alimentos,remedios, sempre cuidaram das crianças famitas e agora coitados estão carente de grana e pq dessa falta de din din.Certo ele, quem fez seu angú de caroço que o como.Agora para um certo pais tupiniquins que está com a situação sob controle, com sua defesa toda renovada, seus hopitais com atendimento de primeiro mundo, seus politicos de uma ética exemplar para todo o planeta, so tem que se preoculpar em ajudar aqueles que sempre o teve em uma total estima de…Aparece Brasil e verás o que vem pela frente.

  8. E agora José para onde rsrs ainda lhes restam o benevolente Brasil que encarnou o espirito de Madre Theresa de Calcuta rsrs e a esperta China que não joga para perder nem um tostãozinho rsrs e ja adiantou que pode ser mas querem garantias e garantias para eles não são palavras e sim atrativos bens materiais rsrs hipotequem os monumentos,pontos turisticos e cidades turisticas aos Chineses rsrs terão miojo com sabor escorpião a vontade e maquininhas pioneiras de fazer sorvete no inverno é claro aproveitando a abundancia de neve e a economia de energia rsrs O CAMELO BEBERA AGUA DO SENA o maluco belesa medieval profetizou a realidade,ninguem deu ouvido pra ele rsrs ele profetizou a segunda guerra mundial e infartem de vez profetizou tambem a destruição de Londres e Nova York rsrs O Senhor Deus odeia o soberbo rsrs ardam no marmore do inferno Piratas por seculos de saques e pilhagens,discordias,intrigas,xenofobias,intolerancias e genocidios mundo afora rsrs

  9. A ajuda pode ser dada via FMI. O país doador adquire DES-Direitos Especiais de Saque no FMI, que, por sua vez, empresta ou disponibiliza aos que precisarem.
    Mencionou-se BRICS não como entidade, mas como um grupo de países que tem reservas – isto é, disponibilidade – que poderiam fazer essa operação via FMI.
    Mas, como se vê, cada um quer cuidar primeiro de si.
    O Brasil, através da Presidente, já dissera que poderia ajudar simbolicamente.
    Por quê? Vamos cuidar primeiro do nosso rabo.
    Essa crise promete.



  10. vou fundar um país na internet e mandar a conta (da festança até entrar na insolvencia) para o Mantega

    deixa eu pensar no nome do país digital… Dilgrecia.. é soa bem…rsrsrsrsrs

    PQP… todos os países quebrados da Europa … estão nesta M por roubalheira – negligencia – especulação – soberba… e essa biba ministro vem com esse papo de ajuda… merecia um pau-de-arara (pensando bem pode gostar – ja sei – ficar sem tomar banho por 1 semana..rsrsrs).

  11. Eu não sei da onde tiraram que o Brasil iria ajudar a Europa. O proprio ministro da fazenda disse que isto estava fora de cogitação.

  12. Quando não é o Amorim,,,,é o Mantega dando bola fora….que fase Meu Deus………tudo farinha do mesmo saco…(como todos os políticos que conheço)

  13. rsrs em pensar q a Europa tão assoberbada e segregacional hoje esperançosa por doações dos bastardos terceiromundistas rsrs quem te viu quem te ve rsrs Oh minha cara de preocupado com eles e como não vou pro céu mesmo porque la nãp pode dar beijinhos na boca nem praticar a boa ginastica nas nuvens quero é mais que a areia movediça os engulam a todos rsrs Mas perseverem Jesus esta voltando e ja que eles tanto mataram em nome de Jesus acho que nem ele vai livrar a cara deles rsrs

  14. Russos tem visão ,estamos crescendo os outros ja foram grandes agora é nosso vez .O dinheiro é nosso e é para nós crescer .

  15. esse russo é patrióta de verdade,ele se preocupa com seu país,ele pensa primeiro na russia e depois nos outros,diferente do brasil,que pensa primeiro nos outros e depois no brasil.O BRASIL DEVERIA RESOLVER PRIMEIRO OS NOSSOS PROBLEMAS E DEPOIS RESOLVER DOS OUTROS,UM EX A SECA NO NORDESTE E AS INUNDAÇÕES NO SUL.

  16. Se deu mal “Mãe dos pobres” …Os Russos não são bobos. E agora vai ficar complicado a senhora que Governa um país com milhões de pobres, analfabetos, falta de moradia, saneamento básico, hospitais decentes, ensino superior para todos, ferrovias, força aérea, aeroportos, portos, etc..DOAR DINHEIRO para salvar bancos europeus!! Essa corja de vendilhões e sanguessugas maçônicos que estava se articulando pelos bastidores para que os BRICs salvassem a bandalheira na Europa com o suor dos pobres do mundo caiu do cavalo…bem feito. Parece que a caixa de Pandora abriu e não tem mais trinco que dê jeito..o mundo mudou de vez.

  17. ELES TEM MAIS É QUE SANGRAR!
    .
    .

    Vice ministro das Finanças da Rússia,Sergey Stortchak;Sábias palavras e atitude fora a sua.
    .
    Oxalá que o Sr.Mantega,o ministro da fazenda do Brasil;volte ao seu estado mental normal e caia na real;o Brasil não leva o menor jeito para ser o “pai-da-rua”.
    .
    Que eles busque os banqueiros europeus e americano e as grandes corporações financeiras internacionais de lá;pois estes tem em baixo dos seus colchões,muito dinheiro que foram adquiridos na jogatina internacional.

  18. Ajuda sim, mas vamos começar a impor coisas à eles também, como transferências de tecnologia, controle das finanças, estudar novamente a situação fiscal de cada país da zona do Euro e impor à eles que criem um modo de centralizar ainda mais a economia, sem que a diferença entre os países quebre com o continente todo, seria do mesmo modo de como anda nossa economia aqui, crescemos mesmo com a grande diferença de economia entre os estados…sei lá…é só uma opinião! ps: não to conseguindo fazer meu cadastro no site ):

  19. Acho também que o Brasil tem que investir mais no próprio pais mas quais seriam as vantagens de uma pequena ajuda a Europa? Temos que analisar com cuidado também, por exemplo:
    Nao seria mais uma jogada política para conseguir mais apoio dos paises europeus a Tao sonhada vaga no CS da ONU?
    Ate que nível estamos ligados economicamente a Europa? Uma “falência” dos paises europeus prejudicaria ate que ponto nossa economia? As vezes uma ajuda desse menos prejuízo do que ser arrastado junto pro buraco.
    Agora se for só pra ser bonzinho e fazer caridade, eles que se virem.

  20. Acho que nosso ministro deveria ouvir Sergey Stortchak,esse sim experiente em lidar com o jogo pesado e hipocrita dos europeus.O Mantega é muito café com leite em política internacional.Deveríamos focar em nossos problemas internos que são colossais e aproveitar esse crise diminuindo o Gap que nos separa dos países ditos de primeiro mundo.Se os europeus querem dinheiro cortem seus gastos militares como fisemos no passado,parem de gastar dinheiro com suas guerras malditas.O nosso ministro está querendo alimentar a cobra que quer nos morder já faz tempo,o ilustre ministro deveria liberar e não cortar o orçamento de defesa.Mandem o café com leite olhar para os gasto de defesa dos países europeus e ver se eles aredam pé em um centavo.Acorda ministro e te emenda já basta alimentar as ratazanas de Brasília e o senhor quer alimentar as ratazanas do norte.

Comentários não permitidos.