Defesa & Geopolítica

Frota F-22 reinicia operações de voo

Posted by
http://members.cox.net/renegade_sith2/miscjunk/FA-22-Raptor.jpg
Agência Força Aérea dos EUA

O Secretário da Força Aérea Michael Donley e o Chefe do Estado-Maior General Norton Schwartz aprovaram recentemente um plano de implementação desenvolvido por oficiais do Comando de Combate Aéreo que permitirá ao Raptor F-22 retomar as operações de voo após uma suspensão de quatro meses.

O chefe do Comando de Combate Aéreo ordenou a suspensão das atividades da frota no dia 3 de maio como medida de precaução, depois do relato de 12 incidentes separados, quando os pilotos apresentaram sintomas de hipóxia. Os incidentes ocorreram num período de três anos a partir de abril de 2008. As autoridades continuam a priorizar a segurança da tripulação e a prontidão de combate. O plano de retomada dos voos inclui diversas ações para redução dos riscos, incluindo inspeções rigorosas, treinamento dos sistemas de segurança humana e registro constante de dados.

“Temos agora uma visão mais clara, através dos recentes estudos e pesquisas, de que a retomada dos voos é prudente e adequada”, disse Schwartz. “Estamos administrando os riscos com nossas tripulações e continuamos a estudar os sistemas de oxigenação do F-22, além de coletar dados para melhorar seu desempenho”.

Nos trabalhos da força tarefa para a implementação desse plano, os oficiais do Comando de Combate Aéreo desenvolveram um plano adicional abrangente para a retomada dos voos que equilibra a segurança e a qualificação necessária dos pilotos contra os riscos inerentes ao fato de pilotar modernas aeronaves de combate, disseram as autoridades.

Toda a frota passará por uma criteriosa inspeção dos sistemas de segurança humana antes da retomada dos voos, com inspeções diárias daqui por diante, informaram os oficiais. A aeronave tem capacidade e autorização para voar acima de 15.200 metros de altura. Os pilotos usarão equipamentos adicionais de proteção e passarão por testes fisiológicos básicos.

O processo de retomada dos voos começará com a recuperação da devida proficiência dos pilotos e comandantes de voo, passando então para os demais tripulantes do F-22.

Fonte: Diálogo

38 Comments

shared on wplocker.com