Defesa & Geopolítica

Governo fecha proposta de satélite geoestacionário brasileiro

Posted by

O governo concluiu a proposta de lançamento de um satélite geoestacionário nacional em reunião realizada nesta sexta, 23, no Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação. A informação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Os recursos para o projeto serão da ordem de R$ 716 milhões, conforme previsto no Plano Plurianual que em agosto foi enviado para votação do Congresso.

Participaram da reunião o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Raupp, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Murilo Barboza, o ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, além de Paulo Bernardo e do diretor do departamento de banda larga do Minicom, Arthur Coimbra. “Acreditamos que possamos levar o projeto à presidenta na próxima semana”, disse Bernardo na saída do encontro. Mantido o cronograma com o qual trabalha o Minicom o lançamento acontece em 2014.

O satéilte nacional é uma demanda antiga, principalmente das Forças Armadas, que hoje contrata serviços satelitais de empresas privadas. O satélite brasilerio também teria capacidade de ajudar no controle do tráfego áereo e alguma capacidade disponível para uso comercial a ser gerida pela Telebrás.

Fonte: Teletime

Nota do Editor:

Será que sai do papel, pois lá fica tudo muito bem desenhadido, funcionando e com custo acessível.Agora projetá-lo mesmo, construir e lançar, aliás, lançá-lo como? com nosso VLS? na Base de Alcantara? com qual lançador? e ainda dentro do Prazo?

Vamos esperar, mas tomara que eu esteja errado e ocorra tudo nos conformes.

Lucasu.

17 Comments

shared on wplocker.com