Brasil prefere o Rafale, mas não pode comprar

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/01/IMG_8689_1280.jpg

O Brasil afirmou à França que é “incapaz de se comprometer com a compra de aviões de guerra, qualquer um que seja”, mas confirmou que se precisasse escolher, o favorecido seria o Rafale.

Este lembrete foi feito durante uma reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente francês Nicolas Sarkozy, na Assembleia Geral das Nações Unidas, informou uma fonte do Palácio do Eliseu.

Na reunião, Dilma repetiu que o Brasil “não está em condições de se comprometer com a compra de aviões de guerra”. A Presidência francesa acrescentou que a presidente brasileira confirmou que, caso a situação mude e essa escolha tenha que ser feita, será em favor do Rafale, o avião de combate da Dassault Aviation.

A empresa ainda não conseguiu exportar seu avião de guerra polivalente.

Fonte: AFP via H. Vinna

50 Comentários

  1. Faz me rir!Isso é piada de brasileiro que sempre acham que elas são de portugueses!Isso é engodo pra cozinhar os franceses até o ano que vem; qdo certamente comprarão outro, pode ser o russo, com acesso a tecnologia do pak-fa…

  2. O dissuasor, é o elemento que impede o Brasil de ter DEFESA. Este é provedor e concepto dos políticos brasileiro, aliciador dos principais atores dos partidos. A aliança se dá por meio de uma sociedade secreta, à que os lideres partidários servem. Está mesma tem nome, é poderosa, estabeleceu seus tentáculos em quase todas as organizações e é determinante no estado, opinião publica e tem como meio principal a simpatia (aprovação) popular.

  3. .
    .
    ________
    o Brasil “não está em condições de se comprometer com a compra de aviões de guerra”.
    ________
    .
    Mais conversa fiada, porque o Brasil não comprou isso antes com o Lula, fica ai empurrando com a barriga… agora o mundo está em crise, e toda a grana tem que ficar nos cofres, ou no bolso de especulador pagando juros exorbitantes… mas investir na defesa nada de nada… prefere o Rafale, o FX2 ja acabou então, mas não rolar comprar durante a Crise… depois qual será a desculpa, a Copa do mundo está às portas, as Olimpíadas estão muito caras, o complexo do Alemão vai ter que ser re-estruturado… olha que bonito, é o novo centro das raças e etnias nacionais… mais do mesmo…

  4. Também concordo os SU-35 são os mais adaptaveis as condições do teritório brasileiro, pois possuem maior autonomia e maior capacidade de combate.
    Poderiamos comprar um percentual destes Rafales e um percentual dos SU-35.
    De qualquer forma, o interessante mesmo seria a própria Embraer começar a produzir estes aviões supersonicos, pois já temos a tecnologia dos subsonicos e capacidade de desenvolvimento destes caças de 4/5º geração. O que falta realmente é vontade politica do governo brasileiro. Outro ponto interessante são os VANTS com tecnologia nacional e que devem ser produzidos e incrporados as nossas Forças Armadas, principalmente para ações nas fronteiras.
    Precisamos acabar com este complexo de inferioridade de nossa nação e assimilarmos que somos um país de dimensões continentais e imensas riquezas que devemos defende-las como fizeram nossos antepassados.
    ACORDA BRASIL!!!

  5. Francoorp talvez eles estejam falando no orçamento desse ano,pelo que o Jobim falou antes de sair,o processo será finalizado esse ano,pois foi pedido aos 3 concorrentes para prolongarem suas propostas até o final do ano.

  6. É estranho, mas sempre achei que o significado das siglas dos partidos políticos, dizem algo além do que está explicitado.————————————————————————————————————————————————————————————————-

    Salve Gerson,

    Este tipo de comentário é contra as normas do Plano Brasil.
    link: http://planobrasil.com/normas-do-pb/

    Abs

  7. Alguém por ai viu o GF falando pra boeing que vai comprar o SH no ano que vem?
    Agora que se colocou a lapide sobre o tumulo(do rafale)talvez acreditem que o rafale no Brasil dançou!
    O mais legal e a nota do editor(do hangar do Vinna)sobre a matéria da AFP.
    “Nota: Observe o que Dilma diz (aspeado) e o que a Presidencia Francesa quer dizer… Sacanagem! Pessoalmente acho que ela vai escolher com o bolso e comprar o F-18.”

  8. Já temos um tópico com uma fuga de tema muito grande.

    Aos demais que forem comentar a matéria vamos nos atentar ao assunto.

    att,
    Carcará do Cerrado

  9. Eu ando com tesão é pelos F5.
    Não há nenhum caça melhor do que ele no mundo.
    Desde a década de 70 estão defendendo os céus brasileiros com toda competência. E não vejo porque eles não possam continuar nos protegendo por mais uns 159 anos e lá vai pedrada. Mas glória mesmo seria um retorno dos inigualáveis e poderosos Xavantes.
    E se a escuderia Copersucar voltasse também, nossa que delirio, aí estaria tudo completo… poder no FXs e na F1.
    Não adianta torcerem contra… ratos e viralatas, esse governo que está aí é muito porreta. Estratégia internacional e competência administrativa eles são tudo 10. Nós vamos só de boa com ele. A aeronáutica está em boas mãos.

  10. O que melhor se adequa as nossas necessidades e se pode fazer padrão para a FAB e MB sem falarmos que ja tinha sido escolhido pelos que avaliaram.Foi o Rafale?Foi o F18?DANDOLO meu caro se fossem filmados,gravados politicos,industriais,empresarios e etc e tal recebendo propina haveria de se fazer um internaciuonal presidio em Marte para caber todo mundo.è praxe em negociações de governo e iniciativa privada tambem.Aqui no Brasil isso é filosofia de favorecimento e ate o jeitinho que tambem é uma forma de espertesa que da margem inclusive a propinas e ilicitos é filosofuia de vida.Tudo o que temos visto e ouvido a respeito do FX não passa de especulações tendenciosas e quando faltam fontes oficiais usam dizer que a fonte de informação pediu sigilo rsrs

  11. So obteremos sensiveis e strategicos que queremos se tivermos a mesma iniciativa que tivemos tanto para aquisição de material necessario para a area atomica como na compra do SIPAM-SIVAM ou seja pagar muito e muito bem para repassarem tudo o que queremos então descartemos Americanos e talvez tenhamos que descartarmos tambem Franceses e quem sabe os Suecos por dinheiro estejam dispostos a enfrentarem retaliações e ações em foruns de justiça.Os fabricantes da tecnologia do SIPAM-SIVAM nos venderam tudo ate o que tinham se comprometido com o governo Americano a não repassarem e essa negociação levou uns 10 anos.Hoje o que pagamos e que muitos reclamavam de suborno hoje favorece a industria nacional de segurança e defesa.Não temos tempo a perder e necesitamos pularmos etapas.Tecnologia 4.5 não é mais interessante e sim 5.0.Para termos vetores 4.75 para estarem substituindo nossas defasadas esquadrilhas a melhor opção é a fabricação sob conseção do SU35BM no Brasil e estaremos aprendendo e utilizando com nossas inovações o que sera usado em um caça nacional mesmo que contenha material extrangeiro que seja gradativamente acrescentado generico nacional.So avançaremos previlegiando a industria e mão de obra nacional com especialização.



  12. analisando friamente… temos:

    1º 06 ou 12 caças defende o que…no contexto territorio brasileiro.

    somos uma peneira em termos de defesa do espaço áereo.. se um missil de ultima geração fosse disparado contra …Brasília (ou qualquer lugar)… não tenho duvida alguma que atingira o alvo… e provavelmente sem sabermos que estava chegando…

    3º nossas FA não tem como nos defender … FATO … defesa demanda politica de longo prazo.. e não tapa buraco ocasional ou conforme a conjuntura permita…

    Em vez de ficarmos discutindo a ilusão em todos os sentidos do FX2 …deveriamos discutir o que realmente o governo e as FA tem como plano de defesa de longo prazo.

  13. rsrs a AFP afirma que a Fonte é do Governo Frances rsrs e temos alguma fonte oficial do governo Brasileiro rsrs é Carla Bruni esse bebe vai nascer de cabelo arrepiado rsrs

  14. DANIEL E oq digo a anos… Compre a FAB os Su-35 em bom numero, com trasnsferencia de tecnologia, pois nao da para comprar sem transferencia de tec… E ao EB e a MB o Rafale… ja Opeerando no A-12

  15. Isso já estava bem claro, se houver um vencedor do FX-2 será o Rafale, infelizmente o FX-2 repetiu todos os erros do FX-1. A FAB não aprendeu nada com os erros do passado.

  16. o governo do brasil precisa decidir se e uma das 10 maiores economias do mundo, ou se e um fazendão colonial,disfarsado de repubrica, se a oitava economia do mundo nao cpnsegue operar miseros 36 caças, fecha e passa a regua, copa do mundo e olimpiada sai ne ?

  17. – Uma solução barata: Quanto custa de fato o Gripe ?
    – Uma solução estratégica: Esse caça pode realmente decolar/ aterrizar em estradas de rodagem ?
    Estrategicamente esse fato é duma importância vital, pois o inimigo irá destruir todos os nossos aeroportos.
    Dilma não poderá dizer que não tem dinheiro, pois o financiamento será a longo prazo.
    A dúvida é se poderá haver algum embargo, por parte de quem fornece a turbina do Gripen.
    Para diversificar a fonte de material bélico, poderíamos importar algumas aeronaves russas e chinesas (baratas), inclusive para futura avaliação. Pagaríamos com carne e soja. O escambo ainda existe e quebra o galho em caso de crise econômica.

  18. sabe por que o reaparelhamento da fab custa tanto a sair ?
    porque o comando da fab e tucano e não petista, essas baboseiras politicos partidarias infelismente contaminaram o setor mulitar, ultimo lugar onde isso deveria ocorrer, sera que a economia do catar, dos mirados arabes e outros e maior que a economia do brasil ? dinheiro tem, e muito,mais e todo comprometido na vadiagem do setor pubrico !!!

  19. eu trabalho com segurança privada, durante muito tempo liderei uma equipe de vigilantes num hospital da zona oeste de são paulo, o que eu testemunhei e que recurso tem, oplobrema e o gerenciamento, o pouco que chegava ao destino final, que e o atendimento da população ( pois a maior parte e carcumida por diretores, cordenadores, e demais batedores de carimbo inuteis concursados )e extremamente mau gerido, medicos que dao atestado um para o outro ,funcionaris que fezem desaparecer lotes e mais lotes e medicamentos, consultas fantasmas, o que isso tem a ver com defesa? alguem acha que num ralo desses, onde universitaris estudam em sua grande maioria não para produzir, para alanvancar o desenvolvimento do pais, mas para prestar um concurseco publico qualquer e ficar DIBOA na vadiagem com estabelidade, sobraria dinheiro suficiente para DEFESA DA SOBERANIA num cenario desses ?

  20. Tem que sair! Meu caro!.. Só o estádio daqui vai custar 400 milhões!.. Aí você pega o que temos pra investir nas FA’s, e vai ter a constatação da política PÃO E CIRCO. Não vão fazer isto com uma das drogas que move a massa! A paixão pelo o futebol.
    obs. gosto de futebol. só critico as prioridades do país.

  21. quanto aos caças, todos os finalistas tem capacidade tecnica para cumprir a missão, minha preferencia e pelo rafale, nao porque acho os franceses gente fina, mito pelo contrario, e nem por causa de trasferencia fajuta de tecnologia, não acredio em papai noel ( no mais do que adantaria trasferencia de tecnologia num pais onde para cada engenheiro formado, se forma 10 mil sociologos, filosofos e outros, nada contra o setor de ciencias humanas,mais deveriamos formar 10 engenheiros para cada sociologo ) a proposta francesa e a unica que vejo com capacidade real de intergramos os misseis que estao sendo desenvolvidos no brasil atualmente, MAR1, PIRANHA2, A DARTER, e o sulafricano R DARTER,( deveriamos for mar com a africa do sul uma parceria militar mis forte, temos muito em comum)o F18 e um exepcional caça, testado e retestado em combate, teve um desenvolvimento fantastico ate a versão superhornet, mas sera q viria para nos com sua total capacidade ou bugado ? a proposta da boing infelismente me parece mais com uma coleira do que com venda de equipamento !!!

  22. 1maluquinho
    Sim, só avançamos com investimento em auto-capacitação.

    defender a patria com paus e pedras se for preciso
    Apoiado, totalmente!!!

  23. O governo paga, atualmente, 12% de juros sobre os títulos da dívida pública interna, 180 bilhões de reais por ano!
    .
    Cada 0,5 ponto percentual de juros equivale 7,5 bilhões de reais. Se o Banco central baixar esta taxa somente um ponto percentual, para 11% ao ano , economizaria 15 bilhões por ano…Dinheiro mais que suficiente para comprar os 36 caças do FX-2.
    .
    Quer dizer, dinheiro para pagar juros tem a vontade, más para comprar caças não…
    E se começar a baixar os juros, o “MERCADO”(e seus jogadores nacionais e internacionais…) fica furioso e todos o jornais (comprados para isto) fazem pressão e chantagens sobre o governo, para que suba os juros.
    .
    O “MERCADO”(financeiro), tem um o poder de lóbi muito maior do que qualquer outro setor nacional , inclusive o de defesa…

  24. Eu ñ consigo acreditar q o BRASIL ñ tenha as condições financeiras mínima p comprar uns 36 rafales, e depois; eu tbm prefiro os Su35s, entretanto, na compra dos rafales e outros mais,(+126 ) ocorreria a transferência de T&T p o BRASIL o q é mt vital p n autonômia nesse setor , ainda + no de caças. E a n FAB c velhos vetores incapazes de fazer frente a qlq outro caça atuais;eu ñ acredito.Trágico p se dizer o mínimo.

  25. Dilma “em cima do muro”. Se for verdade a nota, a FAB terá que se contentar com os F-5 EM até 2025, no mínimo.
    2011.Esse ano temos o ajuste fiscal + crise econômica mundial.
    2012. ninguém compra nada porque vai esperar 21.12.2012 se realiza.
    2013. Teremos grandes desembolsos emergenciais sem fiscalização para concluir as obras da Copa.
    2014. Teremos a Copa
    2015. Teremos grandes desembolsos emergenciais para as Olimpíadas.
    2016. Teremos as Olimpíadas
    2017. Novos ajustes fiscais orçamentários ocasionados pelos rombos da Copa e Olimpíadas.
    2018. Nova Crise Econômica Mundial
    2019. Mais ajustes fiscais por conta da Crise de 2018.
    2020. Os F-5 EM sofrem novo retrofit para o padrão M&Ms
    2021. Finalmente é anunciado o vencedor do FX-2, o Rafale F-3+ saindo dos estoques da AdlA (todos com 5000 horas de voo).
    2022. FAB inicia o FX-3 (candidatos F-35 e PAKFA) previsão do anúncio: 2025 🙂

    []’s

    []’s

  26. Para mim o Rafale já está fora do páreo faz tempo…O F-18 saiu porque o Brasil não é tão bobo assim; e sabe que os EUA não vão repassar nada. E ainda é capaz de “guardarem” os mísseis por lá como fizeram com os Chilenos… O Governo Brasileiro só não avisa por educação, e para não aumentar o preço da outra opção( Russa).

  27. Se combatessem a corrupção,os desmandos,os desvios…700 mi no caso Dnit(pra citar só um dos milhares de caso de Brasília),desvios de toda ordem nas prefeituras do vale do jequitinhonha às de SP,Brasília,BH enfim todas elas os governos estaduais pararem de jogar dinheiro fora e usar melhor o que tem,fazer reformas,punir os corruptos e sonegadores,parar de aumentar o número de vereadores Brasil à fora de forma descarada e desnecessária concerteza teriamos dinheiro para modernizar nossas forças e muito mais.Más Brasil é Brasil!

  28. Prezados companheiros!, particularmente sofro como todos os senhores que estão ansiosos por um desfecho positivo no que tange a conclusão do processo de licitação para aquisição dos novos caças para dotação da Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil.
    Visando aplacar a minha ansiedade e me precaver face a possíveis problemas cardio-vasculares passei a me convencer de que qualquer um dos caças que está na disputa atende satisfatoriamente às nossas necessidades operacionais e isto é dito pelos experts das Forças Armadas e demais autoridades no assunto, meu pai sempre disse que toda roupa serve para quem está nu, portanto, hoje, aproveito para torcer só para o meu time.
    A compra dos caças jamais será decidida em função do que torcedores apaixonados acham que deve ser, do que um ou outro piloto achou melhor após os testes, do mais bonito, do mais caro, do mais barato,etc,etc.
    Prezados decisão será pautada por interesses políticos com base nas conveniências estratégicas do atual governo e na sua visão de atendimento dos problemas brasileiros dentro de um contexto atual e futuro próximo, pautado no real poder econômico brasileiro e nas suas efetivas necessidades de mercado tecnológico, industrial e, comercial, e por fim, considerando os interesses comuns bem como os laços culturais e mercadológicos históricos.
    Isto posto, solicito aos companheiros de site mais acalourados a se precaverem e a relaxarem durante a fase de conclusão do processo, pois creio que está bem mais perto de se resolver essa pendenga. Abraço e saúde a todos e todas.

  29. Um país como o nosso que demora mais de 10 anos pra comprar 3 dúzias de caças.
    E tem ministro que aparece na Tv dizendo que o Brasil vai ajudar a Europa a sair da crise emprestar dinheiro etc e tals.
    Acorda Brasil!

  30. maxtedy…

    Nem todo participante está preocupado com esses FXs, me tira dessa cumbuca que criastes.

    Desde o lançamento da peça de comédia END que eu já cai na real… Tudo que está ali planejado é continuidade da atual mediocridade bélica, feito para atender a um país cerca de vinte vezes menor que o nosso.

    Nossas FAs continuarão pífias durante toda nossa geração e a próxima, depois disso este Brasil não existirá mais.

    O futuro: eclosão de uma acirrada competição econômica entre as tradicionais potências, provocando uma pequena troca de artefatos nucleares, mas o suficiente para tornar a atmosfera do hemisfério norte radioativamente pestiada, contaminando solos e águas.

    Vinda de massas humanas para o sul, e fatiamento, entre elas, do principal lugar para se morar… o Brasil.

    Profecia espírita (visão de um possível futuro para o Brasil, por Chico Xavier)disponível na internet.

    Campanha: *** Mísseis Longo Alcance Já ***

  31. Vão chorar franceses e vão chorar os “militares”, pois o Amorim vai trazer os Su-35 e depois os PAK-FA. Já há notícias de que Brasil e Rússia estão discutindo um acordo militar para troca de conhecimentos e compra de equipamentos, o Amorim já foi a Rússia e o Patriota também, se sair algo do F-X2, será algumas peças para que a força aérea não fique na mão de uma só nação, e para alegra outros parceiros, não duvido inclusive que acabe rachando, comprando 16 Rafales, 16 F-18 e mais uns 10 Grippen, e depois um mega pacote de Su-35 e PAK-FA, talvez seja até o mais sensato a se fazer.

  32. Estes rafales são uma furada. Ou compram o f-35, ou pak-fa, ou su-35bm, e por fora a gente faz a nossa tecnologia. Pega diferentes caças, e sai estudando.
    Nenhum engenheiro que eu conheça acredita nesta transferencia.
    Não estão vendo que o caça é um lixo?Ninguem comprou até agora.
    O f-35 custa uma fortuna, e a turquia que ta lá no olho do furação da crise, só tirou umas unidades do pacote.
    Se for pra ter 36, que tenhamos 36 f-35, que sao os caças de 5ªG em linha de produção. Ou então 36 su-35BM.
    A frança vai fazer todo o possivel pra vender os rafales, porque a mesma quer o retorno disto pra investir mais ainda em sua frota. A frança não está com intenções de obter mais 2 porta-aviões?..
    E lí aí um dos comentarios.. olha!.. Não investir em defesa porque falta comida no prato de alguem é a desculpa mais deslavada que existe. Porque a defesa mexe com tecnologia de ponta, alem da soberania, e isto indiscutivelmente reflete em tudo na sociedade. Até no prato de comida.

  33. LEONARDO MACHADO Correto meu amigo se realmente ouve esta declaração do Itamarati pra um funcionario ou Governo Frances como esta materia sugere ja que a versão oficial não existe é mesmo o fim do FX2 e o consolo esta frase “Não podemos comprar mas se fossemos comprar seria o Rafale rsrs Se por xenofobia desclassificaram o SU e por avaliação escolheram o NG e por imposição politica reverteram para o Rafale justamente o que obteve a pior classificação entre os avaliadores dos 3 rsrs E ainda tem bobo que vive fantasiando rsrs melhor que as Escravinhas do Vampiro que vivem mentindo descaradamente rsrs rsrs Parabens voces tem o melhor produto mas não é pro nosso bico rsrs rsrs SAMBARILOVE SARCOZA rsrs Eles ainda nos darão este caça de graça rsrs e o Manguaceiro tem razão ou nos dão de graças para juntos desenvolvermos ou falirão com ele nas mãos rsrs rsrs

  34. Não vi nenhuma gravação ou qualquer outra coisa provando essa conversa. Quem garante que isso não veio de um destes jornais sensacionalistas apenas para prejudicar o governo.

  35. A mais de 15 anos estamos aprovando aumentos e inundando de funcionários a maquina publica nacional.
    só o aumento do salario de deputados, vereadores, pessoal da justiça, ja teria um impacto no orçamento brasileiro em um ano, equilavente a compra de 70 caças rafalle

  36. Rafales pro Brasil já !!!
    Continua sendo o predileto do governo, quem nao gosta que chore deitado…hahahahaha…a torcida sueca da gripelandia se fufu bonitinho e tá no desespero aqui.!!!

  37. NÃO TEM DINHEIRO PRA COMPRAR OS AVIÕES MAIS TEM DINHEIRO PRA JOGAR NO LIXO EMPRESTANDO AO FMI, DANDO AOS EUROPEUS QUANDO NÓS ESTÁVAMOS PRA LA DO DEUS ME LIVRE DIZIAM PRA VNEDERMOS NOSSAS FLORESTAS, AGORA ESSE MINISTRO DA ECONOMIA DEVE SER JOGADO NO LIXO. TEM DINHEIRO SIM PRA COMPRAR OS AVIÕES E MUITO.

  38. Prezado ViventtBR, a julgar pela ironia contida no seu comentário posicionado logo acima, nesta página, acredito que você também está nessa cumbuca amigo.rsrsrsrs – um abraço companheiro.

  39. Senhores todas opiniões são validas ,mas vejo que a otimistas e realistas aqui. Otimistas sempre tem esperança que alguma coisa nesse fx-2 vai acontecer .O realista sabe que vai acontecer mas sera daqui alguns anos com certeza. A crise européia e americana é fato consumado ,mas agora a China ja da sinais de perda de força .Nossa presidenta esta focada a sobreviver a esta crise mundial .Se o Brasil sobreviver a crise após os quatro anos de mandato da presidenta ela se elege novamente para mais quatro anos .Então poderemos sonhar com novos caças e outras armas de ponta .

Comentários não permitidos.