ONU alerta para risco de colapso de recursos naturais na América Latina

http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/uploads/2011/05/esgotamento-dos-recursos-naturais.jpgRelatório do Pnuma diz que governos devem repensar suas estratégias de desenvolvimento para que o risco de esgotamento de matérias-primas não aflija a América Latina. Brasil acumula bons e maus exemplos.

A América Latina entrou no mapa estratégico de muitas nações ricas – recentemente, a Alemanha lançou uma nova política para estreitar os laços com as nações latino-americanas visando assegurar o abastecimento de matérias-primas. Toda essa abundância de recursos, no entanto, não garante um futuro próspero, como adverte o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O alerta veio com uma análise divulgada nesta terça-feira (20/09) pela organização: a região não considera o desenvolvimento sustentável como tema central – e as análises econômicas dos países da América Latina sequer levantam consequências de um possível colapso dos recursos naturais.

Depois de dois anos investigando o tema, o Pnuma chama a atenção para o perigo da exploração desenfreada de matérias-primas – o crescimento econômico da região nos últimos anos alavancou a extração dos recursos, e os governos precisam repensar suas estratégias de desenvolvimento para que o risco de esgotamento não aflija a América Latina.

A conclusão é que a utilização dos recursos naturais na região não leva em conta nem sustentabilidade nem eficiência. “Uma das descobertas do relatório é que, em alguns casos, o impacto ambiental das atividades econômicas é tão grande que, ainda que se melhore a eficiência na utilização dos recursos, dificilmente se poderá alcançar a sustentabilidade.”

Crescimento x colapso

O Pnuma analisou em profundidade seis países (Argentina, Brasil, Chile, México, Paraguai e Uruguai) em três temáticas: mudanças na utilização do solo, energia e mudança climática e uso da água.

A pujança econômica e o aumento da importância das commodities na pauta de exportação desses países fizeram com que a pressão sobre alguns recursos, como água e solo, aumentasse. No Brasil, por exemplo, com a pressão do setor agrícola é possível detectar uma redução de floresta natural e sua substituição por culturas não originais.

Outra preocupação levantada é o fato de a região estar se transformando, cada vez mais, em exportadora de água virtual – ou seja, volume de água necessário para obter um bem ou um serviço. E o Brasil está no topo da lista: ao exportar soja ou carne, por exemplo, o país também “exporta” parte da água usada no cultivo.

O que também ameaça a sustentabilidade da região, aponta o relatório, é a expansão de setores com alto poder de contaminação. Trata-se, por exemplo, dos setores químicos, de polpa e papel, de madeira e de materiais associados à indústria metalúrgica. No Brasil, dez produtos são responsáveis por 60% da toxicidade total e correspondem a mais de 15% das exportações do país, diz o relatório.

Como uma consequência não desejada do crescimento econômico, as emissões de CO2 também subiram – México e Brasil são os maiores do grupo, influenciados principalmente pelo maior consumo de energia. A análise indica, no entanto, que nos casos brasileiro e paraguaio há um esforço maior em incorporar fontes de energia renováveis. Os demais países ainda enfrentam maiores dificuldades para deixar a matriz energética mais limpa.

Modelo brasileiro

Um exemplo de política pública eficiente criada para estimular o uso sustentável dos recursos vem do Brasil. O Pnuma elogia a implantação da taxa de cobrança para a utilização da água na bacia do rio Paraíba do Sul. Desde 2003, o dinheiro arrecadado é revertido em melhorias no rio: entre 2006 e 2008, a extração de água diminuiu 16% e o consumo caiu 29%.

A bacia abriga cerca de 8.500 plantas industriais. A contaminação da água é um dos principais problemas da região, provocada pelos resíduos industriais e de residências. Um conselho para gerir a bacia foi criado em 1996, com a participação das autoridades, usuários públicos e privados.

Soluções

Apesar do cenário um pouco negativo, o relatório indica que há oportunidades de melhora de uso eficiente dos recursos naturais e de garantir a integração dessas práticas nas estratégias de desenvolvimento dos países da América Latina.

As respostas sugeridas não são complexas e, em alguns países latino-americanos, já estão em curso: cooperações público-privada, planejamento do uso do solo e respeito às leis que regem o uso da terra, além da disseminação de informações. “A sustentabilidade global pode depender dessas regiões (América Latina e Ásia-Pacífico) e da capacidade delas de acelerar a transição para uma economia verde”, sugere o Pnuma.

Autora: Nádia Pontes
Revisão: Alexandre Schossler

Fonte: DW.WORLD.DE

28 Comentários

  1. .
    .
    Adivinhem o que acontece nas relações Diplomáticas com o colapso dos recursos naturais na região???… principalmente com a água dos rios, bio-diversidade…
    Atritos e Conflitos para o controle do que resta e ainda seja utilizável!
    .
    .

  2. O brasileiro não tem cérebro e e se preocupa com que as ONGs dos países imperialistas ficam dizendo para impedir o crescimento do nosso país, pois não querem que sejamos uma segunda China.
    Cobrar cara a água no Brasil, pra mim é um crime de lesa a pátria, pois a água nunca irá acabar, enquanto houver chuvas. A água cara encarece os nossos produtos e massacra a população brasileira.
    Os países imperialistas precisam de países vassalos para exportar os seus produtos industrializados, pois só dessa maneira que o capitalismo fica viável. Como o brasileiro é um povo sem cérebro, ficam inventando essas idiotices.
    Lamentável.

  3. O brasileiro é um povo sem cérebro (lógica de raciocínio), devido ao sistema de ensino engessador e castrador, da criatividade, da intuição e do pensamento crítico, e se preocupa com as análises fraudulentas das ONGs dos países imperialistas, com a finalidade de impedir o crescimento do nosso país, pois não querem em hipótese alguma que nos transformemos numa segunda China,ou seja, uma nova Potência Econômica e Militar. Cobrar caro pela água no Brasil, pra mim é um crime de Lesa a Pátria, pois a água nunca irá acabar, enquanto houver chuvas. A água cara, encarece muito a produção da nossa indústria, além de massacrar a população brasileira, que em sua maioria passa fome. Não dá mais para aguentar a ignorância dos nossos homens públicos, que aceitam passivamente a pressão das ONGs maléficas, que possuem objetivos escusos. Os países imperialistas precisam de países vassalos, tal como o nosso, para exportar os seus produtos industrializados, pois só dessa maneira que o capitalismo internacional fica viável. Como o brasileiro é um povo sem cérebro, ficam inventando essas idiotices, e quase sempre acreditamos. Os minerais não irão acabar no nosso planeta, pois o oceano tem todo o tipo de minério.

  4. É mole? os poderosos devastaram o planeta com desmatamentos, agro-tóxicos, indústrias poluentes, testes nucleares, duas grandes guerras mundiais, explosões atômicas, consumismo exacerbado e agora querem nos responsabilizar por risco de colapso na América Latina pelo uso da água empregada para produzir a soja que serve para alimentar milhões de pessoas em todo o mundo.
    Seria cômico, se não fosse ridículo esse documento de caráter tendencioso e contrário aos interesses dos países da AMÉRICA DO SUL e não da América do Norte e/ou da LATINA. Vale lembrar que o foco do levantamento é sempre as nossas fontes e reservas de água doce e que o pano de fundo é sempre a Floresta Amazônica. Eles vão criando uma série de armadilhas técnicas, relatórios e tratados, tudo com o emprego de ONGs e a sub-utilização dos traíras e desta forma vão fortalecendo as suas espúrias intensões e pondo em dúvida a opinião pública dos incautos.
    Observem que o tal PNUMA exclui os USA e o Canadá países ricos e que devastaram suas riquezas e que agora estão diretamente interessados e motivados em paralisar o nosso avanço na agricultura, na indústria, no comércio e no setor de tecnologia e de mineração de um modo geral. Cometem um erro grasso em nos reputar como latino-americanos ou tolos, o que devemos repudiar com veemência.
    O Brasil não pode e não deve se auto-responsabilizar pela sustentabilidade global em detrimento do seu próprio desenvolvimento equilibrado e sustentável, mas tendo por foco o seu povo. Nesse campo tudo deve ser compartilhado e em proporções ao tamanho do prejuízo causado e dos riscos futuros.

  5. Isso está me parecendo: Deixe-nos administrar p vc, q saberemos como conservar p + tempo o q vc tem…saí fora corsários..Deixe-nos errar e acertar + sózinhos.Cuidem melhor de suas econômias. Sds.

  6. Campanha 2: *** Reflorestamento Europa & USA ***

    Só quero que primeiro façam isso. Depois podem vir aqui darem palpites sobre ecologia e sustentabilidade.

  7. Aiai, mais um burburinho criado pra gerar um clima de instabilidade num continente estável, unido e soberano..
    ongs, vao procurar o q fazer em outros países.
    EU NAO CONHEÇO NINGUEM DE NENHUMA ONG DESSAS, VCS CONHECEM?
    como tao poucos ativistas do imperio ainda mandante conseguem criar tanto barulho?

  8. Enquanto isso na mesma ONU…
    .
    Das agências internacionais
    .
    A delegação de diplomatas americanos que estavam presentes na Assembleia Geral da ONU nesta quinta-feira (22) deixou o plenário durante o discurso do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
    .
    Durante seu discurso, Ahmadinejad criticou intervenções da Otan, a aliança militar do Ocidente e disse que os atentados ocorridos em 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos, que deixaram quase 3.000 mortos, foram um “ato misterioso”.
    .
    “Como pode a democracia florescer a partir das bombas e mísseis da Otan?”, questionou ele durante sua fala. “Como podem os países ocidentais usarem o Holocausto como desculpa para manter políticas opressivas?”
    .
    Mais de dezenas de diplomatas de outros países, incluindo França, saíram da sala pouco tempo depois.
    .
    Ahmadinejad atacou os EUA por conta do histórico com a escravidão, os acusando de causar as duas Guerras Mundiais, de usar bombas nucleares contra “pessoas inocentes”, e de impor e apoiar ditaduras militares e regimes totalitários em nações asiáticas, africanas e latino-americanas.

    (http://www.novojornal.com/internacional/noticia/americanos-saem-do-plenario-da-onu-em-discurso-de-ahmadineja-22-09-2011.html)

  9. Extração sem devastação rsrs eita ONU hipocrita fala semelhante a seu patrão Obama quando afirma que não existe paz com ausencia de guerra rsrs Eles vão fazerem tudo para de forma embasada por foruns internacionais abocanharem as riquesas da America Latina e conseguirão pois so tem politicos corruptos,empresariado ganancioso e um sofrido povo facilmente aliciavel e prostituido.Vejam as ganancias de minorias nas riquesas,vejam tambem que desde o incio da extração de recursos ate nossos dias o que fizeram efetivamente para melhor condição de vida e investimentos em essenciais e em estrategicos?Nada.Então quem ganha com tudo isso porque quem paga a conta todos sabemos,somos nós.a ONU-OTAN apenas usam do argumento da preservação do que eles pensam lhes pertecerem seus zoologicos e jardins botanicos Latinos.Ninguem acusou em foruns internacionais o Peru por ter comprometido 70% da Amazonia deles a multinacionais e grandes madeireiras e que tambem estão dezimando seus nativos com emprego de helicopteros e aviões e o mundo sabe disso.Devemos pensarmos no Brasil como um todo e integrar minorias é essencial e extrategico,se ainda assim preferem viverem de forma primitiva que sejam condicionados pois não podemos fracionarmos nossa nação e riquesas nas mãos de quem não produz nada em beneficio da coletividade e alem de serem onus a sociedade ainda são constantes problemas.Necessitamos urgentemente remanejarmos nativos da area de fronteira mais para o interior para podermos ter melhor controle e policiamento e não os deixando expostos a perigos transfronteiriços e aliciamentos externo.O Brasil precisa acordar dessa realidade e retirar da Amazonia tudo o que não é do Estado e interfere em nossas comunidades e etnias.Precisamos realmente tomarmos posse do Brasil antes que outros o façam.

  10. Se houver uma guerra no território nacional e os invasores forem os homens da gringolandia, a resistência brasileira vai se basear em princípios de guerra assimétrica. Portanto será uma guerra longa… vem aí uma nova geração de brasileirinhos acostumados com a guerra, forjados a ferro e fogo! e mais conscientes de seus deveres como cidadãos.

  11. Sugestão de matéria: eu acho que seria legal depois de falarmos da spetsnaz e do “dac cong”, falarmos um pouco do COMANDOS brasileiro. não acham ?

  12. caiozin. Pode ser que não tenhamos uma guerra por assim dizer.. Brasil! contra algum país. Mas sim uma guerra civil. Dos brasilis-sapiensis contra os sabotadores da nação. Mas já está tendo uma guerra no brasil sim. É uma guerra pelo controle das almas, da vontade individual, da liberdade. De forma covarde, por todos os lados.

  13. rsrs rsrs o poderoso cartel anti-imperialista sulamericano rsrs rsrs formado de governos corruptos e prostituidos e povos famintos facilmente aliciados que vendem as filhas para terem uma boca a menos a alimentarem e uma grana que entra para fazerem compras rsrs rsrs Antigamente quando nascia um menino a familia ficava orgulhosa e esperançosa para quando ele crescer ser trabalhador e ajudar a renda familiar.Agora os tempos são outros e quando nasce uma menina uma xaninha é certesa de um bom negocio e dinheiro certo a saciar as necessidades de sobrevivencia dos necessitados rsrs rsrs Essa é a realidade que a nossa hipocrisia finge não ver rsrs rsrs

  14. Caiozin…
    Que bonito, vc tem uma alma romântica… acredita em possiveis articulações e reviravoltas evolucionistas, para melhor, com nosso povo.

    Entretanto, será que essa árvore brasileira tem jeito?

    Ou é melhor cortar ela pela raíz, e exterminar do universo essa raça, a qual foi dada o paraiso na Terra, chamado Brasil. Mas que jamais lhe deu o devido valor e cuidado. Se tornando assim um mal exemplo cósmico de seres racionais tranqueiras.

    Que só ficam se lambuzando com cerveja e caipirinha, enquanto saculejam carnavalescamente e futebolisticamente seus corpos sem parar.

    E que ficam dando risada de tudo, e levando na maior fantasia infantil seu riquíssimo reduto geográfico terreno, como se vivessem numa redoma eternamente inatingível pelos agressores internacionais.

    E se matam, e se roubam, e se mentem, e se caluniam, e se estupram, e se pisam, e se vendem, e se emporcalham,e se prostituem, e se cospem, e se atraiçoam, e se compram, e se envenenam …………….

    Afff!!!

    Mas que bom… se alguém tem esperança é porque ainda há esperança.

    🙂

    Campanha: *** Mísseis Longo Alcance Já ***

  15. Lula acorda de manhã,se olha no espelho e vê a imagem de Kadafi.
    E pergunta:
    -Quem é você “cumpanheiro”?
    No que kadafi responde:
    Eu, sou você,amanhã!!!!
    O desenho se configura já há muito tempo.Os chupa-cabras tem duas pílulas douradas para justificarem uma invasão que são a questão indígena e a nossa tríplice fronteira.Depois que consiguiram seus intentos na Líbia irão procurar outra velhinha inocente e desarmada para assaltarem.advinhem quem é?

  16. “A sustentabilidade global pode depender dessas regiões (América Latina e Ásia-Pacífico) e da capacidade delas de acelerar a transição para uma economia verde”.
    *******(sugere o Pnuma)
    .
    .
    O mundo está quase exaurido pela sanha das grandes potência atrás de matéria prima e energia para colocar as sua engrenagem esfomeadas funcionando a todo vapor,a natureza,usando a lei universal:ação e reação, como é de espera;faz também o seu sagrado papel de limpeza contra os parasitas,”O Homem”.
    .
    Realmente a América Latina tem um papel fundamental neste contesto energético e não é de admirar que as grandes potências ocidentais a as orientais estão colocando o seu foco de rapina aqui e na Africa.
    .
    E pegando o gancho do tema principal:-“ONU alerta para risco de colapso de recursos naturais na América Latina “
    .
    *******
    “(…)O choque petrolífero que se segue atinge os EUA como um furacão, disparando os preços para alturas impressionantes, tornando as viagens uma proposta extremamente cara, colocando os salários reais (que há muito estavam em declínio) em queda livre e tornando não competitivas as poucas exportações americanas que ainda restam. Com os termostatos a descer, os preços da gasolina a furar o teto, e os dólares a fugir mar fora em troca do petróleo caro, a economia americana fica paralisada. Com as alianças há muito desgastadas no fim e as pressões fiscais a aumentar, as forças militares americanas começam finalmente uma retirada encenada das suas bases ultramarina (…)”
    *******
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2010/12/choque-petrolifero-o-cenario-atual-e-o.html

  17. O problema da falta de interesse e preguiça não é so atributo de Brasileiro não DANDOLO isso é comum a America Latina e Caribe ou seja aonde houve colonização extrativista genocida que sequelou estes povos ate os dias de hoje.Nos EUA e Canada foi colonização espansionista.A unica nação Latino Americana que ainda se diferencia um pouco das demais é a Argentina que recebeu forte influencia Italiana e um pouco Inglesa e Francesa despertando-lhes gostos por cultura e requintes.Ate quando se fala para Brasileiro sobre cultura o mesmo logo pensa em folclore,festa,bagunça rsrs Não temos so potencial de recursos minerais,energeticos,aquiferos,biodiversidade e agricolas não.Temos tambem alto potencial humano e basta apenas incentivo e oportunidades.Muito antes de pensarmos nestas coisas os Piratas Anglos ja haviam prognosticado tudo sobre nós e por isso buscam de todas as formas manipular-nos e atrapalharmos no que pode nos trazer autosuficiencia e independencia tecnologica.Sendo o Brasil um pais rico em recursos naturais se o povo tiver especialização e incentivo,independencia atomica e aroespacial com aeronautica militar de ponta seremos imbativeis em todos os sentidos.Nossa malha industrial pesada apesar de não ser a espinha dorsal de nossas exportações a algum tempo foi enxugada,aperfeiçoada e modernizada.Basta apenas mão de obra especializada e potencial nivel superior.O problema do Brasil não é so má gerencia e banditismo é falta de cultura e preguiça de quem foi doutrinado a so ter direitos a so esperar receber do Estado sem se doar para ter esses direitos.Falta não so a politicos e empresarios mas tambem ao povo Brasileiro termos vergonha na cara e deixarmos de frescuras…Viva a Martha Suplicy pelo menos ela relaxa e vai pras estrelas rsrs Viva o Kit Gay rsrs Liberem a Maconha rsrs Vamos repartir o Brasil em quinhões para etnias,minorias rsrs e o que vai9 sobrar para a maioria heim rsrs So as contas para nós os otarios pagarmos rsrs E os gringos estão errados?Ja que eles estão cedentos e tem otarios disperdiçando e não dando valor virão mesmo se abarcarem de tudo e voces se surpreenderão com milhões de TRAIRAS BÓIAS rsrs Araribóias da vida rsrs que se prontificarão a espera das primeiras Caravelas para oferecerem suas cicceronagens rsrs

  18. isso tambem é contra informaçao pois quando aqui ficar ruim o resto do planeta já secou o problema mesmo foi o politico serra quando era governador de sao paulo assinou um pacto de istanbul la na turquia que consiste em colocar em documento quanto de aqua o nosso estado possui quanto de aqua potavel quanto de aqua no aquifero quarani quanto % é poluido quanto nao é etc e tal .Se os caras falam que ira ter querra por causa de aqua voce realmente falaria tal coisa é a mesma coisa que falar quanto se tem no banco

  19. NOVO BRAZUK a beiçada na Manguaça fpi tão boa que o cara viu sua imagem no espelho da Tamara seca de validade vencida “Oh espelho magico amigo meu eu estou convencido como nunca antes na historia das Arabias que o Dromedario é apenas um Camelo que esqueceu uma das corcovas em casa” rsrs

Comentários não permitidos.