Brasil e Índia: a busca da cooperação espacial

http://www.adag.org.br/adag2010dados/dados/image/brasil_india_1024.jpg

A busca de formas e campos de cooperação entre as duas potências emergentes foi o foco de reunião entre o embaixador da Índia, B. S. Prakash, e o presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp.

As duas potências emergentes precisam definir formas e campos de cooperação espacial. A plena consciência dessa crescente necessidade ficou clara na visita do embaixador da Índia, B. S. Prakash, ao presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp, nesta terça-feira (20).

Ficou acertado delinear, até o final do ano, os campos concretos da colaboração a ser efetivada, com base em interesses mútuos e na participação de empresas dos dois países. Acordou-se também dedicar especial atenção nas próximas reuniões ao programa de Satélites IBAS, aprovado pelo fórum Índia, Brasil e África do Sul. As características técnicas desses satélites já começaram a ser desenvolvidas.

Uma visita da presidente Dilma Rousseff à Índia está prevista, em princípio, para fevereiro próximo. O principal compromisso ora assumido pelo Presidente da AEB e pelo embaixador da Índia é de preparar uma proposta que atenda às necessidades reais de ambos os países em áreas como observação da Terra, telecomunicações por satélite e preparação de recursos humanos em alta qualificação na área espacial.

O embaixador B. S. Prakash presenteou Marco Antonio Raupp com o livro “India 2020 – A Vision for the New Millenium”, dos renomados cientistas indianos A. P. J. Abdul Kalam e Y. S. Rajan. O livro tem como epígrafe uma referência válida para a ocasião: “se aqueles que pensam alcançar algo têm um propósito firme e bem definido, eles haverão de realizar o que pensam e até mesmo na forma como pensam”.

(Ascom da AEB)

Fonte: Jornal da Ciência

23 Comentários

  1. Apesar de todo esforço da Índia e da China para se desenvolverem plenamente, tenho muitas dúvidas que o consigam. Pois atender as necessidades modernas de populações de mais de 1.000.000.000 de bocas creio ser impossível.

    Pois, mesmo os USA, com uma população muito menor já não está dando conta de sua população.

    De minha parte estou bem contente por não morar nessas panelas de pressão sociais indús e chinesas.

    Quanto a esse possível acordo espacial…

    A Índia faz bem em procurar parcerias com outros países, pois os custos e riscos nessa área científica são muito altos, e com alianças estratégicas e divisão de despesas, independente de projetos tecnológicos caros, a área social desses países não fica desamparada.

    Essa história americana de sempre fazer as coisas sózinhos, só cria isolacionismos e medos mútuos. Esse modelo de convívio internacional entre as nações não é mais do interesse da sua maioria.

    O ideal seria a criação de uma agência espacial mundial.
    Contudo, a aliança entre algumas nações já é um bom caminho de progresso compartilhado.

    Que o Brasil leve a sério suas parcerias com os demais BRICS, pois só temos a ganhar.

  2. É, vamos debater!.. conversar!.. discutir!.. tem tempo demais!..
    O brasil afobado faz tudo quanto é coisa e nem para discutir antes as coisas!.. Falta no país é debates!.. reuniões!..
    ¬¬ ( fui irônico)
    Tem que debater!.. Tá certo!

  3. Voce que se engana XTREME o que tem de entendimentos com a India,tambem com Russia e China a imprensa,midias e opinião publica estão a deriva.Iniciativas e busca de entendimento são muitas e em diversas areas.Tenha a certesa que cada vez mais os entendimentos se concretizam e se extendem.Porque deveriamos busca-los com Lobos e Piratas falidos se os temos com quem chega junto com a gente.O Fantastico mundo de Bob azedou meu Camarada rsrs E a materia começa falando a realidade AS DUAS POTENCIAS EMERGENTES.

  4. É chato dizer isso mas o BRASIL esta longe de ser considerado uma POTÊNCIA EMERGENTE, nós ainda pecamos muito em não fazer o óbvio !
    Embora sejamos uma das maiores economias do mundo,não possuímos F.A dignas e pelo jeito levaremos muito tempo para te-las !
    A nossa agência espacial é um fiasco,a Petrobrás fala que possui tecnologia própria mas quando vejo programas à respeito mostram que quase tudo é importado!
    Ligamos a TV e vemos a Índia desenvolvendo caças,mísseis,software e etc! O Irã apesar do embargo sempre mostra seus avanços, e eu pergunto e nós?
    Estamos sempre projetando falando que será o MAIOR o mais MODERNO, mas ma prática nada!
    NA VERDADE E INFELIZMENTE O BRASIL É A POTÊNCIA DA PROCRASTINAÇÃO ! É TRISTE MAS É VERDADE !

  5. é… esse presidente da AEB sem duvida é o melhor q a agencia ja viu ate agora. desejo sorte a ele, e q ele continue com o bom trab. vou falar uma coisa. para melhorar ainda mais o esforço dele, seria bom ele visitar sempre nossos centros de pesquisa [civil/militar], como inpe, dcta, ita, com um olhar sismado…tenho certeza q a presença dele faria algo se mover. abraços.

  6. Os americanos e ingleses, realmente são muito perigosos. São nações neuróticas de guerra e imperialistas.É melhor o Brasil aprofundar a sua relação com o BRICS e nos armarmos até os dentes. Não vejo outra solução.

  7. Por outro lado, os nossos políticos são o mal na Terra. O povo brasileiro está entre a cruz e a espada: Sofre com os seus políticos incompetentes e corruptos ,e com a invasão dos países imperialistas.

  8. rsrs se o mundo afirma ser o Brasil uma potencia emergente ainda tem Brasileiro que pensa que ser potencia emergente é ter bomba atomica,balisticos intercontinentais e caças 6.0 rsrs Misturam tudo e com certesa não sabem o que ´pe ser potencia emergente.Hoje amiguinhos as potencias militares estão na bagaça e ate o fanzoca de muitos de voces o ROger Ranger ja foi de 4 pedir pinico pros Chineses rsrs Que ironia do destino né mesmo a China salva a falencia Americana e Hugo Chavez com doações de petroleo salva familias Americanas de não morrerem congeladas no terrivel inverno que se aproxima rsrs Muitos deles não sabiam que recebiam suas cotas de energeticos gratuitamente para suas caleifações doadas pelo governo Venezuelano rsrs Esse mundo é mesmo uma comedia e tolos são os que se influenciam por uma midia manipulada rsrs Viva o porco Chavez salvador das vidas de pobres Americanos que não tem nem como aquecerem-se no inverno rsrs E os Chineses ja dão pitacos nos EUA rsrs mas tambem pudera ja lhes devem ate as cuecas rsrs Enquanto a Europa tenta tirar da Grecia ate seus monumentos e matar os Gregos de fome rsrs Mas que parceiros esses Europeus heim ou sera que la tem um cartel de piratas oportunistas esperando muitos quebrarem para aparecerem como salvadores lhes tirando ate mesmo suas fontes de rendas em turismo e ainda fazendo-lhes deverem eternamente emprestimos que jamais conseguirão saldar rsrs E ainda tem Brasileiro que reclama da vida de barriga cheia rsrs

  9. Maluquinho, o mais sensato comenarista do blog, ha muito tempo vem escrevendo sobre as parcerias do Brasil com os emergentes. Rapaz eu não entendo nada nessa área mas já começo a acreditar.

  10. Sim ha nações em piores situação que o BRASIL !mas e daí?vamos nos nivelar por baixo?
    Eu não sou belicista,mas pergunto quem pode mais,em um duelo um milionário bem vestido só com dinheiro no bolso ou um maltrapilho descalço com um 38 carregado nas mãos?
    Acredito que muitos aqui não querem um país somente armado,mas sim um país armado para ter condições de garantir a educação ,a saúde, os nossos recursos minerais,etc, e acima de tudo a soberania plena em todos os níveis !
    Quando digo que infelizmente o BRASIL É O PAÍS DA PROCRASTINAÇÃO,digo porque o governo tanto nos encheu de falsas esperanças a ponto de perdemos a confiança em projetos como esse com a Índia que tudo leva a crer será mais um a cair no descaso!
    Concluindo o BRASIL não esta podendo nem com um maltrapilho mau intencionado,quem dirá com um milionário armado, porque não tem como defender as suas riquezas !
    Muitos aqui defendem as armas para nos defendermos,não para promover guerras as demais nações!
    NO ESTADO QUE ESTAMOS NÃO PODEMOS NEM COM OS FRACOS QUEM DIRÁ COM OS FORTES,JÁ PASSOU DA HORA DE TOMARMOS ATITUDES PRÁTICAS O BRASIL DEVE FULGURAR ENTRE OS GRANDES, NECESSITAMOS URGENTE DE FORÇAS ARMADAS COMPATÍVEIS COM O NOSSO PAÍS A DEFESA É IRMÃ DA SOBERANIA !

  11. India e China tem gigantescas diferenças culturais de nos e da Russia, principalmente a India, que tem uma sociedade basseada em castas, no demais formam milhares de cientistas por ano, enquanto nos formamos psicologos,sociologos ,filosofos, inventaram agora ate faculdade de dois anos no brasil,isso capacita eles e terem industrias altomobisticas,militares e de manofaturados em geral,mesmo que seja atraves de engenharia reversa, enquanto nos somos basicamente um fazendão de materias primas, e um mercado de trabalho basicamente enbasado no setor de serviços e na vadiagem do setor publico !!!

  12. Dandolo disse:
    23/09/2011 às 17:01

    “Os americanos e ingleses, realmente são muito perigosos. São nações neuróticas de guerra e imperialistas.É melhor o Brasil aprofundar a sua relação com o BRICS e nos armarmos até os dentes. Não vejo outra solução”.

    perfeita analise dandolo,animais ferozes quando acuados e feridos, tendem a se tornar mais perigosos e imprevisiveis !!

  13. Meu caro genial Dandolo, não creio que nos brasileiros estamos descontentes com nossos politicos, pois bem sabemos, se eles estão la é pq nos um povo culto, inteligente e acima de tudo preoculpado com o destino do nosso país, os colocamos lá. Não esqueça do velho deitado (rsss, que diz que cada pais tem os seus politicos que merecem.

  14. FRANCOORP resposta idiota é tolerancia zero amiguinho rsrs Assim Nova York deixou de ser a cidade mais violenta do mundo em curto prazo enquanto no Brasil maravilha terra de kits gays e elites chincheiras a lei,a justiça e entidades favorecem o infrator e defendem o delinquente.Neste Brasil Manguaça quem acha que tem direitos é na verdade quem menos os tem e quem mais sofre e ainda paga as contas.Cuidado que tanto os intransigentes reacionarios quanto os extremistas Manguaceiros não aceitam criticas e ensaiam retaliações…É faca na Caveira ate o talo,cerol fininho neles todos so assim passaremos o nosso Brasil a limpo com moralidade,justiça e igualdade para todos.Falamos das castas Indianas e não as temos tambem?Elite,aristocracia e poder manguaça,se mordem e se lambem e no final sobra pra quem?Pro otario do contribuinte a mão de obra escrava que enriquece as minorias previlegiadas e ainda paga as contas de tudo.Quem dera tivessemos a cultura de uma India.

  15. O obvio é a criação de uma nova ordem mundial e ela não vira por vontade dos donos da ONU o clube dos cafagestes do CS e sim por formação paralela e ele esta alicerçada nos BRICS.Paquistão e Arabia Saudita ja tendem a China.A Turquia flérta com Brasil e Russia.Essencial é a atração da Indonesia não so por ter uma crescente economia mas por ser estrategica na ligação sudeste Asiatico e Oriente Medio e Norte da Africa.A Indonesia é a maior nação Islamica e exerce papel importante com nações Islamicas.A progressão de alinhamento diplomatico isolara a Europa-Ocidental e os EUA.Perderão força diplomatica e dissuasoria e cederão e então conversaremos para que se aja um consenço.Não existe outra forma que não seja a pressão pois de papinho o tempo se esgotou e os desafios exigem respostas e rapidas.Se estão pensando que manipulações cambiais ou intrigas belicas lhes tirarão do buraco a situação ficara ainda pior e os mais prejudicados serão eles proprios.A Soberba lhes atrapalha sera que serão tão orgulhosos em preferirem naufragarem?Pois então que naufraguem sozinhos e ja vão tarde e para o bem de todos e felicidade geral do planeta rsrs.

  16. BRICS, eis um resultado positivo disso!
    .
    .
    .
    Mais um reforço estratégico ao programa espacial brasileiro,Índia mais a China, Russia e a Africa do Sul;não tenho nenhuma duvida que o programa brasileiro terá dinamismo mais vigoroso que antes,com a força dos BRICS.
    .
    Antes,com dependência aos EUA nesta área,realmente era um atraso,uma cooperação inusitada;eles com a pá de cal e nós com o futuro procrastinado…..coisa bem típica de senhor e servo;Rsrsrs….
    .
    Aos trancos e barranco,o Brasil segue em frente,nem que seja a passos de tartaruga,é melhor ficar estático.
    .
    Estamos decidido ir em frente,contra tudo e contra todos que não deseja um Brasil autônomo e forte.
    .
    AVANÇA MEU BRASIL,para o espaço e além!

  17. ViventtBR
    Concordo de quase todo em seu comentario pois cooperação entre tecnologias é o futuro.
    Porem isso de formar agencias mundiais nunca tem dado certo, graças aos deuses!!!

Comentários não permitidos.