50 Comentários

  1. Pq nao deixao eles venderem as fabricas deles eos bens deles primeiros?

    Nao esquecao que foi isso que primeira ministra INGLESA falo em realacao a outros nessa situacao

    Valeu Senhor Lula por ter nois tirado do buraco do FMI

    hoje agente pode ajudar os OUTROS

    que e contra isso vive na DISNEY DA INLUSAO

  2. Faz alguns meses aqui neste blog, que postei ser o Mântega o verdadeiro ministro da defesa, é um erro, pois na verdade ele é ministro também da educação, saúde, etc e tal, ele é o cara que disponibiliza recursos para todas as pastas. E com certeza, para fazer uma dobradinha de um governo para outro deve ter um ótimo discurso nos bastidores e um forte poder de convencimento na presidência.
    Subiu pra cabeça, tá na hora de sair.
    Os EUA, quando do apoio do Brasil ao Irã nos chamaram de inocentes. Engano de novo, acho que viramos otários de vez.
    Eu quero saber como vai ficar nossos hospitais, estradas, escolas, preço dos alimentos , planos de habitação popular, empregos, aumento dos salários e das aposentadorias … e eu nem estou citando equipamento de defesa.
    Quem está ganhando o que para ser a fada madrinha, ou será mandrake nesta bondade toda. Nem desatolamos e já estamos em outro atoleiro.
    Não tem petróleo nas Malvinas? Vai lá perfura, retira e vende.
    Façam-me o favor.
    —-
    http://www.ojornalweb.com/wp-content/uploads/2011/05/miseria-criancas-comendo-lixo.jpg

  3. O Brasil e o governo brasileiro não tem dinheiro para investir em saude, segurança publica, segurança de nossas fronteiras, modernização das forças armadas, educação, infra estrutura (rodovias, ferrovias, portos, idreletricas), habitação, tecnologia.
    Mas tem 10 bilhões de dolares para ajudar os países ricos da comunidade europeia em sua crise, via FMI. Sem falar nos 15 anos de adiamentos do FX e FX2 para equipar nossa força aerea !!
    Essa proposta do governo Dilma não só é indecente, como injusta para com o povo brasileiro. Que com o seu trabalho, sacrificios e impostos, proveu o governo desses recursos de 10 bilhões. E ira finaciar essa fanfarronice da Dilma e PT. Proponho uma campanha para promover o impeachimam da Presidenta Dilma, caçação do registro partidario do PT e dos direitos politicos de todos os politicos e partidarios do PT.

  4. rsrs rsrs essa Reuters rsrs rsrs Porque não ajudamos a eles lhes dando nossos titulos da divida Americana rsrs rsrs e se eles se derem bem nós lucramos e se eles se ferrarem pouco importa porque são papeis furados mesmo rsrs e pelo menos não se aperta ainda mais as bolas dos Brasileiros rsrs

  5. Foi para isso que a presidenta Dilma e PT fizeram cortes no orçamento e investimentos. Para isso que nos do povo nos sacrificamos !!. Nos que já passamos por decadas de sacrifícios, inflação, desemprego e perda do poder aquisitivo !!

  6. Eu gostaria que a Dilma sofresse um impeachment.Motivo: Emprestar o dinheiro do povo brasileiro, que passa fome, para os países ricos da Europa. Chega!

  7. Hora, hora, hora… qual é mesmo o partido que sempre foi contra a burquesia? que odiava o FMI? que sempre defendeu o uso do dinheiro publico para ser aplicado somente no pais? etc, etc, etc… isso que é mudar de opinião… o resto é resto… etica acima de tudo…rsrsrsrsr… ralmente, a vaca, alem de ter ido para o brejo, tambem esta de cabeça para baixo… rsrsrsrsr… alguem ai espera o F-X 300? pois vai esperando… 10 bi… e não tem didin… rsrsrsr… esperneiem lagartichas… rsrsrsrsr

  8. Calma la pessoal… O Brasil quando precisou para nao quebrar, tambem pegou emprestado e salvo engano, foi um valor superior ao que se empresta… Conseguiu pagar (mesmo com descrencas de muitos no momento do emprestimo – pagamos juros altos por causa disso) e a vaca saiu do brejo…

  9. Isso é o Brasil no Governo Dilma. Sta Catarina repleta de desabrigados pelas enchentes e cidades submersas, seca no norte de Minas Gerais com o povo passando sede. Criminalidade assassinando cidadãos e uma Juíza, bombeiros fazendo protestos por salarios diguinos, educação formando analfabetos funcionais, inflação em alta, e etc.
    A nossa Presidenta Dilma e PT (sim pois ela não faz coisas desse tipo sem o aval e apoio do partido), se preocupando com a situação economica da Europa !!!

  10. Essa ajuda de 10 bilhões de dolares do Brasil para a Europa !!. È somente para que a presidenta Dilma possa dar uma de gostosona ? . Justo ela que tem o padrão fisico de mulher butijão de gás vestido com capa plastica !!

  11. O primeiro teste dos BRIC´s… Se conseguirem reestruturar divida do sistema financeiro sem quebrar paises, abrem caminho para um novo sistema global mais equilibrado…

  12. Sera uma grande iniciativa.
    Ajudando a Europa eles sairão da crise mais rapido e ainda aumentando o seu consumo. Nossas empresas venderão mais produtos para outros paises, gerando mais empregos, gerando mais dinheiro e gerando mais recursos para investimentos futuros.
    Para uma analise mau fundamentada de uma pessoa que não entende nada de economia ou que deseja apenas criticar partido “A” ou partido “B” com argumentos ridiculos isso pode parecer um erro. Mas para os bons estrategistas, principalmente na area economica, perceberão que o Brasil só tem a ganhar emprestando dinheiro para a Europa, temos uma xance unica nas mãos, nosso país podera emprestar dinheiro para outros paises e em contra partida esses paises darão prioridade para investimentos e compras em nosso país no futuro.
    Foi assim que os EUA se tornou a maior economia do mundo.
    Devemos prestar mais atenção em fazer analises estrategicas e sérias do que repetir o discurso de jornalistas de quinta categoria, que criticam qualquer medida do governo, com análises mau fundamentadas e sensacinalista apenas para eleger os partidos de sua escolha. Lembrando que foi através da imprensa que o Collor foi eleito, portanto não devemos acreditar em todas as criticas que a imprensa divulga e sim raciocinar por nós próprios afinal é para isso que esse blog existe.

  13. A Europa tera uma divida com os paises do BRICS que vão muito alem do dinheiro e com isso teremos em um futuro prossimo muito mais facilidade para vender nossos produtos a europa.

  14. Se a coisa for realmente por este lado…..acho que nós deveríamos organizar aqui um protesto nacional…..alguém aqui tem coragem????…..eu topo…e olha que trabalho pro Estado…..alguém mais se habilita????…
    *
    *
    *
    Outra coisa….vendo o programa do quiroga hj, vi uma notícia de que e Itália ofereceu os seus títulos podres a china……sabe qual foi a resposta chinesa??????….
    *
    *
    “Claro…podemos ajudar a Itália sim…..mas não queremos títulos italianos……só aceitamos se for cotas de ações de empresas italianas”…..
    *
    Aprendam com a china …..nunca confie nos poderosos…..
    *
    *
    http://www.presseurop.eu/pt/content/article/948561-pequim-nao-e-o-cavaleiro-branco

  15. Esse é o Brasil que orgulha a todos. Em pouco tempo tiramos o equivalente a uma Argentina da miséria e agora estamos emprestando dinheiro para aqueles que no passado emprestavam dinheiro para nós.

    Muito bom o comentario do Luiz.

  16. Foi o mesmo com o Brasil… Epoca das privatizacoes para capital estrangeiro… ´E a conhecida e odiada ¨cartilha do FMI¨ dos brasileiros…

  17. Os EUA se tornaram a maior potência durante o periodo da segunda guerra, por ter seu territorio e industria intocados pelas bombas. Enquanto toda a europa estava com suas industrias e economias arrasadas, aos escombros.
    Hoje a europa não esta com sua industria destruida por bombas, a europa passa por uma crise financeira.
    Portanto a europa não vai comprar nenhum produto industrializado do Brasil. Até porque os produtos industrializados deles são tecnologicamente muito superiores aos nossos. Ate mesmo nossas comodites agricolas eles não querem. Na reunião da comunidade economica europeia o representante da França declarou ao defender a NÂO REDUÇÂO dos subsidios agricolas europeus, NÂO a entrada de produtos agricolas do Brasil e argentina. Palavras do representante da França durante a reunião : A EUROPA NÃO É LIXEIRA, PARA RECEBER O LIXO AGRICOLA LATINO AMERICANO.
    Se dermos 10 bilhões para a europa, eles vão comprar nossos produtos industrializados e agricolas: KeKeKe, ushushuaa, rsrsrs . Quem pensa assim é no minimo muito ingenuo, para não falar outra coisa.

  18. “Ajudando a Europa eles sairão da crise mais rapido e ainda aumentando o seu consumo”
    Nem mais Luiz, esse é o ponto… embora haja aqui uns que gostam de criar e proferir o discurso da desgraça pensado se a Europa e os EUA entrarem em miséria que o Brasil irá triunfar com isso… é essa gente que vive no mundo da fantasia e diz besteira…

  19. Essa ajuda de 10 Bilhões de dolares a Europa é o maior TAPA NA CARA, que o povo brasileiro pode receber da Presidenta Dilma, PT e Lula ( sim pois alguem acredita que Dilma faria essa proposta indecente sem o aval e consentimento da cupula do PT e a benção de seu padinho Lula). Esse tapa na cara e traição para com o povo brasileiro é vergonhoso. Justo com a população do Brasil, que paga os mais altos impostos em cascata do mundo, com o menor retorno a sociedade. Feijão 22% de impostos, gasolina e alcool 42% de impostos, energia elétrica 42% de impostos, automoveis 72% de ipostos, e por ai vai. Até mesmo quem é insento de desconto de imposto de renda na fonte, paga imposto ate quando compra uma caixa de fosforos. Enquanto isso o Brasil tem dezenas de milhões de pessoas que estão na miseria. Sem acesso a educação, energia elétrica, saneamento, agua potavel, segurança publica, infra estrutura urbana com estradas esburacadas.
    Sou a favor do impeachimam de Dilma e cassação do registro partidario do PT e direitos politicos de toda a cupula politica do PT. Sobre acusação de crime de lesa patria e alta traição ao povo brasileiro. Onde esta o pedido de impeachimam, que eu assino.

  20. EMprestar dinheiro para Europeu que não gosta de trabalhar e ainda tem preconceito com a gente? estou fora! se está sobrando dinheiro no Brasil ele deve ser investido em educação e ciência e tecnologia.

  21. BRASIL,O PAI DA RUA
    .
    .
    .
    É assim o Brasil,tem uns courinhos-de-ratos no bolço e acha que já pode sair por aí comprando todo e todos,rasgando o dinheiro com as prostitutas,uma verdadeira farra com as “cunhãs”.-Hehehe….
    .
    É bom saber que o nosso governante tem dinheiro para dá a quem não precisa e merece;já que o povo brasileiro não tem um hospital público decente,não tem uma escola publica decente,não tem um saneamento público decente e nem tem uma moradia e infra estrutura social decente;
    .
    Exitem muito brasileiros que moram como os homens das cavernas,literalmente falando; e nas pontes,nem se fala.
    .
    Esse povo ai,os europeus e americanos,tem muito dinheiro guardado debaixo do colchão;é só espremer os grandes magnatas e banqueiros.
    -(para desespero de alguns sonhadores aqui,os patos Donalds e Patetas)-Rsrss….
    .
    Essa agora de ser o pai da rua vai deixar esse meu Brasil ludibriado pela vaidade dos burocratas do Itamaraty, com o canequinho na mão….de novo.
    .
    .
    “O pobre que nunca comeu melado quando come se lambuza”

  22. lamentavel o nivel dos comentarios do blog, muita gente nao sabe nem o que fala, Luiz foi um dos poucos que sabe o que fala, o Brasil nao ta dando dinheiro e sim emprestando.

  23. MAMA MIA!….essa é impagável
    .
    .

    E falando em novos pobres,vocês sabiam que ser pobre lá nos EUA virou moda,e para alguns imbecis conservadores americano,esses aloprados;eles procuram dourar a pílula de quem é vítima da sacanagem do capital selvagem.
    .
    ******
    CONSERVADORES CRIAM O LADO BOM DA POBREZA
    ( THE WASHINGTON POST
    .
    .
    “(….)Enquanto a situação dos americanos de classe média continua declinando, seria o caso de se parar para pensar como é ser pobre. Um estudo divulgado este ano pela Heritage Foundation afirma que viver na pobreza não é tão ruim como a maioria imagina. Na realidade, pela maneira como o grupo conservador descreve a pobreza, poderíamos pensar que a pessoa pobre média está vivendo na fartura.(…)”
    ******
    .
    .
    http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,conservadores-criam-o-lado-bom-da-pobreza,773676,0.htm

  24. a questão não e quanto vai ser emprestado oque o brasil esta passando a questão e quanto e o juros e se eles vão pagar.
    e poderia ser uma garantia para o FX ( se fosse a Russia vencedora eles iriam gostar de tem uma garantia dessas )

  25. Vejo que muitos aqui ensistem em fazer comentarios absolutamente politicos sobre determinados partidos,sem observar o ponto de vista estrategico economico de seu país.
    Só temos a ganhar com o fim da crise na Europa e qualquer economista de quinta sabe disso.

  26. Sr.antonio,
    .
    Há se fosse assim,se todos os partidos corruptos e os seus respectivos representantes,corruptos também; fosse caçado os seus direitos políticos e presos e também fechado tais agremiações políticas neste país,quer elas sejam da “esquerda” ou da “direita”,que para mim nunca existiu na prática isso,é mais conversa para “boi-dormir”.
    .
    Infelizmente ainda existe pessoas,que adora viver no passado,onde o mundo se dividia em duas facções;os vermelhos(comunistas) e os azuis(os capitalistas),esse mundo só existiu para atender os interesse dos poderosos(guerra-fria);más hoje se vê isso só com nova roupagem,novos inimigos nos adjetivos,más os patifes são os mesmos.
    .
    Infelizmente só aqui no PB que ainda se vê “almas-penas” daquela época assombrando aqui,vivendo do passado,tem delas até da Europa que vem assombrar aqui_Rsrsrs…..
    .
    Más voltando sobre o assunto dos políticos corruptos brasileiros;quer da esquerda ou direita;eu não sei se o Senhor sabia más,na direta tem também corrupto;Provavelmente teríamos de fazer muitas prisões aqui,pois bandidos de gravata é que não falta neste meu amado Brasil.
    .
    Eu,particularmente falando, sou a favor que todo político que não cumprisse as suas promessas de campanhas,fossem varrido do planeta para a eternidade._Rsrsrs…..

  27. Quanta choradeira. Os BRICS não vão pagar as dívidas deles (mesmo porque, o dinheiro não dá), vão capitalizar os países (e como o dinheiro será via FMI, eles vão ter que pagar juros) pra ver se o investidores se animam e voltam a investir nestes países.
    Não vão chorar também porque o Brasil tem centenas de bilhões em títulos dos EUA? (“esse dinheiro era para ser investido no Brasil…”).

  28. Não gostei do comentário do Luiz, se ele entende de economia? Da língua portuguesa é um assassino (ridiculos,paises,Imprensa, xance…),(esses paises darão prioridade para investimentos e compras em nosso país no futuro??????), partindo da premissa que para ajudar arrumar a casa dos outros, devemos primeiro arrumar a nossa; estradas danificadas, professores mal pagos, escolas e ensino em estado lamentável, saúde um caos, com milhares de pessoas morrendo em portas de hospitais, segurança pública, para fazer medo em qualquer europeu… Não foi esse ministro Mantega quem falou: “caças para a FAB, nem pensar”, e agora quer dar dinheiro para os europeus que não conseguem pagar o que deve. Esses governantes do Brasil, querem é aparecer.

  29. Também sou contra qualquer emprestimo a esses europeus,eles entraram nesta situação pelas proprias pernas,agora que saiam sozinhos,nunca nos valorizaram e agora querem que os salvemos,ora o Brasil tem problemas demais para resolver com os nossos recursos más só nossos politicos que são os piores do mundo não veem isso…um absurdo e tomara que haja muitos protesto por parte do povo!…chega de ser otário.

  30. Vou perseverar. fiz dois juramentos à bandeira.
    Faz algum tempo , foi noticiado que uma família brasileira que vivia de fuçar o lixo para comer, localizou um seio feminino, seio este que veio do lixo hospitalar clandestino ali jogado.
    O pai e a mãe vendo seus filhos com fome, tomaram a decisão, pegaram o seio, fatiaram, temperaram com com sal, fritaram e todos comeram carne.
    Você aí que AMA DINHEIRO e é a favor de um número digital no caixa eletrônico , você sabe o preço de um quilo de carne ou um pé de alface?
    A familia citada é BRASILEIRA, sr. Manteiga e dona Dilma, que disse combater a fome no Brasil de Deus.

  31. Quantos comentários idiotas, matam uma juíza no Rio e a culpa é da Dilma, kkkkkk, segurança pública é responsabilidade dos estados, o GF já está fazendo o que não deve disponibilizando o exército na ocupação dos morros , fora 4 bi investidos no Rio durante o PAN e agora mais de 20bi para copa e olimpíadas. O Brasil está certo em emprestar esses dinheiro, se quer ser um player global , ser respeitado, tem que meter a mão no bolso, nenhuma nação se impõe se não contribuir financeiramente, só conversa fiada não dá ibope.

  32. Eduacação e saúde é basicamente mantida com recursos federais, é só ir na internet e olhar quanto o GF envia aos estados e municípios todo mês para saber disso, a responsabilidade dos estados e municipios é que é negligenciada, como pode São Paulo, o estado mais rico da federação pagar um dos piores salários para professores, médicos e policiais? E o Rio que é segundo mais rico, com a maior cota de royaltes do petróleo pagar uma mixaria aos seus bombeiros e funcionários públicos? O que o GF tem com isso? Cobrem os seus governadores senhores, em São Paulo tem um grupo político que tá lá há mais de 16 anos.

  33. É engraçado que as críticas citaram São Paulo, Rio e Santa Catarina, estados que pelo que eu saiba nunca foram governados pelo PT, e que são estados ricos, então vamos deixar de achar que aqui tem gente idiota que vai na onda dos frustados eleitorais que querem usar a mídia e a internet para tentar convencer os outros que o governo federal não está no caminho certo, pode até ter erros, mais está tentando acertar, por exemplo, no caso de nossas forças armadas, este é o governo pós ditadura que mais investe nas FAs, ou estou mentindo? Então deixem de besteiras e viva o Brasil.




  34. NC: MLAJ*

    O PB está de parabéns, devido ao nível de seus artigos e dos comentaristas. E também desse formato artigo+comentário em sequência. Essa história de se ter que abrir uma janela para então poder postar é uma droga, e sites desse tipo não contam mais com minha participação pois não tenho nem tempo nem banda larga de 100 mega para isso. Haja paciência com eles. No momento, a meu ver o PB é o melhor.

    Quanto a este artigo…

    KLM e outros… perfeitos comentários emocionais;
    Blue Eyes… perfeito comentário político;
    Luiz e outros… perfeitos comentários racionais.

    Daí que… politicamente o PT prova mais uma vez que é uma piada, ou farsa, para ficar mais polido. Quanto ao financiamento do BRICS para a Europa… devemos misturar o racional com o emocional: significando que devemos sim emprestar mas com algum tipo de palpável retorno (não só de juros mas também de novas relações comerciais, ou turísticas, ou tecnológicas etc).

    * New Campaign: *** Mísseis Longo Alcance Já ***

  35. Em tudo se descambam para ideologias e agora a nova moda é o RJ O PREVILEGIADO VILÃO DOS ROYALTIES rsrs Sera dificil evoluir raciocineos direcionados a materia do site rsrs ALEXANDRE meu caro amigo o RJ hoje é o estado que mais arrecada aos cofres publicos da União acho que voce desconhece isso né.São Paulo ja ficou em segundo com todo o gigantismo industrial,empresarial e territorial.E não se esqueça que o povo Carioca e Fluminense alem de terem todas as deficiencias em serviços basicos e sevidores mal remunerados acabamos pagando mais encargos gerais e a cada dia nos tornando uma cidade cada vez mais cara onde a maior parte daqueles que melhor ganham não residem aqui e a população que arca tambemcom as despesas desta super valorização.

  36. A questão do nióbio. Não sei se há. Mas seria interessante o blog abordar um estudo quanto à possibilidade do nióbio ser um lastro para a economia brasileira. Seria este um oásis brasileiro?.. Seria este o medo dos gringos quanto à o NaCiOnAlIsMo Perverso?.. Sempre fomos humilhados pelo FMI e agora querem nosso apoio? Hora da sociedade usurfluir das riquezas do país! Desde já!
    Creio que possuimos este poder!.. Mas temos realmente condições de sobrepujar o “valentão da classe”?.. e exigirmos nossos direitos?.. Não precisamos depender de acordões com ONU.. OTAN.. FMI!.. Desde que possamos nos defender! para tal.

  37. Ideia de genio, esse brasil rico onde a pobreza não existe, os hospitais cheio de medicos e medicinas curando todo o povo, uma sociedade onde o analfabetismo foi radicado, onde podemos sair nas ruas do Rio com um rolex de ouro sem temer por nossas vidas, esse Brasil com uma defesa de primeira linha caças novos, nada que ver com o ferro velho dos anos 60 que tem outros paises mediocres.

    Esse país tão rico e desenvolvido, finalmente vai ajudar a pobre Europa onde o pessoal desgraçadamente somente tem 5 refeições ao dia, com uma mediocre taxa de IDH por cima de 0.95 com apenas ajudas do governo onde o cidadão quando perde emprego pode chegar a ter um seguro desemprego e ajudas que podem durar quase 5 anos.

    pobre Europa, já não é a mesma, agora as familia media não vai mais poder trocar de carro zero a cada 3 anos, não vai mais poder viajar pra cancún ou mesmo bora bora todos os anos, uma verdadeira tragedia humana, vamos ajudar-los, vamos finaciar o bem estar deles, assim um dia eles poderam chegar aonde nos estamos.

  38. Prezado Luiz, bom raciocínio! – tenho quase plena convicção, em razão da análise que faço de algumas postagens neste site de que boa parte dos comentaristas desse tema jamais vivenciaram os efeitos destrutivos de uma pesada inflação com recessão, fome, desemprego, carestia paralisações a nível nacional, falta de oportunidades,etc.
    É, isso é verdadeiramente o caos. Só nos faltava uma guerra e aí seria o Armagedom, a desgraça completa. O Brasil esteve de fato no fundo do poço e de quem era a culpa? dos Yankees, dos asiáticos, dos europeus, dos comunistas , dos nazistas, dos facistas, da situação da oposição, dos ETs??, não a culpa era nossa, de todos os brasileiros, por não saber o que queríamos, nem para onde irmos, nem por que, nem como, nem com quem. Era de fato tempos muito difíceis para todos.
    Só tínhamos uma saída nos capitalizarmos, trabalharmos e sairmos da crise. Recorremos então ao FMI, pegamos muito dinheiro dos outros emprestado, pagamos altos juros, trabalhamos como escravos para superar os momentos difíceis e quase impossíveis e hoje nós já podemos respirar um pouco mais aliviados com a nossa economia.
    Nesse exato momento a situação se inverte e os que nos emprestaram precisam do nosso apoio, aí nós vamos cuspir no prato que comemos?, virar as costas para os que nos ajudaram a ser o que somos?, sei que o remédio foi amargo, mas aprendemos e temos como ajudar a melhorar o sistema.
    Se o Brasil quer de fato exercer uma liderança moderada, tem que demonstrar solidariedade, equilíbrio, competência, capacidade e firmeza no trato de questões tão importantes e decisivas para a humanidade.
    Arrogância, prepotência, despreparo e covardia não combinam com liderança. O Brasil precisa sim e deve ajudar a fortalecer a economia global, nosso futuro depende dessa compreensão e de ações pró-ativas nesse sentido. Todos estão a espera de um novo modelo de liderança compartilhada e discreta e essa é a nossa chance de mostrarmos a grandeza e a força do nosso povo, sem ressentimentos , sem mágoa e com inteligência. Portanto, é correta a política do governo brasileiro e dos BRICS como um todo.

  39. nesse exato momento a postura se inverteria se eles estivessem na pobreza e a gente na riqueza

    porém isso não passa, que mundo mais surrealista, o pobre que fica algo bem e se cree o tal e como tem um carrinho algo melhor dos que tiveram os seus antepassados (aquela brasilia velha) vai ajudar o pobre rico que tá em crisis e não ta com dinheiro pra botar gasolina no seu jaguar.

    sim vamos ser solidarios

    vamos ser solidarios com os milhões de pessoas que morrem de fome no pais que se supoe, é o celeiro do mundo.

Comentários não permitidos.