Marx estava certo… sobre o capitalismo

Karl Heinrich Marx

Como efeito colateral da crise financeira, mais e mais pessoas estão começando a pensar que Karl Marx estava certo. O grande filósofo, economista e revolucionário alemão do século 19 acreditava que o capitalismo era radicalmente instável.

Ele tem uma tendência intrínseca de produzir avanços e fracassos cada vez maiores, e no longo prazo, ele estava destinado a se autodestruir.

Marx saudava a autodestruição do capitalismo. Ele era confiante que uma revolução popular ocorreria e daria origem um sistema comunista que seria mais produtivo e muito mais humano.

Marx estava errado sobre o comunismo. Aquilo sobre o que ele estava profeticamente certo era a sua compreensão da revolução do capitalismo. Não era somente a instabilidade endêmica do capitalismo que ele compreendia, embora neste sentido ele fosse muito mais perspicaz do que a maioria dos economistas da sua época e da nossa.

Mais profundamente, Marx compreendeu como o capitalismo destrói a sua própria base social – o meio de vida da classe média. A terminologia marxista de burguês e proletário tem um tom arcaico.

Mas quando ele argumentava que o capitalismo iria arrastar as classes médias a algo parecido com a existência precária dos sobrecarregados trabalhadores de sua época, Marx previu uma mudança na maneira como vivemos à qual só agora estamos lutando para nos adaptarmos.

Ele via o capitalismo como o sistema econômico mais revolucionário da história, e não pode haver dúvida de que ele se diferencia daqueles que vieram antes dele.

Os caçadores e coletores persistiram nesta forma de vida por milhares de anos, enquanto as culturas escravagistas permaneceram assim por quase o mesmo tempo, e as sociedades feudais sobreviveram por muitos séculos. Em contraste, o capitalismo transforma tudo que ele toca.

Não são só as marcas que estão mudando constantemente. As empresas e as indústrias são criadas e destruídas em um fluxo incessante de inovação, enquanto as relações humanas são dissolvidas e reinventadas em novas formas.

O capitalismo foi descrito como um processo de destruição criativa, e ninguém pode negar que ele foi prodigiosamente produtivo. Praticamente qualquer um que esteja vivo na Grã-Bretanha hoje tem uma renda real maior do que eles teriam se o capitalismo nunca tivesse existido.

Retorno negativo
O problema é que entre as coisas que foram destruídas no processo está o estilo de vida do qual o capitalismo dependia no passado.

Defensores do capitalismo argumentam que ele oferece a todos os benefícios que, na época de Marx, eram desfrutados somente pela burguesia, a classe média estabelecida que possuía capital e tinha um razoável nível de segurança e liberdade em suas vidas.

No capitalismo do século 19, a maioria das pessoas não tinha nada. Elas viviam de vender o seu trabalho, e quando os mercados entravam em queda, eles enfrentavam tempos difíceis. Mas à medida que o capitalismo evolui, seus defensores dizem, um número crescente de pessoas pode se beneficiar dele.

Carreiras bem-sucedidas não serão mais a prerrogativa de uns poucos. As pessoas não terão dificuldades todo mês para subsistir com base em um salário inseguro. Protegidos pelas economias, pela casa que possume e uma pensão decente, eles serão capazes de planejar suas vidas sem medo.

Com o crescimento da democracia e a distribuição da riqueza, ninguém precisará ser privado da vida burguesa. Todo mundo poderá ser da classe média.

Na verdade, na Grã-Bretanha, nos EUA e em muitos outros países desenvolvidos nos últimos 20 ou 30 anos, o contrário vem ocorrendo. A segurança do emprego não existe, as atividades e as profissões do passado em grande parte acabaram e as carreiras que duram uma vida inteira são meramente lembranças.

Se as pessoas têm qualquer riqueza, isto está nas suas casas, mas os preços dos imóveis nem sempre crescem. Quando o crédito fica restrito como agora, eles podem ficar estagnados por anos. Uma minoria cada vez menor pode contar com uma pensão com a qual pode viver confortavelmente, e não são muitos os que tem economias significativas.

Mais e mais pessoas vivem um dia de cada vez, com pouca noção do que o futuro pode reservar. AS pessoas da classe média costumavam imaginar as suas vidas desdobradas em uma progressão ordenada. Mas não é mais possível olhar para uma vida como uma sucessão de estágios em que cada um é um passo dado a partir do último.

No processo da destruição criativa, a escada foi afastada, e para um número cada vez maior de pessoas, uma existência de classe média não é mais sequer uma aspiração.

Assumindo riscos
Enquanto o capitalismo avançava, ele devolveu as pessoas a uma nova versão da existência precária do proletariado de Marx. As nossas rendas são muito maiores, e em algum grau nós estamos protegidos contra os choques por aquilo que resta do Estado de bem-estar social do pós-guerra.

Mas nós temos muito pouco controle efetivo sobre o curso das nossas vidas, e a incerteza na qual vivemos está sendo piorada pelas políticas voltadas para lidar com a crise financeira.

As taxas de juros a zero em meio a preços crescentes querem dizer que as pessoas estão tendo um retorno negativo de seu dinheiro, e ao longo do tempo o seu capital está se erodindo.

A situação de muitas das pessoas mais jovens é ainda pior. Para adquirir os talentos de que precisa, a pessoa tem de se endividar. Já que em algum ponto será necessário se reciclar, é preciso tentar economizar, mas se a pessoa está endividada desde o começo, esta é a última coisa que ela poderá fazer.

Não importa a sua idade, a perspectiva que a maioria das pessoas enfrenta é de uma vida de insegurança.

Ao mesmo tempo em que privou as pessoas da segurança da vida burguesa, o capitalismo criou o tipo de pessoa que vive a obsoleta vida burguesa. Nos anos 80, havia muita conversa sobre valores vitorianos, e propagandistas do livre mercado costumavam argumentar que ele traria de volta para nós os íntegros valores de outrora.

Para muitos, as mulheres e os pobres, por exemplo, estes valores vitorianos podem ser bastante ilógicos em seus efeitos. Mas o fato mais importante é que o livre mercado funciona para corroer as virtudes que mantêm a vida burguesa.

Quando as economias estão se perdendo, ser econômico pode ser o caminho para a ruína. É a pessoa que toma pesados empréstimos e não tem medo de declarar a insolvência que sobrevive e consegue prosperar.

Quando o mercado de trabalho está altamente volátil, não são aqueles que se mantém obedientemente fiéis a sua tarefa que são bem-sucedidos, e sim as pessoas que estão sempre prontas para tentar algo novo e que parece mais promissor.

Em uma sociedade que está sendo continuamente transformada pelas forças do mercado, os valores tradicionais são disfuncionais, e qualquer um que tentar viver com base neles está arriscado a acabar no ferro-velho.

Vasta riqueza
Olhando para um futuro no qual o mercado permeia cada canto da vida, Marx escreveu no ‘Manifesto Comunista’: “Tudo que é sólido se desmancha no ar”. Para alguém que vivia na Grã-Bretanha no início do período vitoriano – o Manifesto foi publicado em 1848 -, isto era uma observação incrivelmente perspicaz.

Naquela época, nada parecia mais sólido que a sociedade às margens daquela em que Marx vivia. Um século e meio depois, nos encontramos no mundo que ele previu, onde a vida de todo mundo é experimental e provisória, e a ruína súbita pode ocorrer a qualquer momento.

Uns poucos acumularam uma vasta riqueza, mas mesmo isso tem uma característica evanescente, quase espectral. Na época vitoriana, os muito ricos podiam relaxar, desde que eles fossem conservadores com a maneira como eles investiam seu dinheiro. Quando os heróis dos romances de Dickens finalmente recebem sua herança, eles nunca mais fazem nada na vida.

Hoje, não existe o porto seguro. As rotações do mercado são tais que ninguém pode saber o que terá valor dentro de alguns anos.

Este estado de inquietação perpétua é a revolução permanente do capitalismo, e eu acho que ele vai ficar conosco em qualquer futuro que seja realisticamente imaginável. Nós estamos apenas no meio do caminho de uma crise financeira que ainda deixará muitas coisas de cabeça para baixo.

As moedas e os governos provavelmente ficarão de ponta-cabeça, junto de partes do sistema financeiro que nós acreditávamos estar a salvo. Os riscos que ameaçavam congelar a economia mundial apenas três anos atrás não foram enfrentados. Eles foram simplesmente deslocados para os Estados.

Não importa o que políticos nos digam sobre a necessidade de controlar o déficit. Dívidas do tamanho das que foram contraídas não podem ser pagas. Elas quase que certamente serão infladas – um processo que está destinado a ser doloroso e empobrecedor para muitos.

O resultado só pode ser mais revoltas, em uma escala ainda maior. Mas isto não será o fim do mundo, ou mesmo do capitalismo. Aconteça o que acontecer, nós ainda teremos que aprender a viver com a energia mercurial que o mercado emitiu.

O capitalismo levou a uma revolução, mas não a que Marx esperava. O feroz pensador alemão odiava a vida burguesa e queria que o comunismo a destruísse. E assim como ele previu, o mundo burguês foi destruído.

Mas não foi o comunismo que conseguiu esta proeza. Foi o capitalismo que eliminou a burguesia.

Fonte: UOL

49 Comentários

  1. SALVE KAL!
    .
    Só faltou você considerá nas suas contas a avareza e a ganância dos homens,pois subestimá-las foi o grande erro.
    .
    Qualquer coisa ou teoria por mais bem intencionada que possa ser,não logrará pois a maldade da ganância do homem o levará ou seu extermínio,diferentemente dos dinossauros que fora um meteório.
    .
    O peixe morre é pela boca!

  2. Eu estava lendo e refletindo, e ao avançar no texto, a cada paragrafo eu ia vendo coincidencias com aqueles protocolos dos sabios… não que eu ache que sejam veridicas suas afirmações, mas que descrevem os atuais momentos existenciais da humanidade, não tenho duvidas… uma cortina de ferro separa as massas, mesmo as esclarecidas dos que desviam e desviaram as riquezas das nações… uma coisa é certa… dinheiro não evapora… só muda de mão… e alguma coisa me diz que ele esta nas mão do sistema financeiro estatal americano e alemão…

  3. nao sou a favor do comunismo nunca, porem tb vejo falhas no capitalismo, é por isso que sou a favor da mistura dos dois , um tipo de capitalismo-socialista.

  4. Pessoal, Marx,Einstein,etc, foram personagens antigos,e já estão totalmente ultrapassados. Vamos esquecê-los, pois eles atrapalham o pensamento moderno. A virtude está no meio: Socialismo-democrático ou Capitalismo-humanitário. O nome não importa. A tecnologia acaba com os empregos, por isso as pessoas vão ter que receber um salário básico, sem trabalhar, caso contrário morrem de fome. Isso é lógico. Competição exagerada quebra empresas saudáveis, e sistemas políticos por voto popular, coloca péssimos políticos no poder. Essas falhas precisam ser corrigidas, pois temos que ter os melhores dos melhores administrando uma nação. O que descontrola as economias são os bancos privados, especulação financeira, concentração de renda e bolsas de valores. A corrupção e a impunidade geram uma sociedade de bandidos, traficantes, mafiosos, assassinos, estelionatários, etc. Um país de bandidos, não pode se desenvolver economicamente. Sem ética, não dá …

  5. Concordo Quando ao artigo diz que Marx estava errado sobre o comunismo.O Capitalismo e feito de altas e baixas,já o comunismo deixa uma elite isolada dos escravos que o comunismo chama de povo.

  6. O capitalismo deve ser ético e comprometido com a causa humana; que também reclama a intervenção do Estado para regulamentá-lo, senão vira no que virou, ganância demais em prejuízo de muitos milhões; essa autofagia do capitalismo se desdobra na ganância de alguns poucos, que se julgando os escolhidos, agiram como se estivessem acima do bem e do mal!Por outro lado cria-se oportunidade para a periferia!

  7. Não há como dizer se o comunismo daria ou não certo, ele nunca foi implementado, a ganância de alguns poucos e o totalitarismo não deixou, o capitalismo é um total fracasso, é o “totalitarismo econômico”, é a escravidão de poucos sobre muitos. O socialismo aonde está mais presente que o capitalismo não deixa dúvidas, é o que de melhor existe em sistema econômico, infelizmente são poucos países e desses a mídia não fala tão amplamente, arregada aos seus interesses, prefere confundir o cidadão propagandeando que a China totalitária é comunista e que o capitalismo dos livre EUA é o responsável pelas maravilhas do mundo hoje, por exemplo, só uma piada mau contada essa! 😀

  8. O PESSOAL TÁ INSPIRADO… leonardo, Guilherme e Rgivaldo, vcs colocaram as coisas de modo simples e objetivo… concordo plenamente…

  9. Eu disse num outro post,sobre Mark,a pessoa que lê O Capital e aplica parte dos seus pensamentos e refleções em sua empresa,ou em sua atividade economica não é marxista,e sim uma pessoa inteligente,se eu fosse um grande banqueiro europeu e americano estaria lindo esse livro agora,e provavelmente muitos deles estão,tenho pena de quem acha que esse livro é coisa de fã de Fidel,Chavez e outros,esse livro é uma obra prima.

  10. Existe um historiador americano(não lembro o nome) que afirmar ter documentos que mostram que os comunistas receberam dinheiro de Jacob Schiff(um dos criadores do Sistema da Reserva Federal,FED) para fazer a revolução.O dinheiro teria sido entregue a Trotsky,que o teria usado para treinar gente em Nova Iorque no começo do processo.
    Acho que o nome dos historiador é G. Edward Griffin.Ele seguiu uma dica do escritor americano Ezra Pound,que esteve preso por anos nos EUA por denunciar a safadeza que foi a criação do FED em 1913,o banco privado que escraviza os americanos até hoje.

  11. Ah…E esse símbolo que ele faz com a mão,na foto,como Napoleão fazia,dizem que é um símbolo maçom.Colocar a mão dentro da roupa.
    Não é teoria da comspiração.Tem muita gente dizendo essas coisas.

  12. O capitalismo tb teve coisas boas,resolveu o problema que foi demonstrado pela Teoria Populacional Malthusiana,até hoje o Capitalismo segurou as pontas,mas tb há desvantagens que todos conhecemos.

  13. Felipe Augusto, ao ouvir essa musica me lembrei de vcs comunistas… perdidos… ai vai a letra, com carinho…
    *******************************************************
    E agora, José?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, José?
    e agora, você?
    você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    você que faz versos,
    que ama, protesta?
    e agora, José?

    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, José?

    E agora, José?
    Sua doce palavra,
    seu instante de febre,
    sua gula e jejum,
    sua biblioteca,
    sua lavra de ouro,
    seu terno de vidro,
    sua incoerência,
    seu ódio – e agora?

    Com a chave na mão
    quer abrir a porta,
    não existe porta;
    quer morrer no mar,
    mas o mar secou;
    quer ir para Minas,
    Minas não há mais.
    José, e agora?

    Se você gritasse,
    se você gemesse,
    se você tocasse
    a valsa vienense,
    se você dormisse,
    se você cansasse,
    se você morresse…
    Mas você não morre,
    você é duro, José!

    Sozinho no escuro
    qual bicho-do-mato,
    sem teogonia,
    sem parede nua
    para se encostar,
    sem cavalo preto
    que fuja a galope,
    você marcha, José!
    José, para onde?

  14. A gente fica procurando entender isso e aquilo com grandes pensadores, teorias, doutrinas, etc e tal.
    No final o problema é um só : ganância e distribuição de renda desigual.
    Pegue a pirâmide, o povo é base a elite que detém a riqueza do mundo é o topo.
    Enquanto não resolvermos esta equação haverá revoltas.
    A França e EUA com seus ricos estão percebendo que se não negociarem a riqueza haverá caos.
    A miséria e a pobreza já está negociada e bem distribuída, não queremos mais do que temos.

  15. “Mas não foi o comunismo que conseguiu esta proeza. Foi o capitalismo que eliminou a burguesia.”
    ——————————————-
    Que ironia, a mesma burguesia que “se mijava de medo dos comunistas” foi atingida afinal pelo capitalismo selvagem, que é tão somente a outra face da moeda do comunismo radical…
    .
    Não acredito em ideologias, sejam capitalistas sejam comunistas, acredito nos homens certos e nos homens errados, por que:
    .
    “Se o homem errado utilizar o método certo, o meio certo operará errado”.
    .
    Esta sentença, infelizmente verdadeira, da sabedoria chinesa, opõe-se da maneira mais brutal à fé que professamos no método `certo’, sem levar em conta o indivíduo que o utiliza.”
    (Carl G. Jung)
    .
    Tanto o capitalismo, como o socialismo, podem dar certo , se forem operados pelos homens certos(ou pela sociedade “certa”, “correta”).
    Os países nórdicos da Europa,são praticantes de um socialismo/capitalista (ou vice versa)e deram certo….

  16. ” uma cortina de ferro separa as massas, mesmo as esclarecidas dos que desviam e desviaram as riquezas das nações… uma coisa é certa… dinheiro não evapora… só muda de mão… e alguma coisa me diz que ele esta nas mão do sistema financeiro estatal americano e alemão…”

    nao tenha duvidas Blue Eyes , esse dinheiro nao evapora como o amigo falou, o protocolo dos sabios de si.. condiz muito com a realidade de hj, nao que todas as afirmaçoes la sejam “verdades”, mas muitas se encaixam nos dias de hj.
    a questao é quem sao esses que manipulam esse dinheiro(bancos), quem sao esses indivíduos(banqueiros)?

    sds a todos.

  17. Não é o comunismo o grande vilão e nem o capitalismo.
    Mas sim o conceito de “acumulação de riquezas” atravez do excedente produtivo.

    O socialismo e o comunismo funcionam bem em sociedades primitivas(indigenas)que não conhecem esse conceito…

  18. “…questao é quem sao esses que manipulam esse dinheiro(bancos), quem sao esses indivíduos(banqueiros)? ”
    ———————————-
    São humanos e falíveis, sentem fome,sede,comem pela boca e defecam fedidamente pelo anus, como qualquer mortal…
    .
    Os que manipulam a humanidade em sua sede insaciável de poder e riquezas, são na realidade débeis de espirito, com suas ilusões de grandeza, preparam seu futuro de vermes chafurdando na latrina de suas ganancias…

  19. Eu humildemente ainda preciso estudar mais um ano a obra de Marx para poder dar uma opinião básica..Marx estar certo sobre o capitalismo é o óbvio. Suas opiniões relativas ao socialismo e ao comunismo é que ainda carecem de um ambiente de desenvolvimento capitalista que o mundo ainda não conheceu devido as grandes desigualdades.

  20. Ronaldo vc está viajando amigo,Mark não apoiava Genocidio,veja as circunstancias que levaram Mark a optar pelo comunismo,trabalho quase escrava,em alguns casos mais de 13h por dia,muitas mulheres perdiam seus filhos pois iam trabalhar grávidas essas tinham sorte,pois muitas quando ficavam grávidas era mandadas embora,vc conhece a origem da data do dia do trabalho ?,em outro fato ocorreu o fechamento de um galpão cheio de trabalhadores e eles presos lá dentro atearam fogo,primeiro que a Revolução Comunista,não era esperada que acontecesse na Rússia e sim na Alemanha,na época da Revolução a Rússia era uma nação atrasada industrialmente,o Hino da Internacional na sua versão original é de origem francesa e não Russa,existe amigo o chamado socialismo real e o utopico,o comunismo foi melhor para o capitalismo do que para os proprios comunistas,se não fosse o ideario comunista hoje vc estaria se matando,13h por dia sem repouso semanal remunerado,direito que por sinal é garantido pela nossa Constituição.
    Não sou comunista mas respeito seus pensadores e o tanto que eles influenciaram e mudaram o mundo,o engraçado disso tudo é que literalmente o comunismo salvou o mundo do Nazismo,pois dois dos maiores tiranos na História se enfrentaram Stalin e Hitler.

    “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”
    Rosa de Luxemburgo

    Esses são os pensadores do Socialismo Utopico
    Saint-Simon
    Charles Fourier
    Robert Owen era um industrial Inglês

    Já o cientifico destaco o próprio Mark

    Já o socialismo real foi a experiencia implantada pela revolução de 1917.

    Para lembrar o amigo,a famosa revolução Francesa que foi uma revolução Burguesa,foi tb uma das mais sangrentas da História.

  21. Dandolo estou decepcionado com vc,achava vc 3 séculos a frente do nosso tempo,agora depois dessa sua afirmação vc perdeu 2 séculos no meu conceito,agora vc está apenas 1 século a nossa frente.

    Dandolo disse:
    “Pessoal, Marx,Einstein,etc, foram personagens antigos,e já estão totalmente ultrapassados. Vamos esquecê-los, pois eles atrapalham o pensamento moderno. “

  22. rsrsrsr… é mesmo, Wi… o zé do partido fabiano, aquele que asfaltou a estrada para a entrada do partido vermelhão… essa esquerda é realmente unida… saudações…

  23. barca, não sou eu quem disse, foi o próprio Max em jornais da época inclusive!

    To falando sério, digita no youtube: the soviet story legendado

    olha o que o Max disse:

    ‘the classes and the races too weak to master the new conditions of life must give way .. they must perish in the revolutionary holocaust’.

    New York Daily Tribune of March 22, 1853 and republished in the People’s Paper of April 16, 1853

  24. Inclusive os nazistas foram aprender a fazer campos de concentração com os russos, porque os comunistas ja tinham anos de experiencia em extermínio, incluive começando com o Lenin que paga de bonzinho mas foi o 1° a mandar a galera pro saco.

  25. Eu tava me referindo a frase dele de que os comunistas derrotaram os nazista, mas ele esquece que antes eles eram amigos igual unha e carne.
    Alias campos de concentração existe em qualquer guerra, eu quis dizer campos de extermínio mesmo.

  26. ¨Que ironia, a mesma burguesia que “se mijava de medo dos comunistas” foi atingida afinal pelo capitalismo selvagem, que é tão somente a outra face da moeda do comunismo radical…¨ Bingo!

    E quem jogou a moeda?

    Marx?

  27. A falta de limites ou limites extremos cria os desequilíbrios. Alguns exemplos de limites extremos: “partido único”, gera corrupção pela falta de oposição que fiscalize e denuncie os atos falhos dos que estão no poder, “falta de liberdade”, o cidadão e a imprensa não podem se expressar contra o governo pois estão sujeitos a sanções que vão de advertências até a morte em casos extremos, “falta de liberdade de empreender”, devido a monopólios do estado ou de grupos ligados ao poder central, gerando ineficiência devido a falta de concorrência, a produção industrial fica estagnada pouca ou nenhuma melhoria de qualidade, inovação, redução de custos ou de perdas. Exemplos de falta de limites: “a suspensão ou inexistência de leis que regulem o mercado financeiro”, gera especulação desenfreada e os desequilíbrios conhecidos do tipo bolhas imobiliárias, das empresas de internet, etc, “leis condescendentes com o crime”, gera uma onda ou bolha de sequestros, roubos a banco, tráfico de entorpecentes, armas, desvio de verbas públicas por funcionários públicos e ou pelos membros dos três poderes da união.
    O segredo para as coisas funcionarem é o equilíbrio, regular os limites até atingir o nível ótimo, nem limitar ao extremo, ditadura, e nem liberar demais, anarquia. yin e yang.
    É o que penso…

  28. Marx ? Nem existia capitalismo e comunismo na época dele. Havia reinados e ditaduras.kkkkkkkk Einstein disse muitas asneiras, e vocês acreditam até hoje.Foi um grande enrolão. Por outro lado, ele foi um grande filósofo, político e humanista. Convenceu o presidente americano de fabricar a Bomba Atômica e impedir que Hitler a fizesse antes dos aliados. Pessoal,o capitalismo prega a concorrência e estimula a inovação e a criatividade, mas o exagero destrói empresas bem estruturadas. Esse é o grande erro desse sistema. A livre-concorrência e o acumulo de renda nas mãos de poucos,também deve ter limites. A virtude está no meio (equilíbrio). O Comunismo dominará o mundo, mas para daqui a 60 ou 100 anos. Será o Comunismo gerenciado pelas redes de computadores. O mundo vai ter que aderir, pois vai elevar a produtividade e acabar com o desperdício. A razão do comunismo triunfar será a falta de emprego para 70% da população economicamente ativa.

  29. Não sou um especialista no assunto, mas Marx pra mim era um sonhador, no papel o socialismo é lindo mas nunca jamais irá funcionar, vai contra as leis humanas…..
    .
    Não defendo o capitalismo como exemplo mas é o unico “menos ruim”.
    .
    “O feroz pensador alemão odiava a vida burguesa e queria que o comunismo a destruísse. E assim como ele previu, o mundo burguês foi destruído.”
    Que mundo? fala sério esse jornalista que escreveu essa matéria é muito bizonho!!
    .
    A burguesia só aumentou de 1 século pra cá. FATO!!

  30. O Brasil criou um novo regime político. Os 3 Poderes da República se uniram num só, e ninguém se fiscaliza. É como se fosse uma família no poder. Para cobrir os gastos, adotou-se a maior carga tributária do Planeta Terra. Como poderíamos chamar esse novo regime ? Lulacracia.
    A culpa dessa desgraça, é dos EUA e França, que espalharam o populismo pelo mundo.

  31. Esse texto pinçado do UOL é de um nihilismo gritante.
    Tratado do nada, multiplicado ao infinito, com limite de 0.
    Se aplicar uma derivada, dará em nada também.
    Vou em frente.

  32. É isso ai Carlos Argus… Paulo Diniz, grande artista negro da MPB… vai deixar saudades… linda voz e grandes composições… pena que poucos brasileiros sabem dar valor ao que realmente o tem… saudações…

  33. AJ, concordo contigo. O texto é vazio, vazio…
    Mais idiota é quem fica derivando e integrando a mesma funçaão eternamente…

  34. Dandolo, se fo pra falar uma asneira dessa, cale-se. ALém de grandes seres humanos, estas pessoas devem ser lembradas por todos como ícones. mesmo que o que disserem seja contradito no futuro, o avanço de suas idéias é inegavel. e nós seres humanos precisamos de ícones, todas as civilizações tiveram seus ícones. Uns para o bem e outros para o mal, mas sempre estiveram presentes e foram importantes.
    Voltando ao tópico, a união soviética, a china e até cuba JAMAIS CONSEGUIRAM IMPLANTAR O CAPITALISMO PLENO, o IDEALIZADO(isso mesmo, karl marx idealizava).
    Para que o capitalismo realmente existisse, toda a sociedade precisaria adotar o modelo, a troca de mercadoria seria livre, não haveria comércio entre nações. AS nações que se diziam comunistas sempre dependeram de mercados capitalistas para sobreviver. Cuba foi quem chegou mais perto de um modelo socialista comunista.

  35. E idéias como as de karls marx além de respeitadas, elas devem sempre sim ser levadas em consideração e também questionadas. mas nunca ignoradas.

Comentários não permitidos.