OTAN não agirá mais na Líbia sem mandato de organismos internacionais

A Otan deixará de agir na Líbia após o processo de transição, a menos que os organismos internacionais peçam sua ajuda, afirmou neste sábado o presidente de seu Comitê Militar, o almirante Giampaolo Di Paola, em uma coletiva de imprensa em Sevilha.

As operações da Otan na Líbia “contribuíram para estabelecer as condições para uma solução política da crise líbia”, afirmou o militar italiano.

“Estamos em um momento no qual se vislumbra o fim, mas não vamos estar presentes na Líbia por mais um minuto quando a transição terminar”, afirmou Di Paola ao fim de uma reunião de dois dias dos 28 responsáveis da Defesa dos países da Aliança na cidade espanhola.

“Não vamos estar lá sem um papel necessário que responda ao pedido dos organismos internacionais”, assegurou, reafirmando a determinação da Otan de não agir unilateralmente.

A Conferência de Sevilha, principal encontro dos responsáveis militares da Otan antes da reunião ministerial de Defesa de outubro em Bruxelas, esteve centrada no papel da Aliança após a chamada “primavera árabe” e nas operações no Afeganistão.

Com o objetivo de conquistar uma estabilidade duradoura no Afeganistão e em sua região, a Aliança desenvolve uma cooperação com o Paquistão.

Fonte: UOL

20 Comentários

  1. Ué ficaram bonzinhos,temem a opinião publica mundial ou essa guerrinha de jogar bombas e foguetes para a turba imunda fazer o resto ja lhes custa o que não dispõem para gastarem.Quem vai fazer a festa são as off-shore Americanas e sobrar uma farpelinha para Ingleses,Franceses e Espanhois rsrs Quero ver a cara de broa se eles preferirem negociar investimentos com BRICS rsrs Em petroleo e gaz Brasil,Russia e China levam tudinho na boa rsrs.Se prepara Tio San tua cota na Arabia Saudita esta baixando daqui a pouco esta no vermelho rsrs

  2. Porque os EUA estão sem dinheiro ,senão tudo vale atras dos americanos qualquer briga fica fácil .Mas sem eles a OTAN não é nada .

  3. “As operações da Otan na Líbia “contribuíram para estabelecer as condições para uma solução política da crise líbia”, afirmou o militar italiano.”
    —————————–
    Transformaram a Líbia em um inferno e ainda tem a cara de pau de dizer uma coisa destas…
    Más ele deve saber o tipo de público, alienado pelas mídia a soldo da OTAN, ao qual se dirige, só assim para ter coragem de dizer uma mentira deslavada como esta.
    .
    Segundo relatos da resistência em Sirte, na ofensiva de ontem contra Sirte a OTAN/CNT sofreu pesadas baixas, centenas, dizem os informes de Sirte (provavelmente, exageram para ganhar moral…). Pelos mesmos relatos, com a retirada desordenada dos atacantes, forças especiais ocidentais (tropas britânicas das SAS) que tinham sido infiltradas dentro da cidade, ficaram encurraladas e foram mortas, 7 foram feitos prisioneiros…

  4. É claro já tomaram o que queriam, quero ver fazer isso com os BRICS,tirando a África do sul na questão militar, o Brasil apesar de não ser forte militarmente na atual situação das potências ninguém vai querer uma guerra com o Brasil seria muito custoso em vida e economicamente

  5. Eu acho que tudo tem um lado bom.
    Um deles é que ninguém confia mais na OTAN.
    O Outro é que ninguém pode confiar na ONU.
    Quem tiver ouvidos para ouvir…
    Mas o Brasil confia e vai dar uma ajudinha na crise deles para se refortalecerem e e mudarem de alvo. Bem aqui pertinho.
    Duvida?

  6. Ficar lá pra que?? Já destruiram tudo que tinha pra destruir. Depois que acabaram com o pais inteiro e mataram um monte de gente realmente o negocio e sair fora. Agora e só deixar as empresas colherem seus lucros na reconstrução do pais que eles mesmos destruiram…

  7. A OTAN e TODA a sua CANALHA de COMPARSAS deveriam ser JULGADOS como CRIMINOSOS de GUERRA e, os SEUS DIRIGENTES e RESPONSÁVEIS deveriam ser FUZILADOS em PRAÇA PÚBLICA junto COM SARKOZY, CAMERON, OBAMA e BERLUSCONI.

  8. -“(…)OTAN não agirá mais na Líbia sem mandato de organismos internacionais(…)”
    .
    .
    QUEM ACREDITA EM PAPAI NOEL AI,LEVANTE A MÃO!
    .
    -vamos vê aqui;
    Um,dois,três,…..
    .
    Hahahahah….esse italiano deve ser um comediante fazendo uma pegadinha com o repórter….Hahahaha…muito bom esse rapaz….Hahahah…..excelente palhaço….Hahaha……

  9. Já fizeram o trabalho sujo né? É assim msm agora deixa uma guerra civil instalada ou alguem acha que as diversas tribos que compõe o conselho transitorio não vão começar a brigar pelo controle do pais?Agora pode esquecer que a Russia ou a China votem a favor de alguma resolução de interferencia em conflitos interno de paises eles foram traidos pelos Franceses e Britanicos que por interesses da industria bélica (França-Rafale,Suecia-Grippen) sob a batuta dos Yanks, desvirtuaram completamente a resolução 1973 que erra simplismente proteger os civis e nao apoiar os rebeldes ja que estes tambem vem comentendo crimes contra civis e nada é feito

  10. A Arabia Saudita ja vende a maioria de seu petroleo pra China e se a Libia fizer o mesmo a OTAN e os EUA introduziram no tonho seus dedos e cometerão O HARAKIRI BAIANO rsrs

Comentários não permitidos.