Em meio a intensos protestos, Israel esvazia embaixada na Jordânia

http://i0.ig.com/bancodeimagens/1j/pf/sv/1jpfsvm0wyqg8h4d0tzg4zqc2.jpg

Com medo de manifestações violentas, o embaixador israelense na Jordânia deixou o país temporariamente. Com a saída, fecha-se o cordão de isolamento diplomático de Israel no Oriente Médio. A Jordânida é, junto com o Egito, o único país árabe aliado de Tel Aviv.

No sábado 10, manifestantes egípcios invadiram a embaixada israelense, forçando a fuga do embaixador. E na semana passada, Turquia e Israel cortaram relações diplomáticas devido a ataques feitos por Israel a um barco que levava ajuda humanitária a Gaza, deixando 9 turcos mortos em 2010.

Ativistas chamaram marchas contra a missão israelense na capital Amã. No sábado, será decidido se o Daniel Nevo regressará para o país. Mesmo assim, o país manterá um pequeno corpo diplomático no local, sob forte proteção de seguranças jordanianos.

Desde o início do ano, a Jordânia vive a sua “Primavera Árabe”, com protestos constantes, sobretudo contra a alta nos preços dos alimentos. Apoiados também pela Irmandade Muçulmana, grupo que predomina no Egito, o movimento fortalece a visão pró-palestina e, consequentemente, anti-Israel.

Na Jordânia, também tem surgido um movimento anti-americano: na última quarta-feira, jordanianos se manifestaram para fechar a embaixada americana no país, após o Wikileaks revelar que os Estados Unidos cogitavam que a Jordânia se tornasse o destino de palestinos.

Em agosto, ataques israelenses deixaram 5 soldados egípcios mortos, instaurando a indisposição contra o país. Desde a Primavera Árabe, a tensão foi intensificada, uma vez que os acordos estabelecidos são todos da época dos governos que a população quer derrubar.

Em setembro, a ONU votará o reconhecimento do estado palestino, o que também deixa a situação ainda mais delicada, já que Israel se coloca contra.

Fonte: CartaCapital

5 Comentários

  1. A coisa ainda vai piorar mt mais, q se antecipem e deem alguma coisa concreta e antes de qlq acordo p o Palestinos, o + triste e a falta de pressão sobre os judeuSS por parte dos iangleses, p q os mesmos efetuem alguma concesão ao seu irmãos Palestinos , filhos de Abraão; e p ontem.

  2. Cara… engraçado que eu converso com outras pessoas que não acompanham esses meios de noticia alernativa, e se limitam ao jornal da globo e da record e ninguém ve nada demais com o que vem acontecendo no oriente medio, muitos nem sabem o que se passa.
    Aí eu me pergunto, desinteresse deles ou da midia em mostrar toda a repercursão, com a devida importancia que ela merece?

    Essa votacão pode ser o estopin de uma guerra regional(99,9 % de certeza) ou pior, pode se tornar o inicio de uma terceira guerra mundial(10% de possibilidade)

  3. A Jordânia vai ser a próxima da lista ? É muita ditadura no OM. Deus me livre. Estão enganando o povo com a religião. Quem ajudou Maomé a escrever o Alcorão foram os judeus seus amigos.
    Maomé disse: ” Podem confiar no homem do livro (judeu) ” .

  4. Gustavo G, eu não hesito me pensar que o problema é justamente essa mídia que você citou que não informa, seu trabalho é desinformar as pessoas.
    .
    Dandolo, Os muçulmanos creem nos 7 profetas do deus de Abraão, afinal os muçulmanos assim como os hebreus, são descendentes desse. O problema dos árabes/turcos/persas não é com os judeus, é com os invasores europeus que tomaram a Palestina para fundar Israel.

Comentários não permitidos.