Líbia: multinacionais dividem fatias do bolo

Por Anwar Kalil

Um protetorado nas medidas do imperialismo europeu, e não só

Trípoli – O governo britânico anunciou que bloqueará US$ 1,6 bilhão dos ativos patrimoniais da Líbia que mantém congelado como pagamento da “ajuda humanitária” que enviará ao novo regime transitório. A empresa petrolífera italiana ENI já formalizou com o governo transitório novos e mais lucrativos contratos de exploração da riqueza petrolífera, considerando que, também, antes da Segunda Guerra Mundial, na época da “Tripolitânia” (protetorado italiano) já detinha o monopólio da exploração energética do país.

Também os EUA – por intermédio da conhecida, por sua atuação no Iraque, empresa Halliburton, que já havia reaquecido suas relações com o regime de Kadafi – se empenhará na construção de obras de infra-estrutura nas refinarias do país, assim como disputará com a multinacional francesa Lyonnais o monopólio para a exploração das ricas fontes de água potável, calculadas em 35 milhões de metros cúbicos.

Simultaneamente, as petrolíferas Total (francesa) e British Petroleum (britânica) disputarão as maiores fatias do bolo das ricas jazidas de petróleo, aproveitando a conjuntura atual, a fim de registrarem “precedência privilegiada” na divisão das enormes minas de urânio no sul do país.

Todos estes contratos leoninos representam uma pequena amostra da pilhagem planejada pelos “vencedores” da Líbia. Em resumo, EUA, Grã-Bretanha, França, Itália, Turquia, Catar preparam-se para receber seus “honorários” pelos seus esforços na difícil missão de exportar a Democracia.

O esforço dos EUA para militarizar a Líbia com a instalação do Africom (novo comando militar norte-americano no Continente Africano) encabeça a agenda das novas potências garantidoras que exportam a Democracia.

A excelente posição geopolítica da Líbia no centro da África do Norte, no Mar Mediterrâneo e na África Central, proporciona inúmeras possibilidades para o neocolonizador Ocidente para maior penetração militar e econômica. Não é casual a posição inimiga da África do Sul, força líder da União Africana, preocupada com as perigosas perspectivas que pairam no horizonte.

Al Qaeda lidera

A difícil composição populacional – contraditória, social, tribal e religiosa – que trava a difícil batalha para expulsar o regime de Kadafi do país constitui um grande quebra-cabeça político.

A força militar dos insurgentes que invadiu Trípoli estava sob o comando dos melhores e mais experientes combatentes da Al Qaeda. Uma mistura de extremista fundamentalismo religioso.

Por outro lado, eram os líderes mais fiéis ao regime de Kadafi, que mudaram de campo em cima da hora e hoje lideram o governo de transição, enquanto grande parcela da juventude líbia, que almeja por instituições políticas e sociais verdadeiramente democráticas com o elemento da justiça econômica, e as tradicionais alianças tribais continuará representando o recomendável vetor da nova realidade política.

Tudo isso, cria gigantescos questionamentos para o “dia seguinte”. A falta de coesão política e de identidade ideológica deixa grandes questionamentos se a guerra civil continuará.

Uma esquerda internacionalista que tem referência de classes deverá dispor de uma séria análise da histórica mudança de regime de nacionalista libertador na década de 1960 até hoje.

A monomania do poder, a familiocracia, a falta de qualquer instituição democrática e a corrupção não podem tornar-se hoje álibi para a aceitação de uma “selvagem cruzada bélica” do Ocidente, com uma Organização das Nações Unidas emitindo votações com múltiplas interpretações e “leituras úteis” para simplesmente todos considerarem como “cosmopolitas” de que a Democracia “triunfou” e a União Européia “cumpriu seu dever”.

A necessidade de um essencial encontro nas duas margens do Mar Mediterrâneo, para evitar sua transformação em “lago da Otan”, para uma agenda comum de uma nova internacionalização das esquerdas árabe e européia, é necessária como nunca.

A nova internacionalização da época atual só poderá ser antiimperialista solidária, humana e pacífica.

Fonte: MonitorMercantilDigital

24 Comentários

  1. Financiaram um golpe, pela democracia, p evitar o massacre dos cívis, td bem, agr vem a hora do lucro, vão dividir o bolo da pilhagem , espero q melhorem as vidas miseráveis dos Líbios..Vamos ver.

  2. .
    .
    No fim acontece o que todos ja sabiam, uma vez acabada a farra dos combates pelo país e com o Kadafi fora do poder, os ocidentais dividiram as riquezas do país, e como vemos é mais que petróleo, tem 30 milhões de metros cúbicos de água, e urânio no sul do país, essencial para as usinas elétricas europeias e americanas… e creio tenha ainda muita riqueza a encontrar.
    .
    O que achei mais interessante foi o que a GB fez, bloqueou a grana da Líbia no país para compensar as ajudas humanitárias (armas para a revolução)… se todos fizerem isso será que não ficaria mais barato para as contas Líbias ter o Coronel no poder, pelo menos o povo tinha mais entrada$$ no fim do mês, e ainda tinham escolas, hospitais públicos, etc, agora vendo a grana no exterior ficando por la mesmo, e somando a redução das entradas com a exportação de suas riquezas(Impostos, Taxas, etc), o país não perde bem mais agora com a “PAX OCIDENTAL” do que com o Kadafi no poder, seja com entradas que com serviços públicos???
    .
    Bem, mas foi o povo que desejou seguir a onda democrática, e agora tenha o que merece, se isso representar maiores ganhos, melhor condições de vida, excelente, fico feliz, ma é uma coisa duvidosa vendo os primeiros passos dos “Vencedores” multinacionais… mas se for para todos perderam e ficarem mais pobres, com menos serviços públicos, mais endividados, problema deles, quiseram assim, desejaram lutar contra o ditador, caíram no canto da sereia ocidental, agora tem que nadar… poderiam ter esperado a morte natural do Kadafi e pedir uma eleição, mesmo que os filhos do cara participassem…
    .
    Sair assim de uma ditadura e ir direto para um regime de transição não traz muita vantagem, os que comandam a transição poderiam virar os novos lideres ditatoriais, mas sem concentração de poder, vejam o caso do Egito, ainda é ditadura mas sem um ditador único… alias ja estamos vendo isso, ja falaram que eleição na Líbia so daqui a uns dois anos e olhe la, querem esperar para que o povo esteja pronto e saiba votar… mas quem determina quando o povo estará pronto??? O conselho de transição…
    .
    So o tempo dirá a verdade dos fatos e dos números!
    .
    Valeu!!

  3. o mundo é assim por isso que a continuidade do reparelhamento das forças armadas brasileiras deve continuar e se puder acelerar melhor ainda aqui eles virao com papo furado de ecologia que no futuro virara impostocologia

  4. Tenho lido na net sobre ajuda financeira dos brics aos europeus. Alguem sabe quantos euros custa a hora de voo de Rafale ou um Tornado na Libia?
    Pergunto para saber onde o governo investe o dinheiro…

  5. Muita gente, inclusive aqui no PB, movidos por ódio a Kadafi ou iludidos que esta é uma guerra contra Kadafi, dizia quando começaram os bombardeios da OTAN em Março, que Kadafi não aguentaria uma semana, e toda semana diziam :Agora já era! Acabou! Estão repetindo isto faz 6 meses, um dia acertam…
    .
    O fato é que tiraram o conflito da mídia, já estava pegando mal a demora na vitória da OTAN, então não se fala mais nisso, ou melhor se fala que acabou, que a OTAN venceu…
    .
    Más ainda estão em cursos combates em pelo menos 4 cidades na região de Trípoli , que as forças pró Kadafi dominam , toda a vasta região Líbia da fronteira com Argélia e
    .Niger também não esta sob domínio da OTAN e seus “rebeldes”.
    .
    Tampouco trípoli esta 100% sob domínio da OTAN…Fato é que até hoje não trasferiram o “governo” provisório para Trípoli, continuam em Bengazhi.

    E mesmo que Kadafi e descendentes sejam mortos, os “rebeldes” sem o apoio armado constante da OTAN, não se sustentarão no poder.
    .
    Não importa o modo como a mídia ocidental classifica Kadafi. Porque para a maioria esmagadora dos líbios, Kadafi não era um “ditador” e sim um líder que eles aprovam.
    .
    Só por isto, continua a resistência de um país com apenas 5 milhões de habitantes, contra a força aérea da OTAN, seus mercenários , forças especias , serviços secretos,armamentos a vontade, etc…
    .
    Esqueçam Kadafi,
    a guerra não é e nunca foi contra Kadafi…
    Esta é uma guerra de subjugação e colonização contra o povo líbio, porque é este que se opõe ao domínio do invasor sobre o seu país.

  6. Todos estes contratos leoninos representam uma pequena amostra da pilhagem planejada pelos “vencedores” da Líbia. Em resumo, EUA, Grã-Bretanha, França, Itália, Turquia, Catar preparam-se para receber seus “honorários” pelos seus esforços na difícil missão de exportar a Democracia.
    —————————————————–

    EMQUANTO ISSO LA DISNEY DA INLUSAO .O pateta eo pato

    Donald pensao que FOI PELA PAZ E PELA LIBERDADE

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ME DA UMA PENA DESA GENTE

  7. pessoal a libia vem em “boa hora” para a europa , a libia vai aliviar um pouco a despesa dos europeus para com seus paises “quebrados”.
    “espertinhos esse europeus emmm” hehehehe.

  8. Os Rebeldes gritavam “A Libia esta livre!”….infelizmente Nao passa de uma ilusão, pois se livraram de Kadafi ( por enquanto) mas agora quero ver eles se libertarem dos colonialistas ocidentais que só vão sair de lá depois de sugarem tudo que lhes interessa. Eleições?? Só pra encobrir pois sera eleito somente o candidato que lhes convém. O povo líbio quer uma democracia de verdade? Deixem que Kadafi também dispute as eleições, assim veremos do lado de quem o povo esta!

  9. Isso é ótimo para a Líbia, que precisa gerar dinheiro para reconstruir o país e por mais que se diga que boa parte do dinheiro das multinacionais vai para suas terras de origem, elas também geram dinheiro e empregos as pessoas.

  10. E hora dos sangue sugas enceharem os bolsos daqui a 1 ano pode ter certeza que passara na tv a situação que penço eu que sera pior pois os xumpins irao sugar o maximo possivel deste pobre pais.

  11. WI, na Líbia o verdadeiro inferno vai começar agora quando os libios descobrirem que estão sendo roubados, o preço dessa conquista não vai sair barato para os franceses, americanos e ingleses, vamos aguardar e ver muito sangue ser derramado.

  12. o que essas empresa querem é custo baixo para seus negocios. Com algumas simples ações, o govero pode elevar com estes custos.
    Simplesmente peguem a planilha de custos destas empresas verifiquem os fornecedores que são Libios, aumentem os impostos daquele setor que eles vão ter que repassar para multinacionais.
    O governo Libio pode aumentar a fiscalização destas empresas agregadas a multinacionais. O governo pode chamar as centrais sindicais para fazer greves constantes.
    Ou seja, o governo libio tem varias maneiras de expulsar ou tirar dinheiro dessas multinacionais sem precisar levantar um dedo contra elas.
    o Brasil ja se faz isso a muito nos casos dos bancos.
    O governos não tem coragem de aumentar a tributação dos bancos, mas supertributaram os principais fornecedores dos bancos, serviços de informáticas e segurança.

  13. .
    .
    matheus disse:
    14/09/2011 às 20:48
    .
    Geram empregos Igual na Nigéria né…. 90-95% dos trabalhadores do petróleo no País são estrangeiros dos países da multinacionais!!Os nigerianos mesmo so trabalham como motoristas e condutores de barcos, ou olheiros do estado para verificar as quantias extraídas e exportadas.
    .
    Se bem que aqui no Brasil elas geram sim muitos empregos, quase todos nas grandes industrias… aqui tudo bem, por la amém, como eu disse antes, eles que tenham o que merecem, se for muito trabalho ótimo, se for desemprego, so lamento…

  14. A Libia tem de chorar voltou para o inicio do Seculo XX. Está a ponto de ser colonia novamente, resta saber, o exercito Libio foi realmente batido?

  15. Ferreira Junior:
    “…resta saber, o exercito Libio foi realmente batido?”
    ————————
    Atualização sobre a guerra – 13 de setembro
    ——————————————-
    (Tradução Google..)
    .
    Site russo za-kaddafi.ru dá um relatório, sobre a guerra na Líbia. Há russos e outros cidadãos estrangeiros alguns com experiência militar, na Líbia que estão oferecendo solidariedade com a nação Africano que tem enfrentado muitos massacres, e non-stop bombardeio pelo “NATO” US-europeus da aliança.
    .
    Líbia acenou com uma mão e entrou nas fileiras da história militar mundial por sua resistência sob um céu claro, sem defesas aéreas e seis meses em mísseis non-stop de cruzeiro, bombas, armas e agora também químicos e do corte de água e comida para cidades inteiras pela NATO-rebeldes.
    .
    O russo relatórios de site que um destacamento de 70.000 (70.000) voluntários vieram de Níger para ajudar a defender a Líbia, e que estão à disposição do coronel Gaddafi. Nas cidades de Bani Walid e Sirte, a OTAN usou gás mostarda e bombas de fragmentação durante a semana passada, com ferimentos horríveis evidente.
    .
    Sirte e Bani Walid foram submetidas a constantes bombardeios e uso generalizado de bombas de som para evitar que a população de dormir, bem como causar desorientação e agora também o uso de armas químicas.
    .
    Todos os direitos humanos e organizações de mídia do mundo, bem como “ONGs” e as “Nações Unidas” foram em silêncio sobre este assunto, apenas com os governos que não estão nas mãos da elite bancária (incluindo Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Zimbabwe) falando para fora e exigindo que um tribunal internacional de crimes de guerra examinar NATO.
    .
    Para este efeito algumas iniciativas já estão em curso, mas em busca de apoio popular como eles são genuínos e não motivados por dinheiro ou fundos, como é o caso, evidentemente, com a Anistia internacionais (que recentemente ganhou o nome de “Amnesia International” para a sua completa falta de menção da Líbia na sua publicação de 3 meses de junho a agosto, intitulado “Defender os Direitos Humanos”) e outras organizações semelhantes.
    .
    As iniciativas notáveis ​​que são merecedores de apoio são a Conferência Mundial dos Povos sobre Crimes Contra a Humanidade, que está previsto para março de 2012, e que é a criação de um repositório em http://www.worldcrimes.org, bem como a Iniciativa Global da Paz sendo liderada pelo Dr. KA Paul, que está buscando um milhão inscrições e-mail, seguidores twitter, facebook gosta, e os assinantes de alimentação para a demanda da paz.
    .
    O site russo também disse que na periferia de Tripoli, um “pro-Gaddafi exército de voluntários de Argélia “matou mais de 200 mercenários
    .
    Ele dizia que um feroz contra-ataque veio em três frentes:.. na refinaria em Ras Lanuf, perto da cidade natal Muammar Gaddafi de Sirte, e Walid Bani
    [# ] “Não é permitido fazer a Líbia uma colônia de novo, e tudo o que nos resta fazer é lutar até a vitória está ganha”, disse o coronel Kadhafi em um comunicado lido via TV Arrai Síria recentemente, embora não tem sido capaz de confirmar a autenticidade da comunicação e está buscando contato com o Estação de TV sobre este assunto.
    .
    Adam Rei do Centro de Livro Verde que foi destruído em bombardeios da Otan perto do início da guerra contra a Líbia, embora seja um instituto acadêmico pacífica com absolutamente nenhuma conexão militar, disse que as palavras utilizadas ea mensagem em si, não parecem ter vindo do líder, mas poderia ter sido uma tentativa por parte da OTAN-rebeldes para encontrar uma maneira de enviar mensagens via Arrai.
    .
    Apesar de que não poderia confirmar uma maneira ou de outra, ele disse que as coisas que não foram mencionados na comunicação de curto, e algumas coisas que foram mencionadas, não apareceu para se ajustar à realidade, mas ele não quis aprofundar para não divulgar informações úteis à NATO-rebeldes no caso em que esta não era uma comunicação de Kadafi.
    .
    No entanto, os líderes da Líbia deu vários outros meios de comunicação autêntica, que mostram que a Jamahiriya ainda controla a maioria t vas da Líbia, e até mesmo a maioria dos Tripoli, com os rebeldes controlando-NATO, principalmente a mídia e comunicações, bem como o espaço aéreo. O líder líbio ea grande maioria da população da Líbia continuam forte resistência.
    .
    Espera-se que a Jamahiriya vai recuperar o controle de seu território a partir dos mercenários estrangeiros, ou de outra forma que o poder do povo vai se espalhar para outros estados em todo África e na região árabe, bem como partes da Europa, sendo este último em termos económicos queda livre.
    .
    Forças leais ao Gaddafi arqueadas uma operação de surpresa ontem, za-kaddafi.ru relatórios, “atrás das linhas inimigas, matando pelo menos 12 ratos [Ed.: NATO-rebeldes] do TNC [Ed.: os chamados NATO-rebelde nacional de transição do Conselho] durante um assalto perto de Ras Lanuf na costa central .”
    .
    O relatório citado da Líbia Forças de Defesa de porta-voz militar de Mohamed Zawawi como dizendo “Neste momento, temos uma figura de 12 mortos nas fileiras dos ratos que estavam guardando a planta.”

  16. O relatório acima evidentemente é feito por partidários de Kadafi.
    Más para tentar ter uma visão minimamente clara sobre a situação atual na Líbia é importante conhecer as versões dos dois lados…

  17. “Neste momento, temos uma figura de 12 mortos nas fileiras dos ratos que estavam guardando a planta.”
    .
    “Planta” se refere a uma refinaria de petróleo, atacada por forças de Kadafi,

  18. Francooro,

    Me desculpa, mas isso que você falou sobre a Nigéria não é verdade.

    Todas as grandes empresa que operam na Nigéria tem que ter sócio Nigeriano, o que representa 36% de participação nas empresas estrangeiras.

    Posso ter garantir que 50% dos funcionários na área de petróleo na Nigéria são Nigerianos. Isso é controlado na Nigéria pra gerar emprego. Não só puxando barco como disse, mas na área de administração e da engeharia também.
    Pesquise um pouco mais antes de falar…

  19. esse post superou toda a cobertura que a globo, a band, o sbt e a record fizeram sobre esse tema de um só vez bom trabalho continuem mantendo esse blog assim

Comentários não permitidos.