Brasil e países do Brics vão discutir ajuda a Europa, diz Mantega

http://4.bp.blogspot.com/_FMRwh-7HfKE/S-Q0IRNoxhI/AAAAAAAAC5Y/hB9qLUJsYYk/contagio_europeu.jpg

O Brasil deve discutir com outros países emergentes, na semana que vem nos Estados Unidos, ideias para ajudar a Europa a sair da atual crise da dívida, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

“A gente (países do Brics) vai se reunir semana que vem em Washington e vai discutir como fazer para ajudar a União Europeia a sair dessa situação”, disse Mantega ao chegar ao Ministério da Fazenda.

O Brics é formado pelo Brasil, pela Rússia, pela Índia, pela China e pela África do Sul e tem se destacado pela maneira como tem conseguido, desde 2008, enfrentar a crise. A alternativa que poderá ser discutida no encontro em Washington é a elevação da participação de títulos em euros nas reservas internacionais desses países.

Na semana que vem, entre os dias 23 e 25, presidentes de bancos centrais e ministros de Finanças estarão reunidos em Washington para a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. Eles vão discutir a crise global, principalmente a situação da Europa, com destaque para a Grécia.

Ontem (12), técnicos do FMI admitiram que previsões mais bem elaboradas poderiam ter alertado com maior antecedência para a crise da dívida grega. Segundos os técnicos do fundo, os estudos devem levar em conta a preocupação com a sustentabilidade dos débitos –se os países têm condições de arcar com o endividamento.

Para Merkel, Grécia não vai quebrar

Mais cedo, a chanceler alemã, Angela Merkel , afirmou estar “muito otimista” e ter certeza de que os países da zona do euro “encontrarão um caminho” para que a Grécia receba o segundo pacote de resgate.

A chanceler sustentou que “a Grécia não vai quebrar”, mas ressaltou que a recuperação da competitividade no conjunto da zona do euro e do saneamento das contas públicas é um processo “longo”, “lento” e “trabalhoso”.

Líderes da zona do euro precisam agir contra crise, diz Obama

Os líderes da zona do euro precisam mostrar aos mercados que estão se responsabilizando por sua crise de dívida e definir como combinar a união monetária com uma política orçamentária, disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A Grécia é a preocupação imediata, mas um problema ainda maior é o que pode acontecer se os mercados pressionarem as economias maiores, como Espanha e Itália, disse Obama a jornalistas espanhóis em Washington.

“É difícil coordenar e acertar uma rota comum quando se tem tantos países com políticas e situações econômicas diferentes”, afirmou Obama, de acordo com o site do jornal “El Mundo”.

“No final, os grandes países da Europa, os líderes da Europa precisam se reunir e tomar uma decisãou sobre como coordenar a integração monetária com uma política fiscal coordenada mais eficaz”, recomendou o presidente.

Obama disse, também, que a fraqueza da economia global continuará até que a crise da zona do euro seja resolvida.

Uma solução de longo prazo, segundo Obama, é possível se os mercados acreditarem que os países do euro com superávits orçamentários estejam dispostos a ajudar seus colegas no bloco monetário.

Os EUA estão profundamente envolvidos em consultas com a zona do euro sobre como resolver a crise, disse Obama, acrescentando que os problemas da região serão um dos principais assuntos da reunião do G20 na França, em novembro.

Fonte: UOL

Nota do Editor:

O momento não é o mais oportudo para piadas, mas sempre que vejo países europeus recebendo ajuda de países que eram considerados de 3º mundo, ou até suas colônias,  me vem a cabeça a célebre frase “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”.(Margaret Thatcher, Primeira-Ministra da Inglaterra, Londres, 1983). E então me pergunto quanto custaria o Porto de Barcelona? O Palácio de Buckingham? E quanto será que a Itália aceitaria pela Agusta e Finmeccanica?

Grande Abraço, Lucasu.

45 Comentários

  1. .
    .
    Como as coisas mudam hein… os selvagens pobres e desnutridos agora parece que são outros!!
    .
    E aquela Bruxa da Thatcher a essa hora deve estar se remoendo por dentro por ter dito aquela frase Edilson… se arrependimento matasse!!E espero que viva ainda por longo tempo tal senhora!!
    .
    A China ja declarou que vai comprar os títulos italianos que forem lançados nas próximas semanas…
    .
    Valeu!!

  2. Essa ajuda deve ser bem pensada,devemos estar atentos, senão iremos é comprar a dívida dessas nações,deixem que o FMI que sempre apresentou soluções para países do 3º mundo de um
    remédio para essa crise da Europa !

  3. Essa crise vai longe e acho que os países europeus nunca serão novamente os líderes que foram. Quando acordarem desse longo pesadelo outros países terão assumido os postos de comando.

    Europa e EUA são como pessoas gordas e preguiçosas, que comeram toda a comida durante o ano e não sobrou nada para o inverno. Já os BRICS, são jovens atléticos que trabalham muito, poupam e investem.
    Quem terá um futuro melhor?

  4. Nota do Editor:
    Mas é essa a ideia!!!
    .
    Quando Brasil pegava dinheiro emprestado ao FMI, dava a Itaipu de garantia,,, todos aqui devem lembrar disso.
    .
    Então porque não nos fazermos o mesmo agora,,, nada de camaradagem. É puro interesse mesmo.
    .
    Se querem emprestado, nos emprestamos, mas que estatais eles vão dar de Garantia ? ? ? ?

  5. Os alemães poderiam auxiliar tecnicamente na modernização da máquina estatal brasileira e de outros BRIC’s (são os mais capacitados no mundo para isso e os melhores em termo de tecnologias de gestão e administração estatal) e em troca, auxíliámos paises problemáticos da UE…

    Um ajuda o outro e assim, a coisa anda…

  6. Agora que está na hora de aproveitarmos, vamos enfiar a faca no rim deles! Bem que as empresas brasileiras que estao começando a investir em defesa poderiam olhar para o lado de la, quem sabe fazendo algumas aquisicoes de algumas empresas menores.
    O programa de reaparelhamento da MB pode ser beneficiado com o desespero deles? eu acho que sim…

    abraços

  7. A vida inteira fomos escravos de uma dívida com o FMI que ia além da parte financeira ,e por incrível que pareça era também uma dívida moral e psicológicamente falsa, uma dívida que jamais seria paga para nos manter em cabrestos da dependência dos ” RICOS”.
    O Lula assumiu determinou o pagamento desta tal dívida, coisa que até hoje tem gente que duvide , até empestou dinheiro.
    E naquela época da dívida , nós os pobres, sustentavamos a gordura dos RICOS, agora nós de novo vamos ter que pagar a conta.
    O Brasil tá na MERDA cara.
    Essa tal prosperidade é para o futuro, porque hoje ela não está presente.
    Você tem dívida e prestações no cartão de crédito? Você está negativo no banco ? Se a resposta for sim, saiba que o governo vai te dar mais uma dividazinha, para que os RICOS não corram o perigo do CAOS matá-los pela guilhotina das massas.
    Ricos que eu disse, não são os paises e seus povo QUE TAMBÉM É SOFREDOR, são os ricos pessoas que moram em mansões , roubaram os cofres públicos, não investiram, viveram dos juros bancários e falcatruas financeiras e quebraram.
    Bem feito.Bem feito.Bem feito. Diz uma tradução do Grande Livro.
    UMA GRANDE INJUSTIÇA PARA O POVO BRASILEIRO. Essa é a minha opinião.

  8. Onde estara a nossa arrogante dama de ferro, com suas frases macabras MARGARET THACHER, COM SUA ARROGANCIA UMILHOU NOSSO CONTINETE COM A GUERRA DAS MALVINAS,DIZENDO QUE ESMAGARIA COMO UMA ERVILHA QUEM ATRAPALAR OS INTERESSES INGLESE NO MUNDO. Dama de ferro o mundo da muitas voltas um grande abraço a senhora e o seu quebrado REINO UNIDO.

  9. Gostei da nota do editor!,na verdade podemos sim fazer piada com eles sim,sempre fizeram de nós,más agora quem tá na pior são eles, EUA e Europa os taís banbanbans que nunca quebrariam, imunes a tudo…é cairam do cavalo e agora aceitam ajuda do resto do mundo,quem puder dá um trocado hehehe…o mundo da voltas mesmo, e como disse a dama de ferro é melhor vender tudo hehehehe!

  10. Maravilhoso e oportuno o comentário do editor, a dama-de-ferro falou tal qual uma louca gananciosa, agora tai o resultado, o velho mundo indo a bancarrota e o terceiro mundo tendo que salva-los do inferno. Esse mundo dá mesmo muitas voltas.

  11. Sobre a nota do Editor…

    Muitíssimo bem lembrado, e agora onde está a arrogância e a soberba desses “poderosos”. E como já dizia minha avó…a língua é o chicote da bunda….

  12. A economia esta interligada… Se UE cair, vai junto EUA e todo o resto do mundo…

    Emprestar dinheiro é um ótimo negócio nesses momentos (foi assim que grandes economias se formaram)… Ser credor não é ruim, pelo contrário… Na dúvida perguntem aos sócios do FMI…

  13. Salve LUCASU! – não obstante compartilharmos os mesmos sentimentos ontem e hoje com relação as piadas de mau gosto e humilhantes proferidas por alguns ex-governantes e prepostos dos ditos poderosos, não apenas com relação ao Brasil, mas também a outros co-irmãos que atravessaram ou ainda atravessam algumas dificuldades financeiras, creio que devemos moderar e até se possível evitar a soberba para que não caiamos em desgraça semelhante.
    Nós sabemos o que passamos até chegarmos aonde estamos hoje. Comemos o pão que o diabo amassou, mas com garra, determinação e humildade estamos ocupando o nosso espaço e conquistando o merecido reconhecimento dos atores globais.
    Vamos ajudá-los no que for possível, pois se os grandes países Europa quebrarem o Brasil que é uma potência emergente só tem a perder. Está na hora de ensiná-los uma nova lição.

  14. LEGAL NÉ SENHORES EDITORES.AINDA NÃO TEM NEM UMA SEMANA O NOSSO 7 DE SETEMBRO E AS MATERIAS REFERENTES AO MESMO NÃO ESTÃO MAIS NA PRIMEIRA PAGINA DO SITE MAS AS DO 11 DE SETEMBRO SE FOR POR VOCES PERMANECERÃO AI NA PRIMEIRA PAGINA ETERNAMENTE NÃO É MESMO

  15. Vamos la Brasileiros alimentar engordando cobras sempre foi o que mais gostamos de fazermos então salvemos a prostituta Européia Aidética rsrs

  16. É muito simples !

    Parem de subsidiar a agricultura ;

    Reduzam no mínimo pela metade os gastos militares e saiam das guerras ;

    Invistam no povo e na educação !

    Todos eles são soberbos e vivem de aparência !

    Por isto estão quebrados .

    E os que aparentemente ainda não estão , como a soberba França , o vira lata puxa-saco dos EUA o Reino Unido e a Alemanha , ostentam riquezas que não são suas !

    Todos quebrarão !

    Isto é Bíblico !

  17. É que o meu patrão, Jay Rockefeller, pediu pra eu tirar de cena o 7 de setembro, pois ela acha muito brega.
    como ele paga e sustenta o site, eu tive que acatar sabe como é né?
    Inclusive postei umas imagens muito bacanas de Manhatan a noite com as torres fantasmas e tal. falando nisso, já que o post do Lucas não serve pra nada e o interesse é outro.
    O que você acha da construção dos novos WTC? eu particularmente acho que não deveriam construir nada no local, a não ser o memorial.
    Até porque acho que as torres de luz a noite seriam um espetáculo muito mais signficativo em homenagem as vítimas, não acha?
    Aiai, tá tão sol hoje, vamos ver o que tem no site do ministériod a defesa acerca da semana da pátria…

  18. 1maluquinho
    “”salvemos a prostituta Européia””
    Às vezes concordo com tigo, só as vezes, heheheheh
    Você falou em prostituta, isso me lembra CAFETÂO.
    .
    Então porque não salvas as “Putas”, elas dão muito lucro aos seus Chefes “Cafetão”…
    .
    Bem que o Brasil poderia sim assumir a chefia das “prostitutas Européias”. heheheheheheh

  19. Querem apostar que o Brasil Vai lá oferecer dinheiro quase sem custo p/ essa corja?????…….vê se aprende Brasil…..pega o dinheiro e investe aqui caramba….investe na produção e no mercado interno….aumenta o consumo….aumenta o salário do nosso sofrido povo…..eles vão comer mais…gastar mais….comprar mais…..melhor padrão de vida……ficaremos menos dependentes de exportações…..cortina de ferro no Brasil…..blindagem na economia…..só assim a coisa melhora aqui….já viram que a inflação não para de subir????…..investimento em produção freia a inflação…..é a lei do mercado…..será que só eu vejo o meu nariz?????…Europa e USA ficarão estagnados pelos próximos 5 anos pelo menos…..se o Brasil investir aqui, conseguiremos pelo menos dobrar nosso crescimento….de 4,5% para 9-10% anuais…..em 5 anos estaremos 50% mais ricos……enquanto os outros estarão estagnados….é a hora de chegar mais perto dos pole-positions……sabe qual é a preocupação da china????…..somente os títulos podres do USA…..por que de resto…..o mercado interno deles absorve tudo…..o que o Brasil deve fazer com os dóllares e títulos podres dos USA???…….pega e compra tudo em ouro e prata….

  20. Pagava para ver a cara de Cristina, presidenta da Argentina, a Inglaterra quebrou, e ai, será que não aceitam vender as Malvinas (claro que a Argentina não vai pagar pelo que é seu) mas só pra fazer a piada com a Dama de Ferro Margareth. Não pensei que esta geração fosse ver isto. Meu Deus, esta se fazendo Justiça!

  21. O Brasil está querendo aparecer, pois estamos ferrados. Não somos um país sério. Quando seremos ? Daqui a 50 anos,no mínimo.

  22. É amigos, como o mundo dá voltas! Parece que a rainha do neoliberalismo global está prestes a engolir as suas próprias palavras. Etha!!!!!!

  23. LEMBRAR NÃO OFENDE
    .
    .
    ********
    “Nota do Editor:
    .
    O momento não é o mais oportudo para piadas, mas sempre que vejo países europeus recebendo ajuda de países que eram considerados de 3º mundo, ou até suas colônias, me vem a cabeça a célebre frase “Se os países subdesenvolvidos não conseguem pagar suas dívidas, que vendam suas riquezas, seus territórios e suas fábricas”.(Margaret Thatcher, Primeira-Ministra da Inglaterra, Londres, 1983). E então me pergunto quanto custaria o Porto de Barcelona? O Palácio de Buckingham? E quanto será que a Itália aceitaria pela Agusta e Finmeccanica?
    .
    Grande Abraço, Lucasu. “

    ************
    .
    Eis uma verdade verdadeira.
    .
    se fossemos dar-lhes o mesmo remédio amargo que eles queriam nos der,com certeza Lucasu, eles não os tomariam,em especial a baronesa que receitou este “santo remédio” ao Brasil,Margaret Hilda Thatcher .
    .
    Más eles fazem é pior,eles nunca nos venderia já que a OTAN está ai para evitar a venda,pois eles já estão se capitalizando através de pilhagem;basta vê a situação da Líbia e de outros que estarão na mira desses governos bucaneiros do século XXI.
    .
    #Fico pensando se a baronesa desse este conselho no tempo do FHC,com certeza ele seria muito bem aplicado a nós_Rsrs….
    .
    Mas parabéns pela sua lembrança a todos nós.

  24. Amigo Lucasu, belo tema, mas vamos focar um pouco no “MINISTRO Mantega”, não foi este cavalheiro que disse que não dava neihem , para pensar em caças para a FAB? Mas pensar em dar dinheiro para europeu dá??? Amigão, hoje eu estava vendo o jornal da globo de manhã e vi uma estrada que vai do RS a Santarém, toda esburacada, depois vi noticia sobre a rede hospitalar, e senti dificuldade em distinguir onde era a sala de emergência e o corredor do hospital. Esses políticos que estão ai hoje não são muito melhores do que aqueles que sairão (PSDB). O Brasil esta cheio de políticos canalhas, que só querem aparecer, enquanto o povo esta padecendo por falta de hospitais, ensino educacional medíocre, professores mal pagos, corrupção política sendo amparadas pelos seus pares, enfim este é um Brasil que não queríamos ver, um Brasil sendo dirigido por canalhas. A palavra Deus SALVE O BRASIL, é a palavra mais indicada neste momento.

  25. ‘Um das pessoas mais influentes no mundo’ é FHC. Está entre os 100 mais.
    Não sou partidário, nem sei se vão censurar já que é uma duvida fora do post. Mas aqui vai..
    É verdade que FHC não quis dois porta-aviões oferecidos pelos EUA, + deixou que o preço da gasosa no brasil fosse atrelado à o internacional, + quis que EUA tivesse full access à alcântara. Pergunta… o cara é brasileiro? Ainda posa com aquele instituto FHC em territorio brasileiro? Que diabos são estas medidas?… Não é possível que seja verdade.

  26. nada muda, um pobre na Europa ou em USA ainda esta por cima da maioria da classe media brasileira enquanto a qualidade de vida.

    Para começar em Europa existe algo que no Brasil não, podes sair de madrugada cheio de ouro que não passa nada, a outra grande vantagem e que existe Hospitais gratis como Deus manda, o seguro desemprego em alguns paises esta em 2 anos e as ajudas podem chegar a mais que isso enquanto a tempo

    em USA uma pessoa pra ser considerada pobre tem que ganhar como que menos de 1000 dolares ao mes.
    e muitas coisas em USA são mais baratas que no Brasil, pra começar porque o imposto ali e bem mais barato.

    pode que com sorte o Brasil em tres decadas seja algo parecido a essa Europa em crisis, SE DEUS QUISER.

    De momento melhor nos preocupamos em eliminar as injustiças sociais que temos que nisso somos campeões, ademais da situação de guerrilha em Beirute de Janeiro e então poderemos arrotar algo de caviar e nao como agora que parece que é caviar mais ainda estamos comendo arroz (com feijão)

  27. em tempo, eu muitas vezes discuti com europeus por serem algumas vezes prepotentes (e isso que eles realmente podem ser-lo), porém me parece bem surrealista ver comentarios prepotentes de gente que não sabe que ainda somos Belindia

  28. Essa seria a melhor guerra que poderiamos travar, não disparariamos nenhum tiro e veriamos afundar os hegemonicos de todo a história humana ocidental!O Brasil deve abrir mercado na africa e não dar dinheiro pro europeus!Deixa eles afundarem, compraremos as tecnologias que tiverem, mas teriamos o mercado africano hoje e para o futuro; eles (os europeus encolheriam) e nós avançariamos como potência!Salvaguardemos os nossos interesses porque o mar não tá pra peixe!

  29. aos irmaos sete de setembro é todo dia.Quanto a ajuda que na verdade é virar credor o governo ta fazendo direitinho mas ve se vira credor de paises latinos pois temos os mesmos interesses.

  30. Os Brics vão ajudar paizes muito mais desenvolvidos muito mais ricos?? eles têm um aparelho militar fortíssimo, naves espaciais, porta aviões, aviões de combate caríssimos uma industria que o Brasil vai demorar anos e anos a ter enfim~… Brics=paizes pobres com dinheiro somente

  31. Vai ser o dinheiro mais mal empregue que alguma vez o Brasil investiu. Os europeus não querem trabalhar vai tudo à falencia, ainda não se aperceberam disso?

  32. Brasil vai ajudar muito a europa sim…O dinheiro ta sobrando aqui, não temos problemas de infraestrutura alguma.
    Vamos mostrar pra eles que podem cortar gastos com saude e educação e tudo que o governo arrecada deve ser usado para empregar os parentes e amigos. e o investimento do estado, caso sobre ainda algum, deve se concentrar na construção de estádios de futebol.
    Tenho certeza que o Berlusconi sera o primeiro a ideia.
    Abraços

  33. @revoltado

    que tem que haver sampa com essa historia, não gostou das verdades, pois sinto muito em te dizer que a violencia em Beirute de Janeiro é uma vergonha nacional, não somente do Rio

    temos um indice de violencia digno de um pais em guerra e desgraçadamente a vida humana no Brasil vale menos que a de um cachorro num país minimamente decente, triste realidade que tem que ser mudada, o Rio é a cara do Brasil em todo mundo, agora mesmo o Brasil tem uma cara que não é a das melhores.

    agora bem, quando vc fala de gaylandia se re,ferindo a Sampa vc termina de perder o pouca razão que vc chegasse a ter, para mim todos os estados brasileiros merecem meu respeito.

    de todas formas teus argumentos são menos serios que a pegadinha do malandro, a realidade social brasileira é grotesca.
    e por muito que digam que somos potencia economica blabla, a verdadeira potencia de uma nação esta na qualidade de vida de toda sua gente.
    e realmente num pais onde o estado falha em coisas tao fundamentais como educação (somo um povo de analabetos, sobretudo analfabetos funcionais)
    segurança (vivemos uma situação beligerante onde o cidadão honrado já tem vergonha de se-lo como diria ja faz muitas décadas o nosso aguia de Haya) sem previdencia (chamar nossos hospitais de lixo seria ofender ao lixo) e ademais um país indefeso, porque pra acabar com o Brasil putencia, nao necessitam sequer mandar seus PAs para nos isolar, basta com mandar um telegrama dizendo que ganhamos a guerra e brasileiro ainda vai se achar fodão porque os gringos nos ganharam numa guerra onde não mataram nenhum brasileiro.

    sifu, sou carioca e possivelmente, seja a mais tempo que tu e conheça mais da historia de rio de do brasil que tu

    GAME OVER.

  34. digo e repito, Europa detem tecnologias que o Brasil não vai dominar nem em 100 anos, europa e uma força militar que te esmaga basta com querer, Europa e o berço da civilazação ocidental por algo e por algo o poder economico ainda segue ali, as crises são ciclicas vao e vem, porém a Europa em crisis ainda tem uma qualidade de vida que muitos brasileiros nem sequer em sonho poderiam imaginar, porque não podem imaginar que exista um mundo onde o estado cuide de vc até o final, eles estão acostumado com o prostituto estado brasileiro, com seus fiscais corruptos seus politicos indignos (mostra do povo que somos) e regido pela sacra lei da republica brasileira criada pelo Gersón

    EU GOSTO MESMO É DE LEVAR VANTAGEM.

    De todas formas o que a Europa não tem ela compra, e que não compra ela toma na marra, assim é o mundo desde que é mundo, o que pode mais chora menos, somente os nossos PATRIOTICOS politicos não entenderam essa verdade tão basica.

    e apesaR disso eu amo meu brasil, porém não por isso eu tenho que passar a mão na cabeça dele e olhar para o lado quando ele faz alguma M.

    ao que eu vou, se não temos dinheiro nem pra ajudar nosso povo, como é que essas mulas vem com essa ideia de ajudar a terceiros, ajudemos primeiro os brasileiros a serem cidadãos de primeira, e logo então podemos começar a pensar que somos PUTENCIA.

Comentários não permitidos.