Bloqueio israelense em Gaza é ilegal, dizem especialistas da ONU

Por Stephanie Nebehay

O bloqueio naval israelense na Faixa de Gaza viola as leis internacionais, disse na terça-feira um painel de especialistas em direitos humanos que se reporta a um organismo da ONU.

O veredicto contradiz a conclusão de outra investigação da Organização das Nações Unidas sobre o ataque israelense contra um barco humanitário que se dirigia ao território palestino no ano passado.

O chamado Relatório Palmer sobre a incursão de maio de 2010, na qual morreram nove ativistas turcos, destacou este mês que Israel havia usado força irracional em sua ação, mas que o bloqueio naval sobre o enclave controlado pelo grupo Hamas é legal.

O painel de cinco especialistas independentes que se reporta ao Conselho de Direitos Humanos da ONU rejeitou essa conclusão, dizendo que o bloqueio submeteu os moradores de Gaza a um castigo coletivo “em flagrante contravenção dos direitos humanos internacionais e à lei internacional”.

O bloqueio de quatro anos privou 1,6 milhão de palestinos que vivem no enclave de seus direitos fundamentais, acrescentaram os especialistas.

“Ao se pronunciar sobre a legalidade do bloqueio naval, o Relatório Palmer não reconhece o bloqueio naval como uma parte integral da política de fechamento de Israel em Gaza, que tem um impacto desproporcional nos direitos humanos dos civis”, disseram os especialistas em comunicado conjunto.

Fonte: Reuters Brasil

15 Comentários

  1. Foi necesário os Turcos rosnarem contra os judeuSS p q a ONU e seu marionete CS tomassem uma posição “clara “.Aposto q os judeuSS nada sabem ou ouviram a respeito.Boa vai ser a posição dos ianks nesse rolo, será observado de perto pelo sistema de segurança Rússo e Turco p ver à quem ele vão ajudar,caso ocorrar uma escaramuça; c certeza será os judeuSS, probrezinhos.Quem viver verá.

  2. holy crap! ONU apoiando! Ferrou!.. Agora só depende dos ‘culhões’ do primeiro-ministro turco.
    E era como muitos suspeitavam mesmo. Tal bloqueio israelense é ILEGAL!… Só falta o tribunal de Haya fazer algo.. ou só faz contra ditadores montados em petroleo e diamantes?…

  3. Entre estas ondas existe óleo e gás…
    .
    O primeiro parecer da ONU sobre o ataque de Israel em águas internacionais, ao não condenar Israel , abriu um precedente perigoso a respeito da soberania sobre aǵuas ricas em gás e o óleo

  4. Jonnas, não sei quem são esses que tinham “suspeitas”, eu nunca duvidei sequer por um minuto que esse bloqueio é extremamente ilegal e absolutamente criminoso, e tenho certeza que se Hitler visse o que fazem hoje os israelitas, chegaria a conclusão de que nada sabia sobre opressão/extermínio étnico.
    .
    Agora tem outra coisa, se fala muito sobre a questão naval, o tal bloqueio, mas pouco se fala sobre o que Israel faz em terra, o bloqueio do progresso palestino, pois qualquer tentativa que os palestinos esboçam rumo ao progresso, um míssil israelita destrói, qualquer lojinha que passe ao status de loja, qualquer escola educando bem, qualquer área de lazer bem funcionando, enfim, tudo que os palestinos em sua sagacidade conseguem fazer vingar, um míssil de Israel faz virar escombros.

  5. É…meus amigos; Dólar fraco, EUA super-hiper-endividados, Europa de pires na mão e pedindo esmola aos BRICs, A ONU tirando o dela da reta…Acho que a “casa caiu” para Israel. Vão arregar bonito. Em Tel Aviv Já devem até estar planejando o tamanho e o modelo do arrego. Se vai ser de quatro, de lado, etc. Rsrsrs.. Ser valente no cinema, na TV, na CNN, e contra mendigos a pé. É uma coisa; contra quem pode realmente lhe peitar é beeeemmmmm diferente.
    —————————————————
    Mais alguém aqui reparou que não se fala mais em ataque, ameaça, ataque cirúrgico, bloqueio, etc contra o Irã????…É; a vida real é bem mais difícil que na TV…Ainda mais sem os EUA por trás. hehehe..

  6. Jonnas, com certeza, existem motivos de sobra para ser assim, é o melhor caminho ao meu ver, cautela nas palavras. Mas creio que você propriamente dito, não precisou esperar alguém na ONU dizer isso ou aquilo para compreender a total ilegalidade desse bloqueio.

  7. felipe augusto, de fato sim! heheh totalmente desumano isto com o povo palestino que só quer a sua terrinha e ser um país com todos os direitos e deveres dignos de um estado-nação. Mas eu tive duvidas era quanto à legalidade de Israel invadir o navio turco de ajuda humanitária!.. Pois não sabia se para a faixa de gaza entrou em águas israelenses ou se continuou em águas internacionais! Ou mesmo se por lei nas águas que banham a faixa de gaza havia alguma cláusula que permitia policiamento israelense. Dito que Israel sempre foi considerada a ‘santinha coitadinha’ do mundo pela ONU, por isto bem que poderia ter esta cláusula.

  8. Que houve um holocausto judeu não resta dúvida, porém, os Judeus vivem há décadas chantageando o Mundo por causa disso. Quem exterminava judeus em nível industrial eram os civilizados europeus e não os tiranos árabes e persas.

  9. Jonnas, com certeza, me desculpe não ter entendido antes, agora compreendi tudo, ponto para você.
    .
    JClaudio, agora também os turcos, não vai demorar e a mídia começará a tornar os turcos em tiranos.

  10. UM BATE E O OUTRO ASSOPRA
    .
    .
    .
    “(…)O veredicto contradiz a conclusão de outra investigação da Organização das Nações Unidas sobre o ataque israelense contra um barco humanitário que se dirigia ao território palestino no ano passado.(…)”
    ********
    .
    .
    Basta vê os dois relatores naquele chumaço de papel que ali eles deram;“uma no cravo e outro na ferradura”,um é da Nova Zelândia e o outro da Colômbia.
    .
    O que deu no CRAVO fora o da Nova Zelândia:
    .
    _ “(…)A decisão de Israel de tomar o controle dos barcos com tamanha força, a uma grande distância da zona do bloqueio e sem aviso prévio, foi excessiva e nada razoável(…)”, concluiu o estudo, coordenado pelo ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia Geoffrey Palmer.
    (…)”
    .
    http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/PARA+ONU+ATAQUE+DE+ISRAEL+CONTRA+FROTA+HUMANITARIA+EM+2010+FOI+EXCESSIVO+E+SEM+RAZAO_14864.shtml
    .
    .
    E o que deu na FERRADURA foi o endiabrado que veio da Colômbia.
    .
    Bem….a esse….sem comentários.

  11. Na verdade os Judeus fizeram um gigantesco campo de concentração em Gaza, se fazem tanto de vítimas dos alemães, mas estão fazendo coisa semelhante com os palestinos!

  12. O holocausto serve para chantagear e consternar o mundo e os Americanos criaram o deles o 11 de setembro.A Patria origem do Cristianismo que de cristã não tem nada e ate exportou para a Europa-Ocidental uma versão Judaizante cheia de xenofobia,intransigencias e intolerancias é o verdadeiro Nazismo New Generation.Eu me pergunto,sera que Hitler estava certo?Temos governos loucos pelo mundo tipo Coreia do Norte e Irã mas temos os verdadeiros terroristas,esses são o Nazismo de hoje que segrega,que assassina em massa,disseminando intrigas e discordias.Estão com a corda no pescoço,seus póvos estão cansados de bancarem suas aventuras maquiavelicas e ja dão sinais de descontentamento.O mundo se articula para neutraliza-los,ou cedem ou se suicidão.Sei que o povo Judeu não tem culpa e sim seus ortodoxos intransigentes e genocidas,esta na hora de Israel tomar uma trauleitada bem dada daquelas que faz ate perder o rumo de casa.

Comentários não permitidos.