Echelon ouve tudo e não se desculpa

Nahum Sirotsky, de Israel |

Governos tem sistemas de espionagem mais invasivos do que as escutas do “News of the World”.

Sherwood Ross é publicado em “Global Research”, um portal com forte presença na internet. É apresentado como consultor de relações publica que vive em Miami, Flórida, Estados Unidos. Perguntem ao Google que tem muito sobre ele e dele.

Ele lembra realidades que são contextos dentro dos quais convivemos e ignoramos. No dia 20 de julho passado, depois do escândalo em torno do “News of the World”, então o jornal de domingo de maior circulação da Grã-Bretanha, mais de 2,5 milhões de exemplares por edição, Ross escreveu que, comparado ao sistema de escuta empregado pelos Estados Unidos e Inglaterra, Murdoch é um amador.

O jornal foi fechado ao se revelar que mantinha sistema de escuta das comunicações (todos os meios) das personalidades mais conhecidas do pais. Era como defendia sua posição de grande fonte exclusiva de detalhes da vida privada delas e explicava sua circulação.

“Echelon”, segundo o jornalista Wiliam Blum, de Washington, “é uma rede massiva de interceptadores de automáticos que escutam tudo o que se diz”, lembra Ross. Como um gigantesco aspirador, a Agência Nacional de Segurança (National Security Agency) dos Estados Unidos chupa tudo que se transmite pelos ares. Blum é citado pelo que escreveu em livro que tudo o que os satélites escutam ou veem é depois processado por computadores superpoderosos.

Ninguém que se comunica escapa. Murdoch ao menos foi a público pedir desculpas. Os Estados não têm boas maneiras só uns poucos indivíduos tem acesso ao que se diz, desde indiscrições de amantes a segredos militares.

Sherwood escreve no final de seu texto do dia 20 passado que “Murdoch tentou (em seu pedido de desculpas) o que os governos do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia fazem as 24 horas de todos os dias”. Por sistema Echelon que ele qualifica de “operação que viola lei internacional” que, com certeza, foram redigidas antes da existência dos meios que nos ouvem e espionam, se imagina.

Fonte: Último Segundo

10 Comentários

  1. Então, segundo o Dandolo ele acha certo alguém que você não conhece, escutar os telefonemas da sua própria casa porque ele não tem nada a esconder….só rindo mesmo. Invasão de privacidade é certo agora?? Com que pretexto??

  2. Uma teoria de distração
    É só todo o mundo passar a escrever nomes de autoridades americanas em seus email do Google, Hotmail, Etc…
    Ao invez de falar Alouuu, é só falar Obamaaaa,
    Vai ter tantas ligações e email para ser interceptados que vão pirar. rsrsrsrssrsrsrsrsrs

  3. O Brasil deveria criar seu próprio sistema de monitoramento das comunicações aqui no hemisferio sul, pra saber o que esses desenvolvidos do norte estão fazendo e querendo!Dado as suas dimensões continentais o Brasil não pode prescindir de um modelo defensivo nos moldes do Norte Americano, pra ser potencia precisa deixar de ser ingenuo em termos militares…

  4. O Dandolo continua delirando… O que esses sistemas fazem é ilegal Dandolo, será que você não entende isso? Esse tipo de bisbilhotice é completamente contrário ao direito internacional.

  5. Enquanto isso, nossos agentes de inteligência (ABIN) que alguns adoram chamar pejorativamente de ARAPONGAS, não podem sequer fazer “escuta telefônica”.
    E VIVA O BRASIL, TÃO GRANDE E TÃO BOBO.
    P.S.: A ABIN deve ser a única Agência de Inteligência do mundo que não faz interceptação telefônica. Igual jaboticaba, isso só tem no Brasil.

  6. .
    .
    E isso é ilegal sim, pois no fim abusos sempre acontecem e um dia a coisa pode ficar feia…
    .
    Mas tem um outro programa americano que é ainda pior e mais imoral do que este, e chama-se INFRAGARD!
    .
    Com esse sistema as forças de segurança aceitam a vigia preventiva dos civis comuns, com relatórios sobre atividades suspeitas de terrorismo, atividade subversiva (Coisa estranha em uma democracia real)e ainda ameaças contra a segurança do estado em geral… entenderam o que é??? Não…Sim… Trata-se de vizinhos espiando e denunciando vizinhos, filhos denunciando pais, primos denunciando parentes em geral, amigos denunciando amigos, alunos de escola denunciando professores e outros colegas, etc, etc.
    .
    E as empresas estão aderindo a esse sistema de forma massiva, assim o funcionário fica calado e aceita tudo, ou o patrão denuncia alguma sua reclamação contra o sistema e pode ter problemas sérios… ou obedece ou além de ir pra rua fica taxado como subversivo e pode até entrar na lista “No FLY”, ou ainda pior…
    .
    O mesmo que os Soviéticos faziam para controlar a população civil, que a Alemanha Nazista fez, e a STASI fez também, e no mundo do Mussolini era um pouco diferente, eram os porteiros dos prédios que faziam esses relatórios sobre as pessoas que ali viviam… E viva a liberdade na Democracia Americana, cheia de justiça e direitos civis… triste que estejam caminhando nessa direção, uma vez presa essa estrada raramente acaba bem para a própria população!!
    .
    E tem gente que fala que isso é coisa de comuna, que o modelo dos USA é diferente e tem liberdade… tai a resposta da verdade!
    .
    Hoje eles tem 45.000 membros cadastrados em todos os USA, veja no próprio link deles:
    http://www.infragard.net/
    .
    Valeu!!

  7. Realmente a ABIN quando colaborou no caso do banqueiro poderoso Daniel Dantas, foi impedida de fazer seu trabalho e o cara ainda se livrou. E sobrou para o delegado, é deve ter muita gente na lista do … rsss PEGA ESSA.

Comentários não permitidos.