Turquia expulsa embaixador de Israel por ataque à frota de ajuda a Gaza

Ahmet Davutoglu, chanceler turco (AP)

A Turquia afirmou que vai expulsar o embaixador israelense no país, em resposta a dados divulgados por um relatório da ONU sobre o ataque de Israel, em 2010, a uma frota de embarcações que rumava à Faixa de Gaza.

À expulsão do embaixador – medida que tem forte simbolismo diplomático – se somará a suspensão de acordos militares com Israel.

As embarcações levavam ativistas pró-palestinos, que tentavam furar o bloqueio israelense a Gaza e entregar suprimentos à região, em maio do ano passado. Uma ofensiva militar israelense contra a frota deixou nove ativistas turcos mortos – o que estremeceu as relações entre Turquia e Israel, consideradas chave na estabilidade do Oriente Médio.

Uma investigação da ONU sobre o episódio derivou em um relatório, que será divulgado nesta sexta-feira. Segundo uma cópia do documento obtida antecipadamente pelo New York Times, os militares israelenses usaram força excessiva ao enfrentar a frota naval civil.

Mas a conclusão do relatório vazado ao NYT é de que o bloqueio marítimo israelense a Gaza – criado sob a justificativa de evitar a entrega de armas ao grupo islâmico Hamas – é “legítimo”.

O documento afirma, porém, que “nenhuma explicação satisfatória foi provida por Israel para nenhuma das nove mortes”, e provas forenses apontam que “a maioria dos mortos foi alvejada várias vezes, nas costas ou à queima roupa”.

O chanceler da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse nesta sexta que algumas das conclusões apresentadas no relatório são “inaceitáveis” e anunciou a “redução de nível” das relações diplomáticas bilaterais.

Ancara exige um pedido de desculpas de Israel, que se nega a fazê-lo, alegando que seus militares agiram em defesa própria ao serem atacados pelos civis da frota.

Em comunicado obtido pela BBC, uma fonte do governo israelense diz que Israel aceita o relatório da ONU “com reservas”, alegando que seus soldados invadiram a frota a Gaza “com meios não letais”.

“Israel lamenta a perda de vidas (de ativistas pró-palestinos), mas não pedirá desculpas por atos de defesa própria”, prossegue o comunicado, que alega que o governo israelense “fez tentativas recentes de resolver a disputa com a Turquia. Infelizmente essas tentativas não foram bem-sucedidas”.

Laços deteriorados

O episódio provocou forte reação internacional no ano passado e forçou Israel a aliviar as restrições à entrada de produtos em Gaza. Mas o bloqueio marítimo permaneceu em vigor, e outras frotas foram criadas recentemente para tentar furá-lo.

O correspondente da BBC em Istambul, Jonathan Head, explica que as relações turco-israelenses, congeladas desde o incidente de 2010, estão agora em seu pior nível possível.

A ONU, por sua vez, diz, no mesmo relatório, que os dois países deveriam “retomar as relações diplomáticas plenas, por interesse na estabilidade no Oriente Médio e da segurança e paz internacional”.

Uma autoridade sênior do governo israelense disse à agência AP, em condição de anonimato, que seu país acredita que a Turquia está propositadamente deteriorando suas relações com Israel para melhorar sua percepção perante países árabes e islâmicos.

Fonte: BBC Brasil


16 Comentários

  1. Bem feito para israel ta cavando a própria cova os acordos com Turquia e Egito estão ruindo e daqui uns 50 anos os EUA não vão ter como ajudar os israelenses.
    Turquia não e síria ou líbia a Turquia vai ter f-35 igual israel alem disso eles estão criando um caça de quinta geração nacional se continuar no mesmo ritmo em 2060 Turquia sozinha consegue varre israel do mapa.

  2. Mesmo que os EUA quisessem ajudar Israel nao estou ver como a Turquia tambem e um grande aliado para os americanos por isso eu acho que eles vai ficar apenas sentados a ver o desenrolar disto

  3. A ONU, por sua vez, diz, no mesmo relatório, que os dois países deveriam “retomar as relações diplomáticas plenas, por interesse na estabilidade no Oriente Médio e da segurança e paz internacional”. Dá para acreditar em tamanha CARA DE PAU!!! Abre o olho BRICS. Eles é que se esgotem nas suas guerras e o BRICS consiga manter o crescimento econômico e militar para na hora certa ditar as regras e recomeçar um novo mundo uma Nova Ordem bem diferente da ordem mundial das elites assassinas e seus servos.

  4. Quem é a ONU para falar em PAZ se ela é fundamentalmente o ponto estratégico de ínicio das agressões a população mundial??????

  5. Pelo que estamos percebendo, a Turquia está a honrar sua religião. O Al-Corão diz para fazer paz com quem quer a paz. Os sionistas do alto de sua soberba proibiram uma ajuda humanitária, pensando que iria fortalecer o Hamas politicamente. Mentiu para o mundo ao dizer que a Flotilha carregava armas para o Hamas, demonstrou ao mundo que as Forças Armadas do país só vivem de sua Força Aérea, afinal, os comandos anfíbias israelenses protagonizaram um pífio assalto ao navio MV Mavi Marmara. O resultado é esse, perdeu um dos poucos aliados que se podia confiar.

  6. A Turquia hoje tem forças armadas capazes e equipadas para fazer frente a israel sem precisar da ajuda de ninguem, isso sem olhar o PIB turco que é muito maior que o de Israel, o que daria vantagem na permanência do conflito.

  7. Israel desde o seu nascimento enfrentou gigantes. Este é apenas um anão.
    .
    Quem falou que os EUA não serão daqui a 50 anos, deve se lembrar que os gringos possuem muito gás para gastar.
    .
    Eles não são uma república banana como o Brasil que em pleno século XXI possui um desenvolvimento tecnológico vexatório. Não possuimos sequer uma indústria genuinamente nacional de automóveis.
    .
    EUA são sinônimo de poder, de força, de recurso intelectual e tecnológico. Concordo que estão se enfraquecendo, mas eles próprios saberão como se manter por cima.
    .
    Com relação a questão Turquia X Israel, apoio os judeus seja por que o primeiro-ministro turco é um islamita radical, seja por que os judeus usaram de força para proteger os seus.
    Israel é sinônimo de tecnologia, desenvolvimento, cultura. Uma das nações mais avançadas do mundo. O que o mundo ocidental é devemos em grande parte aos judeus. Por isso, pensem muito bem antes de cuspirem no prato.

  8. A Turquia tá fazendo política para aumentar sua influencia no OM.Que ñ deixa de ser um movimento legítimo dela:Israel se tivesse na mesma posição,ñ exitaria em fazer o mesmo.
    E o legal é que os americanos ñ querem perder sua já pouca influência com a Turquia “Ä China tá ali,precisando ocupar esse espaço estratégico”.

  9. O interessante é que o relatório da ONU considerou o bloqueio a Gaza legal, partindo do justo direito de Israel em proteger seus cidadãos, coisa que o Estado Brasileiro não faz. E o mesmo relatório também reconheceu a recepção hostil que as forças israelenses tiveram.Como se vê o governo turco, que deveria ter impedido os desordeiros de zarpar, tem talvez uma parcela maior de culpa no incidente.
    .
    Fério:
    Guarde suas besteiras de cunho ideológico para si.

Comentários não permitidos.