Defesa & Geopolítica

China e Rússia reconstroem infraestrutura da Coreia do Norte

Posted by

http://www.csmonitor.com/var/ezflow_site/storage/images/media/images/0825-russia-north-korea-meeting/10644508-1-eng-US/0825-Russia-North-Korea-meeting_full_600.jpg

O esforço da empobrecida Coreia do Norte para dinamizar suas relações econômicas com a China e a Rússia parece estar dando frutos no extremo norte do país, onde estrangeiros estão muito ocupados ajudando a reconstruir uma infraestrutura esfacelada.

Uma autoridade local disse a repórteres na terça-feira que China e Rússia investiram pesadamente na região para ganhar acesso a três portos norte-coreanos do leste, nas cidades de Rain e Songvon, as quais são a entrada principal para a Zona Econômica Especial de Rason, uma área fechada da Coreia do Norte.

“Rason está bem situada geograficamente e apresenta condições favoráveis para investimento”, disse o vice-prefeito da cidade, Hwang Chol-nam, por meio de um intérprete.

Os portos vão cortar em mais da metade a distância que as empresas chinesas precisam percorrer para o transporte de mercadorias entre Yanji, localidade sem acesso ao mar, situada na província de Jilin, e o grande centro industrial de Dalian, que é um importante entreposto portuário para o nordeste da China.

Empobrecida e em situação difícil por causa das sanções internacionais por ter feito uma série de testes nucleares e de mísseis a partir de 2006, a Coreia do Norte vem recorrendo à China e à Rússia em busca de apoio para preencher o vácuo deixado pela retirada da ajuda econômica por parte dos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Nos últimos 15 meses, o líder do país, Kim Jong-il – que raramente viaja para o exterior – visitou por quatro vezes a China e na semana passada foi pela primeira vez à Rússia em quase uma década.

As visitas de Kim têm principalmente a meta de obter ajuda econômica e levantam especulações de que ele possa finalmente estar abrindo uma das economias mais fechadas do mundo.

Em junho o país anunciou que trabalharia com a China para fazer a zona especial de Rason funcionar, bem como outra região semelhante, no oeste, na ilha de Hwanggumpyong, perto da cidade chinesa de Dandong.

Fonte: Voz da Rússia

12 Comments

shared on wplocker.com