China e Rússia reconstroem infraestrutura da Coreia do Norte

http://www.csmonitor.com/var/ezflow_site/storage/images/media/images/0825-russia-north-korea-meeting/10644508-1-eng-US/0825-Russia-North-Korea-meeting_full_600.jpg

O esforço da empobrecida Coreia do Norte para dinamizar suas relações econômicas com a China e a Rússia parece estar dando frutos no extremo norte do país, onde estrangeiros estão muito ocupados ajudando a reconstruir uma infraestrutura esfacelada.

Uma autoridade local disse a repórteres na terça-feira que China e Rússia investiram pesadamente na região para ganhar acesso a três portos norte-coreanos do leste, nas cidades de Rain e Songvon, as quais são a entrada principal para a Zona Econômica Especial de Rason, uma área fechada da Coreia do Norte.

“Rason está bem situada geograficamente e apresenta condições favoráveis para investimento”, disse o vice-prefeito da cidade, Hwang Chol-nam, por meio de um intérprete.

Os portos vão cortar em mais da metade a distância que as empresas chinesas precisam percorrer para o transporte de mercadorias entre Yanji, localidade sem acesso ao mar, situada na província de Jilin, e o grande centro industrial de Dalian, que é um importante entreposto portuário para o nordeste da China.

Empobrecida e em situação difícil por causa das sanções internacionais por ter feito uma série de testes nucleares e de mísseis a partir de 2006, a Coreia do Norte vem recorrendo à China e à Rússia em busca de apoio para preencher o vácuo deixado pela retirada da ajuda econômica por parte dos Estados Unidos e Coreia do Sul.

Nos últimos 15 meses, o líder do país, Kim Jong-il – que raramente viaja para o exterior – visitou por quatro vezes a China e na semana passada foi pela primeira vez à Rússia em quase uma década.

As visitas de Kim têm principalmente a meta de obter ajuda econômica e levantam especulações de que ele possa finalmente estar abrindo uma das economias mais fechadas do mundo.

Em junho o país anunciou que trabalharia com a China para fazer a zona especial de Rason funcionar, bem como outra região semelhante, no oeste, na ilha de Hwanggumpyong, perto da cidade chinesa de Dandong.

Fonte: Voz da Rússia

12 Comentários

  1. em busca de apoio para preencher o vácuo deixado pela retirada da ajuda econômica por parte dos Estados Unidos

    ———————————————————-

    Ta certo os Estados Unidos tao pasando pelo uma crise finaceira ferrada

    e alem disso ainda tem que paga o que tao devendo pros Chinas

    Paciencia

    🙂

  2. A Coreia do Norte esta para Rússia e China,como a Arabia Saudita e o Barein estão para os EUA,enquanto estiverem servindo ”APENAS” ao seus interesses, não se enxerga nenhum direito civil de suas populações !

  3. Pois é…agora vai ficar + difícil mexer coma Coreia do Norte…não que eu seja fã do regime de lá, mas que vai ficar mais complicado, vai…
    Quanto ao fazer pelo povo…Maquiavel já disse, o mal faz-se de uma vez, o bem aos poucos…

  4. Ainda não vi nenhum país dito fechado que se mantenha fechado para sempre,não existe…quando a barriga começa a doer caem por terra muitas ideologias!

  5. Oquê faz a Coréia do Norte ser tão audaz além das armas nucleares,é a sua posição estratégica, as fronteiras comuns com China e Rússia, inibem qualquer agressão por parte da OTAN! além desses seus dois vizinhos serem membros permanentes do conselho da ONU !

  6. Era p a C do sul se apresentar p ajudar a modificar e melhorar o norte p ter + influência sobre o mesmo..afinal são um só pais…ainda dividido. Mirem-se no exemplo da alemanha.Boa sorte.

  7. Olha pessoal, acho que a opinião de vocês é muito influenciada pela mídia. Eu, que sou comunista, viu guilherme, conheço muitas pessoas que já foram a Coreia do Norte e conheço norte coreanos e lhes digo duas coisas, apesar do aperto econômico fruto de sanções da ONU(que é”imparcial”) os parcos recursos são de fato voltados para a Defesa da Pátria e para a melhora de vida do Povo. País é fechado não porque quer e sim porque é obrigado, vá a embaixada da Coreia do Norte em brasília e veja como é fácil conseguir visto, dificil e conseguir um Vôo até lá. Sem esquecer que o Governo Norte Coreano considerá sua econômia como de Guerra já que o seu país sofre ocupação estrangeira (tropas americanas no sul) e uma divisão artificial, divisão esta fruto da guerra da coreia onde os americanos foram muito “humanitários” como de costume. Existe um documentário feito por ingleses a respeito dos Mass Games (jogos das massas)que ocorrem todos os anos, onde mostra a Coreia do Norte, os norte coreanos, suas vidas e suas dificuldades. O pior é que um país pequeno sem quase nenhum recurso natural é mais soberano e preparado para sua defesa que o Brasil.

Comentários não permitidos.