Defesa & Geopolítica

Rússia possui projeto secreto de nova nave espacial

Posted by

http://images.spaceref.com/news/2010/photo_04-22-04.m.jpg

A nave espacial do futuro, cujo projecto está a ser desenvolvido secretamente pela corporação russa Energia, poderá ser utilizada até dez vezes, aterrará verticalmente e poderá transportar até seis tripulantes. Para além disso, poderá voar para a Estação Espacial Internacional (EEI) e manter-se nas órbitas da Lua e de Marte. Por enquanto tem o nome provisório de “nave tripulada de transporte de nova geração”.

“Esta nave é substancialmente diferente do projecto anterior Cliper. Em particular, não terá asas mas será manobrável na atmosfera”, disse à RIA Novosti uma fonte ligada ao projecto. Segundo a fonte, de acordo com as características técnicas formuladas pela agência espacial da Rússia Roscosmos, a nova nave será reutilizável e capaz de transportar cargas até 500 kg.

Calculamos que a cápsula reutilizável poderá ser aproveitada até dez vezes, mas a secção dos motores não se conservará”, precisou a fonte. Ao entrar nas camadas densas da atmosfera, a nave aterrará não com a ajuda de pára-quedas (como acontece com as cápsulas recuperáveis da Soyuz) mas com a ajuda de uns motores de aterragem especiais.

“O projecto não prevê a descida da nave nas superfícies da Lua nem de Marte porque está destinada só a voos orbitais e para o regresso seguro de seis cosmonautas à Terra”, explicou a mesma fonte.

Fonte: Voz da Rússia

12 Comments

shared on wplocker.com