MINISTRO DA DEFESA DA COLÔMBIA RENUNCIA AO CARGO

http://www.mindefensa.gov.co/irj/go/km/docs/Mindefensa/Images/oficial_rivera.jpgO ministro colombiano da Defesa, Rodrigo Rivera, renunciou hoje ao cargo, diante de um aumento no número de ataques realizados pelo grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
De acordo com a imprensa local, esta foi a primeira mudança no governo do presidente Juan Manuel Santos, que tomou posse em agosto de 2010. Rivera anunciou sua renúncia por meio de uma carta ao mandatário.
“Hoje considero, senhor presidente, que devo terminar esta fase da minha vida e explorar novas oportunidades de serviço ao meu país, razão pela qual apresento a renúncia ao meu cargo como ministro da Defesa Nacional”, afirmou Rivera.
O ministro, no entanto, não informou as causas da renúncia no documento entregue ao presidente.
Rivera assumiu a pasta da Defesa em 7 de agosto do ano passado, na mesma data da posse de Santos. Mas, nos últimos meses, aumentou o número de ataques realizados pelas Farc no país e a proliferação de grupos criminosos.
“Sei que, com a benção de Deus e com sua liderança, a Colômbia manterá o rumo nos avanços em segurança registrados nos últimos anos e, sem abaixar a guarda, esta geração alcançará a vitória contra o ataque ‘narcoterrorista’ que temos sofrido há décadas”, disse o ministro.
A imprensa colombiana aponta o atual secretário da Presidência, Juan Carlos Pinzón, como um possível sucessor de Rivera.

Fonte: Ansalatina

12 Comentários

  1. Vejam a foto dos caças americanos na colômbia: http://pbrasil.files.wordpress.com/2009/10/f15at29.jpg?w=600&h=4
    Não sei se é atestado de incompetência ou hipocrisia exacerbada, porque os TeRrOrIsTaS das Farc’s só estão com armas de mão.
    A quantos anos os americanos estão lá? Será que em toda “guerra” que se metem tem que ser assim? O ‘Rambo’ lutar até perder a moral, os propósitos, e depois posar em filmes hollywoodianos chamando os inimigos de “macaco”?..

  2. Meu Caro Jonas
    as Drogas sao um negocio muito lucrativo eo maior mercado consumidor fica onde? .Vc axa que se nao

    fosse pra eles. eles ja nao teriao parado de

    investir din din la ?

    e triste mais e a verdade

  3. Jonnas…

    a foto do link que vc postou mostra 2 F-15s que participaram de uma Feira/show aéreo em 2008, há videos no Youtube sobre essas aeronaves e outras de diversos paises que participaram e parfticipam todos os anos.

    Não há nenhum esquadrão expedicionário da USAF na Colombia.

  4. A CIA não é boba não. O governo americano conseguiu a adesão da Colômbia aos seus propósitos políticos escamoteados na América do Sul, a troco de um superficial apoio as Forças Armadas daquele país. Implantou em solo colombiano várias bases militares estratégicas que lhe darão excelente suporte tático em caso de conflitos que atendam aos seus interesses políticos e econômicos e de quebra ainda consegue administrar os cartéis de produção de coca.
    Ora, se as bases e todo o apoio tecnológico dos americanos não conseguiram reverter o quadro no país, ao ponto do ministro da defesa pedir para sair, jogar a toalha literalmente, por que o governo colombiano não manda esses caras embora e refaz a sua política? só enxergo uma resposta: a manutenção do ilegal comércio da droga, que vai quase toda para o mercado americano e para a Europa, movimentando bilhões de dólares por ano. A Colômbia pode e deve despertar para uma nova realidade, caso contrário vai se tornar um novo México no nosso continente.

  5. maxtedy.
    è claro que existe ingerencia extrangeira diante desse fato mas acho que ele renunciou por causa da gestão errada do presidente atual. Vejo que o Uriber vai voltar e recomessar a encrenca com Chapolin rsrsrsr

  6. É cada uma, que dizer que os EUA incentiva a produção de droga na Colômbia, ao mesmo tempo que gasta, bilhões e bilhões no combate ao trafico, menos vai. Não se esqueça que o Brasil também é um grande consumidor de drogas, 40% da cocaína consumida aqui vem da Bolívia, e boa parte da maconha vem do Paraguai, e não vejo ninguém dizer que o Brasil usa o seu grande mercado consumidor de drogas para controlar e interferir nesses dois países.

    Mas de qualquer forma seria inocência acreditar que os EUA não usa o trafico de drogas como desculpa para interferir na America do Sul. Mas ai fica a dúvida, se o Brasil não quer o EUA metendo a colher na região com a desculpa de combater o trafico de drogas (os EUA que procure uma desculpa melhor, o fique quedo no seu lugar), porque ele não auxilia os países produtores de drogas no combate a esse mal? Em vez de bases americanas na Colômbia, bases brasileiras lá, simples não.

    Mas não em vez disso, fica reclamando de base na Colômbia, no Peru, etc. Mas ação real e efetiva num combate efetivo e unido com toda a America do Sul ao trafico de drogas quase não se vê. Onde o estava o Brasil no momento que o Uribe foi pedir auxilio ao EUA?

  7. Voces se esquecem que dentro das Forças Armadas Colombianas existe uma enorme insatisfação com a presença Americana pois sentem-se isolados dos outros paises Latino Americanos,inclusive ja manifestaram que não querem ficarem isolados das demais nações regionais.Cresce mais a cada dia insatisfação popular e o poder judiciario ja se articula e muito embreve sera solicitado desativação das bases Americanas ou eles verão alem da guerrilha se fortalecer o povo se revoltar.Muito enbreve a Colombia sera a segunda economia regional e é o povo que mais se identifica com Brasileiros na AS.Tudo isso ja teria tido uma solução se não houvesse as picuinhas de Lula e Uribe.Durante o governo FHC a FAB fez algumas missões de bombardeio com Napal a acampamentos das FARCs em territorio Colombiano e com certesa houveram tambem ações terrestres.As Forças Armadas Colombianas e Brasileiras se dão muito bem e se sincronizam.Uma efetiva aproximação do Brasil com a Colombia não so é vital ao Combate a narco-guerrilha mas ao equilibrio regional.A meu ver seria muito mais viavel uma saida Brasileira ao Pacifico pela Colombia sem precisarmos transpormos os Andes.Mas a ganancia empresarial que é quem realmente governa nosso pais e quem decide tem interesses mais rentaveis na Bolivia e Peru.Bolivarianismo agora não passa de Utopia bucolica restrita a Venezuela e com contidos ecos na Bolivia e Equador.Quem dá as cartas nessa Baiuca é a Onça embora com complascencia politica e ganancia devoradora empresarial.

  8. Os grigos controlam a droga la e em outros lugares do mundo pois como outros disseram isso da muito lucro eles tambem lucram vendendo armas para combater as drogas entao eles estao faturando dobrado ha alem de envenenarem a droga que é vendida em outros paises e as que eles usam é cem por cento pura manda a abim fazer investigaçao nestes agentes da DEA que estao no brasil

  9. Caro “ADRIANO” não tenho dúvidas de que a sua linha de interpretação faz sentido. Convenhamos, todos os ministros de um determinado governo devem possuir o seu próprio senso de valor sobre as questões que terão de enfrentar no exercício do seu cargo, todavia deve prevalecer a decisão política do mandatário supremo, certa ou errada. Numa pasta tão complexa quanto a que ele assumiu era de se esperar que tanto ele quanto o seu Chefe estivessem afinados como violino em orquestra sinfônica. O bom cabrito não berra!

Comentários não permitidos.