Carta do General Lessa a Jobim!

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 13 de agosto de 2011.

“A idéia da criação do Ministério da Defesa, dadas as circunstâncias sob as quais vicejou em nosso País, é, por si mesma, o triunfo dos “políticos” – quando não somente a submissão irrefletida aos ditames supranacionais – e impôs-se em processo que, por si mesmo, desmoralizou as FFAA, desmoralizando e, por fim, extinguindo o EMFA em suas funções, e liquidando a ideia de uma Política do Estado ao implodir os Ministérios Militares”.

(Vânia L. Cintra)


A Agenda Internacional de Segurança apregoada pelos “especialistas” da OTAN moldou a Lei de Defesa Nacional (Lei n° 29/82, de 11 de Dezembro de 1082) que estabeleceu a nova organização das Forças Armadas e a criação do Ministério da Defesa, submetendo os antigos Ministérios Militares ao controle civil. Desde então, sucessivos governos, vassalos das diretrizes militares Norte-americanas tem determinado um corte dramático nos gastos com a defesa e nomeado civis totalmente despreparados e incompetentes para conduzir sua política de Defesa Nacional. Nestas três décadas, os “Sargentos Tainhas” colocaram nosso país, a sétima economia do mundo, num perigoso patamar nivelando-nos a países de quinta categoria.

Muitas foram as manifestações a respeito da nomeação de Amorim para a pasta da Defesa, uma, em especial, quero repartir com os leitores – a Carta do General-de-Exército Luiz Gonzaga Shroeder Lessa, ex-comandante do Comando Militar da Amazônia e do Comando Militar do Leste, palestrante renomado sobre as questões que afligem a Amazônia Brasileira e um paradigma para todos os brasileiros.

–  Carta ao Senhor Jobim

Fonte: Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, 12 de agosto de 2011.

Como era natural, o senhor se foi, sem traumas, sem solavancos, substituído quase que por telefone, não durando mais do que cinco minutos o seu despacho de despedida com a presidente, que, de forma providencial, já tinha até o seu substituto definido. Surpreso? Nem tanto.

Substituição aceita com a maior naturalidade, pois ela é parte da rotina militar.

O senhor talvez esperasse adesões e simpatias que não ocorreram, primeiro, pela disciplina castrense e, depois, pelo desgaste acumulado ao longo dos seus trágicos 4 anos de investidura no cargo de ministro da defesa. E como um dia é da caça e outro do caçador, o senhor foi expelido do cargo de forma vergonhosa, ácida, quase sem consideração a sua pessoa, repetindo os atos que tantas vezes praticou com exemplares militares que tiveram, por dever de ofício, a desventura de servir no seu ministério (veja que omiti a palavra comando, porque o senhor nunca os comandou).

O desabafo à revista Piauí, gota d’água para a sua saída, retrata com fidelidade e até mesmo estupefação o seu ego avassalador, que julgava estar acima de tudo e de todos, a prepotência, a arrogância e a afetada intimidade com os seus colaboradores no trato dos assuntos funcionais, o desconhecimento dos preceitos da ética e do comportamento militar, a psicótica necessidade de se fantasiar de militar, envergando uniformes que não lhe cabiam não apenas por seu tamanho desproporcional, mas, também, pela carência de virtudes básicas, como se um oficial-general se fizesse unicamente pelos uniformes, galões e insígnias que usa, esquecendo que a sua verdadeira autoridade emana dos longos anos de serviços prestados à Nação e da consideração e do respeito que nutre pelos seus camaradas. O senhor, de fato, nunca a entendeu e nunca foi compreendido e aceito pela tropa, por faltar-lhe um agregador essencial – a alma de Soldado.

Sua trajetória no Ministério da Defesa foi a mais retumbante desmistificação daquilo que prometeu realizar.

Infelizmente, as Forças Armadas ficaram piores, ainda mais enfraquecidas. Suas promessas de reaparelhamento e modernização não se realizaram. Continuam despreparadas para cumprir as suas missões e, na realidade, são forças desarmadas, só empregadas no cumprimento de missões policiais, muito aquém das suas responsabilidades constitucionais.

A Marinha poderá até apresentar um saldo positivo no seu programa de submarinos, mas a força de superfície está acabada, necessitando de urgente renovação, que não veio. A Aeronáutica prossegue sonhando com os modernos caças com que lhe acenaram, programa que desafia a paciência e aguarda por mais de 10 anos. O Exército parece ser o que se encontra em pior situação no tocante ao seu equipamento e armamento, na quase totalidade com mais de 50 anos de uso. Nem mesmo o seu armamento básico, o fuzil, teve substituto à altura. Evolução tecnológica, praticamente, nenhuma. O crônico problema salarial que, por anos, atormenta e inferioriza os militares que são tratados quase como párias, não teve uma programação que pretendesse amenizá-lo. A Comissão da Verdade, em face da sua dúbia atitude, é obra inconclusa, que tende a se agravar como perigoso fator desagregador da unidade nacional

O que fez o senhor ao longo desses quatro últimos anos para reverter essa situação, Sr Jobim. Nada! Só palavrório, discursos vazios, promessas que não se cumpriram, enganações e mais enganações. Mas sempre teve a paciência, a lealdade e a fidelidade dos Comandantes de Força.

A Estratégia Nacional de Defesa é o maior embuste que tenta vender. Megalômana, sem prazos e recursos financeiros delimitados por específicos programas governamentais, é um documento político para ser usado ou descartado ao sabor das circunstâncias, como atualmente ocorre, quando é vítima dos severos cortes orçamentários impostos às Forças Armadas, que inviabilizam os seus sonhos de modernização. Mal sobram recursos necessários para a sua vida vegetativa.

O caos aéreo que prometeu reverter com a modernização da infra-estrutura aeroportuária só fez crescer e ameaça ficar fora de controle.

Você (como gosta de chamar os seus oficiais-generais) foi um embuste, Jobim.

Por tudo de mal que fez à Nação, enganando-a sobre o real estado das Forças Armadas, já vai tarde. Vamos ficar livres das suas baboseiras, das suas palavras ao vento, das suas falácias, das suas pretensões de efetivamente comandar as Forças Armadas, mesmo que para isso tivesse que usurpar os limites constitucionais.

Você parte amargando a compreensão de que nada mais foi do que um funcionário “ad nutum”, como todos os demais, demitido por extrapolar os limites das suas atribuições. A contragosto, é forçado a admitir que o verdadeiro comandante das Forças Armadas é a Presidente Dilma que, sem cerimônia, não tem delegado essa honrosa missão exercendo-a, por direito e de fato, na plenitude da sua competência.

Você acusou o golpe. Não teve, nem sequer, a disposição de transmitir o cargo que exerceu. Faceta da sua personalidade que a história saberá julgar.

Como no Brasil tudo o que está ruim pode ficar ainda pior, vamos ter que aturar o embaixador Amorim, que por longos 8 anos deslustrou o Itamaraty e comprometeu a nossa tradicional e competente diplomacia. Sem afinidade com as Forças, alheio aos seus problemas e necessidades mais prementes, com notória orientação esquerdista, só o tempo dirá se a sua indicação valeu a pena.

No fundo, creio mesmo que só ao Senhor dos Exércitos caberá cuidar das nossas Forças Armadas.

Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede virtual da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link: http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.


Solicito Publicação

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Vice-Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio Grande do Sul

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E–mail: hiramrs@terra.com.br

50 Comentários

  1. Essa eu tenho que guarda.

    -A primeira vista uns parecem bons, sábios e coerentes; outros parecem maus, sem expressão ou negligentes. Mas para se perceber quem é quem, requer uma análise mais acurada e do tempo que tudo diz. Neĥemiá de Gois há-Sefaradí

  2. – Mentiras brandas (carinhosas, doces), são mais aceitas que verdades austeras.
    – Mentiras brandas não mudam. Verdades austeras tão pouco.
    Neĥemiá de Gois há-Sefaradí
    – Mentiras brandas convencem. Verdades austeras são repudiadas. O que fazer? R: Mudar o método.
    Neĥemiá de Gois há-Sefaradí

  3. “Como no Brasil tudo o que está ruim pode ficar ainda pior, vamos ter que aturar o embaixador Amorim, que por longos 8 anos DESLUSTROU o Itamaraty e COMPROMETEU a nossa tradicional e competente diplomacia. Sem afinidade com as Forças, alheio aos seus problemas e necessidades mais prementes, com COM NOTORIA ORIENTAÇÃO ESQUERDISTA, só o tempo dirá se a sua indicação valeu a pena.” (GRIFO NOSSO)
    Tai… a verdade doi… cade os defensores do megalonanico, da cara-de-broa e do poder manguaça?
    vão aparecer aqui descendo a lenha no militar que assina o texto com veemencia? claro… acham que sabem mais que o profissional em questão… vão esperando coisa boa pela frente, vão… nada está tão ruim que não possa piorar nas mãos dessa gente…

  4. nossa. esse foi um dos txts mais bem escritos e secos, escritos para retratarem nossos desvarios politicos. discordo dele em alguns pontos, pq acho q a defesa deve s submeter ao poder civil, sem revelias que extrapolem.
    mas o resto é sem duvida, um desabafo verdadeiro. na verdade, ate a parte q discordo, é verdadeira.
    creio q oq, podemos fazer, é esperar para ver. pq como venho dizendo aq no PB, politica e defesa, so podemos acreditar quando vemos. abraços, e santa coragem.

  5. Viva, Viva até que enfim alguem falou a verdade de maneira clara e sem o rabo preso a não ser com o seu pais, a DEUS a sua conciencia, quando eu falei que EC-725 estava com problemas de super-aquecimento e que poderia cair a qualquer hora na cabeça de alguem foi crucificado esses helicopteros so estão aí porque o sr jobim quiz, tenho certeza que se fosse por critérios das forças armadas outro modelo teria sido escolhido no lugar dessa JACA e tenho certeza que esse famigeravel fx-2 for cancelado de vez, outro modelo de avião sera escolhido no lugar dessas JACA f-18 rafale gripen nehuma desses jacas servi p nós, são muito caros e não atendendem as caracteristicas continentais de nosso pais o modelo russo su 35 sb atende plenamente as nossas necessidades e só foi execluido por causa do nosso ex-mini-stro Nelson Bobão Jobim. como diz o nosso integro general já vai tarde! acrescento sr general já foi tarde, e com fé em DEUS nunca mas volta. Faço um voto ao novo ministro do MD sr Celso Amorim que o sr ao invez dos seus antecessores faça acontecer nas forças armadas e quando o seu tempo chegar que nos possamos dizer o sr Celso ]Amorim foi um grande ministro e tratou e cuidou das nossas forças armadas como deveria ser. E possamos dizer o ser foi um grande MINISTRO e não um ex-mini-stro. um abraço amigos

  6. Não sabia que o monsier “Jobãn” era era tão mal quisto pela caserna.
    Sempre acheio ex-ministro espalhafatoso,também concordo que o END mais parece um trocadilho de mau gosto do que um plano efetivo de reaparelhamento.
    Só resta esperar que o trasloucado Al Morim não veinha com os seus devaneios das 1001 noites novamente.

  7. ….”Como no Brasil tudo o que está ruim pode ficar ainda pior, vamos ter que aturar o embaixador Amorim.”

    rsrsrsrsrs… As nossas FA’s não tem vida fácil…

  8. Trecho de entrevista desta semana da Carta capital com Dilma Roussef, pergunta sobre a nomeação de Celso Amorim:
    —————————————
    CC: Falamos da nomeação de Celso Amorim. Essa história de que as casernas estão irritadas com a nomeação dele….
    .
    Presidenta: Não acho. Primeiro, porque não estamos mais na época das vivandeiras. As Forças Armadas são disciplinadas, hierarquizadas e cumprem seus preceitos constitucionais. Estão subordinadas ao Poder Civil e é assim pelo fato de a sociedade brasileira ter evoluído nessa direção. Não é uma conquista do governo ou da mídia, é da sociedade brasileira. Agora, se há setores, absolutamente minoritários, entre os militares ou na mídia que assim pensam, é irrelevante, faz parte do passado, de uma visão atrasada da História. Outra coisa muito grave, aquém da realidade, é achar alguém insubstituível. As pessoas têm de ter a humildade de perceber que não são insubstituíveis, a gente descobre isso quando criança, principalmente se você perde algum parente importante, como o pai ou a mãe, cedo. Além disso, nem na época da monarquia o rei era insubstituível, havia aquela história dos dois corpos do rei, o divino e o humano. O rei morreu, viva o novo rei. O tempo é o senhor desse processo e tenho certeza de que o Celso Amorim vai demonstrar uma capacidade de gestão, vai levar à frente a nossa Política Nacional de Defesa e vai fortalecer e modernizar as Forças Armadas. Vamos discutir daqui a um ano. Tem gente que olha para o passado. Eu olho para o futuro.”

  9. Nobre General fico honrado de ver pessoas como o Senhor em um desabafo comedido e educado mostrar a realidade.O Senhor usou um termo que eu usei ja vai para 2 anos para definir a figura mediocre de Jobim EMBUSTEIRO.O amigo conhecemos o inimigo tambem mas o embusteiro é aquele que nos faz acreditar mas nutre outros propositos.Sua manifestação Sr.General Lessa serviu para calar a boca de muito iludido que se deixava entusiasmar por noticias e materias diarias PIGadas sempre enaltecendo a figura de Jobim e desmerecendo os demais como se ele fosse o unico bem intensionado,o unico que trabalhava.Deveriamos ter uma pessoa mais familiarizada com a pasta do MD do que o Amorim mas pelo menos o Amorim apesar de suas esquisofrenias ideologicas é nacionalista e não um espião e potencial golpista como Jobim.Sempre fui e serei a favor que ministerios sejam dados a especialistas das pastas e não destribuidos coligacionalmente e disputados para verem quem ficara com o mais rentavel.Não é somente nossas forças armadas que estão sucateadas e abandonadas,o pais inteiro esta sucateado e abandonado.Com crise mundial ou sem crise mundial terão verba para fazerem festa para o mundo nos grandes eventos mas contigenciam ate mesmo MANUTENÇÃO OPERATIVA o que é uma covardia com a nação pois nossos ineficientes serviços de segurança,defesa,saude,educação e transportes estão em colapso e o Brasil entregue a especuladores e oportunistas.Nós o povo Brasileiro precisamos urgentemente não somente tornar o Brasil progressista mas revermos constituição,leis e acima de tudo trocarmos o sistema de governo de republica para parlamentarismo com maior participação da sociedade.Ate quando nosso povo e nossa segurança e defesa ficaremos omissos diante de tantos descasos,escandalos e roubalheiras?Se eu fosse voce Nelson Jobim eu teria vergonha de ficar no Brasil pois ninguem gosta de quem repassa informações de integrantes do governo e informações do proprio governo para extrangeiros.Assim como voce tem outros que deveriam tambem rodar e muitos mais outros fora do governo mas dentro da politica da vida publica e dos meios midialiticos.Precisamos moralizarmos o Brasil tornando-o patria dos Brasileiros e não Oasis de oportunistas,entreguistas e vendidos nacionais e extrangeiros.Ja foi tarde Nelson Jobim e deveria ter ido para o Inferno………..ps:Nossos Bravos e Audazes pilotos da FAB merecem um Comandante a altura do honrado nome da FAB.Pede pra sair Saito.Pede pra sair voce era escudeiro do Embusteiro e submisso que sonha alto mas que contenta-se com qualquer coisa.

  10. JOSE MARIA amigo o EC-725 cantado em versos e prosas por muitos que se acham especialistas na internet é o maior embuste.Ele serve para o mercado off-shore e por isso o programa esta sendo adiquirido pois quando os militares indagaram os Franceses da transferencia prometida eles alegaram que sensiveis era de propriedade de terceiros e queriam embutir outras coisas no contrato achando que as Forças Armadas engoliriam.Muita coisa que pregam internet afora sobre equipamentos militares para o Brasil e o que pensam nossos militares a respeito dos mesmos é mentira manipulada.Sabe amigo em tudo nossos militares que muitos de nós se referem sempre de forma agressiva é o unico segmento de nossa sociedade que respeitam leis,constituição e regulamento interno permanecendo calados diante de tudo,se fazem exemplos para toda a sociedade.Eu queria que eles viessem a publico e dissessem se estão insatisfeitos com equipamentos e serviços Russos que estão sendo adiquiridos e que estão sendo testados para calarem as bocas de xenofobos ideologicos.Sabe estas pessoas e mais todos os politicos deste pais tanto de direita como de esquerda não servem ao Brasil e suas bandeiras são bandeiras de partidos,de ideologias e de preferencias e oportunidades ao invez da Bandeira Nacional.Eu não sou militar e mesmo que fosse não respondo por eles mas como cidadão do povo afirmo a hora que a cobra fumar vai fumar pelo rabo e tudo e todos que destoam da moralidade,interesse e soberania Nacional serão alimento para o fogo da depuração.

  11. NOTA DE AGRADECIMENTO::::::::Muito obrigado Policia Federal por ter prendido e algemado a quadrilha politica no Amapa.Não temam retaliações,trocas de comandos e transferencias.Não sirvam a homens e mulheres de passagem e sim unicamente e incondicionalmente aos interesses do Brasil e do povo Brasileiro cumprindo e fazendo cumprir a justiça com as honras da casa.Tenham certesa que nisso o povo Brasileiro esta com voces.Muito obrigado mais uma vez.

  12. 1. O General Lessa não é dono da verdade e faz parte do time que não aceitou a estrutura de comando via Ministério da Defesa.
    2. Guardou rancores desnecessários, o que nos leva a temer por ditadores nascituros. Foi assim que se criou Hitler.
    3. Wi diz que o General Lessa reclama a bessa, mas tal rima nunca vi.

  13. A saída dele era prevista, ele queria isso, fez o que pode porque sua pasta depende de outras, sabemos também que décadas de abandono das FAs não seriam consertadas em quatro anos, concordo que um civil não consegue encarnar o espírito de um militar por causa de um uniforme, e a análise neste momento do Amorim é tentar prever o futuro em cima de um poder financeiro que nem ele nem o Jobim teve, e nem que fosse um ministro militar teria, porque passa pelo presidente da república e por um outro ESQUECIDO MINISTRO DA DEFESA, e nem se iludam porque não aparece neste blog, ele é o CARA que decide quando, os outros só podem chorar :
    ——————-
    http://4.bp.blogspot.com/_8kvbXVeCUyU/TSPAuO9q–I/AAAAAAAAAgc/R5AWdJsgKSw/s1600/guido-mantega.jpg

  14. A compras desses EC725 foi forçada deveriamos de compro menos EC725 uns 20 talvez e empregado o dinheiro num sistema anti áreo que é nossa fraqueza.O SR Nelson Jobim prometeu centenas de vezes a data de escolha do caça do fx2 e até hoje nada as compras de material militar que foram feitas nao foram feitas consultas aos militares foram impostas a eles.O melhor caça da atualidade ficou fora o SUB35 eu nao sei o preço do SUB35 mas parece que com dinheiro pago por um Rafale vc compra dois SUB35 que é melhor

  15. Este carta, me parece mais um desabafo, algo que estava “entalado” na garganta dos militares ao longo desses 4 anos de Jobin. A END é bonita, mas é prática? Não. Deve ter sido difícil ficar escutando as fanfarronices do ex-MD enquanto a caserna praticava meio-expediente para economizar no rancho e na energia-elétrica….

    E agora AMORIM. Vamos dar tempo ao tempo, mas as credenciais do ex-MRE são as piores.

    []’s

  16. A FAs tem de aceitar, são oredens da Chefe suprema das mesmas. The End.Q o amorim ñ vai ter vida facíl td nós sabemos , vai ter de brigar e mt p tornar real o reequipamento de n FAs, qdo ñ precisava disto, e só delegar 3,5% do PIB p as n FAs, por lei.P reequipamento, salário e outra coisa. E p Ontem.

  17. Wi disse:
    Parabéns pela entrevista apresentada, fortaleceu os passos em direção ao futuro, o tempo passado já era e cada um deu sua contribuição.
    Agora temos que dar as “devidas importâncias ” a quem está no poder e tem a capacidade de decidir e não o está fazendo, caso contrário seremos conduzidos em uma determinada direção, como gado, colocando e deixando de colacar na cruz da responsabilidade aqueles que devem ou não devem ser aí colocados.
    Discernimento é a palavra chave na questão de defesa do Brasil.

  18. 1maluquinho com cordo plenamente com vc, apolicia tem que botar na cadeia mesmo mais infelismente ninguem ficou ou ficara preso, ficariam se foce pobre ai sim mais aqui é Brasil e ainda teve jornalista aqui em Porto Alegre falando que não precisa por algema. tem que por sim eo procedimento cadeia neles.

  19. Democraticamente o General deu sua opinião.
    E é isso.

    Democraticamente pode ficar no mi-mi-mi. Pode falar o que quiser, desde que fique sujeito aos mandatários eleitos, sejam eles de esquerda, centro, direita, não interessa.

    Se nem Jobim e e nem Amorim o agradam e estes não podiam ser mais diferentes um do outro, é porque provavelmente só há um tipo de Ministro da Defesa que o agradaria… que espere as próximas eleições!

    Não vou ficar batendo palma só pq falou mal do Jobim.

    Apesar de sua arrogância e prepotência, da linha direta com o embaixador americano, do lobby fracês e de suas atitudes de traíra com o executivo, o Jobim tinha admiradores dentro das FAs, não creio que a opinião de um General seja consenso entre os militares. Até pq a nossa livre imprensa apregoava que o Sr. Nelson Jobim tinha bom trânsito entre os militares.

    Ele ‘pediu’ pra sair. A Capitã Nascimento aceitou.

  20. agora todo mundo quer chutar cachorro morto desnesceario os comentarios pois quando jobim estava la tudo pagava de amiguinhos ele sai e começam a chamar de mocotreva tambem achei que o mais afeta o militar do texto é ser comandado por um civil o exercito comandou o brasil por vinte anos e nao construio os sub nucleares nao construiu as bombas os quarteis caindo aos pedaços e agora eles vem dizer que é culpa do governo atual ae o governo atual fez mais do que 20 anos de militarismo tanto na area militar e sem comparaçao no social pois esta ultima voçes nem sabiam que existia reforma no eb já promoçao so para guerreiros e nao pelas escolinhas elitista presidenta tem que colocar os estrelados da nova geraçao pois existe muita magoa e frustraçao entre essa esquerda e essa direita brasileira eu ja falei a esquerda é fraca e a direita mais fraca e entreguista ainda. um salve pros guerreiros

  21. Acho que o “nacionalismo” de alguns militares não contribuem em nada para melhora do quadro de penuria que passam as FA e a defesa do Brasil.
    A impressão que tenho é que os velhos militares querem continuar vivendo na Guerra Fria, onde recebiam suas migalhas pela vassalagem aos EUA e Europa. Ta na hora dessa turma acordar e perceber que estrangularam o país durante anos em favor das potencias estrangeiras …

    Que nossos politicos são uma droga, não ha como contestar, mas se o quadro atual esta nessa situação muitos militares de alta patente tem sua parcela de culpa sim …

    Então que viremos essa página e passamos a ter mais independência em relação aos EUA, que possamos sim caminhar para seguir nosso caminho sem bancar o vassalo do império, não ha momento mais propício para isso do que agora e tenho esperança que o MD com sua nova gestão vai prosseguir com o trabalho iniciado na gestão anterior, porém eliminando alguns vícios do complexo de vira latas que alguns teimam em manter …

    Ou será que alguém acha que se nossa balança comercial estivesse atrelada somente aos EUA e Europa estariamos com perspectivas economicas que temos hoje, pelo menos hoje podemos almejar algum lugar …

  22. Se fosse um favelado ningém diria q foi abuso de autoridade, um joão ninguém = a mi e outros…isso se cham,a tráfico de influência. agr, pq será q estão tão melindrados, sempre foi praxe usar algemas no BRASIL. pq?Sds.

  23. Se os altos comandantes militares tivessem a coragem em dizer o que pensam sobre os políticos sem insubordinar-se, sendo apenas sinceros com sigo mesmo e com a nação nossa situação podia ser diferente… Era só parar de operar e retirar de serviço os f-5 e mirages que eu queria ver se os novos caças nao chegariam rapidinho…

  24. Pra mim, militar remunerado com o dinheiro do contribuinte, na ativa ou na reserva, deve se colocar no seu silêncio profissional, não deve se colocar em manifestações de agrado ou de descontentamento, sobre qualquer hipótese!Essa manifestação ainda que cordial só mostra a realidade de inconformismo perene no meio militar, que sempre se viu como uma casta a parte, acima de tudo e de todos!Isso não é bom pra democracia e tão pouco pra sociedade civil, daqui a pouco só superhomens serão capazas de assumir o cargo burocratico de ministro da defesa, afinal esse milicos da ativa ou da reserva não estão nunca contentes com nada!Por isso que estão amargando essa seca de décadas, não perceberam que quem manda são os civis, e eles não gostam de militares, sobretudo a velha guarda!Mais humildade faria um bem imenso a tropa e ao Brasil!Deus tão pouco tem nada a ver com isso!

  25. Doa a quem doer, mas prefiro enaltecer as ações pragmáticas e efetivas de um COMANDANTE como Hugo Chavez, que goza da simpatia e do reconhecido apoio das suas forças armadas e de expressiva e considerável parte do seu povo, do que ficar exaltando a capacidade de retórica tardia e o poder de elocubração de alguns frustrados “generais de pijama” que tiveram a oportunidade profissional de, quando na ativa, mudar os rumos das suas instituições e do seu país. Mas na verdade, o que fizeram de fato para atingir esses objetivos? quando tiveram em suas mãos o poder, por que não investiram suficientemente nas forças? qual o seu real poder de negociação? como gerenciar esse tipo de conflito? por que não traçaram eles a END ou coisa semelhante? – hoje, como no passado, alguns vivem reféns de políticos corruptos que lhes promovem ou promoveram, agraciaram-lhes com medalhas e diplomas que lhes massageiam o ego, desfilam em corredores palacianos, desfrutam de gabinetes suntuosos e de bajuladores, mas e a tropa como um todo? – sem comida, sem fardamento adequado, sem armamento moderno, sem munição para treinar, sem salário digno, enfim, sem perspectiva…, mas aí vem a reserva e o general que jamais entrou num verdadeiro combate torna-se HERÓI por um dia , resolve escrever e divulgar um pouco das suas inúmeras e contidas frustrações e ainda por cima escolhe um Judas para malhar,para carregar pela eternidade o seu fardo de incapacidades, no atual momento: o Jobim, ontem o saudoso ALENCAR, o VIEGAS, amanhã o AMORIM,etc,etc. Quem será o próximo general? quando tudo isso vai acabar? por quanto tempo vamos continuar endeusando generais de pijama pelas críticas que fazem aquilo que jamais conquistaram ou se quer ousaram realizar? ou aqueles a quem serviram e de certa forma ajudaram a fracassar, por que só o pessoal do exército critica explicitamente? onde estão os insatisfeitos da gloriosa força naval, da força aérea, ou será que a coisa não é tão feia como o descrito pelo HELENO, pelo LESSA e outros?. Não resta dúvida que a disciplina é uma das virtudes que sedimenta a formação de um soldado e é pilar das Forças Armadas Brasileiras, mas também temos a convicção de que a ousadia, dentro dos limites da razoabilidade, ajuda a moldar a personalidade e a identidade de um verdadeiro general.

  26. Não sei quem é esse tal de Hiram Reis, mas COVARDIA tem
    tamanho, agora dá para chutar a cobra morta!!!

    BABACA que não percebe, que quem tem que mandar são os civis no MD e ele tem que obedecer e ficar calado ou pedir para saír.
    #########################
    Juvenildo, o Coronel Hiram Reis, é professor e militar do Exército, e pode ter muitos defeitos, menos a covardia, aliás longe disso, em seu site e nos livros escritos além de expor a cara a tapas é uma das poucas vozes no Brasil que tem coragem para falar o que todos falam pelos cantos.
    Como Editor do site, confesso-lhe que nem concordo com muitos dos seus post e matérias, porém respeito as suas opiniões e até estimulo-as, pois muitas, embora não concorde são bem fundamentadas.
    Só para constar, a matéria motivo da revolta não foi escrita por ele e sim pelo General de Exército Lessa, portanto as críticas a ele dirigidas não se fundamentam, pois ele apenas sugeriu a matéria, tal como o fazem muitos, inclusive eu que aqui postei de minha sugestão matéria socntrária a esta, que dão apoio ao ex- ministro Nelson Jobim.
    portanto, medir as palavras, ler com atenção e comentar prudentemente é a recomendação que faço.
    sds
    E.M.Pinto

  27. AJ respeito sua opinião amigo e sei que nas Forças Armadas assim como em outros setores do poder e da sociedade existem minorias ferrenhas defensoras de um Brasil subjugado a submissão Yankee mas tenha a certesa meu amigo que desde a metade da ditadura pra ca e ainda mais agora a grande maioria de nossos militares sabem que o IRMÃO CAIM DO NORTE E A OTAN são os predadores que devemos nos resguardarmos……STADEUR não sou amigo intimo do Jobim mas tenho a certesa que agora esta frustado recolhido no canto do proprio quarto em profunda depressão.Expecularem que ele ja queria sair e tra-la-la é pura inconsciencia pois o mesmo adorava posar e se mostrar do que ele não era (militar) e que nutria a vontade de ser (comandante dos militares).O cara é um profundo conhecedor de leis Brasileiras e simplesmente passava por cima do basico (o regulamento militar)que proibe a quem não é militar vestir farda das Forças Armadas e ate teve o abuso de criar uma ensignia que não existe entre as ensignias das forças armadas (MD).Alem disso tudo todo o historico que ele tem de ingerencias,manipulações e artimanhas na politica e justiça deste pais a mais de 30 anos e mais as evidencias de espionagem que com certesa são muito mais profundas e tambem ja vem de muito tempo……PE DE CAO eu sou um João Ninguem e respondo apenas por minhas palavras e desde que Jobim assumiu o MD eu venho falando tudo igualzinho como venho falando.Ele enganou quase todo o Brasil mas a mim ele e outros mais jamais enganaram e jamais enganarão e graças a Deus não tenho ideologia e nem religião para atrelar minha opiniões e pensamentos.Sou Laico de tudo,engrandeço o que a me ver é bom e desço a borduna em tudo e todos que a meu ver não é bom independente de origem ou procedencia……FLAVIO CUNHA O Nacionalismo é essencial a todo povo,a toda a sociedade pois nele se alicerça o patriotismo que acima de tudo é incondicional e coletivo,então meu amigo é importante a sociedade Brasileira que nossos militares não seja corporatistas e sim unicamente patriotas onde a fidelidade a nação esteja acima de tudo o mais e quanto sua colocação de que nossos militares ainda vivem no tempo da guerra fria isso não procede embora eu reconheça que no meio deles uma minoria turrona destoa do patriotismo para o corporativismo ideologico,mas não generalize porque em toda a nossa sociedade e principalmente politica tambem temos minorias presas ao passado e assombradas por eternos fantasmas……FIN CAL não somente os altos comandantes mas toda a tropa respeita leis,constituição e o regulamento militar que lhes proibem manifestarem-se publicamente.Eles devem ser o ponto neutro do equilibrio da balança para serem exemplos para cumprirem e fazerem cumprir suas atribuições constitucionais e tudo a mais em carater do que for necessario para resguardarem e defenderem nossa soberania,interesses e ordem publica e se destoam disso acabam se impondo pelo uso ilegitimo de força.Parar de operar,retirar de serviço ou qualquer outra forma de forçarem algo é insubordinação passiva de punição.E outra coisa,politicos não são o Brasil assim como generais tambem não são o Brasil mas nós o povo Brasileiro sim somos o Brasil.Neste pais nada e nem ninguem esta e jamais estara acima da lei.A criação do MD e do EMC ao contrario do que muitos pensam vem desde o GOV.FHC O ENTREGUISTA VENDILHÃO ATE O GOVERNO MANGUAÇA COMPLASCENTE DE LULA E AGORA DILMA e sabem quem é o mentor desta ideia?Nelson Jobim.Então os senhores vejam que a mania de copiarmos ou seria de sermos induzidos por vontade Americana(?) vem desde o governo Tucano e aprofundou-se no governo PTista uma prova de que ser subjugado voluntariamente não é atribuição militar e sim civil.O que ganhamos com isso em operacionalidade tirando daqueles que conhecem defesa para darmos a politicos e politiqueiros?Ganhamos as mentiras e as ilusões e estamos cada vez mais expostos.Quando o cobiçador vier seus Deuses politicos e toda a corja de especuladores e oportunistas pegarão seus jatinhos e vão para balnearios Europeus e Americanos curtirem a vida resguardados por estes governos com tudo o que ajuntaram roubando nossa nação e nossa gente enquanto milhares de crianças e de Brasileiros morriam de fome ou nas portas de hospitais e nós todos os Zés Ruélas é que nos bateremos com o cobiçador munidos de paus e pedras para defendermos nosso pais e nossos interesses para garantirmo-os a nossas futuras gerações.Observem tudo a volta e percebam o ajuntamento de vertentes contrarias com o mesmo intuito e todas as formas que criam para deixarmo-nos cada vez mais incapazes de nos defendermos de tudo.Esqueçam ideologias,diferenças,divissões,preferencias e pontos de vistas e olhem a tudo de forma mais abrangente e sem carater individual mas sim coletivo tão essencial para nos unirmos e desarmados vencermos a tudo e a todos que se apresentarem diante de nós.

  28. AOS PARTIDARIOS DO SR NELSON JOBIM TEM QUE VER ESTE DESABAFO NUM TANTO MELANCOLICO,MAS DE QUEM SENTIU NA CARNE O SEU MANDO,ESPERO QUE NOSSA ILUSTRE PRESIDENTE DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DILMA RUSSEF ESCUTE ESTE DESABAFO E SE COMPRASA DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS E ATENDA SEUS ANCEIOS,NOSSOS MILITARES TENHAM MAIS VOZ ATIVA SEM COM ISSO PERDEREM O RESPEITO, DEVERES COM NOSSA PRESIDENTE E NOSSA AMADA NAÇAO,QUE SAO INTEGRIDADE,LEALDADE,VIRTUDES MAIS QUE NOTORIAS DE NOSSOS MILITARES.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  29. MAXTEDY para agradar a militares em qualquer parte deste planeta basta moderniza-los e ser nacionalistas e não generalize amiguinho dizendo que Hugo Chavez goza de expressivo apoio da maioria de seu povo se nem ao menos eles tem a liberdade de se manifestarem publicamente em contrario.E voce enaltece Hugo Chavez como se o povo Venezuelano estivesse feliz e contente com o dinheiro do petroleo que Hugo Chavez desvia que deveria ser usado em infraestrutura e beneficios nacionais para comprar a fidelidade de militares e de simpatizantes Bolivarianos no continente.Amiguinho pessoas como Hugo Chavez e Fidel Castro hoje pertencem a um mundo medieval Albanizado que se impõe pela força e intransigencia de arbitrariedades ao invez de convencimento e ja que te agradas tanto em ser serviçal de um sistema escravizador e inibidor da liberdade esteja a vontade aeroportos são de uso publico neste pais então se pique para Havana ou Caracas ja vai tarde rsrs rsrs não sentiremos sua falta rsrs rsrs Querem ver o Brasileiro virar bicho?Tirem-nos a nossa liberdade ou profanem nossa soberania para verem o que acontece.

  30. Regivaldo, militar não é boneco, também tem que ter seu forum.
    Apenas discordamos do General Lessa, mas que tem direito de falar tem.
    Um abraço a todos.

  31. XTREME rsrs rsrs Aloprado? rsrs rsrs Tinha ate milico que fazia propaganda JOBIM JA PRA PRESIDENTE rsrs rsrs Eu cansei de falar e ainda saiu barato pois neste pais não que tudo não se apura mas na realidade impedem que apurem tamanho é o universo dos rabos presos que se borram se certas coisas forem de publico conhecimento e que gerem descontentamento popular ou mesmo que derrubem politicos e ilicitos politicos pois a delatação coletiva e a atiração de merdas na turbina seria inevitavel e deixaria a bem muitos todos bem cagados dos pés as cabeças rsrs

  32. Senhores, essa é apenas a opinião de um ex-general que detestava o ex-ministro da defesa, mas e aí se amanhã vier outro da mesma patente falando bem do ex-ministro como fica? Vocês vão rever suas opiniões? Não né… afinal essa é a opinião que vocês precisão para se sentirem melhores e nenhuma outra será valida.
    Quando não gostamos de algo usamos de tudo para justificar nosso ódio, estavam falando aí do EC-725 que não presta que isso e aquilo, pois bem, ao menos podemos dizer que não somos os únicos que se enganaram a Malásia o México e a França usam ou ainda vão usar a própria China opera o modelo civil desse helicóptero que pode vim a cair a qualquer estande… Olha temos que avisar esse pessoal para tomar cuidado!
    Se o helicóptero fosse russo muito dos chorões não estariam reclamando, mas os americanizados estariam “P” da vida, se fosse americano os russofobicos estariam ainda mais irados… aí fica difícil se compra reclama se não compra reclama, meu, o MD deve fazer suas compras com a intenção de fortalecer o país e não agradar meia dizia de lunáticos e paranóicos.
    Mas é isso…
    Vocês tomam uma carta de uma pessoa como verdade absoluta quando na verdade é só mais uma opinião. Pois bem, o ex-general mete o pau a falar mal do ex-ministro e da era civil, e ainda se mostra infeliz com o novo ministro, mas e aí general diz pra nós o que você e sua laia conseguiram de concreto para nossa defesa durante 21 anos no poder? Nada! Além de material de segunda mão, isso para as 3 forças caças, navios e blindados quase tudo de segunda mão e ainda pior tudo em quantidades insignificantes para nossa real defesa. E ainda se acha na moral para criticar a era civil… Gracinha!

  33. Q bom q existem os americanos q há décadas vem combatendo sistemas e pessoas demoniacas pela mundo.
    Se fosse pelo Brasil e por nós brasileiros (cambada de zés arigós) a Europa e o mundo livre teriam se ferrado no século passado.
    Esta internet e outra tecnologias, etc, etc, etc, que nós tanto usufruimos é tudo fruto de americano q queimou as pestanas em cima de estudos.
    Não, não sou americanófilo, mas não posso cuspir no prato que me sirvo.
    Se agora, mesmo, eu sair de casa para pedir aos meus vizinhos que me acompanhem numa manifestação, na Paulista, contra o voto obrigatório nenhum deles vai querer… Mas se os convidar para formar um bloco de carnaval ou uma churrascada vários vão aceitar. Isso é Brasil (e o que que os americanos têm haver com isso? nada) um país de milhões de omissos.
    Aqui mesmo neste Blog Cultural Geopolítico apenas uma migalha de comentaristas atuam. E os milhares de atuais doutores (elite intelectual)etc onde estão? mamando na teta do país, empuleirados num muro qualquer.
    Se esse General é macho, é guerreiro na veia e arteria, por que não deu seu sangue ou honra pela nação detonando com o titular do MD enquanto ele estava no cargo e podia se contrapor, ou ao menos dar satisfações para o povo brasileiro, sobre a ineficiência total desse ministério.
    O nosso grande problema, como grande nação obsoleta, é que a grande maioria de seu povo é uma cambada de festeiros (para não dizer coisa muito pior), e apenas isso. E quanto a esse General ele poderia ter feito bonito, o que ele fez foi, independente dos argumentos, na hora errada.



  34. sobre O DF(Brasília) … um paredão geral na politicada… faria um bem enorme a nação..

    quem sabe não aparece um grupo de militares.. que não se acovarde perante a esses bandidos travestidos de politicos.. e senta o dedo no fuzil

  35. Concordo com o general quando fala da prepotência e arrogância do Jobim,contudo, atribuir ao ex-ministro a responsabilidade pela falta de recursos e reequipamento de nossas forças é totalmente injusto. Quem autoriza a compra e libera a verba é o presidente da republica e ponto final. Pelo que li nos jornais uma das irritações de Jobim foi justamente a indefinição da compra dos caças.Acusa-lo também de defender os interesses da Dassault contrariando os da FAB, é um equivoco, o antigo ministro da defesa (esqueci o nome) defendia a proposta Russa no FX1 e os militares não gostaram nada. E se ao Amorim defender a proposta sueca agora vão acusa-lo também de interesses próprios ($$$)?, enfim, cada ministro sempre terá sua própria ideia da melhor alternativa

  36. Aos indiguinados com o posicionamento de um militar que não tem medo de dizer o que pensa e aos eternos e alegrezinhos endeuzadores da submissão voluntaria aos desejos Yankees enaltecidos por suas inestimaveis contribuições em prol da humanidade em especial a parcela LIVRE LEVE E SOLTA que pretende ver os interesses e soberania Brasileira defendida pelo Angelical Libertador Galático Humanitario esse fenomeno parece ate charge animada do Mundo Canibal descritas nos videozinhos alegres do PARTOBA e explicadas pelo Professor Elésio como a sindrome deficiente imunologica adiquirida de Coceira no Toba http://www.youtube.com/watch?v=VnqWhzZE7C4 rsrsrsrs rsrsrsrs

  37. Maluquinho ou Doidinho seja lá qual for o seu tipo de perturbação mental, não reconheço no seu comentário sob a minha postagem, qualquer indício de que você a tenha interpretado com clareza. Explico: enalteci simbolicamente a pessoa do Hugo Chavez, não por ser partidário da sua forma de governo, mas sim como forma de exemplificar a postura de um verdadeiro COMANDANTE militar que soube e sabe utilizar o poder a sua disposição para fortalecer, no momento oportuno, as suas Forças Armadas, dotando-as de capacidade operacional, de tecnologia compatível com os possíveis desafios e de reconhecida distinção pelos governos sul-americanos. Ao contrário de generais que esperam ir para a reserva para cuspirem no prato que comeram a vida toda. Com coragem, ousadia e respeito dos seus pares, Chavez, desafiou o poder imposto há décadas nas republicas de bananas pelos “irmãos” do norte e está transformando a visão geo-política e estratégica do seu país, ao ponto de causar tanto desconforto. A respeito da sua colocação de que o governo Hugo Chavez desvia o dinheiro do petróleo para outras finalidades, não vou aqui me posicionar sobre isso, pois acredito ser fora de propósito e, também, por entender que existem muitas semelhanças na nossa amada republica, portanto, para mim, seria o sujo falando do mal lavado. A propósito tanto Fidel Castro quanto Hugo Chavez tiveram e tem até hoje, ao seu favor, o mérito de haverem desafiado e combatido, a sua maneira, um adversário que muitos criticam na surdina, mas não tem a coragem de confrontá-lo, daí o motivo da eterna síndrome de vira-lata, clientelista, entreguista, frouxos e outros adjetivos pejorativos que tanta vergonha nos causam. Quem mais se impõe pela força os USA, França, Reino Unido, China ou Argentina, Brasil, Venezuela? acho que você é maluquinho, mas não pode ser tolo. Quanto a esse sua colocação de mundo medieval, albanizado,ou mesmo socialista, trotkista, marxista, nazista ou qualquer outra terminologia que você deseje empregar, não passa de mera rotulação barata de ideologias que se alternam nos governos, pois a ambição do homem pelo poder absoluto continua independente do título que colocarem. Por fim, com relação as suas colocações pessoais a meu respeito, vou me dar o direito de não tratar disso de forma pública, pois não me conheces e não te conheço ao ponto de lhe dar essa satisfação, tão somente postei a minha opinião sob um tópico em debate, num espaço aberto para tal finalidade. Mesmo assim agradeço a sua atenção ao que postei.

  38. Concordo com muito do que disse o general.
    Mas discordo totalmente do seu conceito quanto ao Ministério da Defesa. Se ele não quizer respeitar a hierarquia, deve procurar outra coisa para fazer.
    Como já escreveram acima, também acho que este tipo de mentalidade, se aplicada a todas as FAs, poderia nos remeter de volta a ditadura. E com ela, novamente, o alinhamento com a extrema direita. Aí, todos ficarão contentes com as ordens e desejos do grande norte???
    Abraços.

  39. General no Brasil só fala de pijamas, quando tá na ativa beija as mãos dos ministros. Nunca vi um general da ativa dizer o que pensa, só depois que aposenta quer falar, só que aí já é tarde. Melhor faria se ficasse calado.

  40. como colocou viventtBR:

    “Se esse General é macho, é guerreiro na veia e arteria, por que não deu seu sangue ou honra pela nação detonando com o titular do MD enquanto ele estava no cargo e podia se contrapor, ou ao menos dar satisfações para o povo brasileiro, sobre a ineficiência total desse ministério.”

    Deveria ter falado antes.
    O coronel Hiram Reis e Silva é uma das minhas fontes teóricas, com todo respeito acho deveria se afastar do general Lessa.
    .
    Com um discurso de guerra fria falando de esquerda e direita o único que se consegui é mais votos para o PT, isso está desmonstrado.
    Todo aquele militar que não entenda que no BRASIL deve mandar o povo brasileiro não deve ser considerado para liderar um movimento nacionalista.
    .
    O povo brasileiro votou, e votou a linha política do ministro Amorim, então? então devemos respeitar a decisão dos eleitores e pensar em que estamos errando os que queremos o Brasil como potência militar, não para 2050 mas para 2020.
    Este blog permite esse debate, permite a participação dos que pensamos que com as políticas da guerra fria não se consegue mas que um 1% do eleitorado.
    .
    Já vimos como se ferrou o Serra falando contra “a mulher”, lembrem: que os VANTs não passavam de discos voadores produto da mente fantasiosa da candidata.
    Todo esse anticomunismo da guerra fria hoje não serve, porque mais que nunca tudo mundo sabe que os americanos mentiram sempre e continuam mentindo. O povo brasileiro não presta para os argumentos dos países do primeiro mundo.
    Podem fazer um teste: podem ir a falar contra o comunismo na periferia, entenderiam rapidamente o que estou tentando dizer. O povo não é tolo sabe que os americanos foram quem demoliram as torres, que todo isso de BinLadem é uma novela etcetcetc.
    .
    Me omito de comentar mais, os argumentos do general Lessa foram facilmente rebatidos por vários colegas.
    .
    Se pode falar de comunas ou de nazis ou sionistas ou sei lá num churrasco ou pizzada com amigos, mas não soma nada ao progresso do Brasil incluir isso num discurso público. Totalmente fora da realidade, mais num continente onde grande parte já são chavistas.

  41. Esse general deve ter raiva até da mulher dele, se o NJ foi ruím, vamos aguardar o CA, creio eu vai ser muito pior.

  42. viventtBR, lucida colocação… mas lembremos que os que criticam a postura do general o fazem carregados de proselitismo e infantilidade perante o poder manipulador que por agora grassa… para entende-los temos que nos despir da moral e buscar apoio no pensamento freudiano… “A espiritualidade de esquerda é rasa. Aloca toda a responsabilidade do mal fora de você: o mal está na classe social, no capital, no estado, na elite. Isso infantiliza o ser humano”. (Luiz Felipe Pondé)

Comentários não permitidos.