Carta do General Lessa a Jobim!

Hiram Reis e Silva, Porto Alegre, RS, 13 de agosto de 2011.

“A idéia da criação do Ministério da Defesa, dadas as circunstâncias sob as quais vicejou em nosso País, é, por si mesma, o triunfo dos “políticos” – quando não somente a submissão irrefletida aos ditames supranacionais – e impôs-se em processo que, por si mesmo, desmoralizou as FFAA, desmoralizando e, por fim, extinguindo o EMFA em suas funções, e liquidando a ideia de uma Política do Estado ao implodir os Ministérios Militares”.

(Vânia L. Cintra)


A Agenda Internacional de Segurança apregoada pelos “especialistas” da OTAN moldou a Lei de Defesa Nacional (Lei n° 29/82, de 11 de Dezembro de 1082) que estabeleceu a nova organização das Forças Armadas e a criação do Ministério da Defesa, submetendo os antigos Ministérios Militares ao controle civil. Desde então, sucessivos governos, vassalos das diretrizes militares Norte-americanas tem determinado um corte dramático nos gastos com a defesa e nomeado civis totalmente despreparados e incompetentes para conduzir sua política de Defesa Nacional. Nestas três décadas, os “Sargentos Tainhas” colocaram nosso país, a sétima economia do mundo, num perigoso patamar nivelando-nos a países de quinta categoria.

Muitas foram as manifestações a respeito da nomeação de Amorim para a pasta da Defesa, uma, em especial, quero repartir com os leitores – a Carta do General-de-Exército Luiz Gonzaga Shroeder Lessa, ex-comandante do Comando Militar da Amazônia e do Comando Militar do Leste, palestrante renomado sobre as questões que afligem a Amazônia Brasileira e um paradigma para todos os brasileiros.

–  Carta ao Senhor Jobim

Fonte: Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, 12 de agosto de 2011.

Como era natural, o senhor se foi, sem traumas, sem solavancos, substituído quase que por telefone, não durando mais do que cinco minutos o seu despacho de despedida com a presidente, que, de forma providencial, já tinha até o seu substituto definido. Surpreso? Nem tanto.

Substituição aceita com a maior naturalidade, pois ela é parte da rotina militar.

O senhor talvez esperasse adesões e simpatias que não ocorreram, primeiro, pela disciplina castrense e, depois, pelo desgaste acumulado ao longo dos seus trágicos 4 anos de investidura no cargo de ministro da defesa. E como um dia é da caça e outro do caçador, o senhor foi expelido do cargo de forma vergonhosa, ácida, quase sem consideração a sua pessoa, repetindo os atos que tantas vezes praticou com exemplares militares que tiveram, por dever de ofício, a desventura de servir no seu ministério (veja que omiti a palavra comando, porque o senhor nunca os comandou).

O desabafo à revista Piauí, gota d’água para a sua saída, retrata com fidelidade e até mesmo estupefação o seu ego avassalador, que julgava estar acima de tudo e de todos, a prepotência, a arrogância e a afetada intimidade com os seus colaboradores no trato dos assuntos funcionais, o desconhecimento dos preceitos da ética e do comportamento militar, a psicótica necessidade de se fantasiar de militar, envergando uniformes que não lhe cabiam não apenas por seu tamanho desproporcional, mas, também, pela carência de virtudes básicas, como se um oficial-general se fizesse unicamente pelos uniformes, galões e insígnias que usa, esquecendo que a sua verdadeira autoridade emana dos longos anos de serviços prestados à Nação e da consideração e do respeito que nutre pelos seus camaradas. O senhor, de fato, nunca a entendeu e nunca foi compreendido e aceito pela tropa, por faltar-lhe um agregador essencial – a alma de Soldado.

Sua trajetória no Ministério da Defesa foi a mais retumbante desmistificação daquilo que prometeu realizar.

Infelizmente, as Forças Armadas ficaram piores, ainda mais enfraquecidas. Suas promessas de reaparelhamento e modernização não se realizaram. Continuam despreparadas para cumprir as suas missões e, na realidade, são forças desarmadas, só empregadas no cumprimento de missões policiais, muito aquém das suas responsabilidades constitucionais.

A Marinha poderá até apresentar um saldo positivo no seu programa de submarinos, mas a força de superfície está acabada, necessitando de urgente renovação, que não veio. A Aeronáutica prossegue sonhando com os modernos caças com que lhe acenaram, programa que desafia a paciência e aguarda por mais de 10 anos. O Exército parece ser o que se encontra em pior situação no tocante ao seu equipamento e armamento, na quase totalidade com mais de 50 anos de uso. Nem mesmo o seu armamento básico, o fuzil, teve substituto à altura. Evolução tecnológica, praticamente, nenhuma. O crônico problema salarial que, por anos, atormenta e inferioriza os militares que são tratados quase como párias, não teve uma programação que pretendesse amenizá-lo. A Comissão da Verdade, em face da sua dúbia atitude, é obra inconclusa, que tende a se agravar como perigoso fator desagregador da unidade nacional

O que fez o senhor ao longo desses quatro últimos anos para reverter essa situação, Sr Jobim. Nada! Só palavrório, discursos vazios, promessas que não se cumpriram, enganações e mais enganações. Mas sempre teve a paciência, a lealdade e a fidelidade dos Comandantes de Força.

A Estratégia Nacional de Defesa é o maior embuste que tenta vender. Megalômana, sem prazos e recursos financeiros delimitados por específicos programas governamentais, é um documento político para ser usado ou descartado ao sabor das circunstâncias, como atualmente ocorre, quando é vítima dos severos cortes orçamentários impostos às Forças Armadas, que inviabilizam os seus sonhos de modernização. Mal sobram recursos necessários para a sua vida vegetativa.

O caos aéreo que prometeu reverter com a modernização da infra-estrutura aeroportuária só fez crescer e ameaça ficar fora de controle.

Você (como gosta de chamar os seus oficiais-generais) foi um embuste, Jobim.

Por tudo de mal que fez à Nação, enganando-a sobre o real estado das Forças Armadas, já vai tarde. Vamos ficar livres das suas baboseiras, das suas palavras ao vento, das suas falácias, das suas pretensões de efetivamente comandar as Forças Armadas, mesmo que para isso tivesse que usurpar os limites constitucionais.

Você parte amargando a compreensão de que nada mais foi do que um funcionário “ad nutum”, como todos os demais, demitido por extrapolar os limites das suas atribuições. A contragosto, é forçado a admitir que o verdadeiro comandante das Forças Armadas é a Presidente Dilma que, sem cerimônia, não tem delegado essa honrosa missão exercendo-a, por direito e de fato, na plenitude da sua competência.

Você acusou o golpe. Não teve, nem sequer, a disposição de transmitir o cargo que exerceu. Faceta da sua personalidade que a história saberá julgar.

Como no Brasil tudo o que está ruim pode ficar ainda pior, vamos ter que aturar o embaixador Amorim, que por longos 8 anos deslustrou o Itamaraty e comprometeu a nossa tradicional e competente diplomacia. Sem afinidade com as Forças, alheio aos seus problemas e necessidades mais prementes, com notória orientação esquerdista, só o tempo dirá se a sua indicação valeu a pena.

No fundo, creio mesmo que só ao Senhor dos Exércitos caberá cuidar das nossas Forças Armadas.

Blog e Livro

Os artigos relativos ao “Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar”, Descendo o Solimões (2008/2009), Descendo o Rio Negro (2009/2010), Descendo o Amazonas I (2010/2011), e da Travessia da Laguna dos Patos I (2011), estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede virtual da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre.

Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link: http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.


Solicito Publicação

Coronel de Engenharia Hiram Reis e Silva

Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS)

Vice-Presidente da Academia de História Militar Terrestre do Brasil/Rio Grande do Sul

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS)

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional

Site: http://www.amazoniaenossaselva.com.br

E–mail: hiramrs@terra.com.br

26 Comentários

  1. Não concordo com o General Lessa em muitos pontos do seu texto,
    más justiça seja feita, ninguém pode negar que ele é um patriota e merece respeito…

  2. Lamentável a continua publicação de mentiras, sofismas e meias-verdades na boca de terceiros por parte deste fórum. Pela postura deste ex-militar dá vontade de extinguir as FFAA, pois é ridículo dar dinheiro do contribuinte para um homem perdido no tempo. Sempre o mesmo conservadorismo tacanho que sonhando o Brasil grande, promoveu o país com maior desigualdade social do mundo e um campeão mundial das favelas, da bandidagem ( de gravata e sem ) e do esquadrão da morte.

  3. Estava lendo os comentários e parei no “comandante Hugo Chaves”.

    Quem defende esse ditador lunático, que conseguiu quebrar um país dono de uma das maiores reservas de petróleo do mundo, não merece minha leitura.

  4. AJ, não sei não, essa historia de alto escalão militar criticar um excomandante só vai fazer a Presidente congelar mais alguns anos os projetos de reaparelhamento da defesa. Claro que eu estou exagerando, mas com bons olhos isso não vai ser visto pelos civis que comandam. Acho que militar, se falar, sobretudo temas polemicos, deve falar no quartel, pra sua tropa, sem lentes civis lá, porque tudo fica em casa…O maior medo dos civis é exatamente isso, dar muito poder aos militares e eles crescerem politicamente, até fundar partido militar e quererem assumir pelas vias democraticas o poder no Brasil!Tem muito civil que votaria em militar -(eu tenho apreço por eles, mas não penso num projeto de EStado com comando miliatr para o Brasil).

  5. Leandro RQ, seja bem vindo… peço-te que tenhas mais um pouco de paciencia com os imaturos… vale a pena acompanhar esse grande espaço, aberto para as mais variadas opiniões, mesmos as mais inverossimeis… desde ja, aguardo novas postagens suas… será uma prazer ouvir sua opinião… saudações…

  6. Regivaldo, um partido apoiado por militares, não necessariamente oriundos da caserna, seria bem vindo para contrapor tantas siglas que, ao meu ver, não teem nada a propor, não defendem projetos para o pais e acima de tudo, somente ai estão para se projetar sobre o balcão dos negocios inominaveis da politica rasa brasileira… saudações…

  7. MILTON que Americanos são uns FDP todo mundo sabe.Que Comunismo é uma ditadura escravagista não humanitaria e que priva o povo de liberdade todo mundo tambem sabe.Que o povo Brasileiro não aceita mais ditaduras todo mundo tambem sabe e ate nossos militares tambem sabem e não querem mais isto..Ideologias so servem como argumento de encantamento,é pura filosofia hipnótica.Democracia e Socialismo não existem na pratica em lugar nenhum,são apenas slogans.As coisas para serem realizadas dependem da vontade politica e não da vontade publica.Todos sem distinção de ninguem dizem sempre lindas palavras de seduções mas quando estão no poder a estoria é outra.Ate parece que a rampa do Palacio do Planalto é amaldiçoada,mesmo que a subas com a melhor das intenções ao adentrar o Palacio és seduzido pela facilidade e abundancia de oportunidades e todos se perdem.Não criem Mitos politicos pois eles não existem.Todos que assumem o poder deste pais ou fazem o jogo do sistema ou não encontram embasamento para porem em pratica seus argumentos,não terão sustentabilidade e nem governança.Milton seu Deus supremo Lula antes de assumir o primeiro mandato como todos os anteriores foi a Washington ter uma entrevistinha a portas fechadas com Bush,voce lembra disso???As imposições de subjugação ao Brasil são muitas desde a chantagem ate podendo chegar a ameaça do uso da força e não é so o nosso governo que é sistematicamente chantageado e pressionado PELO IRMÃO CAIM DO NORTE,nossos militares constantemente tambem são.Entreguistas e vendidos assim como submissos voluntarios nesse pais são tantos em todos os niveis e em todas as facetas de nossa sociedade e por diversos motivos que se fossemos extingui-los talvez o Brasil passaria a ser um pais fantasma habitado apenas pela nossa flora e fauna.Então amiguinho como poderemos resolvermos isso aja visto que ficarmos perdendo tempo em acusarmo-nos uns aos outros ou buscarmos encontrarmos Judas para malharmos não resolvera nada,perderemos tempo,estaremos cada vez mais divididos e cada vez mais submissos.A poucos dias Milton a Turquia expressou vontade de adiquirir tecnologia de ponta para aeronautica e defesa antiaerea e cogitou apreciar equipamentos Russos e Chineses e foi logo chantageada pela OTAN e EUA ameaçando-os deixa-los as escuras na proteção do monitoramento aeroespacial de prevenção,controle e defesa de possiveis ataques aereos ou balisticos.Sua Deusa Dilma Rousseff amigo Milton esta quase quase ja na portinha cedendo a penetração Yankee que voce,eu e muitos de nós e ate a maioria de nossos guerreiros odiamos e enchendo o pais de um vetor Jurassico que receberemos careca e banguela e cheio de Malwares ao qual viveremos por uns cinquenta anos cheios de contenções aos trancos e barrancos revitalizando e pressurizando com super-bonder.Então amiguinho Milton como creio que voce tenha amor pelo Brasil qual a solução que temos heim?????

  8. Sim BLUE EYES o surgimento de um partido NACIONALISTA e não partido militar mas constituido por uma boa e importante parcela militar é importantissimo pois catedraticos e estrategistas militares temos muitos e entre os melhores do mundo.O Nacionalismo civico é essencial na formação de uma sociedade.Assim como a familia ´[e importante na formação do cidadão o nacionalismo é importante na formação de uma nação de um unico povo e não de minorias

  9. O problema com os EUA é que alem de não confiarmos mais neles com eles não temos ampla reciprocidade.A filosofia deles é colonialista,querem dar o essencial e receberem o sensivel.Ou abrem para nós e abrimos para eles ou não tem conversa e a iniciativa agora deve partir deles.A Putinha cansou de agendar programa e não receber o combinado.Quem curte Cafetão é otario.

  10. 1Maluco… PERFEITO em suas consideração… pela 1ª vez sou obrigado a concordar em tudo o que disse… conseguistes o equilibrio perfeito entre ser nacionalista verdadeiramente e não seder a preceitos arraigados e hipnoticos… o que venho defendendo não é a dependencia e alinhamento em relação aos EUA como muitos aqui afirmam, mas sim um enfrentamento contra a possivel escravização do povo brasileiro atraves de uma mentira socialista e, esta sim, entreguista da nossa soberania… dai minha luta em abrir os olhos de alguns incautos… agora, posso me dar por satisfeito… como disse Paulo, “Combati o bom combate”…
    INDEPENDENCIA OU MORTE!!!
    saudações…

  11. “Sim BLUE EYES o surgimento de um partido NACIONALISTA e não partido militar mas constituido por uma boa e importante parcela militar é importantissimo pois catedraticos e estrategistas militares temos muitos e entre os melhores do mundo.O Nacionalismo civico é essencial na formação de uma sociedade.Assim como a familia ´[e importante na formação do cidadão o nacionalismo é importante na formação de uma nação de um unico povo e não de minorias.”… isso é tudo que os gringos do Clube de Bilderberg e os socialistas internacionalistas não querem… UM PAIS CIVICO, NACIONALISTA, UNIDO E INDEPENDENTE… saudações…

  12. Prezado Dandolo a tal gota deve ter se originado de um reservatório cheio, quiçá hajam muitas outras para cair ainda!.
    Quanto a resalva freudiana (Blue Eyes)- perfeita – E no que diz respeito a nós brasileiros como é difícil e raro criticarmos nossos próprios umbigos. Aff!!
    Para alguns, inclusive comentaristas aqui do blog, é sempre mais fácil colocar a culpa das mazelas brasileiras nos dominadores do norte (ênfase nos americanos).
    No meu comentário anterior deixei grafado “não, não sou americanófilo” O que é uma dupla negação. Mas, ainda que ela remeta para americanófobo essa não é a intenção…
    Apenas, não sou cego e hipócrita perante a história recente da humanidade.
    E tenho respeito por todos, vivos ou mortos, políticos – militares – cientistas – civis, de outras nações, que dedicaram suas vidas em prol de que a minha e de meus familiares e amigos fosse melhor (mais feliz e confortável) hoje.
    E com total isenção de preconceitos e ódios inrustidos, nacionalistas e pessoais, procuro tecer meus comentários personalisticamente sim, mas de forma pragmática em prol de um resultado positivo.
    Quanto a dominação americana e os vassalos de nossos políticos, a coisa não é bem assim… O que há é um jogo de poder, no qual quem pode fala mais alto, sempre foi assim e não acredito q deixe de ser.
    Sendo que, talvez, o povo mais controlado e dominado seja o próprio povo americano. Eles adoram falar em liberdade… mas livre mesmo são outros povos, ex: mongóis, ciganos e… brasileiros.
    O q eu defendo é que devemos tirar o melhor partido de nossas relações internacionais, seja com quem for.

    E para não fugir do tópico do artigo, os militares fazem parte do Brasil e tem deveres e direitos também, só não venham criticar seus superiores quando eles lhes derem as costas, isso é contraproducente. Caso o General Lessa tivesse, um mês atrás, ido num roda viva qualquer da TV, falado de todo o descaso com as FAs e inadequação do NJ como titular do MD aí sim ele teria mudado um pouco a história. Entretando falar da moda do verão passado que importância tem?!!
    Brasilia. e o MD civil, devem estar rindo dessa sua carta direcionada ao vácuo.

  13. 15/08 – Nota de esclarecimento da PF

    15/08 – Presidência
    Nota de Esclarecimento: atuação da Polícia Federal no Brasil

    Bolivar Steinmetz
    Vice-presidente, no exercício da presidência

    12/08/2011 – 18:31
    A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal vem a público esclarecer que, após ser preso, qualquer criminoso tem como primeira providência tentar desqualificar o trabalho policial. Quando ele não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar.

    Texto completo

    A entidade lamenta que no Brasil, a corrupção tenha atingido níveis inimagináveis; altos executivos do governo, quando não são presos por ordem judicial, são demitidos por envolvimento em falcatruas.

    Milhões de reais – dinheiro pertencente ao povo- são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades. E quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a publico e se dizem “ estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal”. Isto é apenas o início de uma estratégia usada por essas pessoas com o objetivo de desqualificar a correta atuação da polícia. Quando se prende um político ou alguém por ele protegido, é como mexer num vespeiro.

    A providência logo adotada visa desviar o foco das investigações e investir contra o trabalho policial. Em tempos recentes, esse método deu tão certo que todo um trabalho investigatório foi anulado. Agora, a tática volta ao cenário.

    Há de chegar o dia em que a história será contada em seus precisos tempos.

    De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos.

    A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal colocará todo o seu empenho para esclarecer o povo brasileiro o que realmente se pretende com tais acusações ao trabalho policial e o que está por trás de toda essa tentativa de desqualificação da atuação da Polícia Federal.

    A decisão sobre se um preso deve ser conduzido algemado ou não é tomada pelo policial que o prende e não por quem desfruta do conforto e das mordomias dos gabinetes climatizados de Brasília.

    É uma pena que aqueles que se dizem “estarrecidos” com a “violência pelo uso de algemas” não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no país, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhares de pessoas na miséria, inclusive condenando-as a morte.

    No Ministério dos Transportes, toda a cúpula foi afastada. Logo em seguida, estourou o escândalo na Conab e no próprio Ministério da Agricultura. Em decorrência das investigações no Ministério do Turismo, a Justiça Federal determinou a prisão de 38 pessoas de uma só tacada.

    Mas a preocupação oficial é com o uso de algemas. Em todos os países do mundo, a doutrina policial ensina que todo preso deve ser conduzido algemado, porque a algema é um instrumento de proteção ao preso e ao policial que o prende.

    Quanto às provas da culpabilidade dos envolvidos, cabe esclarecer que serão apresentadas no momento oportuno ao Juiz encarregado do feito, e somente a ele e a mais ninguém. Não cabe à Polícia exibir provas pela imprensa.

    A ADPF aproveita para reproduzir o que disse o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos: “a Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos”.

    FONTE : Associação Nacional de Delegados da Policia Federal

    ******************************************************************************************************************************************************************************
    Parabens Policia Federal Brasileira pelo exemplo de imparcialidade a serviço do cumprimento da lei ao resgardarem os interesses do povo Brasileiro.Muito Obrigado
    1maluquinho
    É Bordunada neles todos minha Cobrada larga o aço sem dó e nem piedade.Voces não servem a homens e mulheres de passagem mais ao interesse Nacional Brasileiro cumprindo e fazendo cumprir a lei.

  14. Maluquinho, você lê meus comentários, você gosta de meus comentários, hehe, sabe que nunca votei no Lula. Dizer que meu Deus e o Lula é uma ofensa e uma mentira.
    Mas entendo que dói, dói muito encontrar um cara que tenta ser objetivo por cima de tudo.
    .
    Hoje ser nacionalista implica se afastar dos americanos, nada de tentar “terminar com o império” simplesmente não depender militarmente deles. Também hoje ser nacionalista como já postei muitas vezes é terminar com a dependência bancária dos Bilderberg.
    .
    Soluções:
    1.
    desenvolver indústria militar com 51% de control do governo federal. A independência militar só se consegui fabricando aqui. O poder não está no fuzil mas em quem o produz.
    2.
    beneficiar a soja ferro etc, exportar mão de obra brasuca
    3.
    Criar fontes de trabalho na Amazônia, explorando minério e petróleo logo
    4.
    Terminar com a festa dos banqueiros internacionais no Brasil, Banco do Brasil não pode financiar a 5%, deve financiar a 2%, e o governo não pode se endividar mais. Existe um rodízio de dinheiro entre Brasilia e USA, acho o mesmo dinheiro vai e volta várias vezes.
    5.
    Criar uma nova moeda mundial em parceria com os BRICS.
    6.
    Paquistão investe 25% em defesa, por que o Brasil não pode investir 10%? É claro, desenvolvendo aqui, nada de Rafale nem SU, impensável o F18, Gripen não existe.
    7.
    Terminar com a promoção automática, e ProUni só para carreiras que interessem ao país. Não passar bola para o ensino médio ou universitário, já estão perdidos, pôr todo investimento na primeira série e assim por diante.
    7.
    Gostou??? Nada novo, já postei essas medidas um monte de vezes.
    8.
    Como se consegui? Com um nacionalismo que não fale de comunas esquerda etc. A Guerra Fria é para historiadores.
    O Brasil para chegar a potência militar precisa um nacionalismo maduro, que olhe para o futuro e que consiga unir a TODO o povo brasileiro nessa luta. Generais como Lessa ou Heleno talvez sem querer fomentam a divisão do povo brasuca.
    A Guerra Económica está rolando, e para não ser derrotados nessa guerra precisamos 190 milhões de soldados sejam da cor política que sejam, mas que entendam as medidas a levar adiante.

  15. Como voce mesmo falou voce enumerou uma serie de itens que não são novidades.Bem ja que todos sabemos de nossas deficiencias,nossas necessidades e tudo o mais que nunca se traduz em resultados efetivos e terminantes então a maior culpa esta em nós o povo que a tudo estamos cientes,que a tudo vemos e nos mantemos impassivos e acovardados.O que é inadimissivel é o entreguismo vendilhão e o banditismo.Uma pequena parcela do povo faz barulho de axaltação a submissão voluntaria e outra parcela grita por “JUSTIÇA” movidos por ideologias e recalques.Não sou contra que se apure a repressão e tambem a subverssão mas sou contra essa babaquice de que tudo que se origine do meio militar logo apareça um idiota movido por traumas passados a desmerecer,menosprezar e atacar.Aqueles que nutrem traumas,neuroses e esquisofrenias por militares sejam sujeitos homens e vão a uma unidade e extravazem todos seus ressentimentos.Quanto ao IRMÃO CAIM DO NORTE caminhamos inevitavelmente para uma postura de confronto em defesa de nossos interesses e isso ja esta assimilado tanto na esfera de governo como na esfera de defesa.Não confundam as coisas,relações comerciais e assuntos de estado são distintas…Relembrem:No 7 de Setembro passado qual foi o visitante que inexperadamente e sem ser oficial visitou de forma discreta nosso governo e nossos comandos militares?Não sabem?Busquem essa informação pois saiu na midia embora que superficialmente.O que não podemos é mais estarmos subordinados a chantagens e impossições e condicionamentos de pais nenhum.Somos soberanos e livres para caminharmos por nossas proprias pernas embora alguns ainda ensistam em tutelas….MILTON para voce ver que politicos não entendem bulhufas de estrategia de defesa qual foi a opção fora do IRMÃO CAIM DO NORTE que o MANGUACEIRO buscou?A FRança né!Com olhar filosofico ou estrategico privado é ate natural compreendermos que se buscou uma opção fora da orbita EUA-Russia-China.Mas em uma visão teorica e pratica de estrategia de defesa foi uma escolha nula e insignificante aja visto que o pretendido forma com os lobos e tem historico de na hora H dar pra traz né!Quem não tem padrinho morre pagão.O Irã faz o que quer porque por traz dele tem Russia e China.A Coreia do Norte faz o que quer porque por traz dela tem a China.Israel faz o que quer porque por traz dela tem os EUA e a OTAN.E nós que nem podemos ter um VLS,tecnologia atomica e ate mesmo vetores aeronauticos de ponta e satelites militares estrategicos porque não temos padrinho e o padrinho pretendido pela midia,parcela industrial e empresarial,minoria militar e politica é justamente o predador a nossas pretenções que fica ate melindrado por nossos posicionamentos diplomaticos anti-intervencionistas e favoraveis a entendimentos.Hoje embora não publico uma boa parcela militar aceitaria mais facilmente uma aproximação com a China do que com a Russia no ambito estrategico de defesa embora não tenham mais restrições quanto a tecnologias Russas.Bem amiguinho Milton a autoridade extrangeira que nos visitou de forma não oficial e extranha pois ninguem sabia foi o comandante das forças armadas da China que inclusive se relaciona muito bem com a MB e a nossa presidenta quebrou o protocolo da submissão voluntaria que ate Lula seguiu indo ao invez de Washington a Pequim.Eu tenho reservas e preocupação com uma aproximação estrategica de defesa com a China e preferia mais com a Russia.Alguma posição temos de escolhermos e o tempo é inimigo,ou alegresinhos nos deliciarmos no simulador novo de Brasilia do F18 e continuarmos submissos e serviçais ou assumirmos de vez uma postura independente de pais soberano e dono de suas proprias vontades e construidor de seu proprio destino…….Quanto ao banditismo instalado na esfera de governo e nos meios publicos precisamos de vez moralizarmos o Brasil é cerol nessa putada toda e que não reste nenhum.

  16. Blue Eyes, Na Resistencia, sei não, acho isso muito perigoso!Sabe aquela de gato escaldado?O Poder corrompe como sempre, não podemos esquecer muitos exemplos que a história nos traz!

  17. Não podemos prever o futuro e muito menos ter medo de tentar… qndo os comunistas ou socialistas, como queiram, começaram a ganhar o poder foi também uma incognita… porque temer um partido, que ao meu ver, nasceria de uma parte da sociedade que sempre defendeu os interesses do pais? não vejo razões para pre-conceitos… se entregaram o poder no passado, porque iriam toma-lo, senão através dos meios democraticos?… o que acontece na verdade é que a esquerda esquizofrenica brasileira não quer lagar o osso… tão sugando o tutano todo através dos roubos institucionalizados que arrebentam os cofres publicos e deixam o pais sem condições economicas de se defender e cuidar de seu povo… eles tem medo, na verdade, é de gente com alma civica e nacionalista de verdade… saudações…

  18. A direita faliu EUA e Europa e abriu um fosso de miséria que irá provocar uma nova onda de revoluções. A esquerda salvou a América Latina da desgraça neoliberal e o povo brasileiro não passa fome graças a um socialista. A locomotiva do mundo é a China. Uma nação comunista.

  19. Pra quem gosta de ser enganado… OLHE OS CASOS DE CORRUPÇÃO DO PT, PMDB, PSDB neste governo ATUAL e diga sinceramente se a esquerda merece essa defesa veemente que alguns praticam a favor dela… neoliberalismo é mundial, meu caro… até a china se curvou ao mercantilismo sem fronteiras, ou passaria fome… o governo atual deve sua melhoria economica graças a aplicação da politica neoliberal do esquerdista FHC e Lula… então é melhor ler mais para saber mais… saudações…

  20. Muita calma nessa hora.Não misturem as coisas em suas saladas de frutas acrescentando vossos repolhos e cebolas pois a combustão é natural e fétida.Assim como a direita é reacionaria e vendilhã a esquerda é intransigente e entreguista.Os bandidos de outrora hoje são os travestidos antes comunistas agora se dizendo social democratas.PSDB,PT,PMDB nunca mais e deixem de serem tolos pois ninguem salvou ninguem e apenas fazem o que antecessores faziam pilhando a nação,os cofres publicos,blindandossem com artificios de manipulações tanto a justiça quanto a segurança.SÃO TODOS MERDAS DA MESMA BUNDA.O que salvou e salva o Brasil são os Brasileiros,se hoje somos a 7 economia isso é graças ao povo trabalhador que somos,as altas cargas tributarias que pagamos e nosso aquecido consumo.COMO NUNCA ANTES NA HISTORIA DESTE PAIS EU ESTOU CONVENCIDO COMPANHEIROS QUE ESSA MARAVILHOSA ASCENÇÃO RUIRÁ ASSIM QUE O CONSUMO INTERNO DESPENCAR então não criem mitos politicos porque não existem e sim apenas enganadores,embusteiros.O Brasil somos nós os Brasileiros e somos nós que desenvolvemos e pagamos as contas desta nação e tambem a desenvolvemos fazendo-a crescer ate mesmo sendo pilhados de todos os modos e de todos os lados pelos EMBUSTEIROS QUADRILHEIROS que posam de salvadores.Politico bom é politico morto.Ideologia boa é NACIONALISMO CIVICO desatrelado de filosofias extrangeiras que não deram certo e que não vem dando certo em suas origens.Precisamos de lideres Nacionalistas de boa indole e um Parlamento com maior participação efetiva da sociedade onde a vontade da maioria tenha poder de veto.Moralizar a nação é o primeiro passo para se ter igualdade e justiça social tão necessarias quanto o trabalho do povo para revoluirmos no sentido de progresso disseminando infraestrutura,capacitação e especialização.Um pais que tem um PIB onde 45% é carga tributaria (isso que segura essa falsa ascenção) e 55% subdividido no trabalho do povo,mercado interno,consumismo e commodities agricolas e minerais ainda habita em uma medievalização extratora porque nem ao menos temos capacidade de beneficiarmos nossos produtos.Peguem suas ideologias e seus Deuses ideologicos e guardem-nos em vossos TONHOS.

  21. OH TONHO MALUCO… se ta se dirigindo a quem, curumim? ta parecendo uma metralhadora rotativa sem direção… CONCORDO COM TUDO QUE FALASTES, exeto o ultimo paragrafo… ATÉ TU, querido maluco, não vives sem ideologia… só não sabes qual é a tua… IDEOLOGIA, EU QUERO UMA PRA VIVER… ache a sua logo… saudações ideologicas… “e lá de cima, Tupã olha os curumins caçando os tatus em suas tocas”…

  22. Colegas comentaristas,
    Sobre farsas e enganações para cima dos brasileiros que alguns de vcs chamaram a atenção…
    Para quem se interessa um pouco sobre fundamentos economicos,
    1994, ano histórico, foi quando começou o Plano Real que debelou a hiperinflação no Brasil até os dias de hoje. Seus heróis, que receberam e ainda recebem louros, foram, entre outros, o sociologo Fernando Henrique – os economistas Pedro Malan, Gustavo Franco etc.
    Pois bem, o que esses homens do governo Itamar fiseram foi assumir a autoria de um plano que no fundo foi simples plágio – cópia do plano alemão do governo Hitler, contudo jamais saiu nada na nossa querida imprensa sobre isso. Deveras, ela não iria manchar a luz do Plano Real e de seus geniais autores.
    No seguinte trabalho de pós graduação: Hjalmar Schacht e a economia alemã – Joaquim Miguel Couto e Gilberto Hackl http://www.eco.unicamp.br/docdownload/publicaçoes/instituto/revistas/economia-e-sociedade/V16-F3-S31/02_Couto2.pdf
    Para quem se der ao trabalho de ler, não é grande, ficará a nítida caracterização do Plano Real.
    Porém, se em algum momento do passado, os autores do Plano Real fizeram referência e deram os reais créditos do Plano Real ao Dr. em Filosofia e Secreário da Moeda do Reich Hjalmar Schacht, que seja desconsiderada minha suposição.

  23. China neoliberal? Um país que estatiza tudo e que não quer o Estado mínimo nem a pau, como prega o modelo neoliberal?
    Meus olhos são castanhos e meu sangue é vermeelho. E no coração carrego o mapa do Brasil de todas as cores.

Comentários não permitidos.