Paquistão investiga ataques aéreos da CIA, com mais de 2,3 mil mortos

MQ-9 Reaper

O programa de aviões espiões dos Estados Unidos no Paquistão, que matou entre 2.292 e 2.863 pessoas desde 2004, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira, está cada vez mais sob investigação pública no país asiático por causa da morte de civis.

Entre 385 e 775 civis perderam a vida nestes bombardeios, concentrados nas áreas tribais do Paquistão, segundo a análise elaborada pelo Bureau of Investigative Journalism (Escritório de Jornalismo de Investigação, em tradução livre), organização com base no Reino Unido, e pelo jornal paquistanês “Express Tribune”.

Os dados – extraídos de notícias e de pesquisadores que trabalham no território – revelam que a maioria destes ataques contra a rede terrorista Al Qaeda e facções talibãs aconteceram durante a gestão de Barack Obama: 239 de um total de 291.

O relatório contrasta com os dados do ”think tank” americano New América Foundation, que situa entre 1.628 e 2.561 os mortos por causa destes ataques com mísseis.

A confidencialidade do programa e a incerteza sobre o custo para a população civil não evitou que apareçam, cada vez com mais força, correntes críticas a esta ”guerra à distância” da CIA (agência de inteligência americana).

O mais ativo no âmbito legal é o advogado paquistanês Shahzad Akbar, que, em nome das vítimas destes ataques, apresentou à Polícia de Islamabad notas legais contra os EUA em novembro do ano passado, exigindo indenizações e culpando, entre outros, o então chefe da CIA, Leon Panetta.

Em julho, Akbar entregou à Polícia outro pedido para que se emita uma ordem de detenção contra um antigo conselheiro legal da CIA, John Rizzo, que assinava as aprovações dos ataques.

A tarefa é complicada, mas a intenção do advogado é efetuar uma enquete entre 300 famílias afetadas pelos ataques para comprovar que percentagem de civis morre nestes bombardeios e fortalecer seu caso.

“Não trabalhamos apenas os dados, queremos também provar a inocência das vítimas”, afirmou Akbar à Agência Efe, elogiando o último estudo sobre estes ataques, que demonstram “a necessidade de investigar mais”.

“Isto contribuirá para aumentar a responsabilidade na guerra contra o terrorismo. Os ataques apenas aumentam os sentimentos antiocidentais no Sul da Ásia”, considerou o advogado.

Em paralelo estão acontecendo campanhas em outros âmbitos para chegar ao grande público, como uma exposição no Reino Unido com fotografias que o jornalista Noor Behram tirou durante os últimos três anos.

Nas imagens, que serão exibidas no Paquistão e nos EUA até o final do ano, aparecem crianças e mulheres vítimas dos bombardeios, que são apresentados por Washington como um instrumento fundamental em sua luta contra o islamismo radical.

A quantidade de vítimas civis é a grande incógnita a respeito dos ataques de aviões não tripulados, uma vez que as áreas tribais estão vetadas à imprensa e as redes jihadistas controlam boa parte do território.

Algumas organizações denunciam um grande número de civis mortos, mas fontes de inteligência e segurança estrangeiras consultadas pela Efe destacam que os bombardeios costumam ser precisos.

Fontes da espionagem paquistanesa que em 2010 admitiam uma colaboração com a CIA em matéria antiterrorista para lançar estes ataques, agora se mostram críticas a eles, reflexo da turbulenta relação entre EUA e Paquistão.

O primeiro grande desencontro foi o caso do espião americano Raymond Davis, que matou dois paquistaneses na cidade de Lahore no final de janeiro e que acabou sendo libertado pelo Paquistão semanas depois.

A tensão entre ambos países disparou em maio, quando os EUA lançaram uma operação unilateral em território paquistanês para matar Osama bin Laden; desde então os respectivos serviços secretos trocam farpas através da imprensa.

O programa de aviões espiões, que Obama transformou em uma de seus principais armas, é um dos âmbitos mais afetados pela falta de entendimento entre Washington e Islamabad.

Fonte: Terra

21 Comentários

  1. Eis ai o Guardiao da Paz e da Liberdade
    quem acredita nisso vive numa Disney da INLUSAO
    axo que nem o pateta sabe que ja se tem 2,3 mil mortos boa parte INOCENTE

  2. Isso não é guerra ao terror e sim guerra do terror. E depois tem quem diga que o regime iraniano é selvagem, e o americano não é? Pra critica o Irã ou outro regime são ótimos, agora quando é para fazer o mesmo com os EUA se escondem!
    É sempre a mesma coisa, crimes cometidos por norte-americanos são fatalidades crimes cometidos por não norte-americanos são abominações. Mas a iniciativa do advogado é boa, acusá-los formalmente pelos seus crimes e obrigá-los a indenizarem as vitimas.
    sds

  3. Claro que se as vitimas fossem americanas eles iam querer mesmo é bombardear alguém ou levar a nação a corte por crimes de guerra, mas como essas vitimas são só pessoas “normais”, como você e eu, as famílias vão te que se contenta, se muito, com alguns dólares… É brincadeira!?

  4. KLM,
    Os EUA são os guardiões da paz, da liberdade e da democracia sim, só que para seus cidadãos.
    Um país não tem obrigações com outros países, infelizmente, já que o que é mandatário nas relações internacionais é o “interesse” e não algo mais nobre, como por exemplo, o “amor”.
    Para nós brasileiros, e para países como o Brasil, realmente fica difícil entender como um país vai a outro país vingar a morte de 3000 cidadãos, se o Estado Brasileiro é responsável direto por algumas centenas de milhares de mortos anualmente de seus próprios cidadãos, em estradas em péssimo estado, sistema de saúde medieval, polícia despreparada, impune e preconceituosa, criminalidade em franca ascensão, etc.
    Sem falar dos mais de 50.000 compatriotas que são mortos por ano nas mãos do cidadão comum, como eu, você, meu vizinho,etc.
    Só a polícia do Rio de Janeiro matou no ano passado mais de 1000 indivíduos, 4 x mais que todos os que foram mortos por policiais em todo os EUA no mesmo período, inclusive os que foram mortos pela pena capital.
    Se levarmos em conta que a cidade do Rio tem 6 milhões de habitantes e que os EUA tem 300 milhões, chegamos à conclusão que só a polícia carioca mata mais de 50 X mais que a polícia americana.
    Mais de 400.000 brasileiros morrem por ano pela inépcia do Estado, sem auxílio médico e por doenças causadas pela falta de saneamento básico.
    Como um Estado desses pode justificar perante a comunidade internacional ir à guerra para defender os interesses do seu país ou de sua população, ou mesmo para vingar a morte de cidadãos pelo terrorismo?
    Daí, acharmos um absurdo quando outros países têm comportamento diferente.
    Um abraço.

  5. E os chamado “terroristas”, alvos dos drones, são na realidade a resistência do Afeganistão, um país invadido por uma força de ocupação estrangeira.
    Terrorismo verdadeiro é o efetuado pelos ataques dos drones…
    .
    O Paquistão é um país extremamente corrupto e suas autoridades civis e militares são coniventes com os ataques feitos pelos drones contra cidadãos paquistaneses.
    .
    É um precedente perigoso e este tipo de ataque, o EUA se reserva o direito unilateral de lançar em qualquer país, o que o converte na maior ameaça terrorista do planeta…

  6. ainda tem gente que acredita em papai noel, cinderela e bicho papão, o que esta acontecendo na libia, na siria, no iraque, no afeganistão e o paquistão, na somalia no iemen, no sudão e em breve no irã e daqui mais algum tempo no brasil na mas é que uma guerra POR RECURSOS NATURAIS não tem nada haver com direitos humanos democracia ou liberdade bla-bla-bla e bla-bla la, a unica liberdade que tem e matar pessoas indiscrinadamente ao beu prazer e sabor das suas vontades.um abraço amigos

  7. .
    .
    E ainda tem gente que apoia…. nunca vou entender a mente Humana, parece que precisa de mentiras para poder manter a esperança em um mundo melhor, custe as vidas que custar!
    .
    Toda sociedade tem matança interna, os USA mesmo são um deles, o Brasil também assim como a Suiça… està meio vago isso ai hein!
    .
    So sei que para cada morto no exterior em efeitos colaterais tem em no minimo 5 parentes com sede de vingança, um irmão, um pai ou mãe, um primo, um tio, um sobrinho, isso se não forem 2 primos, 2 tios, 2 irmãos, entenderam né!… então se temos ai 2000 vitimas dos ataques que deram errado vamos ter em média 10.000 seres humanas que clamam por vingança, e poderiam ser considerados potenciais terroristas, ja que pra eles ser considerados como estatísticas dos efeitos colaterais não tem a minima importância, eles querem sangue por sangue!
    .
    Que o Brasil tome lição disto tudo, e quando estiver no auge de seu poder não faça o mesmo por ai, pois quem espalha o ódio um dia recebe a conta, e como todo império cai um dia, poderíamos estar condenando nossos descendentes a ações de vingança sanguinária quando o nosso país estiver fraco e decadente, momento este que os inimigos escolheram para atacar!
    .
    Aprende Brasil!!

  8. Francoorp,
    “E ainda tem gente que apoia…”
    Como sei que não é um analfabeto funcional e sabe interpretar o que lê, sei que sua observação não foi dirigida à minha pessoa.
    Um abraço.

  9. jose maria disse:
    11/08/2011 às 14:19

    “ainda tem gente que acredita em papai noel, cinderela e bicho papão, o que esta acontecendo na libia, na siria, no iraque, no afeganistão e o paquistão, na somalia no iemen, no sudão e em breve no irã e daqui mais algum tempo no brasil….”
    ———————————————
    Os reais donos do poder no EUA (e que tornam a “democracia” estadunidense um mero exercício de retórica e propaganda) não se importaram de assassinar milhares no ataque de falsa bandeira, o chamado “11/09″… para justificar o desencadeamento do que pode ser chamado de uma autentica “3ª GUERRA MUNDIAL ASSIMÉTRICA”!

  10. .
    .
    Não Bosco, não foi pra você não, foi para os que apoiam os USA em qualquer situação que se apresente… sensível hoje hein!!
    .
    Pra você Bosco foi a segunda parte do que eu disse: “-Toda sociedade tem matança interna, os USA mesmo são um deles, o Brasil também assim como a Suiça… està meio vago isso ai hein!”.
    .
    OU seja, reclamar que os brasileiros matam brasileiros é valido se colocado dentro do contexto que todos os países do mundo tem o mesmo problema dentro de suas fronteiras, até a civilizada e pacifica Suíça… mas em um contexto onde fala-se de massacre de civis em uma zona de guerra feita por armamento de exército regular não vejo o nexo…
    .
    Eu não sei por que misturou os contextos que são completamente diferentes… civis mortos no conflito social interno e civis mortos em conflitos internacionais por bombas de exércitos regulares estrangeiros por ai… ficou meio vago na minha interpretação, o que tem uma coisa a ver com a outra??
    .
    valeu!!

  11. Será q o CS da ONU, vai abrir um inquerito p apurar tais mortes?!?! Qdo?!?!Já iniciaram?!?!DÙVIDO, ñ vai aconter nada.O tal bush, toniblaier e o rumsfeld, e como felde, estão soltos e gastando à grana do espólio Irakiano…Sds.

  12. meu caro aurelio e a noruega tem um ninho de que? ou vc já esqueceu o que aconteceu lá a 15 dias atras? bem la no paquistão tem avião não tripilado matantdo gente ( mulheres, homens, velhos e crianças bastante crianças ) todos os dias e noites nos ultimos anos e na noruega o que aconteceu meu caro vc sabe? por favor explique para que possamos entender?

  13. Nosso povo de uma maneira geral estar dormindo em berço esplendido, um dia podemos acordar para uma realidade de maneira tragica. Nesse dia poderemos descobrir que acordamos de um sonho e de uma mentira, ai vamos perceber que a verdade nada mas é que, um mundo sem compaixão que so vale o interesse e a gana material e que DEUS só figura no discurso dos homens quando estes estão prestes a matar. (invadir um pais matar o seu povo e roubar os seus despojos) eles usam o nome de DEUS para justificar essas barbaridades, me perdoem os antigos barbaros por tal comentarios os barbaros deveriam ser muito mas civilizados que eles. devemos usar outro termo que tal latrocida( ladrão que mata para roubar).

  14. carlos augusto meu amigo vou usar uma passagem de Jesus Cristo para responder a sua pergunta pode belzebu se rebelar contra belzebu, então meu querido a onu não fazer nada absolutamente nada, por que são todos cocchaves nessa matança, mas se fosse na europa ai meu amigos ia ter guerra eles adoram essa palavra GUERRA eles são latrocidas e vc saber latrocida mata e rouba.

  15. Acho que a observação do bosco é coerente, mostra a ausência de civilidade dessas sociedades ditas desenvolvidas, que apregoam respeito as regras e as leis tão somente qdo é de seu interesse exclusivo; e mesmo a nossa, que ainda não é desenvolvida, carecendo de muita cancha pra chegar a esse patamar; observamos que o Estado brasileiro perde legitimidade qdo ignora direitos elementares da sua própria sociedade…efetivamente Justiça é a razão do mais forte!!

  16. Na minha opinião, os americanos irão transformar o Paquistão numa espécie de cidade fantasma, pois haverá a III GM, sem dúvida. Eles estavam protegendo Osama Bin Laden e seus tentáculos.
    Os EUA poderiam ajudar o povo brasileiro a se livrar do populismo corrupto. Não dá para aguentar mais … Estão abafando tudo. Viram o que está ocorrendo no Ministério do Turismo ? Operação abafa corrupto e impunidade. Dilma me decepcionou totalmente. O povo brasileiro está sofrendo muito nas mãos dos políticos corruptos. É o fim da picada.

Comentários não permitidos.