Rússia pede explicações à França sobre armas para rebeldes líbios

Foto: AFP

Segundo chanceler russo, fornecimento de armas para opositores viola resolução do Conselho de Segurança; União Africana alerta para risco de partilha dentro do país.

O governo da Rússia pediu, nesta quinta-feira, explicações da França sobre o fornecimento de armas aos rebeldes líbios.

“Perguntamos hoje a nossos colegas franceses se procede a informação de que tenham fornecido armas aos rebeldes líbios. Esperamos a resposta. Se for confirmado, será uma grave violação da resolução de 1970 do Conselho de Segurança da ONU”, declarou o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, sobre a cláusula que pede o fim da violência contra o povo líbio e prevê proteção a civis e áreas densamente povoadas sob ameaça na Líbia.

O embaixador francês na ONU, Gerard Araud, no entanto, disse que o envio de armas aos rebeldes líbios respeita as resoluções do Conselho de Segurança da ONU. As declarações de Lavrov foram feitas na véspera da visita à Moscou do ministro de Relações Exteriores da França, Alain Juppé, com quem deve se encontrar.

A União Africana também criticou, nesta quarta-feira, a atitude da França. O bloco de países africanos afirmou que a entrega de armas aos insurgentes traz riscos de criar na Líbia uma situação semelhante à da Somália, país devastado por uma guerra civil. “O risco de guerra civil, o risco da partilha do país, o risco da ‘somalização’ do país, o risco de ter armas em todo o lugar (…) com o terrorismo. Esses riscos preocupam os países vizinhos”, disse à BBC o presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping.

Rebeldes líbios tomam depósito de armas de forças de Kadafi, em Zintan, perto de Trípoli (28/6)

Na quarta-feira, a França confirmou ter lançado no início do mês paraquedas com armas aos rebeldes que combatem as forças do líder líbio, Muamar Kadafi, nas Montanhas Ocidentais da Líbia. A informação havia sido primeiramente divulgada pelo jornal francês Le Figaro, que afirmou que o objetivo da medida era ajudar os rebeldes em seu avanço para a capital do país, Trípoli.

“Começamos enviando ajuda humanitária: alimentos, água e medicamentos”, disse o coronel Thierry Burkhard, porta-voz militar francês. “Durante a operação, a situação para os civis em campo piorou. Enviamos armas e meios de autodefesa, principalmente munição”, disse.

De acordo com o governo da França teriam sido enviadas por aviões cerca de 40 toneladas de armas para os rebeldes que lutam contra o regime de Kadafi. Citando fontes não-identificadas, o Le Figaro afirmou que a França lançou “grandes quantidades” de armas, incluindo lançadores de foguetes, rifles de assalto, metralhadoras e mísseis antitanque. Segundo o Ministério da Defesa francês, também teriam sido enviados aos rebeldes alguns tanques leves por via terrestre, através da fronteira líbia com a Tunísia.

A decisão de enviar armas sem consultar os parceiros da Otan (Organização do Atlântico Norte) ocorreu “porque não havia outra forma de proceder”, disse ao Le Figaro uma fonte de alto escalão.

Revolta

A rebelião contra os 41 anos de regime de Kadafi fez apenas ligeiros progressos desde que começou a receber apoio dos bombardeios aéreos da Otan, há três meses, mas agora os revoltosos dizem se aproximar da capital.

No domingo, os rebeldes das Montanhas Ocidentais, que ficam a sudoeste de Trípoli, obtiveram sua maior vitória das últimas semanas, quando chegaram à localidade de Bir al-Ghanam, onde agora enfrentam as tropas governistas. Na terça-feira, os rebeldes tomaram um importante depósito de munições em uma área desértica, a 25 km de Zenten, ao sudoeste de Trípoli.

Mapa

O Le Figaro disse ter tido acesso a um mapa confidencial, com selo dos serviços de inteligência franceses, mostrando várias áreas nas montanhas sob comando dos rebeldes para onde armas poderiam ser enviadas.

Falando a jornalistas na terça-feira após uma reunião do presidente francês, Nicolas Sarkozy, com o líder rebelde Mahmoud Jebril Elwarfally, o porta-voz Mahmoud Shammam disse que seu grupo não havia solicitado mais assistência militar. “Estamos obtendo nossos meios (militares) de outros lugares”, disse o líbio, sem detalhar. Os rebeldes dizem que também têm recebido armas do Catar, especialmente em Benghazi, seu reduto opositor, no leste da Líbia.

Sarkozy mantém uma estreita relação com os rebeldes líbios desde que aviões franceses começaram a bombardear a Líbia cumprindo um mandato da ONU para proteger os civis locais. Embora descarte uma intervenção terrestre, Sarkozy já havia prometido anteriormente intensificar os bombardeios aéreos. No começo de junho, helicópteros franceses e britânicos se envolveram em operações destinadas a tornar mais precisos os bombardeios da Otan contra alvos do governo líbio.

A declaração sobre o envio de armas aos rebeldes provavelmente atrairá mais críticas da Rússia e China, que acreditam que a Otan e seus aliados ultrapassaram o que estabelece a resolução da ONU que autoriza uma ação militar internacional no país.

Fonte: Último Segundo

23 Comentários

  1. A Rússia quer Kadafi ? O mundo está perdido.

    Bem, eu gostaria de ver as armas russas lutando com as armas da OTAN na Líbia.

    Precisamos saber quem é o melhor. Será que o S-400 derruba facilmente o Rafale ?

  2. Isso ainda vai vira uma bagunça ou já virou ? Dar armas para rebelde…, vai fica igual um Iraque da vida onde os E.U.A, treino os soldados e distribuiu armamentos como também fez com Bim Ladem, para tirar os Russos do Afeganistão.

  3. Eu torço para o Kadafi,ganhar essa guerra! a OTAN esta promovendo uma carnificina na LÍBIA,que corre sério risco de se desmantelar,além de notícias afirmarem que a maior parte dos líbios apoiam Kadafi!

  4. Os franco vão falr + ñ vão dizer nada…explicar o inexplicável, como?!?! Violaram a resolução 1973 da ONU e pronto, cometeram um crime, + e daí? Ñ vai dar em nada mesmo.Sds.

  5. Depois dizem que estão indo la para proteger popilação civil.

    O petróleo Líbios está sendo cobiçado pelos fedorentos Fraceses……..

  6. A SÍNDROME DO AFEGANISTÃO
    .
    .
    Com certeza,muito dessas armas fornecida pela França,irão parar nas mãos da al quaeda;quando é que essa gente irá aprender?
    .
    Esse ato de apoio a terrorista ,dessas velhas e decrépitas potência de 5º categoria,irão sofrer conseqüências dos seus atos no futuro;quando essas armas forem utilizadas contra elas.
    .
    Hoje os europeus os chama de revoltosos,amanhã os chamarão de terroristas ou insurgentes.
    .
    E TEM GENTE QUE ACHA ESSAS ATITUDES DA OTAN DE COISA SÉRIA_Hehehe….

  7. Quem tem armas nucleares pode tudo. Quem quiser pode reclamar, chorar, espernear, mas peitar um país com armas nucleares ninguém peita.

  8. Caro Cesar Pereira,

    E o Kadaffi não estava promovendo uma carnificina contra os opositores de seu regime?

    A França tomou uma posição clara: Apoiar os rebeldes e derrubar o governo de Kadaffi. Se os rebeldes forem derrotados, será uma derrota da França. A Russia pelo visto, apóia Kadaffi.

    []’s

  9. OTAN & CIA,PARECEM QUE ESTÃO PERDENDO A GUERRA?
    .
    .
    .
    Foguetes fazem rebeldes recuarem ao sul de Trípoli
    sexta-feira, 1 de julho de 2011 09:03
    .
    .
    .

    “(…) Por Anis Mili
    .
    BIR-AYYAD, Líbia (Reuters) – Rebeldes líbios que haviam chegado a 80 quilômetros de Trípoli tiveram de recuar na sexta-feira por causa de uma chuva de foguetes disparados pelas forças do governo de Muammar Gaddafi.
    .
    O avanço dos rebeldes até os arredores da pequena Bir al Ghanam, há cinco dias, abriu a perspectiva de uma conclusão da guerra civil iniciada há quatro meses, na mais violenta de todas as rebeliões da “Primavera Árabe(…)”

    *****
    .
    .
    Integra do texto
    .
    http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE76004K20110701

  10. PARA AQUELES QUE CRITICA A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA, VEJAM O GRAU DE SERIEDADE DA POLÍTICA EXTERNA DA FRANÇA
    .
    .
    .

    França ofereceu tirar Farc de lista de grupos
    terroristas em troca de Ingrid Bettancourt

    .
    Segundo ex-emissário francês, Sarkozy ofereceu escritório em Paris para narcoterroristas
    .
    .

    “(…) A França se ofereceu para retirar as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) da lista de grupos terroristas da EU (União Europeia) e permitir que a organização abrisse um escritório em Paris como moeda de troca para a libertação da ex-candidata a presidente da Colômbia, Ingrid Bettancourt, disse um ex-emissário francês em um documentário exibido na TV do Equador.
    .
    No vídeo exibido pela TV Teleamazonas, o diplomata francês Noel Sáez, que trabalhou para a libertação de Ingrid e outros reféns com o aval da Colômbia, contou sobre a proposta que fez ao número dois das Farc, Raúl Reyes. Ele afirmou que a proposta incluía tirar a guerrilha narcoterrorista da lista de grupos terroristas da UE. (…)”

    ********
    .
    .
    Sou mil vezes a nossa,com todos os defeitos que ela tem,afinal nenhum governo deste mundo é perfeito.
    .
    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/franca-ofereceu-tirar-farc-de-lista-de-grupos-terroristas-em-troca-de-ingrid-bettancourt-diz-documentario-20110630.htm

  11. so que quando os russos ou os chineses fizerem o mesmo ai quero ver a frança a inglaterra ou os EUA reclamarem.

  12. O misterioso fundo soberano do governo líbio tem US$ 32 bilhões depositados em vários bancos dos EUA, distribuídos em contas com até R$ 500 milhões cada, além de investimentos em Londres, segundo comunicações diplomáticas norte-americanas divulgadas pelo WikiLeaks. O documento reflete um encontro realizado em janeiro entre o chefe da Autoridade Líbia de Investimentos (ALI) e o embaixador dos EUA em Trípoli. A divulgação ocorre num momento em que os governos dos Estados Unidos e da Europa cogitam congelar bens do governo líbio, por causa da repressão a manifestantes contrários ao líder líbio, Muammar Gaddafi.

    A ALI controla os fundos soberanos em que são depositados os dividendos petrolíferos da Líbia. Estima-se que administre cerca de US$ 70 bilhões, e que isso inclua ações europeias valorizadas, como do banco italiano UniCredit e do grupo editorial britânico Pearson. Na reunião de 20 de janeiro, Mohamed Layas, diretor da ALI, disse ao embaixador dos EUA que o fundo operava com alta liquidez e não estava preocupado com a volatilidade do mercado petrolífero.

    http://correiodobrasil.com.br/wikileaks-fundo-soberano-libio-mantem-bilhoes-em-bancos-norte-americanos/214573/

    – Temos US$ 32 bilhões em liquidez, a maioria em depósitos bancários que nos dão bons dividendos em longo prazo. Ele explicou que vários bancos americanos estão gerenciando, cada um, entre 300 a 500 milhões de dólares em fundos da ALI (…). Ele afirmou que os investimentos primários são em Londres, em bancos e em imóveis residenciais e comerciais – disse Layas na reunião em seu gabinete, com vista para o mar Mediterrâneo, segundo o despacho diplomático veiculado pelo site WikiLeaks.

    A ALI é um dos fundos soberanos menos transparentes do mundo, fortemente ligado ao governo. Num raro relatório anual em 2009, informou possuir mais de 78% do seu patrimônio em “instrumentos financeiros de curto prazo no exterior”. Layas disse que a ALI prefere atuar em Londres, em vez dos EUA, por causa da facilidade para fazer negócios e do sistema tributário relativamente simples, segundo os documentos.

  13. 1. O inimigo dos EUA não é Kadafi, é o povo consciente
    – O ataque dos EUA não é para tirar o Kadafi. O principal objetivo do ataque dos EUA é matar líbios, aqueles que estão contra a política americana.
    Lembremos que o inimigo dos EUA no Iraque não era Saddam, Saddam era um agente dos EUA que executou o plano combinado com a embaixadora americana que deu o ok para a invasão do Kuwait.
    O objetivo no Afganistão não era BinLaden(agente americano,ator), era quebrar a resistência dos afegãos.
    O objetivo na 2GM era deixar eles se matarem o maior tempo possível: destruir Europa e a URSS, e assim por diante, a política americana é a destruição do resto do mundo, como seja, por guerras fomentadas por eles, ou pela intervenção direta deles.
    Os CANSEIs tipo o Fernando Henrique Cardoso, falam, “queremos ser uma estrela a mais na bandeira americana”, ok ou são ingénuos ou são entreguistas, ou diretamente são agentes americanos, porque resulta óbvio que os americanos não querem ANEXAR países, eles precisam a destruição dos países.
    .
    2. Guerra de desgaste é guerra prolongada
    como o objetivo é matar líbios que tenham certo nível intelectual como para entender algo de geopolítica, do valor do petróleo na supervivência dos EUA, da importância da Líbia como fornecedor desse produto, como o objetivo é matar aqueles líbios que ainda não gostando do Kadafi preferem o cara antes que os americanos, então a guerra vai durar o máximo possível como para dar tempo para destruir Trípoli, seus habitantes.
    .
    3. Rússia e China entregaram Líbia
    Agora a Rússia pode já sair a bancar uma de “o quê estão fazendo?”, porque o objetivo da intervenção já está atingido, o petróleo líbio está sob controle.
    Rússia e China não são confiáveis, eles entregaram o Irã, em troca de algo apoiaram as sanções no CS, e agora entregaram a Líbia.
    Provavelmente a política da Rússia e a China no fundo, seja também a destruição do resto do mundo.
    .
    4. França virou pião dos americanos
    Os EUA mandaram ou seu novo pião, a França, porque eles não estavam afins de intervir na Líbia.
    Depois da crise do 2008 Europa perdeu a pouca soberania que podia ter.
    O principal objetivo da crise do 2008 era quebrar o Euro como moeda mundial, o conseguiram, mas talvez manter o euro porque é conveniente para o comércio (como comentou E.M.Pinto). Agora com o euro descartado como moeda mundial, o dólar irá recuperando presença no comércio dessa região, ganhando 10 ou 15 anos a mais de vida.
    França ainda sendo um país que devia a vida aos americanos, tinha certa independência (Gaullismo), mas agora a perdeu totalmente, devemos ver a França como um pião dos americanos tipo Israel, bem, talvez não tanto assim, mas está no caminho.
    .
    ———————————————————
    AS 5 FRASES DAS MENTES COLONIZADAS:
    ———————————————————

    1. “Os países NÃO têm amigos”
    Os CANSEI com sua cultura gay de admiração dos poderosos, não deixam de repetir 5 frases que os americanos embutiram nas suas cabecinhas, uma é a famosa “os países não têm amigos, têm interesses”, mentira, é claro que os países têm amigos, o quê são se não Inglaterra Austrália Canadá etc respeito dos EUA? come on! give me a break! kkk
    O Brasil deve ter amigos e aliados, por exemplo eu considero que a Bolívia era um país amigo, mas depois da ocupação das refinarias pelo exército, eu pelo menos, não considero a Bolívia (do Evo) um país amigo do Brasil.
    A Argentina inveja o Brasil, ok, mas isso é normal como nóis em algumas áreas podemos invejar a China, mas a Argentina é um país amigo, e eu coloquei, esquecendo o coro antiargentino dos CANSEI, coloquei há bastante tempo algo que ninguém imaginava naquele momento: que a Argentina poderia ser um bom aliado no momento de deixar o TNP, essa foi uma das minhas poucas contribuções originais para o blog, rsrs.
    Resumindo: os países SIM têm amigos, os EUA têm amigos, mas eles querem que os restantes países, cada um, se mantenha isolado no seu quadrado, até seja sua vez de receber os marines, tipo Iraques e Líbias da vida.
    .
    2. “A história é contada pelos vencedores”
    Outra frase que repetem os admiradores dos poderosos, é aquela de “a história é contada pelos vencedores”.
    Isso era antes, já não rola mais, mas aqueles espíritos fracos influenciados pela cultura gay de “fazem de mim o que querem, e depois contam o que querem”, aqueles espíritos fracos vão continuar a repetir a famosa frase.
    Um exemplo é a história mesmo da 2GM e agora o revisionismo histórico está caindo sobre a 1GM, por exemplo tem autores publicando que na Grande Guerra (1914-18) se contaram as mesmas coisas que depois se contaram na 2GM entre elas o holocausto judeu, câmaras de gas e uso de pele humana para capas de livros.
    O problema dos países colônia, é certa população funcional ao sistema extrangeiro. Certa população que até gosta dessa dominação porque participa das migalhas dessa dominação.
    São espíritos fracos e oportunistas cuja ambição não passa de pertencer à cultura do país dominante.
    É claro que um país como o Brasil é o que é, e será o que será contra a vontade desses indivíduos.
    Um país como o Brasil cumprirá seu destino só lutando contra o racismo, lutando contra a discriminação, lutando contra a fome, pela união entre os povos.
    Entendo, são palavras que horrorizam a qualquer CANSEI, eu entendo, mas já tenho escrito aqui, que o Brasil não pode bancar uma de Big Stick, mas ser um novo tipo de potência como nenhuma outra, só assim vai prevalecer.
    E por que eu afirmo que isso vai acontecer? eu tb já tenho escrito o por que, devido às características da sua elite e do seu povo (ver comentários anteriores).
    Resumindo: com a Internet já não existe só uma versão da História
    .
    3. “Em relações internacionais só vale a lei do mais forte”
    Já podem adivinhar que vou relacionar esta frase novamente à predominância da cultura gay.
    É óbvio que o Brasil deve -contra o desejo do Fernando Henrique Cardoso- desenvolver SUA indústria bélica.
    Mas não para fazer o mesmo que os EUA, é claro que não, já não existe espaço para esa política.
    Eu torço para o Brasil desenvolver SUA indústria bélica e desenvolver pesquisa nuclear com o intuito de ter a bomba, mas, acho o Brasil “está neste mundo” para algo mais que tentar ser uns EUA da vida.
    .
    Acho devemos tentar fazer do Brasil ser respeitado por algo mais que ter a bomba.
    Não me conformo com o Brasil ser um Paquistão uma Coréia, é preciso projetar o país até os mais longínquos cantos do globo.
    Para isso é preciso uma política de tolerância com outras culturas, é preciso conquistar aliados.
    Precisamos dominar a tecnologia bélica, mas precisamos continuar desenvolvendo uma diplomacia que conquiste parceiros.
    .
    4. “Os países latinos estão contra o Brasil e a favor dos EUA”
    Também não é assim, quem fala isso é funcional à política americana do Brasil se manter isolado até algum dia em 10 anos receber os marines.
    Os países latinos não são tolos, eles também fazem seu jogo geopolítico, eles têm medo do Brasil, mas também têm medo dos americanos, então eles precisam dos americanos para conter a influência brasileira, mas precisam dum Brasil forte para conter a influência americana.
    Essa é a política dos latinos.
    .
    5. “Nossos políticos”
    É claro que essa frase vem daqueles que ficaram fora do governo, olha, não a elite, é óbvio que grande parte da elite apoia o Brasil Potência, Gerdau é ministro da Dilma não é oposição, oposição são funcionários de escritório que tinham optado por ser admiradores dos EUA e agora veem nascer uma potência que começa desafiar o poder americano em vários cenários internacionais.
    Vou citar um caso de político, outra contribuição minha para os camaradas do blog foi destacar o trabalho do Aldo Rebelo a respeito da Amazônia.
    Era algo óbvio mas ninguém tinha colocado nada, mas eu já estava cansado de ler que só o general Heleno, meus respeitos, era quem defendia a Amazônia. Eu coloquei quando todos colocaram que queriam o general Heleno para presidente, eu coloquei naquela matéria que o Aldo Rebelo tinha feito muito mais pela Amazônia que todos os milipolíticos juntos.
    Antes tinha colocado minha admiração pelo deputado, enquanto ao seu trabalho na Amazônia, mas que infelizmente eu nunca iria votá-lo porque não admitia o comunismo como doutrina.
    Então a saida para aqueles que não podem defender seu líder FHC, é falar mal dos políticos em geral.
    Tenham certeza, quando alguém fala mal dos políticos em geral, e não reconhece casos como o Rebelo e se omite de contar alguma coisa positiva do Lula tipo os submarinos nucleares, é um CANSEI.
    Um desiludido, que ficou sem norte desde que o seu líder afirmou numa reunião em Itaipu que o Brasil não deveria se armar.
    .
    Brasil colônia
    Os CANSEI falam que “riem do Brasil potência”, que “riem do ufanismo de alguns”, na verdade amigos, eles choram, choram um passado que jamais voltará.
    Um Brasil colônia para o qual eles estavam bem treinados, eles apostaram todas as suas fichas à cultura extrangeira, sabendo até as namoradas/os de cada roqueiro americano ou inglês, sabendo até os distintos sotaques british midwest manchester.
    Os CANSEI reinaram no Brasil um bom tempo, viveram no seu mundo da INLUSÃO, como diz o KLM, viveram na Disney da Inlusão.
    .
    Brasil: uma nova civilização
    Agora chegou a realidade, a nova classe média são o 50,5% da população.
    Os filhos dessa classe média são funqueiros ou de alguma escola de samba ou dalguma roda de capu-era.
    Parte importante dessa nova classe média além de cristãos são da umbanda.
    Esse é o verdadeiro Brasil, esse é o nosso Brasil.
    Um Brasil orgulhoso do seu passado milenar tupi-caboclo, afro-orixá, portuga-cristão.
    Não somos latinos nem ocidentais, mas uma nova civilização, distinta de todas as que já existiram.

    Somos a voz viva dos espíritos caboclos da selva amazónica, somos herdeiros da cultura dos faraós negros que migrou até o litoral atlântico africano e temos a ambição e a coragem daqueles navegantes lusos que criaram o primeiro império global.

    É nóis companheiros!
    É a hora do Brasil!

  14. Vamos ver ate aonde vai esse namorico Russo e Frances iniciado com a aquisição do Mystral rsrs rsrs eu acho que não vai muito adiante pela secular postura Francesa MURILA (sempre encima do muro) e a firme posição Russa de seus interesses.

  15. Cabral…
    “herdeiros da cultura dos faraós negros”
    ……………………
    Faraós? FARAÓ ó ó ó Ó!
    ……………………
    Deuses,
    Divindade infinita do universo.
    Predominante
    Esquema mitológico.
    A ênfase do espírito original,
    Shu,
    Formara
    No Éden um ovo cósmico
    .
    A emersão
    Nem Osíris sabe como aconteceu
    .
    A ordem ou submissão
    Do olho seu
    Transformou-se
    Na verdadeira humanidade.
    .
    Epopéia
    Do Código de Geb.
    E Nut
    Gerou as estrelas.
    .
    Osíris
    Proclamou Matrimônio com Ísis.
    E o mau Seth
    Irado o assassinou
    E imperará
    Hórus, levando avante
    A vingança do pai
    Derrotando o Império do mau Seth
    O grito da vitória
    Que nos satisfaz
    .
    Cadê?
    Tutancâmon
    (Ei, Gizé)!
    Akhaenaton… (2x)
    .
    Eu falei Faraó! (êeeee Faraó)
    Clamo Olodum, Pelourinho (êeeee Faraó)
    Pirâmide a base do Egito (êeeee Faraó)
    Clamo Olodum, Pelourinho (êeeee Faraó)
    .
    Que mara, mara, mara, maravilha é
    (Egito, Egito, ê)!
    Faraó (ó ó ó)
    .
    Pelourinho,
    Uma pequena comunidade
    Que, porém, Olodum unira
    Em laço de confraternidade.
    .
    Despertai-vos para a
    Cultura egípcia no Brasil,
    Em vez de cabelos trançados
    Veremos turbantes de Tutancâmon.
    .
    E as cabeças
    Se enchem de liberdade,
    O Povo negro pede igualdade
    Deixando de lado as separações.
    .
    Eu falei Faraó…!
    .
    http://www.youtube.com/watch?v=Mks0hoRjItA
    .

  16. A Russia ta correta,boa parte destas armas irao virar renda particular para traficantes,podendo cair na mao de extremistas,a frança cometendo erros primarios,coitado dos franceses natos, ja nao basta o risco de extinçao ,agora terao que lidar com os devaneios de SARCOZI, o odio deste cara por kadafi chega a validar noticia que rola na boca maldita deque o Kadafi ja esperimentou em um passado proximo, o sabooooor que tem a Carlinha,cara safado este Kadafi!

  17. valeu Wi! obrigado pelo presente rsrs
    .

    a espiritualidade do povo brasileiro
    se espalha pelo mundo que nem religião!

  18. isso vai ser que no Afeganistao esses grupos rebeldes vao se tornar os prossimos talibans, contra o ocidente rsrsrs e vao usar as armas ganhadas da Otan pra ferra com eles

Comentários não permitidos.