Marinha da Índia estuda usar VANTs de longo alcance para patrulha marítima

No inicio deste ano, a Northrop Grumman respondeu a um RFI (Request For Information) emitido pela Marinha da Índia para um UAS (Unmmaned Aerial System – Sistema Aéreo Não Tripulado) cuja plataforma de voo deve ser capaz de cumprir missões de vigilância voando a grandes altitudes e por longos períodos de tempo, informou uma fonte da empresa estadunidense.

Como resposta à solicitação, a Northrop Grumman apresentou o seu VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) MQ-4C BAMS (Broad Area Maritime Surveillance – Vigilância de Grandes Áreas Marítimas), variante baseada no RQ-4A/B Global Hawk, atualmente operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). O MQ-4C, anteriormente designado RQ-4N, está sendo desenvolvido de acordo com requisitos da Marinha Estadunidense (US Navy). A Northrop Grumman planeja apresentar o primeiro protótipo do MQ-4C no início de 2012 e realizar o primeiro voo com a aeronave ainda no mesmo ano.

A US Navy planeja operar o MQ-4C BAMS conjuntamente com o Boeing P-8A Poseidon de patrulha marítima. Sabe-se que a Northrop Grumman está discutindo com autoridades de Marinha da Índia forma semelhante de operação integrada com os P-8I já encomendados. O primeiro dos oito P-8I chegou recentemente à etapa de montagem final na linha de produção da Boeing em Renton, estado de Washington.

O governo de Nova Delhi esta cada vez mais interessado em sistemas não tripulados de patrulhamento para vigiar grandes áreas, incluindo o Mar Arábico, Oceano Índico e a Baía de Bengala. Em janeiro deste ano, a Marinha da Índia instituiu um segundo esquadrão UAS, que passou a operar VANTs israelenses IAI (Israel Aerospace Industries) Heron e Searcher II para patrulhar o norte do Mar Arábico. Em março, fontes locais classificadas revelaram que a Índia pretende adquirir sistemas UAS adicionais da IAI, provavelmente envolvendo o Heron ou o Heron TP dotados de suítes de sensores específicos para missões navais. Segundo as mesmas fontes, avaliações desses equipamentos já estão em andamento.

Fonte: Tecnologia&Defesa

14 Comentários

  1. Poderiamos pensar em usar desses para vigiar a área do Pré-Sal, será que os EUA permitiriam a venda para nós?

  2. ALGUEM SABE ME DIZER SE ESSES AVIOES SOFREM INTERFERENCIO ELETRONICA FACIL E PODE PERDER O CONTATO COM TERRA OU NAVIO DE COMANDO, POIS PODE FUNCIONAR PRA VER OS TALIBANS COMENDO CABRITO VER UM NAVIO DE GUERRO MODERNO COM SENSORES ELETRONICOS E RADARES AESA E OUTRO 500

  3. será q somo tão incapazes de produzir uma drone destes? Pelo q sei temos várias empresa q produzem Vants no BRASIL, só falta os submarinos de atake robotizados p patrulhas oceanicas…sds.

  4. Carlos noa ideia, fazer uns subs pequenos mesmo que n seja usado para fins miliatares, mas …Produzimos varios, mas fazer um bom igual ao israelense pode nos banir de errar igaul aos indianos, comprar tec dos outros…

  5. @Antônio Marcos
    Você acha que o país que ofereceu QUALQUER ARMAMENTO apenas para poder explorar o pré-sal se negaria o direito de nos espionar por nossa própria vontade?

  6. .
    “A Northrop Grumman planeja apresentar o primeiro protótipo do MQ-4C no início de 2012 e realizar o primeiro voo com a aeronave ainda no mesmo ano.
    .
    A US Navy planeja operar o MQ-4C BAMS conjuntamente com o Boeing P-8A ”
    ————————-
    Enquanto isto os nossos P-#@&$%!..3 , não chegam nunca, sofrendo atrasos absurdos!

  7. É uma solução lógica, isso já foi comentado aqui no blog.
    A melhor Marinha é a que voa e a que está submersa.
    Acho que muitas doutrinas devem mudar com o passar dos tempos, como mais tanques ou mais mísseis para destruí-los, ou mais Vants/aviões (armados) para patrulha oceânica ou gigantescos navios de guerra.
    Faça as contas o que sai mais barato e eficiente, duzentos excelentes vants ou duzentas fragatas por exemplo? Sempre haverão navios de superfície mas acredito em novas soluções. O tempo dirá.

  8. Silva

    Esses UAVs, sofrem interferência sim, por 26USD os taliban compraram um programa que podiam ver o que era transmitido do UAV para a base. Isto acontecia, pois o Predadro não tinha transmissão altamente encriptada.


  9. creio que navio de guerra vai ser obsoleto a medio prazo…

    no mar vai sobrar so submarinos (e dado o avanço da tecnologia ate eles sumirão..ou serão totalmente robotizados..e bem menor que são hj)

    porta avioes .. desembarque estilo dia D….só em filmes.

    as futuras guerras serão travadas somente no ceu e espaço…(misseis..droids trabalhando como um enxame de abelhas..satelites assassinos).

    teremos a guerra IA (inteligencia artificial)… imagino centenas e/ou milhares de droids operando como uma celula unica de ataque.. imaginem o estrago.

Comentários não permitidos.