Defesa & Geopolítica

Crise no mais antigo Corpo de Bombeiro Militar do Brasil e recebem apoio dos Bombeiros dos Estados Unidos

Posted by

Bombeiros RJ

Crise no mais antigo Corpo de Bombeiro Militar do Brasil e recebem apoio dos Bombeiros dos Estados Unidos

Os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. Desde 1915 são considerados Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro,[1] e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes, assim como os membros das Polícias Militares, são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988.

O CBMERJ está passando por uma crise nunca vista na história do Estado do Rio. Para os estudiosos das ciências humanas é simples entender: toda crise é um sintoma. Sinais de uma doença social muito grave. Isso mesmo! Nossa sociedade fluminense está doente e agonizante.

Uma instituição centenária com 95% de aceitação da sociedade ser humilhada e perseguida. Sem direito a hora-extra, sem condições dignas de trabalho, trabalhando sob a chibata de um regulamento ditador. Alguns juristas dizem que hoje o Bombeiro e o PM trabalham em condição análoga (parecida) com a de escravos.

E num governo covarde, que não atendeu os bombeiros e deixou claro que não atenderia, a arbitrariedade se destacou. Se este governador descesse de seu pedestal dourado e entendesse que os bombeiros são seus servidores, haveria um diálogo, e nada disso teria acontecido.

Culpar os bombeiros é o mesmo que castigar uma criança que rouba por estar morrendo de fome. Os bombeiros estão pedindo o canal de diálogo pacificamente desde 2007. Quatro anos não é tempo suficiente Sr. Sérgio Cabral? Agora que a casa caiu o Sr. quer conversar e se reunir com seus secretários?

Fotos com cartazes foram postadas na internet e enviadas a manifestantes. Entidade reúne representantes de outros estados para formular negociação

A mobilização dos bombeiros tem recebido manifestações de apoio de vários quartéis do Rio e até de outros países. Moradores dos Estados Unidos enviaram para as lideranças do movimento uma foto exibindo cartazes de apoio aos manifestantes. A mensagem diz que “os bombeiros do Rio de Janeiro precisam de ajuda”.

Presidentes de associações de Bombeiros do Rio e Minas Gerais, além de um representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo estão se reunindo nessa manhã na sede da instituição no Rio. O objetivo é discutir uma forma de formalizar a abertura de um canal de negociação com o comando do Bombeiro.

Fonte: O G1

19 Comments

shared on wplocker.com