Crise no mais antigo Corpo de Bombeiro Militar do Brasil e recebem apoio dos Bombeiros dos Estados Unidos

Bombeiros RJ

Crise no mais antigo Corpo de Bombeiro Militar do Brasil e recebem apoio dos Bombeiros dos Estados Unidos

Os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. Desde 1915 são considerados Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro,[1] e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes, assim como os membros das Polícias Militares, são denominados Militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988.

O CBMERJ está passando por uma crise nunca vista na história do Estado do Rio. Para os estudiosos das ciências humanas é simples entender: toda crise é um sintoma. Sinais de uma doença social muito grave. Isso mesmo! Nossa sociedade fluminense está doente e agonizante.

Uma instituição centenária com 95% de aceitação da sociedade ser humilhada e perseguida. Sem direito a hora-extra, sem condições dignas de trabalho, trabalhando sob a chibata de um regulamento ditador. Alguns juristas dizem que hoje o Bombeiro e o PM trabalham em condição análoga (parecida) com a de escravos.

E num governo covarde, que não atendeu os bombeiros e deixou claro que não atenderia, a arbitrariedade se destacou. Se este governador descesse de seu pedestal dourado e entendesse que os bombeiros são seus servidores, haveria um diálogo, e nada disso teria acontecido.

Culpar os bombeiros é o mesmo que castigar uma criança que rouba por estar morrendo de fome. Os bombeiros estão pedindo o canal de diálogo pacificamente desde 2007. Quatro anos não é tempo suficiente Sr. Sérgio Cabral? Agora que a casa caiu o Sr. quer conversar e se reunir com seus secretários?

Fotos com cartazes foram postadas na internet e enviadas a manifestantes. Entidade reúne representantes de outros estados para formular negociação

A mobilização dos bombeiros tem recebido manifestações de apoio de vários quartéis do Rio e até de outros países. Moradores dos Estados Unidos enviaram para as lideranças do movimento uma foto exibindo cartazes de apoio aos manifestantes. A mensagem diz que “os bombeiros do Rio de Janeiro precisam de ajuda”.

Presidentes de associações de Bombeiros do Rio e Minas Gerais, além de um representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo estão se reunindo nessa manhã na sede da instituição no Rio. O objetivo é discutir uma forma de formalizar a abertura de um canal de negociação com o comando do Bombeiro.

Fonte: O G1

19 Comentários

  1. Sergio Cabral é um pilantra genro do maior empresario de transporte coletivo do RJ que persegue o transporte alternativo e favorece os interesses dos especuladores do ramo que não intensificam serviços e qualidade para a população.Faz paliativos com UPPs que apenas desaloja bandidos realocando-os em outras areas.UPAs de fachada enquanto trabalhadores morrem nas portas dos hospitais estaduais e municipais.Esse mafioso deveria levar é um pé na bunda do povo que se ilude por palanqueiros.Quero é mais que a situação se agrave e que a população tome as dores não so dos bombeiros mas policiais,professores,servidores de saude,segurança.Uma professora de ensino fundamental ganha miseros 450 reais sem vale transporte,sem direito a refeição,a maioria contratada sem carteira assinada pois assim ficam acuadas sem reclamar.Ta na hora do circo pegar fogo e quando no final o palhaço chorar eu vou gargalhar.

  2. A sociedade brasileira finge não ver o que acontece conosco, os chamados militares estaduais. Vivemos sob a mais escancarada ditadura, submetidos a Regulamentos de Guerra, em período de paz. Por que não mudam, começando pela desmilitarização das polícias e bombeiros? Mostrem um país decente onde existe polícia militar e corpo de bombeiro militar para cuidar de segurança pública. A mudança não ocorre porque os que combatiam a ditadura décadas atrás, hoje se beneficiam de seus espólios. Os militares estaduais têm que trabalhar mesmo sem receber, pois, como militares o simples fato de faltar ao serviço configura crime militar (ausência ilegal ou deserção). Por que não há mudanças? Porque é cômodo aos governadores, tratam-nos como escravos sob a chibata de seus Regulamentos Disciplinares. Uma aberração existente em nossa Constituição Federal (art. 144) é dizer que os militares estaduais são reserva do Exercito. Ora, reserva do Exercito todos nós somos, militares estaduais ou não. Todos nós somos reservistas. Ademais, em caso de guerra, é só decretar mobilização nacional e convocar quem quer que seja, militar estadual ou não. É justo enquanto coronéis ganham milhares de reais, seus soldados, que realmente colocam a mão na massa ganharem R$ 900,00? Estou falando das maiores economias do Brasil Rio e S. Paulo e não de Sergipe ou da Paraíba. Lamentável!

  3. Muitas vezes eu sinto ódio desse país. Politicos corruptos que roubam milhões, paloccis, sarneys, maluffs e outros riem da nossa cara impunemente, enquanto os bombeiros heróis que salvam vidas diariamente vão para trás das grades debaixo de cacetetes!

  4. Eu gostaria que o Gov Sérgio Cabral recebesse o impeachment. Motivo: Falência e humilhação do Corpo de Bombeiros.
    Outra coisa: Dilma e Palocci são um só.
    Estou tão decepcionado com os políticos brasileiros.
    Quando vejo Sarney falando defendendo o Palocci, me dá vontade de vomitar. Chegamos ao fundo do poço.

  5. Salário deve ser digno e possibilitar o desenvolvimento do trabalhador e de sua familia!Não dá mais pra se trabalhar pelo simples salario minimo, que nada mais faz do que repor a energia gasta no próprio trabalho!Essa historia de não ter dinheiro pra remunerar com dignidade qualquer trabalhador é coisa da china…uma ofensa que não se pode mais aceitar num país que almeja ser desenvolvido…

  6. Essa atitude, da classe dos Bombeiros, é exemplo para todo povo brasileiro. Cumprir o seu dever e lutar por seus direitos.
    Quando houve tragedia da zona serrana eles estavam lá cumprindo seu dever, e alguns foram soterrados e morreram sob a lama que descera das encosta.
    Por um salário de fome, dá o homem, a vida por seu país!

  7. Perfeito esse texto, faço dele minhas palavras!
    .
    Enquanto tentamos discutir avanços para o Brasil, me apareçe um sujeito como esse tal de Sérgio Cabral com uma atitude COVARDE dessas.
    .
    Espero sinceramente que a população do Rio De Janeiro marque bem a cara desse VAGABUNDO e dê a resposta a esse PILANTRA nas próximas eleições.
    .
    DECEPÇÃO também foi a atitude da polícia do RJ, mas desses já era esperado isso mesmo…
    .
    TODO meu apoio e respeito aos nossos irmãos BOMBEIROS MILITARES do Rio De Janeiro!

  8. Desculpem meu desabafo, mas é de doer o coração ver todos os dias essa corja política se dando bem as custas da sociedade que DEVERIAM apenas representar, ao mesmo tempo que ainda esnobam trabalhadores que dão a própria vida para nos proteger, não desejo o mal à ninguém (ou quase ninguém, como diria Lulu Santos..) mas o dia em que esse Sérgio Cabral tiver um parente preso nas ferragens em alguma rodovia por aí, ele vai perceber o valor de um BOMBEIRO MILITAR…

  9. Puxa vida 950,00 reais é o que esses caras ganham,que absurdo…tem cara que trabalha em supermercado que ganha isso ou até mais…vergonhoso,apoio o bombeiros nessa empreitada.Esse país tá precisando tomar vergonha na cara,esses politicos de merda ladroes acabando com o povo com o trabalhador sendo cada vez mais massacrado e desvalorizado,morte aos corruptos é o que deviamos ter..peguei por alto ai na midia por acaso e não confirmei ainda más acredito ser verdade que a hidreletrica de belo monte que praticamente nem começou ainda já consumiu 5 bilhoes e agora querer mais 5..ora 5 pra abrir um buraco?!..vejam a que ponto esse país chegou,as vezes é deprimente ser brasileiro.VERGONHA,VERGONHA!!

  10. Putz!! O Rio de Janeiro é um pardieiro mesmo!! Um bacanal!!
    Eu acho que esses governadores estaduais tem muito poder político em seus estados, ficam parecidos com os antigos coronéis. Cadeia pro Cabral! O apoio dos Bombeiros estadunidenses é bem vindo mesmo.

  11. Não sintam raiva e odio do Brasil e sim orgulho de serem Brasileiros e se tem alguem errado nisso tudo é Deus que errou ao colocar no paraiso da terra o povo mais indolente e omisso que somos todos nós.O Brasil não nos merece e muito menos a essa corja bandida de empresarios e politicos.Não é so o RJ que esta largado e sim todo o pais entregue ao descaso e a roubalheira.Hoje o RJ é o estado da união que mais arrecada ao governo Federal>nesse pais se alojou uma mafia tão corrupta que jamais outra mafia ou carteis conseguiu se estabelecer aqui e se pravalecer sobre os nossos bandidos.Hoje a nossa mafia comanda o narcotrafico na AL e o trafico de influencia politica-economica.A situação é muito seria e a maioria de nosso povo desconhecem.De um mes pra cá a insidencia de pessoas internacionais inescrupulosas que representam a si mesmas e a interesses de terceiros vinculoados não so a governos mas tambem a carteis nos tem visitado sem muito alarde e ate em segredo e todos tem uma unica finalidade agradar os politiqueiros bandidos e morderem e sugarem o Brasil.

  12. Entendam que o descaso a nossa segurança e defesa esta muito mais implicado que mera neurose de vontade revanchista e trauma de recalques e fantasmas passados mas sim em tornar-nos sem possibilidade de defendermos resistirmos a tudo isso.Entregam,vende e loteiam o que pertence a nós os Brasileiros.Enriquecem as custas de vidas e sangue de nosso povo.

  13. Gente cadê á nossa classe média,será que abandonou nosso pais,será que só querem viajar para Europa ou EUA,não vejo mais nínguem brigando para melhorar ´´a saúde,educação,segurança e contra a corrupção,cadê os estudantes,os sindicatos e OAB,se esqueceram que é através do povo que podemos mudar esse país,olha o salário do policial em Brasília para defender o congresso.
    Abraço.

  14. 1maluquinho.
    Eu concordo contigo, e digo mais, que a culpa esta em nossa elite intelectual. A financeira só quer lucrar mesmo, o cidadão simples só vai viver a vida dele como de costume e direito.
    Já aqueles que pensam: isso inclui eu você, os que discutem neste blog, os que escreven este blog, as pessoas formadas e as letradas por assim dizer é quem acaba por fim criando a opinião verdadeira. Mas o problema é que agente por fim acaba deixando que as grandes mídias e fortuitas filosofias de vários tipos como religiosas políticas acabem tomando a frente da situação. O que já é hora das coisas mudarem.

  15. Eu nunca vou perdoar Sergio Cabral por ter humilhado os nossos bombeiros. Tinha que sofrer o impeachment.
    Vamos mandar Sarney embora da política brasileira. Lula idem … A política brasileira está no fundo do poço. Apodreceu.
    Palocci vai devolver o dinheiro que recebeu de maneira nebulosa ? A justiça não puni esses políticos safados. O povo não aguenta mais. Pra mim, o Governo da Dilma acabou. Ela está no início do fim.

  16. Vou me limitar em reproduzir um dos meus diversos comentários sobre o episódio que fiz em outros foruns/blogs… Segue texto:
    MILITAR, TIROU A FARDA, TAMBÉM É UM CIDADÃO DO POVO… E O PODER EMANA DO POVO, PARA O POVO, através de seus representantes, OU DIRETAMENTE – Está na Constituição Federal… As Forças de Segurança Pública, as Forças Auxiliares, e as Forças Armadas não podem continuar sendo usadas como meros lacaios e/ou capangas e/ou leões-de-chácara pelo Executivo… E, muito menos, serem usadas como ferramenta de coação da população pelos poderes públicos geridos por inescrupulosos e/ou mafiosos e/ou tiranos… SALVEM OS BOMBEIROS MILITARES DO BRASIL!
    ………………………………………………..
    >> Vamos dar uma força aos nossos Bombeiros Militares Cariocas… Segue link do abaixo assinado em apoio aos mesmos:
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2011N9806
    … A sociedade fluminense e carioca agradece.

  17. Obrigado meu caro Ricardo… Até o presente momento já foram alcançados + de 20 mil assinaturas… E este doc digital além de representar a vontade soberana da sociedade, também é um recado claro aos salafrários que acham que podem se servir da máquina pública, dos seus servidores, e dos cofres públicos ao bel-prazer… FORA AOS TIRANOS DA DEMOCRACIA!… FORA CABRA-MAL!

Comentários não permitidos.