O governo da Índia aprovou o plano para adquirir até 10 aeronaves de transporte militar Boeing C-17 Globemaster III para a Força Aérea da Índia. O acordo também inclui a opção de compra para mais seis aeronaves C-17. As aeronaves serão adquiridas via FMS, exigido para maioria das exportações de defesa dos EUA.
O comitê do gabinete de segurança, num encontro com o Primeiro Ministro Manmohan Singh, deu o aval para equipar a Força Aérea da Índia (IAF) com essas aeronaves. A compra está avaliada em aproximadamente US$4,1 bilhões.
A liberação vem apenas seis meses depois da visita oficial do Presidente dos EUA Barack Obama na Índia, e anunciado quase dois meses após a Boeing e a Lockheed Martin não terem sido selecionadas como finalistas no programa MMRCA de US$10,4 bilhões para 126 aeronaves de combate para Força Aérea da Índia.
O Congresso dos EUA havia aprovado a venda de todas aeronaves via FMS em junho de 2010. Mesmo sem ter ainda assinado o contrato com os EUA, as aeronaves deverão vir sem a instalação de alguns equipamentos de comunicação especiais. Para isso, a Índia precisa assinar um acordo com os EUA para transferência de equipamentos de alta tecnologia militar para países aliados.
De acordo com o Governo dos EUA, a compra de todas aeronaves C-17 pela Índia vai gerar 22.000 empregos nos EUA.
Até o momento, a Força Aérea da Índia possui cerca de 12 aeronaves IL-76 ‘Gajraj’ para as tarefas de transporte pesado e uma frota de aproximadamente 100 aeronaves An-32 para a tarefa de transporte médio.
10 Comments