Avião-robô flagra crime ambiental em voo de teste em SP

http://2.bp.blogspot.com/_g7S3WQKVBvA/Sl48zk8vAiI/AAAAAAAADnU/j3gtqGTFQtw/s400/Veiculo+Aereo+Nao+Tripulado+Policia+Federal+Brasil.jpgAparelho fez imagens que provaram alteração de margens de rio.

Dono de fazenda e de porto de areia foram multados.

Um avião-robô que ainda está sendo testado pela polícia voltou do primeiro voo com o flagrante de um crime ambiental no interior de São Paulo. Três equipamentos iguais são testados pela Polícia Ambiental em voos experimentais de patrulha. A Polícia Federal também tem um projeto de pequenos aviões não tripulados. O plano é começar em setembro o uso destes equipamentos voadores na fiscalização de fronteiras.

O avião desenvolvido pela Universidade de São Paulo em São Carlos, no interior do estado, tem computador de bordo e um câmera capaz de fazer imagens até durante a noite. Tudo é enviado na hora para uma estação em terra. Funciona com controle remoto e no piloto automático.

“Ele obedece toda marcação que é feita tanto em termos de altitude, longitude e latitude. Então ele consegue determinar pontos específicos onde ele deve fazer fotografia ou onde deve fazer filmagem”, disse a pesquisadora Kalinka Castelo Branco, pesquisadora da USP.

O interesse da polícia pelo aparelho cresceu assim que o avião voltou do voo de testes com flagrantes de crimes ambientais. Imagens mostram uma área degradada do rio Mogi-Guaçu, no interior de São Paulo. A comparação com imagens de satélites feitas há oito anos mostra que o rio teve o curso alterado pela ação de dragas.

Os donos de uma fazenda que drenou uma várzea protegida por lei e o dono de um porto de areia foram multados e vão responder por crime contra o meio ambiente.  “A área terá de recuperada por meio de projeto dentro de um prazo que se não for cumprido pode ensejar novas sanções”, disse capitão da Polícia Ambiental, Luiz Gustavo Biagioni. “Tecnologia é fundamental para melhorar opadrão de qualidade de seu serviço”, disse o comandante da Polícia Militar, coronel Gilmar Ogawa.

Fonte: G1

11 Comentários

  1. Virou Jornal Nacional, rsrsrssrsrs
    Mas o aparelho não é esse da foto não.
    O avião realmente parece um brinquedo, muitos aeromodelista fazem melhores,,,

    Mesmo assim a policia esta de parabéns, que esse bringuedo sirva como divisor de aguas, e que logo nos desenvolvemos os verdadeiros vant.

  2. Caro Rafael-JF e E.Pinto a reportagem não especifica o modelo de vant, acredito se referir do Tiriba-2 desenvolvido pela USP-São Carlos .
    Duas coisas chama atenção a viabilidade comercial de uma parceira Faculdade – Setor privado.
    E a importancia dos vants como meio barato agora acessiveis as prefeituras.
    A FOTO do TIRIBA-2 e mais informações:
    http://www.dbc.fm.br/dbcnews2/index.php?option=com_content&view=article&id=3150%3Aempresa-de-sao-carlos-vai-lancar-o-vant-mais-barato-do-brasil&catid=39%3Asao-carlos&Itemid=1
    ABS

  3. esses VANT’s, helis/asa e fixa, poderiam ser usados nas perseguições policiais, seriam mais baratos de manter, e os marginais não escapariam, mato afora, tão facilmente como ocorre hoje!

  4. KKKKKKK ENTÃO O AVIÃOZINHO NÃO-TRIPULADO USADO NÃO É ESSE DA IMAGE??? KKKKKKKKK EU REALMENTE ACHEI Q FOSSE UMA PROESA DO BRASIL TER TIDO A CAPACIDADE DE TELO CONSTRUIDO.

  5. Nilo.
    O Aeromodelo mostrado na reportagem da Globo era um amarelo… só que não o mostros voando, o que voou foi esse do seu link.
    Para mim isso não são Vant. são aeromodelos de brinquedo…
    Até o Dandalo faz melhor, kkkkkkkkkkk

  6. Tudo bem , aeromodelo ou vant , mostrou q são mt úteis a segurança e a sociedade…o q estamos esperando?Vamos efetuar uns pedidos p as n FAs, de Vants BRASUCAS, de n empresas.P Ontem. …

  7. Não importa se são feios ou são de brinquedo, são brasileiroe e funcionam ja esta de bom tamanho, todo começo é assim, um dia com o avanço nessa tecnologia teremos muitas novidades que orgulharão os brasileiros.

  8. O complicado nos Vants e a eletronica embarcada e sensores e nao a celula…

    Mesmo celulas grandes como o da imagem, se constroi na garagem (tem muita gente que monta avioes experimentais no Brasil), agora a eletronica embarcada e sensores e outro papo..

    O dominio da tecnologia Vant e em relacao aos sistemas e nao da plataforma per si…

Comentários não permitidos.