Aquífero Alter do Chão

http://2.bp.blogspot.com/_DlZkG-aRyYM/TIguNDKviGI/AAAAAAAAB3Q/LwOKePIkCYA/s1600/AQUFER~1.JPGAutor: Hiram Reis e Silva, Para o Plano Brasil

Porto Alegre, RS, 14 de maio de 2011.

Isso representa um volume de água de 86 mil quilômetros cúbicos.
Se comparado com o Guarani, por exemplo, ele tem em torno de 45 mil quilômetros cúbicos. (Milton Mata)

Não existe outro lugar no planeta Terra onde o manancial de águas subterrâneas seja tão abundante quanto o Aquífero de Alter do Chão. O imenso lago de água potável se estende sob a igualmente gigantesca bacia do Rio Amazonas. Alter do Chão ocupa, a partir de agora o lugar daquele que era então, o maior Aquífero do mundo – o Guarani, que se estende pela Argentina, Paraguai e Uruguai. A capacidade de Alter do Chão ainda não foi devidamente estabelecida, mas dados preliminares apontam para uma área de 437.500 km² e uma espessura média de 545 metros com um volume estimado de 86 mil km³ de água doce suficiente para abastecer 100 vezes toda a população mundial.

Aquífero Alter do Chão ou Aquífero Grande Amazônia

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentaram, no dia 16 de maio de 2010, um estudo apontando o Aquífero Alter do Chão como o de maior volume de água potável do mundo. O Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos da UFPA é integrado pelos professores Francisco Matos, André Montenegro e ainda pelos pesquisadores Milton Mata (UFPA), Mário Ribeiro (UFPA) e Itabaraci Nazareno (Universidade Federal do Ceará/UFC). A reserva subterrânea está localizada no subsolo dos estados do Amazonas, Pará e Amapá. O Aquífero de Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani. Uma grande vantagem do Aquífero de Alter sobre o Guarani, é que este último está sob a rocha enquanto o da Amazônia tem terreno arenoso. A chuva penetra com facilidade no solo e a areia funciona como filtro natural. Perfurar o solo arenoso é fácil e barato. Levantamentos futuros poderão determinar que o Aquífero é ainda maior do que o estimado inicialmente. O geólogo da UFPA Milton Matta afirma:

Os estudos que temos são preliminares, mas há indicativos suficientes para dizer que se trata do maior aquífero do mundo, já que está sob a maior bacia hidrográfica do mundo, que é a do Amazonas/Solimões. O que nos resta agora é convencer toda a cadeia científica do que estamos falando.

O nome de Aquífero Alter do Chão pode vir a ser alterado tendo em vista ter o mesmo nome de um dos lugares turísticos mais importantes do Estado do Pará, o que costuma provocar enganos sobre a localização da reserva de água.

Estamos propondo que passe a se chamar Aquífero Grande Amazônia e assim teria uma visibilidade comercial mais interessante. (Milton Matta)

http://2.bp.blogspot.com/_njKNBgP6DkI/S88SkZTn7XI/AAAAAAAAAX4/VzDm5TavtTM/s400/aquifero.jpgA segunda etapa do levantamento pretende inspecionar poços já existentes na região do aquífero.

Pretendemos avaliar o potencial de vazão. Dessa maneira teremos como mensurar a capacidade de abastecimento da reserva e calcular a melhor forma de exploração da água, de maneira que o meio ambiente não seja comprometido. (Milton Matta)

Marco Antonio Oliveira, Superintendente do Serviço Geológico do Brasil, em Manaus, afirma que a magnitude de um Aquífero é proporcional ao tamanho de sua Bacia Hidrográfica. O Aquífero Alter do Chão abastece de água mais de 40% da cidade de Manaus, são dez mil poços particulares e 130 da rede pública. O abastecimento de outras cidades do Estado do Amazonas é bombeado, na sua totalidade, da reserva subterrânea. A da cidade de São Paulo baseia 30% de seu abastecimento nas águas do Aquífero Guarani. Marco Antonio Oliveira disse que a reserva de água, no entorno de Manaus, está muito contaminada.

É onde o aquífero aflora e também onde a coleta de esgoto é insuficiente. Ainda é alto o volume de emissão de esgoto “in natura” nos igarapés da região. (Marco Antonio Oliveira)

Marco Antonio Oliveira faz uma ressalva sobre a exploração comercial da água no Aquífero Alter do Chão ressaltando a necessidade de se construir um planejamento estratégico de âmbito nacional.

A água dessa reserva é potável, o que demanda menos tratamento químico. Por outro lado, a médio e

longo prazo, a exploração mais interessante é da água dos Rios, pois a recuperação da reserva é mais rápida. A vazão do Rio Amazonas é de 200 mil m³/segundo. É muita água. Já nas reservas subterrâneas, a recarga é muito mais lenta. (Marco Antonio Oliveira)

O Superintendente do Serviço Geológico do Brasil enfatiza a qualidade da água extraída do Aquifero Alter do Chão.

A região amazônica é menos habitada e por isso menos poluente. No Guarani, há um problema sério de flúor, metais pesados e inseticidas usados na agricultura. A formação rochosa é diferente e filtra menos a água da superfície. No Alter do Chão as rochas são mais arenosas, o que permite uma filtragem da recarga de água na reserva subterrânea. (Marco Antonio Oliveira)


– Blog e Livro

http://3.bp.blogspot.com/-hmu7Pvzz2iA/TV7e0n1g7UI/AAAAAAAAAD4/jvKPYboFYOs/s170/Logo.bmpOs artigos relativos à “3ª Fase do Projeto–Aventura Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Amazonas I” e da “Travessia da Laguna dos Patos I” estão reproduzidos, na íntegra, ricamente ilustrados, no Blog http://desafiandooriomar.blogspot.com desenvolvido, recentemente, pela minha querida amiga e parceira de Projeto Rosângela Schardosim. O Blog contempla também as duas fases anteriores de minhas descidas pelo Rio Solimões e Rio Negro de caiaque.

O livro “Desafiando o Rio–Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br), Livraria Dinamic – Colégio Militar de Porto Alegre ou ainda através do e–mail: hiramrsilva@gmail.com.

13 Comentários

  1. PQP se houver um forte cismo o sul,centro-oeste e norte afundarão enquanto o nordeste e sudeste serão devastados pelo oceano e sobreviverão hambientalistas agarrados aos destroções gritando É CULPA DAS USINAS ATOMICAS rsrs

  2. O Canada tem a maior reserva de agua doce do planeta e la o primeiro-ministro articula no congresso deles a anexação voluntaria do Canada aos EUA rsrs Pelo menos isso nos consola em saber que entreguistas não existe somente aqui no Brasil.A agua potavel é o ouro do seculo 21 e significa sobrevivencia,muito embreve guerrearemos por ela e temos capacidade de defender o que temos?Aquele que não tem capacidade de defender o que tem,de explorar o que tem e de beneficiar o que tem esta fadado a ser mero serviçal extrator para saciamento alheio.E porque a agua congelada nos pólos é doce ao inves de ser sagada?Porque o sal não congela,ele se cristaliza e se desprende para o fundo do oceano ja que é mais pesado..Plano Brasil não é so abobrinhas e gilós,é tambem cultura rsrs rsrs

  3. As forças armadas já possuem a bomba! Todos os seus centros de pesquisa possuem algum tipo de laboratório de estudos nucleares! Todos! FAB, EB, MB… desde 70! pessoal. Que vem esta novela. Já possuímos. “Basta mostrar que temos capacidade de fazê-la” Ok.. tudo bem. Mas a guerra existe e é interna! Quando pusermos ratoeiras dentro do Brasil aí sim teremos plena força de dissuasão! Pois são covardes dependentes de mamadas! e sabem que as forças armadas é uma das únicas instituições no país de compromisso com estas terras que tanto nos trazem benefícios, independente das cachorradas nos plenários.

  4. AFF UMA GRANDE NOTICIA, AQUÍFERO 100% NACIONAL, MAS QUEM FORAM OS OTARIOS QUE DECIDIRAM PUBLICAR ISSO??? SE AO MENOS TIVESEMOS UMA PODER MILITAR PRA PROTEGE-LA DE QUALQUER UM QUE COLOCASSE OS OLHOS EM CIMA DESSA RIQUEZA.

  5. Aquífero ? Bobagem, pois a chuva não vai parar.
    Espero que essas regiões não se transformem em pântanos.

  6. U M A……C A R I D A D E……D E……5…B I L H Õ E S

    “O Tratado de Itaipu, assinado em 1973 que deveria ser mantido até 2023, foi negociado entre Brasil e Paraguai para se chegar a arranjo justo e factível. Suas bases financeiras estão no Anexo C, em que se explicita que a tarifa da usina serviria para cobrir os custos do financiamento da sua construção, com 100% da dívida garantida pelo Tesouro brasileiro. Portanto, nada a ver com “preços de mercado”.

    “Aliás, se a tarifa de Itaipu seguisse a lógica de mercado, a usina não teria saído do papel porque, na época em que foi concebida, nos anos 70, não havia “mercado” para pagar pela energia que seria gerada. A falta de mercado, inclusive, obrigou que nós, brasileiros, assumíssemos em nossas contas de luz, ao longo de décadas, o custo da construção da usina, período durante o qual o Paraguai não manifestou nenhum interesse no “preço de mercado”, conceito que agora lhe é tão conveniente”.
    😉 😈 :mrgreen:

  7. Mais, se temos a The Bomb, ñ temos meios de entrega…de nada adianta…E parem de jogar sangue ao mar infestado de tubarões ianks..essa noticias soam desta forma…^N temos meios de nos defender destes. Sds.

  8. O aquífero guarani já é conhecido de longas datas, é um salva vidas para o futuro. Já pensaram que este Brasil tem de tudo? Clima bom, sol a vontade, é ótimo para agricultura e plantio, não tem furacões, maremotos, não estamos em cima das divisas de placas tectônicas, tem água potável a vontade, e continuamos quase na mesma? Já era para estarmos em uma situação mais confortável, com um futuro bem mais promissor e, ai voltamos à velha questão “POLÍTICOS CORRUPTOS É QUE COMANDAM TUDO”, até quando vamos só reclamar e não fazer nada?
    Em relação ao aquifero, o grande problema são os pesticidas, inseticídas usados nas plantações que que acabam chegando no lençol, essa sempre foi a grande preocupação.

  9. FERREIRA JUNIOR…Foi no site PRESS CORE que é Canadense o site é esse mas voce tera que fuçar nele pra achar amigo desde ja abraços http://presscore.ca E QUE POR SINAL É UM SITE MUITO BOM E INTERESSANTE

  10. MARCONI RAGELI…Esqueceu-se do melhor de todos os produtos e potenciais Nacionais,lindas nadegas bronzeadas em esculturais córpos com rostos mais lindos que o por do sol….CARLOS ARGUS…O simples fato de ter a bomba sem mesmo ter como entrega-la ja assusta a qualquer um pois sabem que de tão nacionalistas que nós Brasileiros somos se nos invadirem e nos dominarem a detonaremos levando eles conosco para o Édem.

Comentários não permitidos.