Paraguai quer mais do Brasil em Itaipu

Lucas Ferraz

O Paraguai recebeu o aumento da tarifa que o Brasil lhe paga pela energia da usina hidrelétrica de Itaipu como um presente ao seu Bicentenário da Independência, comemorado neste fim de semana, mas considerou-o insuficiente.

A queixa é de que o Brasil, mesmo após o reajuste, continuará a pagar pela energia valor abaixo do praticado pelo mercado. “É bom deixar claro que o Brasil não faz nenhuma caridade ao Paraguai”, disse à Folha o senador Alberto Grillon, aliado do presidente Fernando Lugo.

“Foi uma decisão lógica, mas temos que seguir negociando. Precisamos vender a energia paraguaia em condições iguais às do mercado internacional”, disse.

Mas o Tratado de Itaipu, assinado entre os países em 1973, prevê que até 2023 a lógica da venda de energia entre Brasil e Paraguai não será a do mercado, mas a de custo, já que o país vizinho não deu contrapartida financeira na construção da usina.

O Senado brasileiro aprovou anteontem projeto que amplia os valores do tratado, elevando de 5,1 para 15,3 o fator de multiplicação aplicado no pagamento à energia não utilizada no Paraguai.

O valor pago anualmente pelo Brasil subirá de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões, segundo estimativa baseada nos custos de 2008.

A hidrelétrica de Itaipu representa 20% do total das receitas do Paraguai. Com o valor triplicado, em tese, a receita cresceria na mesma proporção. Porém, o montante depende do total consumido pelo Paraguai, que faz o excedente variar.

O reajuste no valor da energia de Itaipu era promessa de campanha do presidente Fernando Lugo, eleito em 2008. Ele considerou o reajuste a “recuperação da soberania nacional” e creditou a decisão a acordos assumidos com o ex-presidente Lula.

“Trabalhamos para corrigir a terrível traição ocorrida no regime do general Alfredo Stroessner [1954-89] e os erros cometidos contra o Paraguai no tratado.”

Ex-diretor da usina de Yacyretá (hidrelétrica do Paraguai com a Argentina), Ángel María Recalde disse que o reajuste é “espetacular”, mas de dimensão relativa. “Por que se multiplicou por três e não cinco? É a pergunta”.

Para ele, o Paraguai não conseguiu recuperar a “soberania energética” pois não pode usar livremente 50% da produção, como correspondente no tratado de 1973. O país usa apenas 5% da energia.

Fonte: Folha de São Paulo

21 Comentários

  1. O Paraguai havia firmado um contrato conosco com validade ate 2023.Deveriam aprender a honrar compromissos.Sou contra se relevar compromissos pois isto abre portas para muitas outras reinvidicações.Não so o Paraguai mas todas as demais nações da AS nos veem como o prospero imperialista regional.Nenhum deles morre de amor por nós e ainda compramos a maior parte das porcarias que eles produzem e no caso do Paraguai ainda somos infectados com o seu contrabando,trafico de drogas e armas,receptação de produtos e veiculos roubados no Brasil e ultimamente vem se especializando não só em falsificar nossos produtos mas tambem nosso proprio dinheiro e colocar esse real falso no nosso mercado e comercio.Ja esta mais do que na hora de termos uma atitude em defesa dos nossos interesses aja visto que ate uma parcela das forças armadas Paraguaia dão suporte e defendem ilicitos deles para o Brasil.É inaceitavel essa politica que nossa diplomacia quer nos impor para adotarmos os pobrezinhos coitadinhos sendo com eles complascentes.E os nossos pobresinhos coitadinhos que morrem de fome no maior produtor de grãos e carnes do mundo e setima economia?Então nossa politica contigencia e ainda rouba o que era para ser destinado a melhoria de nosso povo e facilita a extrangeiros.Voces verão em 2014 o exodo de coitadinhos que adentrarão nossas fronteiras com o pretexto de verem a copa e que aqui se erradicarão.O governo Brasileiro deveria deixar de ser omisso e se dedicar a lutar por nossos interesses e melhoria de nosso povo pois é para isso que estão no poder…….REPUBLICA DE RATAZANAS TRAIRAS ONDE ATE O MARIDO DA EX-MINISTRA DO MEIO AMBIENTE ERA CONIVENTE COM O ROUBO DO MOGNO E BENEFICIADOR DE ONGS….VOCE NUNCA ME ENGAMOU MARINA A MOROTÓ AMAZONIDA.

  2. “Oba, oba, oba, meu bem, me dê a mão

    Vamos pro meio do salão

    A lua lá no céu é artificial

    Porque é carnaval

    Porque é carnaval.”

  3. O mais deprimente não é ler uma notinha ridícula dessas.. É saber que se depender dos nossos DESgovernantes, basta os paraguaios baterem o pé e fazerem biquinho, que eles abrem a pernas de novo..

  4. E agora quem é que vai zuar com o Brasil…já teve Equador,Bolivia agora o Paraguai.A Argentina as vezes alfineta e por ai vai..Brasil faz papél de priminho rico e boboca!

  5. não pode usar livremente 50% da produção

    essa frase da Folha falta a verdade, essa frase é da Folha porque está sem aspas.
    .
    O Paraguai pode dispor do seu 50% LIVREMENTE para o desenvolvimento do sua indústria sei lá, ao mesmo preço que paga o Brasil cada parceiro pode ficar com seu 50%, o contrato o que não permite é o Paraguai vender para outros países.
    Mas o Paraguai no lugar de reclamar poderia ter negociado a localização de indústrias no seu território, indústrias que até eles cogitaram há anos, como a do alumínio, que tem uso intensivo de eletricidade.
    .
    O Paraguai tem muita energia, algo que está comprovado foi o motivo de muitas guerras no século XX, e será no atual.
    .
    Muitos países reclamam que não podem se desenvolver por falta de energia, seu vizinhos mesmo: Argentina reclama sempre do apagão energético.
    Paraguai tem a energia, mas não usa, só quer exportá-la.

  6. Negociações justas eu concordo , mas reféns morais o Brasil não pode e não vai ser .
    Se houver essa intenção do Paraguai ou qualquer um, ESQUENTA A CHAPA E F…-se.

  7. Eu conheço um país, onde a CORRUPÇÃO e a LEI DE GERSON, são as cartilhas obrigatórias tanto para os polítiqueiros e tão quanto ao cidadão comun.Onde já se viu o marido da ministra do meio-ambiente desse país enveredou-se em uma falcatrua de uma apreensão de Mogno no valor estimado em 3 milhões de reais e resumindo essa madeira sumiu e o dinheiro também. E o mais impressionante que na época havia um líder do governo que interviu para que o processo fosse arquivado, agora vem este mesmo politiqueiro de plantão denunciar o fato, por força de interesse dele em um projeto de lei chamado lá de Código Florestal ou coisa parecida. Vcs querem saber o nome desse país ? CORRUPBRAS. Nesse país ta faltando é um homem tipo Lampião, onde a justiça dele era feita na base da lealdade, caso contrário era no punhal. Neste país a mídia sacana esta fazendo o maior alarde porque as obras dos estádios talvez não fiquem completas até a Copa do Mundo. Mas eles esquecem que neste país faltam hospitais, escolas, saneamento básico e principalmente uma EDUCAÇÃO que realmente eduque e faça de cada criança, adolescente e adultos, cidadões brasileiros e alfabetizados. Para voces ter uma idéia neste país a população é 60% analfabeta, e a população é de 190 milhões, imagine. Então é por isso que os politiqueiros de plantão deste país se dão bem nas eleições, porque há facilidade de manobrar tranquilamente a massa do povo que é analfabeta, burra e indolente.

  8. (PAULO)comparar governo de fhc e serra e do lula e dilma
    de entreguista,vc ta de brincadeira ne.deve ser uma piada

  9. Os preços por acordo deveriam ser reajustados não por valores de mercado ate 2023 aja visto que o Brasil que pagou a obra e o Paraguai não gastou um centavo e ainda se beneficiou.Agora se sentem enganados.Se depende-se de mim eu tomava a hidrelétrica na marra para eles terem saudades do tempo que ganhavam com ela.Se são subdesenvolvidos o problema é deles mas ter um vizinho que é uma fabrica e base de todo tipo de ilicitos contra nós e ainda apoiados pelas proprias forças armadas e policia ja deveriam ter tomado uns foguetes por dentro das fuças a muito tempo.

  10. xenofobos….detected

    Itaipu felizmente não é mais tão importante para o Brasil… novas fontes de energia suprirão com folga nossas necessidades.

    Devemos incentivar sim um Paraguai pungante…até com uma certa indulgencia.. a história não cansa de mostrar que países ricos cercados de miséria…terão miséria e violencia oriunda dos miseráveis…FATO!

  11. FHC é o entreguismo leiloero mas o governo do PT é conivencia e falta de atitude.O que os dois tem em comum?Ambos são corruptos e prostituidos…REPUBLICA DE RATAZANAS….BORDUNADA NELES TODOS MINHA COBRADA….So vamos conseguir fazer o Brasil avançar fazendo primeiro o dever de casa.Moralizando a maquina publica,banindo os bundas sujas e investindo massiçamente em infraestrutura e educação e com implementação não so de pesquisas mas de capacitação para tirarmos a nação do medievalismo exportador de materias transformando-os em beneficiadores das mesmas e de todos os nossos produtos.Os Chineses tem razão quanto calaram nossos murmurios dizendo-nos que devemos primeiro fazer o dever de casa.Todos sabemos que nossos politicos de todas as tendencias são vendidos e trairas,que nosso empresariado é olho grande e so que r ganhar sem investir,que nossa midia é manipulada e orquestrada no interessa daqueles que sugam o Brasil,os especuladores e banqueiros externos.Então se somos conscientes de tudo isso a culpa maior é nossa,do povo,que somos indolentes e covardes,que não temos coragem de tomarmos uma atitude de fazermos justiça e igualdade em nossa nação.

  12. É incrível a burrice dos paraguaios, até hoje eles nos culpam pela miséria deles. Ora bolas, França e Alemanha foram inimigos ferrenhos, tiveram seus países destruídos e hoje são aliados e potências mundiais. Agora os Paraguaios nos culpam por sua miséria, mas não admitem que sua própria incompetência é a razão deles serem um fracasso e não uma guerra (QUE ELES COMEÇARAM) e que ocorreu a mais de 140 anos.

  13. Não sei, não fiz a conta, mas acredito que nesses quase 40 anos pagando tão abaixo do valor do mercado, o Brasil já teve sua compensação financeira e podemos sim estender a mão em sinal de integração.
    Maluquinho, concordo mais uma vez contigo quando dizes “Não só o Paraguai, mas todas as demais nações da AS nos vêem como o prospero imperialista regional. Nenhum deles morre de amor por nós” e principalmente por isso acredito no acerto da decisão de pagar mais pela energia e sobre isso ainda acrescento que se realmente ainda estivermos pagando menos do que cotado no mercado internacional, o Brasil perdeu uma bela oportunidade de acertar os ponteiros de vez, zerando realmente a questão. Itaipu foi um excelente negócio e hoje melhora o moral brasileiro perante a AS e isso é sim muito importante. Todos sabem, existem animosidades nas relações aqui do sul e estou certo que cabe principalmente ao Brasil mostrar como é que se faz e o que é que se quer das relações. Por mais que se queira manter uma visão sobre algo e esse algo insiste em se mostrar diferente, inevitavelmente isso vai ser absorvido com o tempo e ai se tem uma magnífica ferramenta de negociação. Claro que existe medida e bom senso pra tudo e não quero inércia ou apatia, no caso com a Argentina, por exemplo, temos mas é que endurecer mesmo “chamar no saco e mandar a real”. Não é o caso com o Paraguai que podemos considerar como sendo um irmão caçula. Agora já nesse ponto “e ainda compramos a maior parte das porcarias que eles produzem e no caso do Paraguai ainda somos infectados com o seu contrabando, trafico de drogas e armas, receptação de produtos e veículos roubados no Brasil e ultimamente vem se especializando não só em falsificar nossos produtos, mas também nosso próprio dinheiro e colocar esse real falso no nosso mercado e comercio” considero uma visão equivocada (com todo respeito) pq não compramos nada por caridade não é? E com relação ao contrabando, o Brasil não usa camisinha pq e malandro e faz a lição de casa direitinho com relação a facilitar a vida de bandido. Isso deve acabar, mas, por enquanto é o que prevalece. Temos que lembrar que o Brasil tem muito mais a ganhar do que qualquer um e também a perder e dinheiro faz parte do jogo todos sabemos.
    Também não aceito essa visão de coitadinhos, mas Tb não acredito que seja isso que esteja acontecendo. É um absurdo tanta falcatrua mesmo e isso tem que ser abolido, mas, não desabona sermos justos e estratégicos e temos que separar bem as coisas para que não percamos belas oportunidades de nos estabelecermos como um próspero líder sim, porém imperialistas jamais. Esse modelo, aliás, está em franca decadência e deverá ser substituído por algo melhor num futuro não tão distante.
    Em resumo, o Brasil deve ponderar muito bem daqui pra frente e separar o que de fato é justo e proveitoso para o país, das situações em que tenha que endurecer e mostrar o seu peso para as economias hermanas. O caso recente com a Argentina me parece um bom exemplo.
    Paulo. Pode ser o que for ou ruim como for. Podemos ter o pior governo que jamais existirá, mas ninguém em sã consciência pode pensar em dizer que o FHC não é entreguista.

    sds

  14. FERNÁNDEZ Ok Amigo.Sabe a frase que nossa comitiva ouviu da China é o que penso,devemos fazer o dever de casa.Investirmos para melhor competir.No caso Paraguai e fronteira em si se aplica o mesmo,investir para melhor controlar.Ja no caso Argentina é diferente.Os caras sempre nos invejaram,ja cogitaram nos invadirem,mesmo sem moral com oa Anglos vivem nos caguetando pros caras e ate com a moral que a Dilma deu a eles n~~ao visitando Obama e deixando sua primeira viajem para encontrar-se com a BOCA MURCHA Kirchner.Veja os videos desse encontro.note o semblante da ratazana.Pura falsidade,pura inveja.Lembro o entreguista leiloero FHC quando saia de uma sess~~ao da ONU o falecido Kirchner se aproximou dele e lhe estendeu a m~~ao e FHC lhe deu as costas.Sabe n~~ao tenho ideologia e penso que para as importantes pastas da naç~~ao deveriam ser escolhidos os melhores profissionais de suas areas e que civil decide por assuntos civis e militares por assuntos militares.Que miliar n~~ao é policia e nem policia é miliatar.Sou tambem contra a fidelidade partidaria e coligaç~~oes de partidos,isso gera o que temos,disputas de interresses para repartiç~~ao de setores.Mas uma coisa mesmo sendo contra FHC eu n~~ao posso negar,no governo dele Ratazanas Latinas n~~ao tiveram vez.Ate mesmo Hugo Chavez quando esteve em uma cerimonia na Amazonia nossa inteligencia sabia de suas pretenç~~oes de invadir e anexar o Suriname e FHC lhe deu um esporro na frente de todo mundo e ele com o rabo entre as pernas retirou-se.Se no armazem tem um gato e varios ratos e o gato n~~ao tem atitude de gato os ratos fazem a festa.Me desculpem o til no meu teclado ta falhando no internet explorer.

  15. Agora vê se essa estratégia do governo irá funcionar só o tempo irá dizer.
    Repetindo o que eu já disse: “O problema não é nem o dinheiro, o problema é que eles só querem sugar e não querem cooperar em nada com o Brasil, se eles agissem em conjuntamente com o Brasil para acabar com o contrabando, tráfico de armas e drogas na fronteira, os carros roubados que lá são legalizados, aí sim, poderia aumentar esse valor até pra um bilhão. Como um senador da oposição disse: ” O PROBLEMA É QUE O BRASIL DARÁ MAIS DINHEIRO A TROCO DE NADA”.
    E uma das coisas que o Paraguai e outros países da AS menos querem é que o Brasil seja líder e potência regional, já é, mas ele não reconhecem, por isso é que o Paraguai até já pediu para os EUA “diminuirem a influência do Brasil na América do Sul”.”

Comentários não permitidos.