Brasil devassado

http://igepri.org/news/wp-content/uploads/2010/12/satelite.jpg

Sem um satélite próprio, o País depende de estrangeiros para proteger suas riquezas, fluir informações militares e até controlar o tráfego aéreo

Por Claudio Dantas Sequeira

Apesar dos avanços e recuos, uma das prioridades do governo brasileiro é reaparelhar as Forças Armadas. Pelos planos, em breve o Brasil ganhará um submarino de propulsão nuclear para patrulhar a costa, em especial a região do pré-sal, um grupo de caças de quinta geração para proteger o espaço aéreo do país; e armamentos de última geração para equipar os soldados que monitoram a porosa fronteira brasileira. Como em qualquer país com um poderio militar moderno, o plano do governo prevê que toda a comunicação entre as três forças seja feita via satélite, permitindo a troca rápida e segura de informações. Na teoria, a estratégia de defesa brasileira parece não ter falhas graves e obedece aos procedimentos das melhores forças armadas do mundo. Na prática, no entanto, existe um nó difícil de ser desatado e que, em tese, compromete todo o investimento bilionário que o País se prepara para fazer.

Ao contrário das principais nações desenvolvidas e emergentes do mundo, o Brasil não tem controle nem ao menos sobre um dos quase mil satélites que estão em órbita no mundo hoje. A Índia, por exemplo, tem seis deles dedicados a ela e a China, outros 60. Hoje, todas as informações brasileiras que trafegam pelo espaço – sejam elas militares, governamentais ou de empresas privadas nacionais – passam por satélites privados, controlados por uma única empresa, a Star One, do bilionário mexicano Carlos Slim. Na prática, o Brasil é um simples locador de um retransmissor espacial que tem como função principal gerar lucros para o seu dono. Em uma situação de conflito, seja ele militar ou econômico, em última instância o locador tem o poder de simplesmente cortar o sinal do satélite, fazendo com que todo o moderno aparato militar que o País pretende adquirir se torne completamente inútil.

Desde que o Brasil perdeu o controle sobre seus satélites, com a privatização da Embratel em 1998, nenhum caso semelhante ocorreu. Mas o que preocupa especialistas brasileiros em segurança é a mera possibilidade de que isso venha a acontecer. “Não há como negar, é uma ameaça à segurança nacional”, diz o engenheiro José Bezerra Pessoa Filho, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e ex-diretor da Associação Aeroespacial Brasileira (AAB). Sua opinião é compartilhada por diversos analistas e autoridades. “São informações fundamentais para a proteção de milhares de pessoas”, afirma Thyrso Villela, diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB).

A dependência a satélites estrangeiros não é um problema restrito à área militar. O governo também depende da boa vontade alheia, ao custo de vários milhões de dólares, para obter dados meteorológicos vitais para a prevenção de desastres naturais como enchentes, furacões e tempestades tropicais. Ficam ameaçadas também a transmissão de dados bancários e as comunicações sobre tráfego aéreo, que em poucos anos terá de ser feito via satélite, conforme determina o padrão internacional. Algumas vozes argumentam que os contratos comerciais firmados pelo governo com empresas de satélites, como a Star One que comprou a Embratel, contêm salvaguardas que garantem a prestação do serviço. Nesse sentido, o descumprimento das cláusulas contratuais prevê multas milionárias. No entanto, numa situação extrema, seja de guerra ou de catástrofe natural, quem vai pagar a fatura pela perda de vidas humanas? O histórico recomenda cautela.

Ao menos em duas ocasiões o Brasil sofreu os efeitos da dependência. Em 1982, durante a Guerra das Malvinas, um dos satélites meteorológicos que fornecia imagens para o governo foi reposicionado pelos Estados Unidos e deixou de fornecer informações sobre o clima em todo o Hemisfério Sul durante dois meses. Em 2005, por conta do furacão Katrina, os americanos precisaram usar toda a potência de varredura de seus satélites para rastrear o fenômeno, reduzindo a frequência das imagens da América do Sul e do Brasil. “Se fossemos atingidos naquela época por um evento da magnitude do ciclone Catarina, que varreu a região Sul em 2004, ficaríamos no escuro”, afirma Villela, da AEB.

A história de dependência começou com a privatização do sistema Telebrás, em 1998. A Embratel, que operava os satélites BrasilSat, passou às mãos da americana Verizon e depois da América Movil, do magnata mexicano Carlos Slim, dona da Star One. Embora fossem satélites comerciais, o governo brasileiro detinha dois transponders de banda X, exclusivos para comunicações militares, instalados nesses satélites. Com a privatização da estatal, todo o controle passou para as mãos privadas.

Há, logicamente, salvaguardas pelas quais a operação desses satélites é feita somente por brasileiros. Mas os militares não têm controle sobre esses equipamentos, não podem desligar o satélite ou mudar sua posição. “As salvaguardas servem para mitigar o problema da soberania”, reconhece o coronel da reserva Edwin Pinheiro da Costa, chefe da seção de Telemática do Ministério da Defesa e responsável pelo Sistema de Comunicações Militares (Siscomis). Vale lembrar que a Verizon foi arrolada nos EUA numa polêmica sobre fornecimento de dados telefônicos de seus clientes ao FBI e a agências de inteligência do governo.

Uma das diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa (END) é o desenvolvimento do Satélite Geoestacionário Brasileiro, o SGB. Para tirar o projeto do papel é preciso empenho político e recursos financeiros. Uma das tentativas é construir um foguete próprio capaz de lançar o satélite brasileiro. As primeiras tentativas terminaram com a destruição da Base de Alcântara, no Maranhão, após a explosão de um protótipo. O mais próximo que o Brasil chegou para voltar a ter satélites próprios foi uma minuta de intenções para firmar uma parceria com a França. No entanto, as negociações para que o acordo saia estão paradas há dois anos. Enquanto isso, todo o sistema de comunicações do País continua nas mãos do bilionário Carlos Slim.

img1.jpg

Fonte: Istoé

30 Comentários

  1. Mimimimimi
    Muito choramos, nada fazemos, nada faremos…

    Vamos passar o chapéu, talvez a Martinica, o Nepal, Tuvalu e Kiribati se apiedem de nós, nos dão uma graninha e nos cedem a suas frotas de satélites particulares por alguns minutos.

    Enquanto isso:

    “Oba, oba, oba, meu bem, me dê a mão
    Vamos pro meio do salão
    A lua lá no céu é artificial
    Porque é carnaval
    Porque é carnaval.”

  2. Sempre defendi e defendo maior participação de empresas privadas nestas empreitadas, tais como:

    Se bancos dependem de satélites, que invistam 1% do lucri líquido anualmente e teríamos uma das melhores redes de satélite do mundo. Assim como as emissoras de TV, rádio, empresas aéreas, enfim, todas aquelas que dependem da utilização dos mesmos. O governo comandaria o projeto e utilizaria os mesmos satéltes para uso próprio, sem a dependência dos satélites estrangeiros.

  3. Na área militar precisamos de pelo menos 3 satélites de comunicação e navegação. Tem de ser prioridade ZERO, com o advento do Sub Nuclear e os Vants de patrulhamento.

    []’s

  4. terceiriza os olhos dos politicos e pergunta se estão
    confortaveis e seguros com a situação de ter que pedir
    informações sobre seus passos.

  5. Quanta prepotência de alguns Brasileiros, se é que posso chama-los assim, por que a meu ver são apenas “Pobre azarados, que não tiveram a sorte de nascer em outro país”.

    Brasil esta fazendo muita coisa, só olham as coisas ruins.
    Os mesmos que elogiaram a capacidade da CTex no artigo de ontem, hoje reclamam.

    Vamos com calma também, mais ajuda quem não atrapalha.

  6. Pessoal ter satelites ter lançadores é tudo que os Yanques
    não quer na AL.O Lobby é muito forte no congresso quando
    qualquer projeto referente ao assunto é cogitado inicia uma guerra silenciosa do contra, nunca tem verba.
    A frança é outro patamar, pode, é aliada. O BRASIL é
    Quintal, terçeiro mundinho, bobos, incompetentes,otários
    venderam a EMBRATEL, ficaram cegos e agora não tem verba
    não tem olhos.Concordo com o já comentado ” Não há como
    negar, é uma ameaça a segurança nacional”

  7. Caro “Feh”, voçe está satisfeito com a atual situação brasileira, ótimo para vç, apenas lembre que esse muito que o Brasil está fazendo não chega a 10% do que realmente poderia estar fazendo. Se isso é prepotencia, é melhor que que ficar parado e não fazer nada. Brasileiro tem esse problema, aceita tudo calado e tem medo de tomar atitude para melhorar.

  8. Carlos Slim não é o homem mais rico do mundo? Acho que… dar poder perante toda a estrutura de uma nação a um só homem… realmente não está certo! Quais dedos sionistas estão por detrás disto hein?.. Vamos lá! instituições brasileiras.. obs. Aquelas de compromisso com o País!.. Vamos agilizar nossos satélites. Ou porque não? cair dentro dos artigos de nossos competentes cientistas e ver uma solução inovadora nas comunicações. Como foi na época da invenção do radar!

  9. Ou o jornalista acima esta muito bem informado ou esta mau informado.Digo isto porque ele diz que o Brasil ira adiquirir caças de quinta geração para proteger o espaço aéreo do país.Que eu me lembre nao ha caças de quinta geração na disputa.

  10. De vez em quando observamos aqui alguns comentários a respeito de quem é entreguista, PT ou PSDB, cada um defende seu lado, no topico de Itaipu alguém refere o aumento de $ 240 mi por ano no preço da energia pró paraguaia como sendo entreguismo. Ao meu ver, tratata-se de um gesto politico infimo do Brasil para melhorar as relações bilaterais. No caso da matéria agora em questão observamos claramente o crime de lesa pátria praticado em 1998 pelo PSDB quando privatizou a EMBRATEL, na verdade mesmo tendo ocorrido um grande aumento do acesso ao telefone pós privatização, vemos que o serviço é de péssima qualidade e carissimo, a banda larga do Brasil é mais lenta e a mais cara de toda a América e de boa parte do mundo. Portanto, não foi somente a área militar que foi prejudicada, mas toda a população, no caso de itaipu, mesmo com o aumento ainda estaremos pagando cerca de 3/5 do preço de mercado.

  11. QUEM VENDEU EMBRATEL,QUEM ?
    RESPOSTA FHC E SERRA,PSDB E O DEM.VIVA DIREITA BRASILEIRA
    VIVA A ESQUERDA BRASILEIRA. A MESMA BOSTA

  12. gostei da ideia do Fabio ASC,se tandos depende de satelite que colaborem para isto,tirem um pouco do lucro dos banqueiros para isse fim,pois eles e as redes tv são as que mais precisam de satelite.

  13. Simplesmente vergonhoso, vá pedir ao estados unidos que faça um satélite pra nós, rebanhos de vagabundos entreguista, venderam a telebras uma empresa que dentro de seu contexto é a espinha dorsal de qualquer país, no entanto deram de graça.Vá pedir ao estados unidos que não sabote mais a plataforma de lançamento de Alcantara.

  14. A VERDADE E ESTA AS VES EU TENHO VERGONHA DO BRASIL (( Brasil devassado )) SEMPRE FOI ISTO NÃO NOVIDADES

  15. Não entendo que tem gente que acha que o brasil vai ter submarino nuclear e ilusão esqueçam o sub nuclear exemplo esse do satelite e dos caças brasil e um pais cascateiro

  16. vou tomar uma coca preta……pensando.

    na copa e na olimpiada deverão estar barato pacotes turisticos para fora do caos aéro/terrestre/hoteleiro de determinado país…voilá.

  17. Isso decorre muito da letargia da administraçao publica que leva anos para tomar uma decisão. Como se vivessemos num pais de gatunos fora da lei, a desconfiança neles mesmo é tanta, que não se admite que apenas uma decisão honesta possa ser tomada pensando no país. Se soubessemos qto efetivamente se arrecada de imposto nesse pais e pra onde vai o nosso dinheito (como contribuinte) certamente facilitaria tomar-se decissões honesta pelo poder público. É inaceitavel essa leniência reiterada dos principes brasileiros, são indignos de ocuparem a posição que detem em nome do povo brasileiro!Coloquem tudo na rede e estarão dando um passo à frente para o avanço!e tenho dito…

  18. Os caras encontraram um otario rico em materias com um povo facilmente aliciado e politicos prostituidos,voces acham que os caras vão deixar a galinha dos ovos de ouro voar pra longe?Tudo aqui no Brasil esta orquestrado e é manipulado.O dia que realmente decidirmos nos libertarmos disso teremos de encarar uma coligação que ja usa nossa midia conivente que doutrina nosso povo.A historia ainda nos reserva a VERDADEIRA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA a verdadeira INDEPENDENCIA DO BRASIL.

  19. Para a sorte de nós mineiros, na época das privatizações do FHC, nosso governador, Itamar, colocou a policia militar mineira para defender nossas hidreletricas,e impediu a privatização de diversas empresas estrategicas.

    Se dependesse de FHC, o Brasil podia ser desligado com um único botão.

  20. Os governos passam… Mudam de mãos… Mas os governantes usam dos mesmos modos operantes… Dispõem criminosamente daquilo que não é deles… E apossam-se sem nenhuma cerimônia daquilo que não lhes pertence… Não importa a sigla do partido… Não importa a ideologia… Não importa o regime… É tudo a mesma corja!… Só matando!… MATA!…MATA!…MATA!
    🙁

  21. NovoBrasuk, eu tbm espero que ele esteja muito bem informado, talvez ele esteja se referindo a especulação que corre em off de que o FX-2 é só um quebra galho em quanto a embraer desenvolve o caça de 5° geração brasileiro. Isso foi o que disse um oficial da FAB, segundo um site que li na semana passada.
    Eu não acredito muito nisso não, mas se isso vier a ocorrer provavelmente será por volta de 2021 – 2024.

  22. Nós não temos bons políticos, por isso acho que o nosso país irá afundar. É questão de tempo. Vai ser uma desgraça.

  23. Caça de Quinta geração de onde tirarão isso?
    Alguém tem idéia o que é um caça de Quinta geração???

  24. Caros colegas, infelizmente, querendo ou não estamos entregues a própria sorte, não temos nada, nada para a educação, nada para a saúde, nada para a segurança nacional, nada de representantes compromisados com os interesses nacionais, não importa que seja direita ou esquerda, a tática é a mesma: APENAS PÃO E CIRCO.

    Mas atenção, até isso pode vir a faltar, aí o povo vai sair às ruas, mas nessas alturas os vendilhões da Pátria e suas famílias estarão bem longe usufruindo o produto do crime.

  25. Isso no papel está prá lá de bótimo, deveriamos ter 02 subs Nucks e uns 21 subs SSKs convenciaonais,fragatas e mt corvetas sem falar nos satélite geoestacionário…e o aumento real de homens em n FAs..só vão tomar providências qdo derrubarem a porta, espero q isso nunca ocorra. P Ontem.

  26. Voces alguma vez ja virão serem revelados o que fazemos em segredo???E voces acham que não temos segredos???Não subestimem a inteligencia Brasileira pois é o unico segmento que vive amor incondicional por nossa patria,o resto habita na oportunidade de se fazerem ao invez de fazerem ou melhor ainda plantarem a magica sementinha que gera espiga que debulhada serve a replantio mantenedor,armazenamento para sustento e comercialização.Se plantas,colhes e come tens hoje a pança cheia de vermes rebolando e amanhã a inevitavel prisão de ventre e acumulo de gazes no espaço vazio rsrs rsrs

  27. As verbas do trem-bala – 55 bilhões de reais – (elefante branco) daria para desenvolver nosso foguete e o satélite geoestacionário.

Comentários não permitidos.