Pressionado, Paquistão se aproxima da China

http://www.daily.pk/wp-content/uploads/2009/09/china_pakistan_flag.jpgDe olho no seu maior aliado contra a pressão norte-americana pela presença de Osama Bin Laden em seu território, o governo do Paquistão anunciou ontem uma viagem de seu primeiro-ministro à China na semana que vem.

O Grande Jogo é o nome dado à disputa entre Reino Unido e Rússia por influência na Ásia no século 19. No século 20, os EUA substituíram os britânicos, e agora a China escanteia os russos.

Com a morte do terrorista em um ataque a Abbottabad, sede da Academia Militar do Exército paquistanês, Washington passou a pressionar os aliados em Islamabad para explicar como Bin Laden estava lá. O resto do Ocidente e principalmente sua arquirrival Índia fizeram o mesmo.

Já Pequim, buscando se posicionar para o novo Grande Jogo, evitou críticas.

Os EUA tomaram a potência emergente Índia como parceira estratégica preferencial, inclusive na polêmica área nuclear, ganhando contrapeso ao mamute chinês na Ásia. O passo lógico da China é namorar mais intensamente Islamabad.

Há, é claro, motivos econômicos. Como no resto do mundo, a China busca negócios no Paquistão – são chinesas as pequenas moto-táxi da cidade de Peshawar e também as 120 maiores obras em andamento no país.

No encontro bilateral do ano passado, a China anunciou US$ 20 bilhões em investimentos diretos até 2014. Deflacionando o tradicional exagero desses anúncios, fato é que há 15 mil operários chineses no país.

Fonte: Gazeta do Povo

8 Comentários

  1. Que reportagem boba preconceituosa, o Paquistão e a china são aliados a terro, fogo e sangue a muito tempo, so para citar um exemplo, um pequeno exemplo paquitão e china desenvolveram e construiram um avião de caça supersoncio o J-10, e se voces não sabem o j-10 e um avião desenvolvido em conjunto pela china e o paquitão, o muito realisão forte cooperação em varios setores, pra voçes verem um pais pobre e esculachado como o paquistão tem boma atomica, tem misseis de cruzeiro, avião supersonico e mais algumas cozitas mas, em quanto nos aqui e gigante de berço esplendido, respeitado mundialmente não temos quase nada para nos protegermos, quero so ver quando os gringos vierem para cá tomar tudo. que deus nos abençoe. um abraço amigos

  2. É bom que o Brasil seja amigo de todos, principalmente da China, pois possuímos economias complementares.

  3. Prezado Dandolo,

    Nas relações internacionais entre nações inexiste o conceito de amizade.
    O conceito prevalente é de que quando os interesses de dois ou mais países são convergentes, fica estabelecida uma relativa sensação de amizade e harmonia entre estes povos.
    Quando estes interesses são divergentes, surge a realidade, onde irá prevalecer aquele país que possua os meios bélicos necessários a fazer valer a sua vontade ou de dissuadir os que por ventura tentarem impor suas vontades.
    No caso do Brasil não possuímos na atualidade os meios para nenhuma das duas hipóteses.
    Estamos a mercê e largados a nossa própria sorte.

Comentários não permitidos.