Defesa & Geopolítica

Sistema Sagitário entra em operação no Nordeste

Posted by

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/8080/i11568293082104.jpgO Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) iniciou a operação do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitário) no Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RE). Assim, o CINDACTA III torna-se a segunda Organização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a dispor deste sistema.

O Sagitário é um “software” nacional, que traz como evolução a capacidade de processar dados de diversas fontes de captação (radares, satélites, multilateração) e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/8080/i11568292952503.jpgCompletamente integrado aos sistemas de apoio existentes, o Sagitário possibilita a utilização de informações em “camadas” (meteorologia, relevo, dentre outras), as quais podem ser selecionadas de acordo com a necessidade da operação. Além disso, a sua concepção avançada privilegia a interação diretamente na tela, reduzindo os comandos via teclado, permitindo maior concentração do controlador e melhorando a consciência situacional do mesmo.

O avanço deixa o CINDACTA III novamente na vanguarda do que há de mais moderno em sistemas de controle de tráfego aéreo e preparado para operar com as novas fontes de captação que estarão disponíveis internacionalmente no futuro próximo. O Sagitário incicou as operações no CINDACTA III às 9h30, do dia 3 de maio.

Fonte: FAB

7 Comments

shared on wplocker.com