Sistema Sagitário entra em operação no Nordeste

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/8080/i11568293082104.jpgO Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) iniciou a operação do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitário) no Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RE). Assim, o CINDACTA III torna-se a segunda Organização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a dispor deste sistema.

O Sagitário é um “software” nacional, que traz como evolução a capacidade de processar dados de diversas fontes de captação (radares, satélites, multilateração) e consolidá-los em uma única apresentação visual para o controlador.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/8080/i11568292952503.jpgCompletamente integrado aos sistemas de apoio existentes, o Sagitário possibilita a utilização de informações em “camadas” (meteorologia, relevo, dentre outras), as quais podem ser selecionadas de acordo com a necessidade da operação. Além disso, a sua concepção avançada privilegia a interação diretamente na tela, reduzindo os comandos via teclado, permitindo maior concentração do controlador e melhorando a consciência situacional do mesmo.

O avanço deixa o CINDACTA III novamente na vanguarda do que há de mais moderno em sistemas de controle de tráfego aéreo e preparado para operar com as novas fontes de captação que estarão disponíveis internacionalmente no futuro próximo. O Sagitário incicou as operações no CINDACTA III às 9h30, do dia 3 de maio.

Fonte: FAB

7 Comentários

  1. ??? e vc sabe o que ocasionou a queda o avião da Air France…???

    que tem controle aéreo com a queda do mesmo……leia mais.

  2. Ninguém sabe ainda o que causou a queda Xtreme, por isso estão correndo atrás da caixa preta.
    Vamos parar de conspiracionismo.. é assim que começa as especulações sem pé e nem cabeça.

  3. é verdade… vamus evitar falar besteira. A integração de dados feita pelo sagitario deve estar nos sonhos dos ufologos de plantão. abs

  4. Ñ disse q tenhamos alguma coisa c o mesmo. + p q possamos ajudar em n espaço áereo, ou eventualmente…calma.Eles estariam fora do alcance de n radares, e ou foi defeito no mesmo ou algo assim…Mas, será mt bom p nós, internamente, p fzer n espaço áereo + seguro. sds.

  5. Na inauguração do SIVAM uma primeira unidade no Amazonas depois uma segunda no para e uma terceira que acho que seria no Acre e tinha planos para uma quarta no centroeste e uma quinta no sul não sei se temos isso so sei que as ters primeiras no AC,AM,PA nos dariam uma varredura da costa do pacifico caribe e atlantico.Sei que os sistemas são integrados,que o SIVAM é mais de defesa e o CINDACTA mais de controle.A tecnologia adiquirida no SIVAM e ela não é falada vem nos dando muitos frutos ate mesmo a EMBRAER e ao projeto da EMBAER na area de defesa na fabricação de sistemas de defes aerea entre outras coisas.Lembro que o SIVAM foi muito criticado alias como se criticam todas as iniciativas que temos na area de defesa.Muitas tecnologias que adiquirimos e que atravez delas desenvolvemos ao nossas que hoje surgem.Apenas me preocupo pois sinto que tudo que estão fazendo na area de defesa e segurança tem apenas um objetivo,a copa e as olimpiadas.E depois disso heim?E a defesa do Brasil?

Comentários não permitidos.