NASA oferece US $ 200 milhões para Demo de gasolina no Espaço

http://www.treehugger.com/gas-station-in-space.jpg

Exploradores espaciais que precisam encher os tanques de combustível no caminho para a Lua ou para Marte podem ter em breve a uma estação orbital de reabastecimento. A Nasa colocou a chamada para um “concurso” com um prêmio de 200 milhões dólares para quem conseguir mostrar como armazenar e transferir combustível para propulsores do foguete no espaço.

A idéia de postos de gasolina espaciais flutuando ao redor do planeta já despertou uma empresa canadense com planos para lançar um satélite como posto de gasolina em 2015. Mas a última proposta da Nasa representa um primeiro passo no sentido de apoiar futuras missões robóticas e humanas para destinos como a Lua, asteróides e Marte, em vez de simplesmente utilizar satélites de reabastecimento em órbita da Terra.

A NASA quer olhar especificamente para o oxigênio e hidrogênio líquido, estes dois compostos são a base dos principais motores do ônibus espacial e de vários foguetes comerciais . Sua proposta prevê a “zero de evaporação no armazenamento” de oxigênio líquido e o mínimo de “evaporação no armazenamento” de hidrogênio líquido.


Fonte: Space.com

6 Comentários

  1. os russos cansaram de usar reatores nucleares minusculos em seus satelites militares… e estão desenvolvendo um motor nuclear visando marte…

    a nasa devia rever seus conceitos… até concordo que motor nuclear dentro da orbita terrestre (ou de qualquer planeta) é dar um tiro no pé…. já no espaço é o caminho a ser seguido.

  2. Então pergunto: Não seria arriscado demais manter grandes reservatórios de inflamáveis flutuando em ambiente espacial, que desprovido de atmosfera, não oferece nenhuma resistência a objetos e/ou fragmentos de corpos sólidos naturais (leia-se: meteoritos) que viajam a altíssimas velocidades em todas as direções… Correndo-se, portanto, o risco que um desses corpos ou lixo espacial se chocar com esses reservatórios e eventualmente, além do prejuízo material, causar algum tipo de tragédia?!?… Ou existe a possibilidade de se transportar estruturas fortemente blindadas para o espaço capazes de suportar tais impactos?!?

  3. Água é o que ? H2 + O2.
    Eletrólise da água de faz com energia solar.
    A solução está aí.
    Há outra solução: Fabricarmos Discos Voadores.
    Há 2 modelos desse tipo de nave:
    1)Nave 1/3 C;
    2)Nave 1000 C.
    (C= vel da luz)
    Eu sei fabricar os 2 tipos.
    A minha física está mais avançada que a dos terráqueos.
    kkkkkkkkkkkkk
    Querem fabricar essas naves ? Vamos lá …

  4. Não vou fazer segredo sobre a Nave 1/3 C.
    Motor de fusão nuclear, combustível deutério e com ejeção de nêutrons. Essa nave também possui dispositivo anti-inercial, blindagem inteligente, sistema anti-atrito, sistema anti-gravitacional parcial, etc.
    A Nave 1000 C tem outra tecnologia, que é a geração de um campo (Bolha de Nada) que absorve as microcordas do Cosmo, fazendo com que a mesma se desloque com velocidade e aceleração tendendo para o infinito.Simples.

Comentários não permitidos.