China apresenta planos de sua estação espacial

http://www.astronautix.com/graphics/c/chistat1.jpg

Ainda faltam dois voos dos ônibus espaciais para garantir o término da construção da Estação Espacial Internacional.

Mas já surgem no horizonte os primeiros sinais de uma estação espacial “Made in China”.

Estação Espacial Chinesa

Depois de muitos acenos e especulações, oficiais ligados ao programa espacial chinês deram as primeiras informações sobre aquele que é considerado o próximo passo necessário dos voos tripulados do país – o estabelecimento de uma base permanente em órbita da Terra.

A estação espacial chinesa será muito menor do que a ISS, e menor mesmo do que a antiga estação russa MIR.

A estação terá um módulo principal de 18,1 metros de comprimento, capaz de abrigar três astronautas (ou taikonautas) e dois módulos com laboratórios medindo 14,4 metros cada um.

Haverá ainda pontos de atracação para uma nave tripulada e para uma nave de carga, que poderão ficar ligadas à estação ao mesmo tempo.

Os oficiais anunciaram também o lançamento de um concurso nacional para batizar a estação espacial chinesa.

http://spacefellowship.com/wp-content/uploads/2009/08/473a.jpgPasso a passo

Seguindo os passos dos Estados Unidos e da antiga União Soviética, a China empreenderá uma série de missões preparatórias para o estabelecimento de uma ocupação permanente no espaço.

Até o final de 2011, será tentada a primeira atracação automática de duas naves chinesas não-tripuladas, a Tiangong 1 e a Shenzhou 8 – a Shenzhou 5 levou o primeiro astronauta chinês ao espaço. Essa capacidade é essencial para a construção e a operação de uma estação espacial.

Se tudo correr bem, duas naves Shenzhou tripuladas se unirão à Tiangong 1 em 2012.

As naves não-tripuladas Tiangong 2 e Tiangong 3 serão as próximas, fazendo os primeiros testes de laboratórios no espaço – a primeira terá uma missão de 20 dias e a segunda ficará no espaço por 40 dias.

http://4.bp.blogspot.com/_O_L1W8HmE8E/TCWHMFOMOCI/AAAAAAAABr0/L1Ff1Hsad3M/s1600/shenzhou.jpg

O passo final será lançar os módulos definitivos da estação.

Compatibilidade espacial

Já fazem 20 anos desde que a China anunciou pela primeira vez a intenção de construir sua própria estação espacial. Mas lá, como no ocidente, o projeto enfrentou grandes controvérsias dentro da própria comunidade espacial, sempre às voltas com o dilema entre voos tripulados e uma exploração espacial robotizada.

A segunda opção é tida como mais barata e mais simples, enquanto a segunda é mais flexível e tem maior apelo junto ao público.

O projeto prevê que a estação espacial chinesa esteja pronta em 2020, uma época interessante, quando a Estação Espacial Internacional estará se aproximando do final de sua vida útil e com os primeiros problemas de obsolescência.

De olho em um mercado potencial, as autoridades chinesas afirmam que as docas de atracação da estação serão totalmente compatíveis com as da Estação Espacial Internacional, o que permitirá a recepção de naves dos Estados Unidos (NASA), Rússia (Roscosmos), Europa (ESA) e Japão (JAXA).

Fonte: Inovação Tecnológica

9 Comentários

  1. Se os caras que tem a grana e podem gastar não terão capacidade o que dira do restante do mundo heim rsrs rsrs Eu duvido como eles os Chineses não convidarão a nós Brasileiros para participarmos disso.

  2. Ôoo toninho, sinto muito, mas vc errou feio. grandes tecnologias foram desenvolvidas pela poderosa MIR, como a comunidade entre peças da estação espacial — cada parte da mir podia se intercabiar — sem contar os docs que aceitavam tanto a soyuz quanto o onibus espacial.
    isso sem falar, claro, nos paineis solares, vindos direto da soyus, e q, os americanos tentaram na sua propria estação espacial — a skylab — mas q acabou indo para o mar muiiiiiito antes do esperado.
    lembrando q a MIR tinha como plano inicial ir ate 98, mas chegou bem nos anos 2000. foi jogada ao mar, nao por obsolencia, mas por falta d dinheiro dos russos.
    ahhh a MIR, da ate saudade.
    sobre a nova estação espacial chinesa, tanto o projeto, quanto a ideia, e mesmo a quantidade de taikonautas, m lembrou muito as estações sayult e almaz, q precederam a grande MIR.
    bom, falando serio msm, os russos nos deram muito naquilo que é concernente à habitação humana no espaço, como o cosmonauta q mais ficou tempo la — creio q o record ainda é do tempo da propria MIR — pesquisa em ambiente de gravidade zero, primeira evo — se eu for falar da voskhod…os russos na area espacial sao tao geniais quantos os americanos, mas nao contam com os trilhoes de dolares gastos em menos de 10 anos para a construção de um proprio saturn-V — o maior e melhor fog ja feito.
    lembrando q o saturn-V foi feito pelo proprio projetista von brawn, q fez o missel V-2 nazi-alemao, e q contava com um orçamento quase 4 vezes maior doq os russos contaram para construir o seu N-1. Também lembrando, q o N-1, idealizado pelo genial Sergei Korolev, q fez as naves vostoks, voskhods, e soyus, morreu antes mesmo de de se começar a produzir o N-1. quem sabe ele vivo, os russos nao chegassem…à LUA!?! Abraços a todos, e bem vindos os taikonautas, mesmo q vindos dos fogtes russos, das capsulas russas, e qm sabe ate, das estações russas…ainda assim, bem vindos.abraços a todos.

  3. ps:gente, otra coisa, a area espacial é seria e muiito competitiva, nós brasileiros nao podemos falar nada, vide o nosso desastroso VLS…a exemplo, os indianos q a poko tempo enviaram seu chydrian para a lua e acharam AGUA ANTES dos americanos, contaram com motores russos nos estagios mais importantes de seu foguete. a tecnologia desta area, é muiiito importante para o desenvolvimento de qulqr nação, e infelzimente a nossa, nao esta um ou quatro passos atras, mas nem se quer deu o primeiro passo, vide que nunca lançou um satelite pelas proprias forças. a coisa é tao complexa, q mesmo a JAXA japonesa nunca enviou um astronauta japones pelas proprias forças, digo o mesmo da ESA europeia. hj, somente Russos [q foram os primeiros] Americanos e Chineses detem a tecnologia necessaria para enviar e trazer homens para o espaço alem da exosfera. somente estes 3 paises. esqueçam a Inglaterra, o Canadá, Japao, Brasil…portanto zombar dos chineses num é uma coisa muito legals. Abraços. e d novo, bem vindos os chineses!

Comentários não permitidos.