22 Comentários

  1. Rafael, é verdade, o governo militar teve alguns atos de independência respeito dos americanos, é assim mesmo, mas não passaram de atritos. Tivemos por exemplo, que esperar décadas para algum governo brasuca comprar material bélico fora dos países da Otan. O alinhamento foi claramente com os americanos. Fora da relação com os americanos só se permitiram algo com os europeus. Olha o Brasil hoje, desafiando o primeiro mundo e seu dólar desde os BRICS, isso era impensável no governo militar. O governo militar era pro-americano, mas teve atritos com eles sim, acontece até entre aqueles que se amam, rsrs.
    ——————-
    Agora, com licença, vou ter que corrigir algo: na verdade, ainda fabricando nós mesmos o armamento não é suficiente.
    .
    Eu conheço um país que fabricava seu próprio armamento, e era bom nisso, até hoje, mas o país implodiu. Os motivos da queda parece foram políticos. Mas também se fala que o URSO vinha gastando muito em armamentos, que essa foi a estratégia dos americanos, que os russos gastaram muito em armamentos e a economia afundara. Nao quero dizer que vamos afundar por fabricar armamentos, mas que ainda fabricando podemos afundar pela economia.
    .
    Devemos aprender essa lição. Um país pode ser um fabricante de armamentos de sucesso e ainda assim afundar.
    O caso da Russia foi uma queda com perda de grandes territórios que eram parte da federação ou eram da sua área de influência. Alguns desses países foram perdidos para seu arqui-inimigo a Otan.
    .
    Então o primeiro que eu quero ouvir de um candidato ou sei lá, é ele falar de ECONOMIA, isto eu já disse há tempo aqui neste forum.
    .
    Vou pedir licença ao editor para copiar uns comentários anteriores.
    .
    Vou copiar aqui um comentário do 19/julho/10 numa matéria dum coronel colaborador do blog:

    Eu gostaria aqueles que gostam de política, que falem de como fazer dinheiro, como fazer progredir a economia do país, como fazer para virar a quinta economia, como aumentar a produção, virar autosuficientes em trigo etc etc etc.
    É fácil dizer, precisamos 6 subnucs, 20 subnucs, mas o mais importante, o melhor dito, o primeiro, é a economia, sem a insistência na economia nem existiria o pre-sal. Como falou o Lula o outro dia, agora temos o pre-sal para defender, mas sem uma política de investimentos não se tivesse descoberto o pre-sal.
    .
    O Lula assinou a criação de 28 novos pelotões de fronteira, mas nenhum dos nossos mili-políticos fala disso, brincadeira.
    Uma conduta ética, começa pelo reconhecimento ao trabalho dos outros.

    Aqui o comentário do 16/abril/11:

    só vamos ter soberania com produção própria do armamento. É preferível demorar mais tempo mas produzir nós mesmos.
    O mesmo a respeito de “comprar o mais barato” a política da Folha (subs&caças) e também parece da FAB.
    Para defender a soberania não se pode pensar em comprar o mais barato, a tecnologia do armamento é cara, não tem jeito. É preferível assim também, comprar um blindado nacional ainda sendo mais caro.
    Enquanto qualidade, pergunto se o Exército não pode pedir para a empresa nacional se superar, ou contratar dum fornecedor extrangeiro só o que não consegue desenvolver.
    .
    O estado deve ter o 51% das acções com direito a voto das empresas de defesa, não tem jeito, é óbvio que para FHC e os CANSEI isto é uma loucura, mas não fica outra.
    .
    Está claro que enquanto a defesa, o governo não tem oposição, a oposição é 100 vezes mais entreguista,
    a oposição falava que os VANTs eram DISCOS VOADORES, era produto da “escolhida” ser uma mulher muito fantasiosa.
    Conclusão, estamos ferrados, por enquanto.
    Ainda mais, quem garante que o general Heleno sabe de economia? Quando ele falou o que estamos discutindo aqui há anos?
    Além disso, um governo não é feito por UMA pessoa, acho está aparecendo no horizonte uma corrente nacionalista, que inclui pessoas como o general Heleno, por exemplo, mas precisa ser uma corrente, ou seja composta também por trabalhadores e empresários preocupados com a defesa da soberania.

    Aí está minha preocupação: “quem garante que o general Heleno sabe de economia?” E obviamente de indústria, de produção. Mas vivemos em democracia, o general pode se candidatar e terá para esse momento que ter um programa, vamos aguardar.

    3 dias depois eu fiz o seguinte comentário:

    Enquanto ao General Heleno para presidente, para mim um candidato precisa falar muito de economia, se não, eu começo a suspeitar que enquanto chegue ao palácio do planalto vai fazer qq coisa.
    .
    Se melhora a economia do cidadão, o cara começa a ter a mente mais livre, para se preocupar com a educação e a saúde dos seus filhos. Eu comprobei isso aqui no ABC, na medida que houve melhora económica imediatamente os pais mudaram e começaram a se preocupar pela educação dos filhos, e a pressionar nas escolas.
    .
    Um cara que já pode deixar de se preocupar com conseguir a comida, já começa a se sentir cidadão, a sentir que é parte de algo chamado Brasil, que vai além do futebol.
    Por isso a economia é muito importante.
    .
    Devemos reclamar de um candidato que fale dos banqueiros, se vai seguir a exploração do povo pelos banqueiros.
    Que fale da compra de empresas de defesa por empresas extrangeiras.
    Que fale de por que o Exército compra um blindado extrangeiro num contrato de 20 anos.
    O candidato deve defender a economia do país, para isso deve defender a agregação de valor aqui, simples.
    Deve mostrar como ele vai mudar o fato de exportar soja em grão e minério de ferro.
    Enquanto ao tema DEFESA, para mim um candidato que não entende qual deve ser a estratégia do Brasil nas próximas décadas, não dá.

    É bom lembrar um pouco, eu já tinha esquecido, PRIMEIRO ESTÁ A ECONOMIA, DEPOIS A PRODUÇÃO PRÓPRIA DO ARMAMENTO.
    .
    Eu gostaria sim de um militar para presidente, mas é assim, precisa saber de economia, declarar sempre que sabe da ameaça americana a nossa soberania, e ter claro que só com o desenvolvimento de uma indústria nacional de armamento será que vamos conseguir nossa independência militar.
    E para o meu gosto, ser respeituoso do feito por outros, como no caso do submarino nuclear por exemplo.
    .
    Enquanto a um eventual conflito, devemos ter claro que a Amazônia chama ao romantismo, tipo a guerra do Vietnam, ou melhor, o selvagem do Rousseau, rs, mas hoje é diferente, o primeiro dia de ataque os americanos jogaram 110 mísseis contra instalações estratégicas da Líbia, já não dá para ser románticos.
    Suspeito existem militares estudando como os vietcongs combateram os americanos, com aqueles túneis e tudo aquilo, minha nossa, não dá. Vai vir um robô terminator fantasiado de ianomami vai entrar no túnel e vai massacrar tudo mundo.rs
    .
    O mesmo enquanto a poses, não gosto do pessoal que posa, para mim de nada serve posar de durão se o cara não tem argumentos.
    O mundo mudou, o Brasil mudou e o povo brasileiro também mudou.
    Também não gosto que me falem da ameaça comunista, respeito essa luta que foi continental ou mundial, mas já não dá, nosso principal parceiro é um país comunista, se liga cara.
    Estamos falando em criar uma nova moeda, com os franceses? não meu chapa, com chineses e russos.
    .
    Essa nova moeda é o primeiro desafio, ao domínio mundial que a elite financeira(*) detém há 300 anos.
    Esse é o mundo, estamos nos BRICS, estamos na trincheira contrária ao dólar, contrária a aquela elite Rockefeller Rotschilds etc que vem dominanado o mundo durante 3 séculos.
    (*)Bildelberg ou como eles gostam de ser chamados “Illuminatis” kkk
    .
    Agora os Brics vão se expandir a 8, incorporando Indonésia um país norteafricano e um país do médio oriente, é óbvio o rumo do negócio, vamos a uma refundação da Onu.
    .
    E o BRASIL é um dos principais atores, protagonistas, desta gigante epopeia da humanidade mas os CANSEI EMOS E RESTO DE BABACAS fofoqueiras passam falando do Lula isto ou aquilo.
    .
    As viúvas do FHC passam falando mal do Brasil, pensando que assim vão parar o progresso do país.
    .
    É preciso objetividade, todo governo tem coisas boas e ruins, é preciso objetividade, por isso sempre falo que seria bom ensinar o método científico aos professores.
    .
    Lula fez um governo várias vezes melhor que o governo dos entreguistas, mas assim e tudo Lula fez um governo a favor dos banqueiros.
    .
    Precisamos urgente uma opção nacionalista, mas é preciso pessoal sério, respeituoso, que fale, que explique.
    .
    Isso é o que faz o comunista Aldo Rebelo na Amazônia, e ele tem feito pela Amazônia muito mais que qq militar nos últimos anos, vai arrasar em votos, porque ele deu posse aos pequenos proprietários.(é claro perdeu os votos dos ambientalistas, rs, mas muitos são extrangeiros)
    .
    Enfim, a pose de durão não cola com o respeito a uma cidadania que já evoluiu ao ponto de pedir argumentos.

  2. Sem me referir exatamente ao general.

    Eu discordo da maioria, esses militares que foram responsáveis e defenderam a ditadura são uns covardes assassinos de inocentes que cometeram milhares de injustiças e se venderam pros americanos.
    Os responsáveis por esse golpe deviam estar presos por crimes de guerra até o fim da vida, isso sim!

    Destruíram o respeito do nosso povo pelos governantes e pelos próprio exército, e talvez até pela nossa pátria. Graças a eles o nosso povo não quer nem saber de forças armadas.
    Graças à eles agente debocha do nosso país o tempo todo!

  3. Teve muita gente que defendia os direitos do povo sem nunca ter sido comunista e acabou sendo preso, torturado, exilado ou assassinado!
    Bem ou mal para o Brasil(não vou entrar nesse mérito), muitos desses militares agiram como criminosos e deviam ter recebido justiça. Não basta apenas o Brasil pagar indenizações pra famílias das vítimas.
    Hoje, qualquer um prova que foi demitido na época do golpe, alega perseguição e fica quase rico com as indenizações que todos nós pagamos.

  4. “Lutastes, em 1964, contra a comunização do país e me ensinastes a identificar e repudiar os que se valem das liberdades democráticas para tentar impor um regime totalitário, de qualquer matiz”.
    Fico com estas palavras, especialmente com estas
    “repudiar os que se valem das liberdades democráticas para tentar impor um regime totalitário, de qualquer matiz”

  5. Milton Brás Cabral eu não concordo com a entrada de mais membros nos BRICS.
    Eu já torci o nariz com a adesão da Africa do Sul, um pais que mesmo que emrgente não tem uma economia como as demais.
    O meu medo é isso virar festa e entrar quem quiser… vai perder o foco do que o projeto pedi.
    Só BRASIL, RUSSIA, INDIA E CHINA tem 3 BIlhões de habitantes, já temos metade do mundo.. acho que já estão né?

  6. João Paulo Caruso e outros
    Não vamos colocar a culpa so dos militares.. o que teeve de ‘comunista’ ou ‘simpatizante’ aprontando ai, roubando banco, matando todo mundo que passava na frente em roubos não esta no gibi.
    Militares aprontaram? SIM.
    Mas nenhum comunista simpatizante era anjinho..

    Você acha que a guerrilha que a Dilma participava eram todos ‘hippies’ que ao inves de granadas jogavam flores e pediam a paz no Brasil?

  7. Igualmente ruins são aqueles que se valem de uma retórica pró-democracia para impor um regime totalitário.

  8. NÃO HÁ COMO SE VALER DE LIBERDADE DEMOCRATICA PARA IMPLANTAR DITADURA!
    ”SUPONHAMOS” QUE EM 1964 OS MILITARES ESTIVESSEM DEFEDENDO A DEMOCRACIA, OQUE ELES TERIAM FEITO ?
    1º ELES TERIAM DERRUBADO O GOVERNO DEMOCRATICAMENTE ELEITO,MAS COM UM ARGUMENTO VERDADEIRO, LEGÍTIMO,OQUE NÃO HOUVE !
    2º TERIAM APAZIGUADO OS ÂNIMOS E CONVOCARIAM ELEIÇÕES DIRETAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL (SEGUNDO ALGUNS CASTELO BRANCO QUERIA ISSO)PARA ASSIM DEFENDER A DEMOCRACIA E ENTREGA-LA À SEUS LEGITIMOS DONOS, O POVO!
    NO ENTANTO OQUE FIZERAM,LEVARAM DECADAS NO PODER,TORTURARAM PESSOAS, CRIARAM O AI5 O MAIS VIL INSTRUMENTO CONTRA A LIBERDADE JA VISTO NA HISTÓRIA MODERNA DESSE PAÍS!

  9. TAMANHA É A INCOERÊNCIA:

    Ao “repudiar os que se valem das liberdades democráticas para tentar impor um regime totalitário, de qualquer matiz”

    E impor um regime autoritário!?

    Por acaso os EUA, Inglaterra e França, não tinham comunistas tentando dar golpe, tal como no Brasil?! nem por isso recorreram a este “Costume” de se conformar em ser “país quintal”, tal como foi o Brasil até os anos 80!!

    Sem falar que a luta armada (golpista) aqui no Brasil era uma PIADA!!!

    Desculpa mal arranjada essa!!!

  10. Eu sou a favor da adoção do Regime da China no Brasil com tiro na nuca de todos os corruptos, assassinos e omissos em punir. Não vejo outra solução para o Brasil.
    A Omissão em Punir é o pior crime que existe na humanidade, pois gera todos os outros.
    Eu sei que a China atualmente é semi-fascista, mas funciona maravilhosamente. O nosso país não está funcionando e a impunidade de políticos corruptos impera.
    O mal não está sendo cortado de cima para baixo. Quer dizer, que os que deveriam dar o bom exemplo para a sociedade, faz exatamente ao contrário.
    O culpa do nosso país ter entrado nessa desgraça é da importação do capitalismo americano e francês, que estimula o populismo demagógico e corrupto.

  11. Nós precisamos de um governante sério, que coloque os políticos corruptos na cadeia; mande fuzilar os assassinos cruéis à partir dos 16 anos de idade; que não governe para os banqueiros e especuladores financeiros (como fez o Lula); que priorize as empresas nacionais através de incentivos financeiros e fiscais; que faça a justiça julgar todos os crimes no máximo em 2 anos, em vez de 20 anos; que monte um sistema político inteligente sem populismo corrupto e que selecione políticos competentes; que proiba o baixo nível nas TVs; que acabe com as panelinhas dos amigos, amigos dos amigos, fidalgos (filhos de algo), bajuladores e apadrinhados políticos; que reduza em 50% os preços dos combustíveis, água, esgoto, gás e energia elétrica; que reduza os impostos da nação em 50% através da boa gestão pública, etc. Se eu continuar, vai dar mais de 100 itens.
    Os EUA têm 2 Senadores por Estado, e no Brasil 3. Por que ? Safadeza.
    Viram na TV como os políticos são tratados na Suécia ?
    Apartamento de 60 m2 sem luxo, e os políticos pagam a manutenção. Uma deputada que comprou um chocolate com verba pública foi demitida.
    Eu gostaria que o Brasil tivesse um governante mão de ferro e coração de pedra, como a ex-primeira ministra de Israel Golda Mair. Ela morava em sua casa e fazia o serviço de casa, pois não tinha condições de contratar uma empregada doméstica. Ela não usava o Estado para se beneficiar (ter mordomias). Se o exemplo não vir de cima, os de baixo vão abusar.

  12. katholiko

    O meu foco é colocar todos os políticos e funcionários públicos corruptos na cadeia, dos últimos 60 anos para cá, além dos juízes e membros do MP que engavetaram os processos. Acho que deveríamos estatizar todos os bancos particulares, ou então fazer regras rígidas para eles aturarem, não permitindo que a população pague taxas e spread bancário, mais do que a média mundial. Pena de Morte para os assassinos e seleção dos políticos por uma comissão de notáveis, e não pelo voto direto popular. Sistema Parlamentarista à Brasileira.

  13. Quem ganhou dinheiro especulando ou por meios escusos, os seus bens seriam devidamente consfiscados (de 60 anos para cá).

  14. Defender a candidatura a Presidencia de uma raposa oportunista tipo o MD-X9 Jobim é muita insensates mas defender a candidatura de um homem que dedicou sua vida a defender o Brasil com ampla visão geoestrategica é sensato.Ele pode não ser economista,isso é para ministro da economia,mas este homem tem o perfil de um governante de coragem e muita inteligencia sem ser envolvido com falcatruas e sem ter o rabo preso.Votaria no Sr.Heleno de olhos fechados.Esta para ser lançado um partido militar e as propostas são boas.Diminuição da maioridade penal para 16 anos,prisão perpetua para crimes ediondos entre outras coisas.Seja bem vindo a vida civil Sr.Heleno……CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 PRA LUA OU PRA RUA

  15. Estou reproduzindo o comentário do Sr.katholiko para uma análise referente ao tema que ele colocou muito bem!
    ”10/05/2011 às 22:02
    O General Heleno, deveria ir na Venezuela, conversar com Hugo Chaves sobre ditadura,dar palestra ele vai encontrar um campo fértil e um ditador.No Brasil, devemos olhar para o futuro, com Democracia e Estado de Direito.”
    INTERESSANTE NOTAR QUE MUITOS QUE AQUI ADVOGAM A FAVOR DO GOLPE DE 1964 SÃO CONTRA O REGIME CHAVISTA E O CHAMAM DE DITADURA, MAS É OQUE TEMOS DE MAIS PARECIDO, COM O REGIME DE 1964 (ATUALMENTE NA AMÉRICA DO SUL)!
    REPITO MUITOS AQUI QUE DEFENDEM A DITADURA DE 64, EM COMENTÁRIOS ANTERIORES SE DIZEM CONTRA O REGIME DE HUGO CHAVES, OQUÊ PASSA A SER UMA INCOERÊNCIA (CONDENAM A DITADURA NA VENEZUELA EA DEFEDEM NO BRASIL)!

  16. Dandolo DESSA VEZ, concordo com você.
    Não existe crime se ele sabe que vai ser punido severamente. PODE ATÉ TER, em menor escala, mas o praticante faz com o c* na mão.
    Enquanto não tiver pena de morte para corruptos, assassinos, estupeadores (confesso e provados) e prisão de 30 anos SEM REDUÇÃO DE PENA para traficante vai continuar isso ai.
    E MAIS! O cara foi pego por corrupção, RETIRA TODOS os bens que ele tem, inclusive em nome de filhos, filhos dos filhos, mulher e irmãos… assim ele vê o que é se ferrar e levar a familia junto.
    Tudo é vendido e revertido ao povo, que era pra onde devia ter ido de inicio.
    Nego deita e rola por que sabe que a lei é frouxa.
    não adianta nada ter policia bem treinada na rua.. por que o policial vai, arrisca a vida, prende o cara, amanhã esta solto.

  17. Srs.
    Qual ditadura que tem alternância de presidente e liberdade de deixar o País?O que houve a partir de 64 foram governos de regime militar, em 1970 havia uma frase “Ame ou deixe-o” que era para os insatisfeitos com o país fossem para cuba, Rússia ou Alemanha Oriental.Aliás uma Alemanha comunista falida que ainda está sendo recuperada pela ex- Alemanha Ocidental.Cuba só teve alguma benfeitoria para povo graça ao dinheiro enviado da URSS e hoje está tendo algum da Venezuela e mesmo assim a situação é péssima não consegue andar com as próprias pernas.Ditadura comunista é quando um cidadão não tem nem direito de ir a outro país ou não?Aliás estamos em democracia e o Jornal Estado de São Paulo está censurado a mais de 600 dias.Essa mortalidade em nosso país por crimes odiondos era inimaginável.Como pode um criminoso que mata um jornalista no Rio após alguns anos na cadeia se beneficiar de 1/6 de pena, é risível se não trágico.O cara tem uma ficha de mais de quatro metros de crime e ainda tem direitos que os cidadãos que labutam a vida toda não tem, o camarada mata n pessoas dirigindo bebado e sai da delegacia após pagar uma fiança de 400,00, como diz o Datena,”me ajuda aí ô”.Bendita democracia que vivemos.

  18. Não estaríamos discutindo essa história toda se não fosse o golpe de 89, a “Proclamação da Ré-Pública”

  19. “Lutastes, em 1964, contra a comunização do país e me ensinastes a identificar e repudiar os que se valem das liberdades democráticas para tentar impor um regime totalitário, de qualquer matiz”
    ————————-
    Fazer de um copo d’água, um oceano…
    .
    A doutrina do medo , da ameaça comunista, da ameaça terrorista,da ameaça das drogas… sempre serviu para manipular e os militares da AL, a favor dos interesses norte-americanos.
    .
    Esta sempre foi uma estratégia estadunidense,como exemplo recente, diziam que o Iraque tinha milhares de armas de destruição em massa, era uma ameaça a humanidade, invadem o Iraque…ops!cadê as armas?
    .
    Através um movimento coordenado pelos EUA , foi instalada
    uma rede de ditaduras títeres em toda América Latina, alinhadas ao EUA e servindo aos seus interesses.
    .
    Para executar tal barbárie arbitrária, fizeram uma enorme campanha de propaganda terrorista incutindo o medo/panico do comunismo e foi em nome do combate a esta pretensa ameaça, esta meia dúzia( ou treze militantes das Ligas Camponesas, como queira…) de brancaleones da esquerda radical aqui no Brasil, que foi instaurada a ditadura militar, coordenada pelos EUA…
    .
    Esta ala da esquerda radical poderia, facilmente, ter sido combatida e controlada dentro de um regime democrático e legal.
    .
    Más era muito mais útil instrumentalizar, aumentar imensamente o pretenso perigo de uns poucos radicais… E de repente, todos os movimentos sociais, sindicais, imprensa livre, intelectuais,políticos, militares nacionalistas, todos foram enquadrados como comunistas ameaçadores…
    .
    E o que todos estes tinham em comum, sendo ou não de esquerda? Era o nacionalismo.O qual implica em não alinhamento autómático a uma potencia estrangeira..coisa que evidentemente não interessa ao um país com pretensões imperiais, em busca de materias primas baratas e mercado cativo para seus produtos.

  20. DANDOLO…O Lula não governou para Banqueiros???Acorda Dandolo,se ele não tivesse fechado com o esquema não ganharia e não assumiria.Voce lembra aonde ele foi antes de assumir quando se tornou Presidente???Ele foi a Washington ter uma reunião a portas fechadas com o Sr.Bush.Voce acha porque ainda eles mantem um MD-X9 no governo quando este ja deveria ter sido demitido ainda no governo do Lula por ser espião Yankke e repassar a eles informações do governo e dossies de funcionarios do governo,acho que nem é preciso responder a isso né.E a posição do Brasil contra a OEA sobre as hidreletricas Amazonicas e agora ja estão cantando a musiquinha na forma que agrada a OEA e aos EUA.Sera que voces não enchergam que qualquer tendencia politica neste pais é corrupta,vendida e bandida???O que mais falta acontecer para que a sociedade Brasileira abra seus olhos ou muitos percebem e se calam por temer represalias.Sabe quem não deve não teme e se eu for sequestrado e morto por agentes da CIA ou por simpatizantes Yankees to nem ai,minha semente foi lançada e mesmo que germine na mente de 1 unico jovem que tenha realmente amor pelo Brasil dela fara uso da melhor forma e isso pra mim ja é a maior de todas as honras e ao Senhor Deus é Gloria e ao Brasil tambem….UMA NAÇÃO INDEPENDENTE E SOBERAMA É FORMADA POR HOMENS DE CORAGEM E OUSADIA E NÃO POR FRANGOS QUE SO CACAREJAM E BOTAM OVOS NO MATO COMO GALINHAS.

  21. O Exército perde um homem de peso e de valor, esperamos que continue sua luta contra o sistemas políticos -leia-se politicagens – que impedem o crescimento de nosso país. BRASIL!

Comentários não permitidos.