Marinha indonésia testa com sucesso míssil anti-navio russo

 

http://en.rian.ru/images/16111/68/161116879.jpg

A Marinha da Indonésia testou com sucesso o míssil de fabricação russa, anti-navio pela primeira vez, informou a agência nacional de notícias Antara,  nesta última quinta-feira.

O Yakhont míssil anti-navio foi lançado na quarta-feira pela fragata da classe Speijk Van, Oswald Siahaan, durante exercícios navais no Oceano Índico. Observadores russos supervisionaram os treinos, que envolveram 12 navios e mais de 1.000 funcionários.

O míssil levou seis minutos para cobrir 250 milhas náuticas e destruir um alvo designado.

“O navio alvo foi atingido e afundou”, porta-voz da Marinha almirante Iskandar Sitompul, disse. “Nós compramos esses mísseis há muito tempo, e, finalmente, prová-los.”

Indonésia comprou um número não revelado de russo SS-N-26 mísseis de cruzeiro supersônicos Yakhont anti-navio de US $ 1,2 milhões cada em 2007 para substituir os mísseis Harpoon em suas fragatas.

 

O míssil tem um alcance máximo de 300 quilômetros ao cruzeiro em altitudes elevadas. Ela voa em nível baixo durante a fase terminal, e entre 5 e 15 metros de altitude.

Fonte: RIA Novosti


27 Comentários

  1. Para quem fala mal dos armamentos russos está ai a resposta, parabéns a Indonésia que trocou os harpoons por essa belezinha, aliás, li algumas matérias que afirmam que os harpoons não são assim tão bons.

  2. A matéria não indica quais as condições de defesa do alvo, mas mostra que a parte básica do sistema funciona.
    Dai à dizer que ele pode afundar umm AEGIS americano ou até um dos nossos existe uma distância muito Grande!ECMs, ECCms, despistadores, sistemas de defesa, hornets e etc.
    Admiro muito a tecnologia russa (anti-americana), justamente por isso gostaria de provas de que ela funciona bem!

  3. oooooo…mas que inveja heim. Enquanto isso um certo país dorme em berço esplendido…clap…clap…clap…

  4. Devíamos nos focar na propulsão a laser! Se pudéssemos acompanhar a curvatura da terra encurvando o laser com algum tipo de tecnologia, seria possível tornar o laser um propulsor de qualquer artefato explosivo. Seria fantástica! a velocidade do artefato bélico. Imaginem uma tecnologia dessas defendendo o pré-sal e nossas águas oceânicas ricas em flora e fauna.

  5. Ao invéz de desenvolver uma versão brasuca do Exocet, inclusive com o limitadissimo alcance de 70km e velocidade sub-sonica, deveriamos nos espelhar neste missel. Ele e o Bhramos são o que há em matéria de misseis superficie superficie e anti-navio. Que se exploda esse maldito tratado que limita o alcance de nossos misseis…

  6. Sayd Jarrad disse:
    21/04/2011 às 21:46

    oooooo…mas que inveja heim. Enquanto isso um certo país dorme em berço esplendido…clap…clap…clap…

    MARCELO OLIVEIRA disse:
    21/04/2011 às 22:30

    CARAMBA QUE VERGONHA …
    OS NOSSOS EXOCET MAL CHEGAM A 50 KM DE ALACNCE

    concordo com voces o brasil e de dar pena

  7. O SS-N-26 é que deu origem ao Brahmos. Na verdade o Brahmos indiano é uma cópia do SS-N-26 russo.
    Quanto ao alcance de 250 milhas náuticas, com certeza há um equívoco. O alcance nominal desse míssil é na faixa de 300 km e não 450 km (250 NM).
    Provavelmente o teste foi feito contra um alvo a 250 km e não a 250 milhas, mesmo porque, mais abaixo no texto usa-se o “quilômetro” para se referir ao alcance máximo (300 km).
    Também a velocidade estaria muito alta. A velocidade máximo do SS-N-26 é dada como Mach 2.5/3.0. Se o míssil pudesse cobrir 250 NM (450 km) em 6 minutos, só poderia fazê-lo em Mach 4.0, muito além do que se aceita como razoável para o dito míssil.
    Agora, se levou 6 minutos para cobrir 250 km, o que é bem mais provável, ele teria uma velocidade média de Mach 2.0, muito mais aceitável, levando-se em consideração o lançamento, aceleração, manobras iniciais para se colocar em curso, etc.

  8. Carlos,
    Não é impossível, mas com certeza seria muito difícil a instalação desses mísseis em navios e submarinos que não foram inicialmente projetados para tê-los.
    Acho que seria mais adequado se os tivéssemos em lançadores costeiros ou em caças bombardeiros Su-34.
    Isso é claro, se achássemos absolutamente indispensável, coisa que acho difícil ocorrer.
    Existem boas opções de mísseis antinavios disponíveis no “mercado”, e em que pesem não serem supersônicos, ainda são altamente eficientes.
    Se estivermos pensando que somente esses mísseis seriam eficientes para dissuadir a marinha americana, infelizmente não corresponde a verdade.
    A principal arma antinavio americana são os submarinos e os caças F-18 dos porta-aviões, armados com mísseis antinavios, o que lhes dá um alcance em torno de 1000 milhas náuticas.
    Ou seja, mesmo com esses mísseis, ainda seríamos alvejados antes que pudéssemos esboçar qualquer tipo de ação.
    Na hipótese de conseguirmos neutralizar seus porta-aviões (hipótese altamente improvável, devo salientar), quem sabe, com nossos submarinos, ainda assim teríamos que enfrentar os submarinos e as unidades de superfície americanas (destróiers e cruzadores) armadas com mísseis Harpoon e Tomahawk Block IV (com capacidade anti-navio).
    No mano a mano, talvez o Harpoon leve desvantagem, mas há de se ter em mente que vence quem vê primeiro e age primeiro, e necessariamente não quer dizer que quem tem o míssil de maior alcance atira primeiro. Existem “N” variáveis.
    Mas concordo que esse míssil, se bem usado, é um fator dissuasivo bem interessante.

  9. Falou Bosco, e obrigado pelas informações, e assim mesmo , puro nacionalismo, a nova religião do Séc. XXI;o duro é constatar q estamos indefesos diante do poderio ianks, diga-se IV frota….sds.

  10. vou tomar umas …

    propulsão a laser.. curvatura do planeta.. é o dandolo ta fazendo escola… tambem surgiro raios d… anti matéria…dobra espacial… Sr. Scotch acionar…rsrsrsrsr

    cade o Darth Vader…rsrs

  11. Os americanos tem que estacionar seus porta aviões mais longe agora estes mísseis ai e os mísseis chineses não estão para brincadeira.

  12. xtreme me perdoe, mas fostes ignorante agora. vai pesquisar e estudar física! Até um tempo atras diziam ser fantasia focar em uma só direção o som, hoje ja é possível!.. Já é possivel a propulsão a laser sim! Até o CTA é um dos âncoras do projeto. A decadas atras quem diria poder ser possível falar com alguém no japão! Hoje é possível pelo o celular!.. e a tecnologia desenvolve-se 32x mais rapido a cada ano!…

  13. Mach 4.0 … Essa velocidade é baixa para um míssil que voa em regiões da atmosfera que é mais rarefeita. Poderia ser em torno de

  14. Mach 4.0 … Essa velocidade é baixa para um míssil que voa em regiões altas da atmosfera que são mais rarefeitas. Poderia ser em torno de Mach 15. Esse míssil não vai funcionar para atingir um navio dos EUA, Reino Unido e Israel, pois será destruido no ar. É um míssil já ultrapassado sob vários aspectos. Há como melhorar muito a estratégia tecnológica desse tipo material bélico.
    Se os russos quiserem saber como, me procurem, já que as FFAA brasileiras não se interessam por mim. Se os americanos e chineses quiserem saber também, me procurem.
    1 milhão de dólares pelo aperfeiçoamento dessa arma.

  15. Jonas, interessante sua colocação. Idéia: o Laser dentro da água, acionado por sub, poderia ser utilizado. Outra, pode-se construir um sistema composto: guiado por laser e com correção para fazer a curvatura da terra.

  16. Se fazer um laser ir reto à longa distâncias atravessando camadas diferentes de ar já é extremamente difícil imaginem fazer ele se dobrar e acompanhar a curvatura da terra.
    Sem contar que o míssil ficaria ainda mais dependente de outras plataformas. Além de uma para achar e designar os alvos teria que ter outra para apontar o lazer.
    como fariam para disparar em saturação? Sem contar que entregaria a posição do navio atacante, também não seria impossível bloquear o caminho entre o míssil e o lazer.

    desculpem mas não sei quem está brincando e quem está falando sério.

  17. João Paulo Caruso, o que mencionou é nada… em comparação às dezenas de desafios de um artefato deste!.. para soluciona-los existem engenheiros e cientistas. Na fantasia também se brinca! Mas depois vira coisa séria!… Se fosse assim como mencionou, continuaríamos na idade da pedra. à base da lança afiada. Tem que simplicar os sistemas cada vez mais!.. Creio que o problema da fonte de emissão do laser ser detectada pode ser solucionada utilizando-se logica computacional. A mesma usada por empresas com suas milhares de filiais no mundo, que agem em pró de uma única ação muitas vezes, coordenada por todo o sistema.

  18. Jonnas disse:
    27/04/2011 às 22:50

    Não discordo da teoria, só acho que foge um pouco do tópico e queria saber quem estava falando sério ou não.
    Sem problemas por mim.

    Abs.

  19. Os navios de guerra (de superfície) estão obsoletos no momento, pois não irão resistir a um enxame de mísseis vindos de todas as direções. Há como destruir todos esses mísseis, criando uma bolha de proteção em redor do navio ? Sim. Tenho algumas ideias interessantes a esse respeito.
    Eu fabricaria um novo tipo de canhão, sem projétil físico.
    Ele varreria um volume de espaço tridimensional.
    Tenho esse artefato pronto na minha mente, porém está me faltando um centro de pesquisa para fabricar o protótipo.
    No Brasil não terei a mínima esperança de que possa concretizar essa ideia, pois conheço bem a incompetência do brasileiro. Há pesquisadores brasileiros bons, mas os contamos nos dedos. A nossa mentalidade não é voltada para Ciência & Tecnologia. Na época do Gov Militar de 64 era, mas depois esfriou.
    Se algum país quiser me contratar para desenvolvermos armas futurísticas, estou à disposição.

  20. O Brasil precisa entender que a melhor defesa eh o ataque. Precisamente a política militar do Brasil tem que mudar urgentemente. Se os militares cabeças duras do Brasil entenderem que o ataque eh a melhor defesa então o Brasil poderá dormir em paz. Veja o exemplo de Bin Laden.
    Com poucos homens bombardeou o World Trade Center, e o Pentágono quase chegando a atingir a Casa Branca . Suponhamos uma invasão americana ao Brasil. Teremos que nos defender, mas será mais preciso se o ataque tipo Bin Laden for usado. Com maior poder de fogo que Bin Laden o Brasil pode produzir muitos estragos em los Angeles, Washington , e outras cidades importantes reduzindo o apoio da populaçao norte americana a uma continuidade da invasão do Brasil. Perceberam o quão importante eh ter infiltrado nos países agentes capazes de provocar incendios em matas, explosões em shoppings center , metrôs. Eh mais importante ter agentes nos países inimigos que um porta aviões .

Comentários não permitidos.