Europa quer que Brasil integre suas forças de paz

http://2.bp.blogspot.com/_hjI7-JUPR8Q/S6oOEq-Pj-I/AAAAAAAAFgM/blj5Y_pi8uk/s1600/miss%C3%A3o_ONU.jpg

A União Europeia (UE) está negociando a participação do Brasil em suas missões de paz na África, no Leste Europeu e no Oriente Médio.

Na visita ao país que fará no mês que vem, a chefe da diplomacia do bloco, Catherine Ashton, deve propor ao governo Dilma Rousseff a assinatura de um acordo com esse propósito.

O bloco europeu comanda hoje missões de manutenção da paz em nove países. Entre eles, Somália, Bósnia, Kosovo, Congo e Afeganistão.

A Folha apurou que o contato inicial da UE com o Brasil foi feito em julho do ano passado por meio de uma carta enviada ao então chanceler Celso Amorim.

O acordo deve prever diversos níveis de participação, desde o envio de tropas à utilização de policiais e profissionais da área jurídica –necessários na reconstrução de países que se recuperam de guerras recentes.

Segundo a UE, o pedido de suporte está relacionado à ambição brasileira de ampliar sua participação em ações internacionais.

A maioria das missões conduzidas pela UE (exceto a missão naval na Somália) tem caráter de manutenção e construção da paz. Elas se destinam a reconstruir o Estado de direito e treinar militares e policiais dos países auxiliados.

Apesar de se parecerem com algumas das missões da ONU, operam de forma independente da entidade.

Também não são de responsabilidade de um país europeu em específico, mas sim do bloco.

Se o governo brasileiro decidir participar de alguma das missões da UE, a questão terá de passar pelo crivo do Congresso.

Fonte: Folha

26 Comentários

  1. Acredito q esse convite é apenas uma artimanha para no futuro eles virem a intervir na África e América do Sul, sem maiores divergências com o maioral deste lado do planeta que é o Brasil. Além disso com o surgimento de um BRICS poderoso e rico, os países da Europa perderão em muito sua relevancia no mundo, e de forma isolada “então” não passarão de futuras merrecas. Daí, para o ocidente, é geopoliticamente indispensável que o gigante (meio enigmático) Brasil seja sempre seu aliado.

  2. E, como a opinião de muitos aqui, acredito que esse convite é uma roubada, e que de forma melindrosa, jeito de ser em que o Itamarati é expert, o melhor é deixar esse convite cozinhando em banho maria indefinitivamente.

  3. Pessoal, vamos lutar ao lado da OTAN, inclusive com armas.
    Lamentavelmente, China, Índia e Rússia estão equivocados nesse aspecto.
    O nosso país tem que defender a democracia internacional, custe o que custar, e doa a quem doer.
    Temos que seguir os Princípios Universais.
    Vamos sair do Haiti o mais rapidamente possível.
    A ONU errou no Haiti, pois tínhamos que ter fortalecido as suas Forças Armadas e colocado um General haitiano para administrar provisoriamente essa pobre nação, antes de migrarem para a Democracia da Classe Média, e não do povão ignorante. O povão ignorante só gera o caos. A Classe Média Intelectual é que tem que governar as nações.
    Entre o Regime Populista do Lula e o de Kadafi, prefiro 1000 x o do ditador. O melhor regime é o da Classe Média Intelectual dominante, do tipo China, Suécia, Alemanha, e EUA na década de 50.
    A política brasileira hoje é o caos total, mas dá para sentir uma luzinha de esperança no final do túnel.
    Collor, FHC e Lula acabaram com a indústria nacional,e Dilma está indo pelo mesmo caminho.
    No final do Governo da Dilma, a nossa Div Pública vai estar em 2,5 trilhões de dólares (ou mais), e como os EUA irão zerar a sua Div Pública, pois emitirão dólares para eliminá-la, nós seremos os maiores devedores mundiais, além de falidos. Irão invadir a Amazônia para saldar a nossa Div Externa Futura ?????????????
    Culpados dessa desgraça: PT + PMDB + Dilma (?) + Lula + FHC + Collor + maioria dos políticos brasileiros.
    Os militares brasileiros não farão nada x nada, pois não possuem o apoio da população e internacional.
    Estou escrevendo isso, para alertar e abrir os olhos dos brasileiros.

  4. concordo tb com o que o carl94fn disse, neste acordo teriamos pontos positivos e negativos, e acho que o brasil deveria sim em determinadas missoes que o fossem solicitadas , acatar ao pedido , um exemplo disso é a costa do marfim.
    sacrificios devem ser feitos para alcançar determinados objetivos , os paises que sao fortes hj , sao aqueles que sofrerao muito e lutaram por seus objetivos.
    sds a todos.

  5. Traçando um paralelo hipotético:

    Bom, estou pensando em aplicar a linha de pensamento de alguns daqui do forum, como procedimento em minha defesa pessoal… Vejamos:

    Como eu possuo uma arma de fogo para minha defesa e, atualmente, só a disparo esporádicamente para “tirar a ferrugem do cano” e manter um mínimo suficiente de eficiência prática na utilização da mesma, para um caso de necessidade (Leia-se: legítima defesa) ou como elemento dissuasivo para os maus intensionados… Pressupõe-se que sou um “môsca-morta”… Pois, pelos critérios de alguns colegas comentaristas, devo então, passar a usar a minha arma também para resolver algumas “brigas de cumpadis encrenqueiros” ou, quem sabe, combater o trafico de drogas, em um desses morros/comunidades da vida – talvez no Complexo do Alemão – para dar apoio as forças de segurança pública operando no local… Afinal, pra que serve uma arma de fogo se eu não tenho o desejo de atirar em ninguém?!?… Ora pois, vou então, lá no morro, trocar uns tirinhos com minha pistolinha de calibre permitido com alguns traficantes armados com fuzís, só pra mostrar que sou macho e poderoso… hehehehe… Façam-me rir!!!
    🙂

  6. Acho que o melhor é chutar a ONU e focar nos países da CPLP, os países de língua portuguesa, assim temos Angola e Moçambique, Cabo Verde e Guiné Bissau, São Tomé e Principe… todos esses na África e ainda tem Timor na Asia/Oceania… e desses, pelo menos 4 estão cheios de petróleo, como o Brasil, ou então tem posição estratégica para o comércio mundial por via marítima.
    Para que desprezar esse mundo a ser unificado e ficar gastando paciência com a ONU?
    Vale mais tentar uma União de países de línguas Portuguesa e Espanhola, seriam quase 1 bilhão de pessoas falando essas línguas em um grupo que envolveria países da Europa, América do Sul, Central e do Norte, Ásia e África… enfim, eis um bom desafio, colocar debaixo do mesmo guarda-chuva a Espanha e Portugal, a Argentina e o Brasil, o Perú e o Chile, desafio bom… bem melhor e mais honrado do que ficar jogando bomba em cima da cabeça de mães e bebês “fingindo” que está salvando um punhado de guerrilheiros.

  7. Há idéias expostas acima (inaceitáveis) que revelam muita ignorância, ou pior, nazismo puro…

    Dizer que a classe baixa deva ser excluida de descisões sociais é o mesmo que colocá-la numa redoma isolante = campo de concentração light.

    É ser ignorante de história com seus milhares de exemplos de pessoas de origem simples que calgaram postos de envergadura em suas sociedades, e as mudaram para melhor com seu suor e sangue. Maior exemplo: Jesus. (ainda bem que não tem sepultura senão estaria se revirando nela)

    Dizer que “um exército parado é um exército inútil” é de fazer qualquer pessoa séria cair de sua cadeira de tanto rir. Provavelmente o autor dessa afirmação deva ser um dono de pitbull que deixa ele solto em casa com a porta da rua aberta, e quando o leva para passear (assustar as pessoas) jamais coloca a devida fucinheira.

    Todo aquele que usa armas para atacar, ou assustar, não passa de um degenerado mental. O Brasil, comsuas forças armadas, há muito tempo que vem (origem do conflito moderno árabe-israelense) participando de ações bélicas (de paz) da ONU.

    E no mundo, ainda que com limitações, é a ONU que tem legitimidade (será) de ingerência em conflitos humanitários.

    Agora mesmo nosso Ministério da Defesa está em fase de criação de uma tal de UNASUL, por que isso?

    E quanto a OTAN (que é tão legal, rsrsrs!!) por que nunca se meteu na guerra da Chechenia? ou do Tibet? etc. Mas como é espertinha agora quer que o gigante adormecido que está se acordando(Brasil) puxe sua sardinha para o lado dela.

    Qual o motivo disso? Material é que não é, pois a OTAN conta em seus quadros com a superpotência militar USA (que acumula armamento para guerrear contra o mundo todo), ainda tem a Europa, muito bem armada, o que sobra então? Apenas uma coisa…

    Geopolítica… novos arranjos políticos e econômicos despontando no horizonte… e assim maior legitimização de ações internacionais (Africa-América Latina-Ásia), que já fazem parte dos planos, nas mesas e gavetas, dos degenerados mentais.

  8. O Brasil precisa entrar numa guerra de verdade para aprender a lutar. Vamos aceitar lutar do lado da OTAN / EUA. Chega de Haiti. A ONU fracassou no Haiti, pois deveria ter investido em suas forças armadas e colocado generais haitianos administrando essa nação por uns 20 anos.
    O Ministro da Defesa passa a ser um Almirante, devido a logística marítima.
    Jobim passa a ser o Ministro da Justiça.
    O que acham ?

  9. CARL94FN…Meu amigo entendo que voce tem um pensamento que visa a ajuda humanitaria e ao mesmo tempo a presença Brasileira como aspirante a potencia.Mas nesse mundo louco onde interesses superam tudo e a tudo se manipula para te-lo onde podemos encontrar quem ou alguem ou grupo ou povo que tenha o correto discernimento do que é certo e do que é errado?Sabe esses dias na Globo News um reporter referiu-se a Rainha Raina e a outras Princesas e primeira Damas do mundo Arabe como “PIRANHINHAS”.Não so a falta de educação e respeito mas a completa desinformação que ela a Raina é enganjada na luta pelo direito da mulher e tambem na UNESCO e que todas as demais tambem são,inclusive a esposa do Presidente Sirio que é odiado pela maioria de seu povo mas sua esposa é amada e respeitada por todos como uma mulher que apesar de respeitar seu marido,leis e costumes de sua cultura como uma pessoa que reinvidica liberdade.Essas lindas e importantes mulheres do mundo Arabe não visam somente trazerem beneficios para seus póvos mas contribuem e em muito para ajudar o proximo na Africa e no mundo.Quando vemos dominantes que perdem hegemonia e articulam midialiticamente incitando e persuadindo com ares de bons moços a instigar a humanidade contra outros povos devemos ter coerencia e nos mantermos afastados destas coisas.

  10. ViventeBR
    Não camarada não tenho cachorro nem mesmo um peixe de aquário tão pouco devendo a violência, só que não sou hipócrita nem sego não posso vê pessoas sendo metralhadas ou bombardeadas e dize “a tudo bem eles que se lasquem” e você?
    Bem já que você me chamou de degenerado mental tomarei a mesma liberdade com você afinal deve se mesmo, eu estou falando de salvar vidas e você entende exatamente tudo ao contrario eu falo de escolher as missões onde a sociedade considere justas falo de fazer a diferença mostrando que nos podemos ajudar sem querer o “petróleo” de ninguém, falo de como podia se benéfico para nossas forças armadas participar de algumas missões obrigando o governo a investir nas forças armadas, no ótimo treinamento que seria trabalhar ao lado de exércitos de primeiro mundo e você não entende algo tão simples e vem com grosserias… kkkkkk gente descontrolada como você me faz rir.

    “Dizer que “um exército parado é um exército inútil” é de fazer qualquer pessoa séria cair de sua cadeira de tanto rir.”
    Veja o exemplo dos exércitos que recebem mais investimento no mundo começando com Israel, Índia, Rússia e China todos tem seus problemas todos tem vizinhos muito bem armados todos são ameaçados por rebeldes, já os países europeus por interesses ou não estão sempre em grandes conflitos como Iraque, Afeganistão, Líbia, Costa do Marfim. Quanto aos Estados Unidos pode se disser o mesmo só que de forma mais intensa, agora México, Bolívia, África do Sul, Brasil, entre outros que não tem preocupações militares tem exércitos bem mais fracos ou vai negar isso também, a já sei deve se coincidência??? Um exército parado é um exército que não tem investimento, pergunte a qualquer um o que o nosso exército faz e vão te dizer “a eles ficam lá treinando” ou “não fazem nada” como o governo vai investir assim outro dia o ACM Neto tava dizendo que não devíamos comprar aviões e investir em outras áreas, aquele ladra… falou isso porque queria chamar atenção e consegue fácil porque para o povão é mesmo jogar dinheiro fora se não vê resultado pratico o governo fica impedido de investir vira alvo fácil desses jornais comprados e da oposição. Mas é isso aí continua escrevendo que deseja um Brasil bem armado que detesta o governo que não investe e outras baboseiras enquanto se nega em participar de missões simples vai resolver muita coisa “garanto” ta no caminho certo cara.

  11. Dandolo… guerra de verdade?.. “O Brasil precisa entrar numa guerra de verdade” Um exército só é um desde sua essência quando forjato por propósitos éticos! Não existe mais “guerra de verdade” do que levantar o povo haitiano do medo de levar um tiro a plena luz do dia, e a miséria!? O Brasil deveria dar um pontapé de exemplo! Mostrar..! no Haiti o que pretende para o Mundo. Com posição de mudança social na região acima de tudo. E as consequências levarão à os patamares que o país tanto almeja. obs. Que na realidade não tem INTELIGENCIA para almejar, perante o bombardeio de inteligencia minando este pensamento até nos mais altos cargos deste pais. INFELIZMENTE.

  12. As nossas FFAA precisam lutar de verdade, para morrer militares, pois só assim iremos colocar as pessoas certas nos lugares certos. Acaba-se com a farsa, com a burocracia. Quem sabe fazer será chamado, e não o político. Duvido que irão fabricar carros blindados que suportem apenas tiro de fuzil. Isso é falta de guerra.
    Aí irão chamar o Coronel Dandolo e perguntar:
    Como é a sua blindagem inteligente ?
    Toda Força Armada de paz não é séria.

  13. Se degenerado mental serviu de carapuça para alguém aqui, só posso recomendar a seguinte medicação: estude história e medite sobre os valores e posibilidades da paz e não da guerra.

    E se a Suiça, pequeninha, pode ser neutra, por que o Brasil gigante do hemisfério sul não pode ser a favor a resolução de conflitos internacionais por meio de ações de diálogo e diplomacia?

    E por que Hitler não se animou a invadir a suiça, país pequeno e neutro?

    Finalizando… para adestramento militar há muitos recursos… um deles são manobras internacionais… ex: CRUZEX 2010 e outras, com Brasil e USA, além de outros países, se atualizando e aprendendo juntos sobre táticas de guerra moderna. E, sabem aquele estepe, macaco, chave de roda, números de telefone de polícia, hospital, bombeiros etc, joguem isso tudo fora, pois se eles estão parados e não são usados, são inúteis. Hahaha!!!

  14. Meu caro carl94fn,

    Acho que foi vc que não entendeu o sarcasmo do meu texto… hehehe… Releia o mesmo que vc perceberá que eu não tenho a menor vocação pra Rambo… Mas, isso não sgnifica que sou covarde ou omisso… Apenas me faço sensato… Apenas tracei “alegóricamente” um paralelo com as nossas FAs… Pois digo que as mesmas não precisam, ou melhor, não devem comprar “brigas de cães de guerra” só pra manter/provar sua eficiência operacional, bem como seu valor… E, muito menos, servir de tranpolim para satisfazer as ambições de politiqueiros megalomaníacos… Capiche?!?
    🙂

  15. Menos Dandolo guerras pra que? Em missões de paz o Brasil teria a oportunidade de ajudar alguém, atrairia investimento às forças armadas e daria adestramento as nossas tropas. Toda missão trás conhecimentos práticos, no Haiti o Brasil da orgulho ajudando um povo necessitado sem nenhum interesse obscuro, e ainda por cima incentivou a compra dos ótimos blindados PIRANHA para a MB sem falar no conhecimento dos soldados que é prontamente repassado aos nossos quartéis. Essa missão foi um bom exemplo de uma coisa que deu e está dando certo.

    Quanto a você ViventeBR se quer um Brasil neutro ótimo direito seu, mas não pense que com esse tipo de atitude conseguiremos muita coisa, países neutros não precisão de exércitos nem de armas de ponta, um bom exemplo disso é a Suíça e seus F-5 incapazes de realizar missões noturnas (e olha só vão modernizar os seus caças ao invés de comprar novos… seria coincidência a atitude dele e a nossa?). E comparar treinamento a missões reais é boa em… Não menosprezo esses treinamentos que são vitais, mas compará-los é um absurdo.
    E é aquilo se você acha que o que to dizendo é para o mal e que estou defendendo massacres de inocentes ou mesmo extinção do exército problema seu cara…

  16. Nelson
    Entendi muito bem meu caro você usou de sarcasmos e eu acabei me cansando de ficar debatendo a esse nível então lhe aconselhei a seguir o que bem entender, afinal se vc tem essas opiniões que seja eu não ganho nada para te fazer mudar de idéia ou te fazer entender o meu ponto de vista, nem tão pouco tenho saco para discuti com gente teimosa que mesmo errado continua fingindo que ta certa.
    O que eu disse é baseado no que vejo no mundo, exércitos bem armados e com investimento continuo são aqueles que sofrem algum tipo de estresse como os países que citei os que não fazem nem mesmo “excursões” e ficam trancados em casa todos sem nenhuma exceção são inferiores, pode negar isso com sarcasmo que quiser não vai mudar nada. Por outro lado já repeti alguns milhares de vezes que as missões que em minha opinião o Brasil devia participar seriam aquelas em que a opinião pública considerasse justas como no caso do Haiti se caso não fosse algo aprovado pela opinião pública por riscos ou qualquer outro motivo não iríamos e pronto, não proponho fazer o trabalho sujo de ninguém, não tem nada a ver com comprar brigas. Mas entenda como quiser…

  17. http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=41422 Eles estão querendo que nós entremos nas paranoias deles assim como de vez enquando os Israelenses tentam fazer nos precionando a nos posicionarmos a favor deles.Apesar das muitas criticas talvez por falta de coerencia pois se observarmos mesmo em nossa ditadura militar quando nossos militares perceberam que a intenção dos EUA iam alem da defesa do continente contra o comunismo mas sim em fazer do Brasil sua propriedade,seu quintal e sua garagem a nossa diplomacia se apartou da de Washington.De la pra ca todos os governos que tivemos tem uma politica de diplomacia externa contra intervenções militares e a favor do dialogo.A posição da Chancelaria Brasileira é louvavel e deveria ser comprendida e reconhecida por n[ós Brasileiros ao invez de a atacarmos.O guerreiro Brasileiro não teme adverso algum mesmo superior e mesmo coalizões.Pensamos em defesa nacional e em ajuda humanitaria ou de direito previamente aprovado pela maioria das nações e não por blocos ou entidades a parte.Parabens Brasil por sua elevada posição.

  18. carl94fn disse:
    “… nem tão pouco tenho saco para discuti com gente teimosa que mesmo errado continua fingindo que ta certa.”

    Hehehe… Além de Rambos, temos também aqui, os DONOS DA RAZÃO E DA VERDADE… Quanta pretensão!!!

  19. General Dandolo, se aposenta que a sua mentalidade de dinossauro não serve em campo de batalha.
    Vai procurar estudar ‘General do pais das bananas’, você não sabe nem 10% do que fala, a ignorância já corroeu você faz tempo.
    Principalmente em questões como HAITI, FORÇAS ARMADAS, GOVERNO..
    Você e mais alguns aqui parece que sairam da caverna ontem, não tem a mínima noção do que acontece lá fora e querem dar uma de engenheiros, de astrônomos, de políticos..

    aaa… vai procurar sua turma. –‘
    Me revolto com o que você fala, sem noção nenhuma da realidade.

  20. Nelson
    É pelo menos uso exemplos reais e você que nem isso, que pena, mas vejo que você é apenas um cara teimoso que usa de sarcasmo para substituir a lógica. Ao menos acredito que você assim como eu defende o que acha que é melhor para o país, seja como for nenhum de nós deseja um Brasil fraco ao menos nisso eu te respeito… muito embora você não tenha me convencido que seu ponto de vista trará algum beneficio pratico.

  21. Galerinha…Tem muito militar e contingente de nossas forças de segurança que são adestrados no dia a dia de nossa realidade combatendo o narcotrafico urbano e transnacional,batendo de frente com guerrileiros e paramiliatares,noticias que não chegam na midia e enfrentam situações que muito combatente externo peidaria na farofa e não botam galho dentro pera ninguem.Acho a missão do Haiti e de Timor Leste louvaveis e justas não so em adestramento pois aqui temos adestramento ate melhor mas na imagem de nossas tropas,no trabalho social por uma causa nobre de povos sofridos.Acredito que o beneficio maior a nossos guerreiros esta no condicionamento psicologico ao qual essas missões os põem em contato com outras culturas onde podem ajudar e levando o nome do Brasil de forma positiva.Não sou a favor de intervenções mas se elas forem de consenso geral das Nações é valida e digna caso contrario é invalido.Pra mim no caso de participarmos de missões da OTAN seria abrirmos precedentes para futuros problemas alem de ser decisão parcial de bloco que não representa o CONSELHO DE NAÇÕES e não confundam com CS.

  22. Por seculos a Europa Ocidental invadiu,pilhou,escravisou e destruiu civilizações e por a imagem do Brasil junto com esses covardes é expor-nos.O proprio Oriente Medio é fruto da intransigencia deles que apos a primeira guerra desfizeram e criaram paises ajuntando em mesmos territorios diferentes etnias rivais seculares e depois ainda veio a criação do Estado de Israel.Se eles criam os problemas eles que os resolvam e que se afundem sozinhos.O nome do Brasil e do povo Brasileiro não merece ser manchado por eles.Mais cedo ou mais tarde arderão na consequencia do que disseminaram mundo afora.

Comentários não permitidos.