Europa quer que Brasil integre suas forças de paz

http://2.bp.blogspot.com/_hjI7-JUPR8Q/S6oOEq-Pj-I/AAAAAAAAFgM/blj5Y_pi8uk/s1600/miss%C3%A3o_ONU.jpg

A União Europeia (UE) está negociando a participação do Brasil em suas missões de paz na África, no Leste Europeu e no Oriente Médio.

Na visita ao país que fará no mês que vem, a chefe da diplomacia do bloco, Catherine Ashton, deve propor ao governo Dilma Rousseff a assinatura de um acordo com esse propósito.

O bloco europeu comanda hoje missões de manutenção da paz em nove países. Entre eles, Somália, Bósnia, Kosovo, Congo e Afeganistão.

A Folha apurou que o contato inicial da UE com o Brasil foi feito em julho do ano passado por meio de uma carta enviada ao então chanceler Celso Amorim.

O acordo deve prever diversos níveis de participação, desde o envio de tropas à utilização de policiais e profissionais da área jurídica –necessários na reconstrução de países que se recuperam de guerras recentes.

Segundo a UE, o pedido de suporte está relacionado à ambição brasileira de ampliar sua participação em ações internacionais.

A maioria das missões conduzidas pela UE (exceto a missão naval na Somália) tem caráter de manutenção e construção da paz. Elas se destinam a reconstruir o Estado de direito e treinar militares e policiais dos países auxiliados.

Apesar de se parecerem com algumas das missões da ONU, operam de forma independente da entidade.

Também não são de responsabilidade de um país europeu em específico, mas sim do bloco.

Se o governo brasileiro decidir participar de alguma das missões da UE, a questão terá de passar pelo crivo do Congresso.

Fonte: Folha

50 Comentários

  1. Chamam missão de Paz no Afganistão, na Costa do Marfim,
    na Líbia????
    Papel higienico Brasil????
    Brasil tem que fortalecer suas relações com paises sulamericanos e centroamericanos e paises lusofonos, –
    Guine Bissau….

  2. O Brasil deve participar apenas das missões da ONU! não devemos nos envolver com os problemas da UE,que muita vezes tem outro caráter travestido de missão de paz!

  3. Hehehhe… ISSO É ÓÓÓTIMOOO!!!… Mandem nossos policiais, juízes, promotores, médicos, e parte dos efetivos e equipos da nossas FA’s pra por ordem na nação alheia, enquanto o caos se agrava e perpetua no nosso próprio país… PUTZ!… Se isso realmente vir a acontecer, vou mudar pro Haití…
    🙁

  4. O exercito é para protege o povo brasileiro esses politicos deveriaõ manda seus filhos alistarem porque manda um filho de um pobre para guerra é muito facil.

  5. EM TEMPO: Porquê não mandam nossos nossos políticos por ordem nos países em guerras… Pois estes sim, não nos fariam falta alguma………… Pensando bem, seria uma enorme maldade fazer isto com outro país!

  6. Os europeus são umas gracinhas?
    Querem a nossa participação nas suas muvucas, ahá, sai prá-lá jacaré!
    Somália, Bósnia, Kosovo, Congo e Afeganistão… Ha, há!
    Aqui não tem bobo, que se virem os europeus com as suas sarnas, pois a nossa tem nome: Haiti.

  7. Pelo menos botem os soldados em uma causa justa! Haiti lá todo abandonado e sem riquezas nem nada continua sendo uma boa para treinamento e etc. Melhor do que estes países usurpados por OTAN e companhia. EFEITO COLATERAL espera!… olimpiadas 2012… Inglaterra.

  8. De modo algum devemos nos misturar com essas atitudes europeias
    Deixe que eles resolvam seus ‘conflitos’, que geralmente não passam de situações onde estão a defender seus interesses econômicos.
    A atitude dos europeus fica bem clara nos últimos dias: neo colonialismo e agressões. contra ditadores ou não, é clara a interferência de cunho colonialista.
    Devemos ficar de fora, e mais: devemos nos preparar para encarar esses países cuja história nas relações internacionais pode ser resumida ao binômio sangue-saque.

  9. Acho que a maioria aqui está de acordo. O Brasil deve sempre que for necessário, como já fêz em outras ocasiões e atualmente no Haiti, integrar forças de paz. Mas essa proposta a UE nesses países aí citados não tem nada a ver. São países que eles invadiram para defender seus interesses colonialistas. O Brasil quer ajudar e não explorar outros países e povos, portanto se manca UE.

  10. Que coisa, o Brasil só é chamado para o papel de otário. Não queremos comprar briga, que não é nossa, e se fosse pra enviar o Sarney e os seus amigos, eu seria o primeiro a apoiar, mas como não é o caso, melhor o Brasil ficar longe dessa intenção dos europeus.

  11. Por que não integrar? Quer ser forte? Ande com os fortes e faça como eles, cresça e apareça, não viva na sombra, seja parceiro e não capacho. Faça em casa o que precisa e não pegue dos outros. Não sabe fazer? Aprenda. Os alemães começaram a fazer blindados na Grande Guerra, hoje são o que são. E nós? Compramos deles… Grande negócio esse, exporta minério de ferro e compra o carro pronto… Qualquer tonto sabe que isso é insustentável e não funciona – a não ser para causar dano. A solução, qualquer tonto sabe… aprenda a fazer… Não sabe? Aprenda. Errou? Veja o que aconteceu, corrija e não repita o erro.
    .
    A receita do sucesso é simples, mas tem muito trabalho a ser feito. Nada será resolvido com um discurso, mas somente com muito esforço, trabalho e planejamento. De nada adianta bradar que apenas comprarão com transferência de tecnologia, se pouco teremos a fazer com ela.
    A solução mais simplista pode resolver melhor o problema, mas a longo prazo causa mais danos que vantagens.
    Espanha e Portugal foram exemplos disso. Juntos dominaram quase 1/3 do mundo, hoje penam…

  12. NAO SEI NAO, que tao reconstruirmos o brasil primeiro????

    fazer um plano para que ninguem mais morar nas ruas,um jeito tambem para acabar com os bandidos ea corrupçao desse pais,temos que cuidar do nosso primeiro.

  13. Espero q o congresso Brasuca vete essa ideia maluca destes neo- colonizadores;nem pensar.Q os mesmos colntinuem a arrumar inimigos sozinhos… matar n jovens pela ambições destes caras?

  14. Minha nossa, como podem?
    Eles viraram colónia dos americanos e agora pretendem o Brasil também trabalhar fora da ONU???
    .
    Vai lá europeus fazer o trabalho sujo para os americanos, o Brasil respeita as leis internacionais nem intervêm sequer na América Latina.

  15. Concordo com você carl94fn, nenhum país que tem pretensões de se tornar uma potência mundial deixa ficar restrito o seu poder bélico somente em seu território.

  16. Por que é que vocês querem ter voz no mundo, se tem medo de ir pro combate?
    Por que é vocês querem ter equipamento moderno se tem medo de usar?
    Eu como militar, que posso tirar o melhor de mim como profissional, como pessoa sou completamente a favor.

    Alguns aqui não entendem nem a si mesmos. Aonde DIABOS uma missão ‘para a manutenção da paz’ é necessária se o local é tranqüilo?
    Queriam que tivesse missão de paz em Cancun? Nos Açores?
    Pra vocês missão de paz é todos os soldados em um rede tomando suco de maracujá?
    Exercito de Paz é para proteger a humanidade.
    Você que é Brasileiro se acha melhor que no Haiti no Jonnas?
    Você é melhor que alguém só por que saiu de vagina em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia?
    Se liga, todo mundo merece as mesmas oportunidades..

    Fico muito triste quando vejo alguns como o Dandolo rezando pra agente sair de lá…
    Não sabem nem 1% do que acontece lá e quer pagar de professor sabe tudo..
    Eu já estive lá.. e não é bonito, aonde você olha você vê pobreza, gente sem esperança, sem futuro..
    se você acha que uma pessoa como essa não merece uma ‘mão amiga’, um ‘braço forte’ pra ajudar… acho que você é tudo, menos brasileiro, por que ajudar, ser solidario esta na mente da maioria dos Brazukas.
    Um dos unicos com visão e pensamento firme aqui é o carl94fn.
    Missão dada, é missão comprida.
    Se querem que o mundo veja o brasil, temos que mostrar do que somos capazes.

  17. Sou contra.
    Como já disse nossa riqueza ainda é virtual, não vejo por que o Brasil tem que ficar derramando o sangue de seus jovens em guerras que não são nossas, uma participação ou outra até concordo em teatros que exijam policiamento por auxência de autoridade ou sua ineficácia. Uma grande peneira dessas sugestões tem que ser feita para não servirmos de marionetes para as “potências ” que ficam arrumando guerra por ganância.
    Além do mais esse dinheiro tem que ir para o povo brasileiro e nossas causas- por isso juramos à bandeira- e também nosso reaparelhamento.

  18. Espero que os responsáveis políticos do Brasil aceitem este convite, pois na sequência do bom trabalho desenvolvido no Haiti, este é o caminho a seguir, para, como um visitante afirmou, projectar a imagem do país e ganhar “corpo” no campo diplomático.

    É claro que nem todos os teatros receberão o aval da opinião pública, mas é impressionante a falta de visão de grassa por este site.

    Para algumas alminhas iluminadas (NOT) todos se querem aproveitar do Brasil. Que mentalidades tão pequenas.

  19. carl94fn disse:
    “Bem se o Brasil deseja notoriedade é assim que vai conseguir ficar trancado na America do Sul não vai conseguir muita coisa não.”

    Caro colega, permita-me discordar pois você foi muito reducionista. O Brasil, que eu e muitos outros aqui também saibam, já tem muito mais que notoriedade externa mas é por defender a justiça social, combatendo a fome, à miséria, a democracia, a liberdade e à paz como condição e resgate dos direitos humanos. A Missão de paz que o nosso país preconiza em outros territórios e nações se orienta por estes princípios. Não integramos “forças de paz” para tomar parte em um lado entre forças beligerantes e guerras civis nacionais. Os europeus e amricanos fazem diferente. Lutam em “forças de paz” não pela paz interna de um país mas o fazem por defesa de seus interesses econômicos e geopolíticos, tanto que suas ações humanitárias através da ONU são nitidamente seletivas. Nações ou países sem importância econômica de recursos minerais, energéticos, área militar e estratégica para eles, deixam que morram entre si e se acabem.
    Depois, veja a contradição da UE. Tem interesses e agem militarmente, assim como os EUA, em vários países. Tomam partido em disputas internas, incentivam revoltas e apoiam cisões internas e depois aparecem como “protetores” da democracia e dos direitos humanos mas praticam segregação étnica e racial contra imigrantes de toda a parte do mundo que buscam oportunidades em suas fronteiras. Você, por acaso concorda com isso?

  20. Sendo missoes requeridas e aprovadas pela onu tudo bem,quem quer se promover como potencia, tem que fazer- se respeitar e dar-se o respeito.Tropas profissionais ,com elementos voluntarios,seria o ideal.Criar um plano de seguro de vida especial para os guerreiros,com indenizaçoes dignas e,liberaçao desta sem entraves e enrolaçao das familias,o Brasil ta devendo isto!

  21. Fala kamaradas…

    Fazer parte do CS significa tomar parte das decisões mais relevantes no âmbito internacional e ter aumentado seu poder.

    Mas teremos q pagar o preço (Dinheiro + Vidas) da tão cobiçada cadeira permanente do CS.
    Acho q se fizéssemos uma enquete entre os kamaradas, se são favoráveis ou ñ do Brasil no CS…Acho q a maioria diria sim.
    Mas há uma outra pergunta pouco levantada: O povo brasileiro está preparado para receber os caixões de nossos soldados q estariam defendendo os interesses nacionais? Os nossos políticos estariam preparados para arcar com este ônus?
    Está faltando dialogo entre nossos governantes com a população!!!
    Falow
    .
    .
    P.s.: Minha opinião é q ñ é o momento do Brasil entrar no CS. Temos q nos fortalecer economicamente e militarmente (para termos mais poder de persuasão), sem esquecer de esclarecer e fazer consultas ao povo brasileiro… .

  22. hehehehe… OK, temos alguns candidatos a Rambo aqui… A estes informo que o que não falta é oferta pra mercenários, e normalmente ganham bem mais que nas nossas FAs… É claro que muitos deles não tem a oportunidade pra gastar a grana ganha… Mas, só reforçando meu posicionamento: Eu, como contribuinte, não estou disposto a pagar a conta da “MEGALOMANIA GOVERNAMENTAL” pra uma corja de politiqueiros ganharem notoriedade – negativa, mais cedo ou mais tarde – comprando briga de cachorro grande… Missões humanitárias legítimas, vá lá… Mas “roleta russa” com a cabeça alheia e com o dinheiro público, sou terminantemente contra… Agoooora, se me convidarem pra escoltar, devidamente equipado, a politicada do Senado e os mafiosos do STF para um TOUR em território hostil do Oriente Médio, prontamente eu serei voluntário… Pois aí sim poderei prestar um serviço útil e humanitário ao meu país…
    🙂

  23. EU+OTAN….Se o Brasil entrar nessa se compromete.Fazer parte de uma força de paz da ONU tudo bem mas……é furada,é misturar com o lodo a imagem que galgamos defendendo a paz e a igualdade.

  24. Pra começar, não é BRICA. É BRICS. (BRAZIL, RUSSIA, INDIA, CHINA, SOUTH AFRICA)
    Se fosse BRICA, seria BRASIL, RUSSIA, INDIA, CHINA E AFRICA (do sul) o que daria a entender que é todo o continente africano, quando não é.

    OTAN é Organização do Tratado do Atlântico Norte.. E agente esta no atlantico sul..

    E pra terminar, a questão é lutar pelo pais, defender o pais.. SE FOR NECESSARIO, ninguém quer ir pra algum canto trocar tiro atoa.. se for, que seja por motivos confiaveis, por algo que agente acredite… e quem faz isso, pode fazer até de graça.. ‘mercenario’ é algo completamente diferente, você ganha pra entrar na guerra dos outros.

    E o Brasil tem essa cabeça, de não entrar e nem dar palpite em conflitos que não são do seu interesse.
    Pode ver isso claramente no que foi dito pelo Brasil sobre a Libia.

  25. Se não temos dinheiro para investir em material militar , não temos condições de fazer parte em nenhuma força de paz. Sou contra a participação.

  26. será interessante para os militares a experiencia em outros cenários de guerra! o mundo não é só composto de selva, montanha e caatinga!

  27. Afonso de Portugal quer ver o sangue de soldados brasileiros sendo derramado pela causa dos europeus, eu concordo com o que disse o Beto, uma palavra sensata vale mais do que mil insensata.

  28. Beto

    Não devemos nos mete em todas as missões, mas em algumas missões seria sim muito interessante serviria como treinamento e incentivo ao rearmamento das forças. Muitos querem a tal vaga na ONU e um exército poderoso, mas se recusam a tomar decisões mais duras, pra que o mundo precisa de um país como o Brasil na ONU um país “castrado” que não diz que sim nem que não, te o Brasil na ONU é o mesmo que não te, afinal o nosso voto sempre será pelo que parece o “deixa como ta”.
    Veja o caso na Costa do Marfim onde a França se meteu, muitos criticaram, mas depois de alguns dias a guerra civil que já tinha derramando sangue de mais de 1000 pessoas acabou e não vejo o governo Frances ocupando território daquela nação além dos soldados que já estavam lá algo como 1500. Pelo Brasil “bom coração e justo” o derramamento de sangue podia durar por mais algumas décadas, mas definitivamente não podíamos nos meter e condenamos a ação da ONU e da França, o problema disso tudo é que naquele caso a ONU apoiou um presidente “legalmente eleito” contra um “ditador” sagrento, então por que o Brasil se meteu a da sua opinião contraria? E agora o presidente da Costa do Marfim vai se lembrar de quem lutou pelo certo e quem tentou impedir… nessa política de tenta sermos politicamente corretos estamos é nos mostrando os bons canhões que somos que além de não ajudar ainda tentamos atrapalhar. Outro dia ficaram de boca aberta porque um líbio disse que o “governo do Brasil era mau e o povo bom”, pois não apoiamos os rebeldes contra um “ditador” e pior pedimos o fim das ações, acha mesmo que isso não ta sendo notado?
    Se o Brasil não quer se meter lá na Líbia ótimo, mas na hora que “condena” a ajuda passamos a imagem de apoiar um “ditador”, quem vai querer um país assim na ONU?

    Beto nós pedimos reconhecimento, respeito queremos se vistos como bons moços, mas o que fazemos pra temos isso nem missões de paz temos coragem de participar, não estamos falando em entrar em guerras, mas sim missões de paz e às vezes em zonas quentes, mas se nem pra isso servimos então ta certa a visão do governo em não comprar armamento, afinal não treinamos em missões reais, pois somos muito covardes pra isso e em caso de guerra nossa covardia nos impediria de lutarmos por nossa pátria.

    Não existe santo na política mundial, mas os brasileiros estão exagerando em pensar que tudo é “imperialismo”, às vezes precisamos nos sujar de sangue sim para evitar catástrofes ainda piores e as fezes o sangue será nosso, se o povo brasileiro não estiver pronto para aceitar isso então simplesmente não exijam nada de ninguém nem mesmo do governo.
    E eu já disse isso e digo de novo nossos soldados não são essas maricas que vocês pensão que são. Em “algumas” missões paz devemos sim ajudar isso se quisermos a cadeira da ONU ou mesmo algum respeito, porque até agora estamos fazendo o papel de covardes falastrões que além de não ajudar vem com discursos de “imperialismo, democracia, entre outras palavras vazias”, mas ajuda que boa nadinha!!!

  29. Não é nada disso.Sutilmente por saberem na nossa busca desenfreada por um lugar ao sol no clube dos cafagestes CS aproveitam para induzir-nos.

  30. AFONSO DE PORTUGAL expert em Camões,enluarado Luziada,indio não se seduz mais por espelhos e apitos.Agora quando nos perguntam INDIO QUER PIPOCA?…NÃÃÃO INDIO QUER POPIKA

  31. Ministro da Defesa cancela ‘licença-fome’ na Marinha
    Quartéis iriam fechar um dia por semana para reduzir gastos com comida, água e luz

    POR MARCO AURÉLIO REIS

    Rio – Os quartéis da Força Naval não iriam funcionar hoje, mas foram surpreendidos, ontem, por orientação direta do ministro da Defesa, Nelson Jobim, com a suspensão da licença para fazer economia com alimentação, luz, água e telefone. A segunda ordem ocorreu porque o dia sem expediente fora anunciado pela Marinha antes de serem definidas pelo Ministério da Defesa as áreas onde quartéis das três Forças Armadas terão que apertar cintos em função do corte de R$ 4,03 bilhões no orçamento deste ano.

    Batizado internamente nos quartéis da Marinha de ‘licença-fome’, o dia sem expediente já estava programado para ocorrer hoje e no dia 29, conforme a Coluna Força Militar de O DIA revelou no último sábado de março. Para o mês que vem, já estava pronto documento fixando folga-pagamento para o dia 6 e licenças para economia de despesas para as sextas-feiras 13, 20 e 27. A volta do expediente provocou correria em algumas unidades do Rio, de modo a reprogramar a alimentação das tropas para o dia hoje.

    Oficialmente, o Ministério da Defesa se limitou a confirmar o recuo nas licenças na Marinha. Mas, internamente, a informação é que a Força Naval se precipitou ao determinar medidas para corte de despesas, antes que elas fossem analisadas pelas áreas técnicas da pasta.

    “A análise foi concluída. Cada comando enviou suas propostas e elas ainda estão em estudo”, disse uma fonte civil da Defesa. “A licença não contava com respaldo”, completou.

    Intenção é preservar o reaparelhamento dos quartéis

    Mantidas com discrição dentro dos comandos das Forças Armadas, as medidas sugeridas para corte de despesas miram na preservação dos planos de reaparelhamento. Por isso, apontam para alteração da rotina dos quartéis, desde que a medida sirva para manter o fluxo de recursos dos projetos com compromissos internacionais assumidos.

    Neste caso, estariam o Pró-Sub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos, acertado entre Brasil e França e orçado em R$ 6,7 bilhões) e o KC-390 (desenvolvimento de avião de assalto ao custo de R$ 3 bi). Ainda assim, fontes internas dão conta de que R$ 1,2 bi do reaparelhamento será afetado pelo contingenciamento do orçamento do governo federal para 2011.

    FAB pode fixar meio-expediente

    Na Força Aérea, estuda-se adiar treinamentos de voo e fixar meio expediente, também como a Coluna Força Militar antecipou em março. A jornada ficaria de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e às sextas, das 8h às 12h. Tal medida depende, porém, do respaldo do Ministério da Defesa.

    No Exército, discute-se reduzir a incorporação de recrutas que ingressam no segundo semestre. A deste semestre não sofreu alteração ante a indefinição sobre medidas de contenção.

    http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/4/ministro_da_defesa_cancela_licenca_fome_na_marinha_158003.html

  32. CARL94FN…o erro grafico foi legal…”às vezes precisamos nos sujar de sangue sim para evitar catástrofes ainda piores e as fezes o sangue será nosso”…rsrs fico legal…Tambem penso qe devemos particpar de missões de pza e sejam em qe teatro forem mas so contra participarmos de missões de pza da OTAN e sim unica e exclusivamente nas da ONU.

  33. carl94fn, numa boa amigo, você não entendeu bulufas do meu comentário, tal a confusão que faz dos assuntos misturando alhos com bugalhos. É uma pena pois aprecio debates com bons fundamentos.
    Faço apenas uma observação por onde você começou até chegar à Costa do Marfim, bem resumida pois sei que os outros irão entender minha “alegoria”.
    Vamos lá. A Costa do Marfim era colônia francesa até 1960 quando conquistou sua independência definitiva. Até 1958 foi uma “república autônoma” dentro da comunidade francesa de países. Logicamente os franceses conservaram muita influência política e cultural interna por lá ao ponto de investirem pesadamente no novo país, tornando-o um dos melhores padrões de vida entre os países africanos nos anos 70 e 80. Por trinta anos a França teve um ditador/empresário (Félix Houphouët-Boigny), produtor cacau como governo títere dos franceses. Até ai, a ausência de democracia e respeito aos direitos humanos nunca os incomodaram, tal como seu sucessor, após sua morte em 2002, o novo ditador Gagbo nunca foi problema para eles, após a guerra civil que durou de 2002 a 2007, em que o país foi pacificado e seguia um novo curso político focado numa independência verdadeira passou a ser problema para os franceses. E… tchan, tchan, tchan!!! Eis que de repente, não mais que de repente, a Costa do Marfim, do nada começou a ter “agitações” internas que culminaram na crise atual. Não é assim que funciona a “realpolitik” e á diplomacia da grandes potências? Ou eu estou descrevendo fantasias?

  34. Eles estão sempre nos testando, se levamos a sério, então deixa de ser teste, He, He…
    A isca foi atirada, nós somos o peixe.
    Não chamaria, falando especificamente do continente africano, de Missão de Paz, o que os europeus e americanos estão fazendo na Líbia.
    Não chamria também de missão de paz o que a França fez na Costa do Marfim, a justificativa de poupar massacre é uma piada..basta buscar informações do que é a Costa do Marfim que logo sabemos. Não se constroi paz com mentiras,
    ou queimando adversarios vivos, atrocidade foi feito por ambas os lados…
    Agora querem nossa ajuda, porque queremos um lugar no CS???
    Esta politica de bom moço do Brasil não irá levar a nada.
    Um país desarmado, que não leva a serio sua independencia tecnologia. Ninguem levara a sério. É só ve o que SAKO fez com o Lula, que depois fez beicinho e não comprou o avião dos seus sonhos,
    Abs

  35. Ta bom Beto onde não te entendi?

    “O Brasil, que eu e muitos outros aqui também saibam, já tem muito mais que notoriedade externa mas é por defender a justiça social, combatendo a fome, à miséria, a democracia, a liberdade e à paz como condição e resgate dos direitos humanos.”

    A é? Onde isso meu caro colega seria apoiando ditadores quando o mundo inteiro condena com exceção de outros ditadores como é o caso da China (no caso da Líbia a Alemanha negou, eu sei), ou seria com os infindáveis discursos repudiando as ações que de uma forma ou de outra acabam salvando vidas e evitando longas guerras civis?
    Você vem com histórias de conspirações e interesses e eu rebato dizendo que devíamos participar “em algumas missões”, será que você não entendeu essa parte e fez “alhos com bugalhos” será que você realmente não conseguiu entender que essas “algumas missões” seriam as que a população e o congresso considerassem justas e necessárias como foi o caso do Haiti.
    Eu nunca apoiei o envio de nossos soldados para a Líbia nem mesmo para a Costa do Marfim só acho ridículo o Brasil condenar a ajuda uma vez que pouco importa os malditos interesses dos envolvidos já que estão querendo ou não salvando vidas, o que já é um milhão de vezes mais do que a Dilma e seus discursos fazem. Aliás, faz alguma diferença pratica o que a Dilma fala ou deixa de falar vai resolver algum conflito armado ou colocar comida no prato de alguém, você acha mesmo isso?

    Talvez tenha sido o senhor que não tenha me entendido, quando defendo nossa participação nessas “algumas” (entendeu né ALGUMAS) missões penso em como isso poderia trazer a admiração, respeito e orgulho para nossas forças armadas de nossa própria população que sofreu por 21 de ditadura. Quem sabe assim não faz com que o governo se sinta obrigado a investir nessa área e a “marinha” não tenha que passar fome , sem desafios nossos exércitos não tem mesmo porque se armar adequadamente nem mesmo temos treinamento adequado uma vez que estamos isolados do resto do mundo, seria muito bom nossos valentes soldados aprenderem com os ingleses, americanos e franceses ou seja os melhores exércitos do mundo em operações reais. Mas não para você afinal só existe um lado da moeda tudo o que eles fazem é o mal, me fala que gosta de debates e vem mais concentrado em um ponto do que atirador de facas, que debate é esse que você já vem certo e o mundo errado?
    Cara tem muitas coisas erradas que os EUA e a UE fazem, mas até seria positivo mostrar que o Brasil é diferente ajudando e não roubando, mas com discursos não né vamos fazer algo mais que só falar.

  36. Maluquino
    Sabe essas “algumas missões ”que falei pode se presumir que seriam aquelas onde os motivos fossem justos e a população brasileira apoiasse e seja da OTAN ou da ONU se forem “justa” as missões que tem de errado?
    Ajudaríamos alguma nação, daríamos treinamento real às tropas e incentivaria os investimentos nas forças armadas que tanto pedimos e todos sairiam ganhando. Por outro lado aqui mesmo teve gente não querendo que o Brasil realizasse missões de patrulhamento marítimo pedido pela ONU pra que armas assim se temos medo de usar ou mesmo investimentos na defesa se é para enfeite?
    Hoje vejo que a culpa do estado das forças armadas estarem assim não é do FHC do Lula ou da Dilma e sim da população brasileira que deseja armas pra dizer que tem afinal um exército parado é um exército inútil que só serve mesmo para sugar dinheiro de outras áreas que necessitam como educação e saúde essas áreas que estão em constante movimento e as forças armadas que fazem de produtivo nada, não por culpa dela, mas dessa população que tem medo até de vê seus soldados fazendo missões simples.
    Não esperava essa atitude em um blog onde se discute assuntos militares se aqui ta assim imagina no grande público pedir mais uma vez minha fé no povo brasileiro…
    Não temos o direito de cobrar nada é inútil com um povo assim o governo ta certo esqueçamos forças armadas para o Brasil.

Comentários não permitidos.