China vai anunciar encomenda de aviões da Embraer na visita de Dilma

http://www.portalbrasil.net/2006/imagens/aviacao_embraer_emformacao.jpg

A China vai anunciar a encomenda de aeronaves da Embraer na visita que a presidente Dilma Rousseff fará ao país asiático. As negociações só continuam para definir o tamanho da encomenda. Depois de muitas queixas do Brasil, a China concordou em fazer um aceno positivo, na tentativa de mostrar disposição em abrir o seu mercado. Mesmo assim, houve muitas idas e vindas nas negociações.

O que está em negociação com a China é a encomenda de 50 aviões do jato de médio porte EMB-190, da Embraer, além de mais 25 do modelo ERJ-145. Na semana passada, no entanto, os chineses indicaram que ainda estavam fazendo cálculos e poderiam reduzir o tamanho do pedido pela metade, por causa da crise. A possibilidade de corte no pedido deixou Dilma muito contrariada.

A novela dos jatos da Embraer se arrasta desde o governo Lula, já que a planta industrial brasileira foi montada na China para fabricação do EMB-145. Mais recentemente, passou a se cogitar a possibilidade de produzir outros modelos.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou interceder em favor da Embraer e, no ano passado, chegou a enviar duas cartas ao governo chinês. Não obteve resposta. No Palácio do Planalto, muitos assessores de Dilma consideram que foi um erro a Embraer ter se instalado na China. Agora, a presidente quer renegociar o acordo e fará pressão nesse sentido. Seu objetivo é conseguir autorização de Pequim para ampliar a fábrica da Embraer no país, a fim de produzir o jato executivo Legacy.

Fonte: Estadão

17 Comentários

  1. VAMOS RACIOCINAR TODOS ESTÃO INTERESSADOS NO BRASIL DIGO (no BRASIL pre-sal, no BRASIL minério de ferro, no BRASIL soja e Commodities) nesse sentido a china vai ceder e só a DILMA guerrilheira pressionar que ela consegue se ela quiser…
    VAI SER INTERESSANTE A POSIÇÃO DA PRESIDENTA NESSE ASSUNTO DEPOIS DISSO PODEMOS VER SE O BRASIL SERA CONDUZIDO NO ESTILO TA RUIM, MAIS TA BOM OU SE VAI SER MAIS INFLEXÍVEL E VAI SE IMPOR DIANTE DE CONTRA POSIÇÕES EXTRANGEIRAS… QUEM VIVER VERÁ…

  2. Estamos na mesma posição da Rússia ao vender os Su-27 para a China não confiamos na China, mas temos que vender é um dilema vender ou não vender eis a questão… bem temos que vender mesmo sabendo que os olhos apertados vão passar a mão na tecnologia dos jatos, isso ou nada pois eles podem simplesmente escolherem outro jato de outro país e aí será ainda pior.

  3. Com relação às atitudes da China com o Brasil eu acho ela mais sincera que os nossos ” amigos ” , ela não vende fumaça à não ser que queiramos comprar.
    Portanto, já que hoje estamos falando em reaparelhamento também, que tal a tecnologia de uns mísseis, a embraer no momento, afora os projetos, é uma montadora de aviões. Não estou sendo ingrato. ABS.

  4. A China recentemente, fez um acordo com a Bombardier e vai produzir seus próprios aviões regionais. Sinceramente não vejo futuro na China. Talvez a Índia fosse mais promissor como parceiro comercial.

    []’s

  5. Lá vai a ” Montaer “, transferir técnologia de seus novos produtos para a China, mesmo que inconscientemente .
    Como os chineses são muito mais ” Malandros & Espertos ” do que nós Brasileiros , farão a engenharia reversa de nossos jatos , implantarão espiões na fabrica e em breve terão todo o conhecimento que precisão para fazer um jato desse porte. Basta ver o exemplo do EMB 145 , depois de começar a produção do mesmo em território chines , eles já estão com um produto similar e quase pronto , diga-se de passagem , o jato deles terão seu própio motor ( turbina ) ,produzada no país.

  6. O que é essa possivel encomenda Chinesa para a China?Nada,para uma economia gigantesca com enorme mercado diversificado que transborda tanta grana que a aplicam mundo afora aumentando cada vez mais seus dominios.Essa encomenda é docinho na boquinha do bebe chorão para parar de chorar e continuar contribuindo cada vez mais com a crescimento Chines.Docinho para a Dilminha chegar la alegresinha e a enrolarem melhor.Quero ver se ela jogar duro se manterão a encomenda rsrs rsrs Vamos acabar todos vestidos iguais e comendo miojo no copinho de palitinho e tem uma variedade de sabores enorme,cachorro,grilo,escorpião,aranha,vespa e a novidade um variado molho de larvas.

  7. Se isso for verdade, então a visita de Dilma à China será mais vantajosa para o Brasil que a de Obama para o Brasil. Os chineses terão demonstrado mais consideração aos interesses comerciais do Brasil que os EUA.

  8. Não mais acredito em algo substancioso com a China para a Embraer. Pode ser, mas não acredito. Vamos continuar vendendo, mas pingado.
    Para o regional, tem o acordo com a Bombardier; para os maiores, já tem a fábrica da Air Bus.
    Aumentar a fábrica atual para vender Legacy, me dá ânsias.
    Com a India (alô Nick), até pode ser, pois tem projeto para avião regional. Cabe a Embraer? Temos boa entrada com os 3 aviões de reconhecimento.

    A meu ver, as opções a médio prazo para a Embraer são remotorizar os EMB, pois já tem nova família de motores (Bombardier e Air Bus Neo) e tentar partir para um patamar mais elevado, com os conhecimentos em aquisição no projeto do KC-390.
    Curado com a palavra.

  9. Pura fantasia brasileira em pensar que a China, por causa de uns avioes estara abrindo seu mercado a manufaturados. Diga se de passagem que nao abren nem aos EUA ou a UE, enato imaginem abrindo ao Brasil. De vez em quando jogam aquele grao de milho no terreiro e la vai o Brasil vender mais minerio, mais soja e um dia o petroleo. Vender oleo de soja, oleo lubrificantes ou aco esta fora de cogitacao. E inevitavel as borboletas falarem que a China e mais vantajosa ao Brasil do que um EUA.

  10. O BRASIL NO MUNDO
    .
    .
    O fato de a China comprar um tipo de avião para ser pirateado por eles, não quer dizer que a Embraer irá deixar de fabricar aviões por causa disso, a fabricante do sukoi e do ming não deixaram de fabricar aviões por isso; afinal são inúmeras possibilidades que os engenheiros da Embraer têm. Eles são criativos e o que é bom geralmente é imitado.
    .
    Deixar de ter uma parceria com os chineses isso sim, é uma burrice, que nem o novo paupérrimo do pedaço,o tio sam teria coragem de deixar de fazer.
    .
    Há muito comentário e idéias preconceituosas motivada por ideologias que não leva a lugar nenhum; quando se trata em comércio internacional;o dinheiro é a mola mestre que move o mundo, por ele (o dinheiro) se faz até guerras, basta ver no que se tornou a Líbia.
    .
    O Brasil tem que fazer comércio com todos,sem importar com as ideologias,repito que “no comércio não tem espaço para ideologias políticas”.
    .
    repito,o Brasil tem que comercializar com todos;do mais novo paupérrimo do pedaço,ao mais novo rico deste pedaço também;é assim que se ganha dinheiro neste pedaço.

  11. Eu acho errado nós criticarmos os chineses. Eles são organizados, disciplinados e racionais,e nós não.
    Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros, e nos endividou até a alma devido a isso.
    Querem que eu seja o Economista do governo da Dilma ?
    Demitam o Mantega, que vou para o seu lugar.
    Vou colocar esse país nos eixos (mão de ferro, coração de pedra e lógica de raciocínio).

  12. AFF MARIA…Que tolice acharem que a Dilma entregara o Brasil em troca da venda de alguns aviões da EMBRAER,MONTANER,COMERCIALER OU COMO QUERAM MAIS.Temos muitos mais interesses com os Chineses e les conosco.Aeroespacial,satelites e quem sabe defesa.Dizem que as plataformas antiaereas Chinesas abatem ate 12Km de altura,as Russas 10KM.Misseis e quem sabe vetores.A muito tempo circula nos labirintos da informação extra-oficial que com eles construimos um NAe gigante em segredo,que temos participação no desenvolvimento do F22 Hackiado que transformaram no J20 e notras cositas más.Uma coisa é certa,tanto la quanto aqui desenvolvimentos belicos de ponta são tratados como segredo,isso chega a ser filosofia.Assim conseguimos o avanço que hoje temos e eles da mesma forma.Quanto as informações dos segredos pode ser ou não ser e se forem é bom que todos continuem descrendo.

  13. Fala kamaradas…
    Concordo com o kamarada Rafael. A visita de Obama teve discursos bonitos e…SÓ!!! Nada de concreto foi firmado.
    A China demonstra muito mais interesse no Brasil q os EUA. E o resultado está aí: Principal parceiro??? e interessado na economia brasileira.
    …”Um levantamento da entidade americana Heritage Foundation indica que o Brasil se tornou o principal destino de investimentos diretos chineses em 2010″…

    Vamos aos acordos “já” firmados entre os dois países no momento em q Dilma pôs os pés na China:
    1º)…a Embraer chegou a um acordo com o governo chinês para produzir no país o jato executivo Legacy, o que evitará o fechamento da fábrica que a companhia possui desde 2002 com a estatal Avic, na cidade de Harbin. A companhia conseguiu, ainda, a liberação da venda de dez aviões EMB-190, fechada em janeiro, e a promessa de novas encomendas do mesmo modelo”…

    2°)…”O Brasil começará a exportar carne suína para China neste ano após a visita da presidente Dilma, informou nesta segunda-feira Marco Tulio Cabral, primeiro-secretário da embaixada brasileira na China”…(China é a maior consumidora de carne suína mundial)

    3°)…”a empresa chinesa Huawei anunciou um investimento de US$ 350 milhões para a construção de um centro de Pesquisa e Desenvolvimento na cidade de Campinas (SP). Dilma se reuniu com Ren Zhengfei, CEO e fundador da Huawei, logo após sua chegada a Pequim, e ouviu do executivo que a companhia pretende expandir seus negócios no Brasil”…

    3.1)…”a Huawei também anunciou a doação de equipamentos de computação de última geração para universidades brasileiras, no valor de US$ 50 milhões”…
    .
    .
    .
    Falow

  14. Bom maluquinho, estou aquardando as surpresas que você disse que teriamos em decorrencia da visita da Dama-mao-fechada-de-ferro na China, e digo mais!!! se vier coisa boa eu desisto da campanha, valeu?!!!
    Por enquanto CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

Comentários não permitidos.