A pedido de Lula, um prêmio de consolação para os russos

http://www.airteamimages.com/pics/99/99491_big.jpg

Os russos, pela vontade do então presidente Lula, precisavam levar um prêmio de compensação. Haviam ficado de fora, na etapa final da escolha do novo caça de tecnologia avançada da FAB e ruminavam sua decepção. Era outubro de 2008 e a Aeronáutica cuidava, em outra frente, da compra de helicópteros especiais, de assalto e ataque – concorriam fornecedores italianos e russos. O produto de Moscou era o Mi-35, o “tanque voador”, provado em 24 conflitos, escolhido por 60 países. Mais que isso: o governo russo atrelava ao negócio a instalação no País de uma ampla estrutura de manutenção com clientela garantida – a Venezuela e o Peru, usuários do mesmo tipo de equipamento. Também estava envolvido um processo de transferência de tecnologia. Para os especialistas do Comando da Aeronáutica o modelo preferido era, de longe, o americano Apache, inacessível pelo preço de aquisição, que começava em US$ 20 milhões e pelo veto à entrega de conhecimento sensível.

O impressionante Mi-35 parecia uma boa alternativa, rústico, facil de operar e com capacidade de múltiplo emprego, podendo transportar até oito soldados prontos para o combate – sem prejudicar o sistema de armas.

As primeiras três unidades, já rebatizadas de Sabre pela Força Aérea, foram recebidas em abril do ano passado na Base Aérea de Porto Velho, Rondônia. Entraram em ação, em missão de vigilância armada sobre a Amazônia.

Foi um avanço significativo, mas o comando da aviação militar deu ao fato um discreto tratamento.

O Comando do Exército, que acaba de contratar a revitalização de sua frota de helicópteros e recebeu em dezembro o Super Cougar EC-725 inaugural de uma frota de 16 aeronaves, estuda a aquisição de ao menos quatro versões do Mi-35. Quer usá-los, para dar apoio à guarda das fronteiras da Região Norte.

Fonte: Estadão

15 Comentários

  1. SR MILTON BRAZ CABRAL…Voce conhece o biotipo do guerreiro de selva Brasileiro?Certamente que não.Geralmente ele é moreno,estatura mediana,magro.Um inofensivo e comum cidadão para quem olha a primeiro modo.Ele é capaz de progredir mais de 40km transportanto carga de mais da metade de seu peso em um terreno de selva,charco,pantano,lamaçalDe tão conseituados e adimirados ate por muitos outros exercitos despertam a vontade de muitos governos mundo afora de enviarem oficiais especializados para fazerem o curso avançado de guerra na selva no GIGS mas que desde a fundação dessa conceituadissima unidade jamais nenhum extrangeiro conseguiu passar do segundo estagio do curso avançado e são quatro.Geralmente são derrotados por não terem resistencia fisica e psicologica para suportarem.Ate os insetos os derrotam e os infernizamA um tempo atraz uma reportagem sobre os comandos de selva Indigenas do Exercito Brasileiro o reporter perguntou ao Gen.Heleno como ele definia esses guerreiros e le os definiu em uma unica frase “NÃO EXISTE NO MUNDO NADA IGUAL A ELES”…Dominar uma nação e o povo como o Brasil que mesmo que nos massacrem com pesados bombardeios e chuvas insesantes de misseis quando forem ocupar encontrarão excelentes guerreiros enraivecidos por terem seu pais destruido e seu povo massacrado.Essa é a quimica que transforma uma formiga em um Mamute.Eles sabem que alem de excelentes guerreiros de selva temos nas tres armas e policias excelentes comandos especializadissimos em guerra urbana.Mesmo que o mundo todo caisse sobre o Brasil jamais nos teriam completamente e os derrotariamos mesmo que leva-se seculos e que custasse a quase extinção de nossa gente…BONS SOLDADOS TEMOS MUITOS,o que nos falta é moralidade da maquina publica,dedicação e amor ao Brasil.Somos gerenciados por RATAZANAS tanto de esquerda como de direita que visam somente perpetuação no poder e apropriação indebita e favorecimentos.Corruptos existem em todo lugar no mundo mas no Brasil isso extrapolou e virou BANDITISMO que se espalhou por todas as camadas de nossa sociedade.Ate nossos insetos e naturesa são nossas defesas.O inimigo potencial do Brasil infelizmente é o Brasileiro.

  2. maluquinho, não precisa defender o soldado de selva, porque eu mesmo o tenho defendido aqui, como provavelmente o melhor do mundo.
    .
    Não é esse o problema meu caro, os japas também eram bons soldados e davam a vida pelo Japão, mas depois de 2 nukes, o emperador entregou o país.
    Agora tem armas infinitamente mais precisas, ainda convencionais, que aquelas nukes.

    Nossa única ameaça visível, os EUA, pode nos someter a embargo comercial, embargo financeiro, apagão de comunicações via satélite, exclusão aérea e negação do Atlântico.
    Ja pensou? sem gastar um míssil, ficamos sem Internet, sem GPS, sem notícias, sem telefones, sem vôos comerciais e com o pre-sal nas mãos deles, para ir pagando a conta.

    Sim, para a negação do Atlântico talvez tenham que afundar algum navio.
    .
    Isso é só o começo, depois de vários anos de viver sem tecnologia, podem acelerar um pouco o negócio interrompendo a chegada de eletricidade de Itaipu ao Sudeste, olha que nem precisam destruir Itaipu, é só interromper a linha.
    .
    A situação é muito grave, é preciso o Brasil ter independência enquanto a fabricação de mísseis, seu próprio caça e vants de ataque.
    .
    Se o Brasil começase hoje a fabricação de seu próprio caça, ainda em parceria com outro país (Embraer fica fora), estaria deixando claro que está disposto a se defender.
    .
    Se o Brasil começase hoje a investir pesado em mísseis, estaria deixando claro que está disposto a se defender.
    .

    O soldado de selva é muito importante, é um símbolo do Brasil, e ele garante o controle da imensidade amazónica, mas estamos no século XXI, existem grande quantidade de armas além das armas físicas, existem armas comerciais(sem poder exportar), diplomáticas (comprar a abstenção da China e da Rússia), tecnológicas (sem internet gps e fones), financeiras (embargam as reservas).

    .
    Agora se ainda assim resisitimos e obrigamos aos EUA a atacar militarmente, bom, ainda assim eles interromperiam o 100% da energia elétrica sem destruir hidrelétricas nem us.nucleares, e deixariam pasar vários anos.
    .
    Se ainda resistimos, depois de vários anos sem eletricidade nem grana nem comunicações, bom eles aí, além de parabenizarnos por nosso empenho e por estar usufruindo do pre-sal vários anos, aí sim, aí tentariam organizar os CANSEI, aí tentariam mostrar que tem muitos descontentes no Brasil, que o povo brasileiro não quer mais seu governo, obviamente já nesse momento muita gente que já entregava o país de graça, vai preferir se render para viver o american way of life.

    É óbvio que no caso de ter que bombardear o Brasil, não vão gastar mísseis na Amazônia, seria como quando invadiram Iraque tivessem bombardeado o deserto.
    Os 110 tomahawk na Líbia, foram contra a infraestrutura, já imaginou viver anos sem eletricidade? bom agora imagina viver sem esgoto sem água e sem gas.

  3. Em SUAPE temos 2 estaleiros, um refinaria, não foi por inércia do mercado nem por plebiscito… Mas sim porque a população escolheu o presidente Lula!!!
    As decisões foram dele!!!

    … inclusive o bolsa família, que pode não ser uma maravilha mas é melhor do que deixar gente na miséria!!!

    Quem está desconectado meu chapa?

  4. MILTON BRAZ CABRAL…Entendi o conteudo do seu raciocineo…O Brasil tem de deixar de fazer doce a adimitir que precisamos nos escudar.A Coreia do Norte afronta o Ocidente porque por traz dela tem a China.O Irã faz o mesmo porque por traz dele tem a Russia e a China.E nós quem é nosso padrinho heim,a França MURILA sempre encima do muro rsrs rsrs Se não queremos os Americanos temos de escolher entre Chineses ou Russos e a meu ver ate ja pensei na China por afinidades unicamente de interesse comercial e de mercado mas é justamente ela quem mais ataca nosso mercado e industrias.Escolhe-lha como Madrinha seria um erro.A unica nação que poderiamos escolher e nos beneficiarmos dela com menos traumas mas logicamente deveriamos lhes dar alguma vantagem é a Russia que alem de ser potencia nuclear é perfeita para nós na area aeroespacial e tem uma industria belica invejavel e variada.Praticamente eles os Russos so faltam nos implorarem parcerias pois ja deram publicamente declarações de quererem ter com o Brasil um laço estreito de amizade e cooperação.O problema é a forte xenofobia ideologica em grande parcela de nossa sociedade contra eles.Voce ja ouviu falar que eles sairão do continente deles para precionar ou atacar alguma nação ou mesmo formaram coalizões para atacar alguem?A teimosia xenofobica ignorante Brasileira não nos levara adiante e sim nos deixara expostos e submissos como sempre fomos mesmo com nossos politicos dizendo lindas palavras mas sempre com atitudes de submisso resmungando e no final fazendo o jogo.O irmão Caim do norte quer no monopolizar mas o bem sucedido do Oriente quer nos sugar.

  5. ,”issso que aconteceu com o Irã não chega nem perto da tensão que foi a venda e a transferencia de tecnologia nuclear da alemanha para o brasil,no qual um alto diplomata americano chamou de aventura irresponsável do Brasil,e nem por isso os E.U.A,deixaram de ser uma nação amiga do brasil.”

    A bobageira romantico – ideológica do início do texto, mencionando vietcongues e vontade de vencer, não merece qualquer comentário. Mas o o aresto acima merece comentários afinal faz-se uma comparação tão descabida que o resultado é naturalmente incoerente. O acordo nuclear com a Alemanha tinha por objetivo o desenvolvimento de um projeto estratégico para a nação brasileira, e os americanos não tinham o direito de opinar a respeito,em especial pelo fato do Brasil ser um país pacífico, sem histórico de guerras de agressão ou apoio à grupos terroristas. Isso é uma coisa. Outra, e bem distinta, é a diplomacia megalonanica do governo passado apoiar incondicionalmente um estado fascista, notório pelas violações aos direitos humanos, apoio a grupos terroristas e que ameaça semanalmente de aniquilação um país soberano. Mas o ilustre forista certamente dará um jeito de culpar a vítima das ameaças afinal a mesma é aliada dos EUA na região.

  6. “Vamos sair desse mundo do PIG”

    Tem razão meu caro! todas a mazelas do Brasil são por culpa ou invenção do PIG malvado, que fala mal do nosso infalível e impoluto ex-timoneiro. Vai ver foi o por culpa do PIG mau que a desastrada intervenção brasileira na crise hondurenha deu errado, pouco importando o fato de que a nossa diplomacia “ativa e altiva” rasgou as convenções internacionais ao dar um palanque para o chapeleiro maluco acirrar os ânimos. Também foi invenção do PIG feio quando o nosso ex-timoneiro escarneceu dos manifestantes que apanhavam e morriam em Teerã protestando contra a eleição fraudada do “amigão” Adolfinejad. Da mesma forma o PIG bobo melou o acordo mirabolante de Teerã e ainda foi pedir ao CS da ONU que sapecasse novas sanções ao regime fascista dos aiatolás. Não é isso que diz o pseudo blog comandado por um ex-jornalista hoje apresentando programa dominical?. Aqui o melhor resultado prático da diplomacia megalonanica no oriente médio:

    http://www.youtube.com/watch?v=MWsSSI4QP2k

  7. Valeu Márcio, a gente debate aqui porque é um blog imparcial e o mecanismo visual é bom, ainda que as vezes depois de uma semana não encontro alguma matéria porque não sei a que categoria pertence.
    —————-

    “E nós? quem é nosso padrinho heim?”

    Pergunta chave Maluquinho.
    Acho chegou a hora de ver que estamos sós.
    Daqui a pouco nosso primo vai ser o principal concorrente.
    Abstenções do Panda e do Urso podem ser compradas pela águia.

    O Jaguar levanta a cabeça
    e vê pela primeira vez, que está só no mundo.

  8. MILTON….Milton o Brasil é estrategico demais para estar sozinho>Aguarde nos proximos dias revelações de arrepiar os invejosos…Quem disse que os EUA compram os votos da China e da Russia?Eles se afinam em interesses e esse é o jogo dos poderosos mas tanto a China como a Russia cansam de por agua no chopp dos Yankees.A China tem um posicionamento conhecido mas a Russia é a delicada dificuldade que os EUA tentam resolver e que astuta dá indicios mas deixa interrogações.Ninguem a não ser eles mesmos sabem o posicionamento que decidirão.São espertos observando os coelhos para soltarem a raposa no momento oportuno………….Quero ver a cara de muita gente que ja fez beiçinho quando uma ex-guerrilheira assumiu o poder,que diziam aos quatro cantos que jamais teriamos equipamentos Russos.Sabem enquanto escrevemos nossas linhas estão trabalhando forte e com indicios de entendimento e interesse mutuos naquilo que vai sacudir a midia e por o Brasil em um patamar de produtor de um caça 4.5 invejavel.Sorriam a xenofobia perdeu para a coerencia e preparem as pistolas de tinta para pintarem na fuselagem do SU35BM o emblema do Senta Puá…Eu sempre disse que a Cosacazinha jamais mentiu pra mim.

  9. ACORDA!!!!!!ACORDA….maluquinho.
    …. fuselagem do SU35BM o emblema do Senta Puá…..
    Cê, tá sonhando em cima do teclado.

  10. Tomara Maluquinho, eu sei que esta viagem é muito importante, tomara saia algo interessante, até agora são só montadoras vindo para Pindorama.

  11. NILO….O Governo Brasileiro esta desde ontem acertando com os Russos a fabricação do SU35BR do zero no Brasil.Aguarde na midia a bomba de neutrons que vem por ai.E tem outras coisinhas tambem.Vamos ver ser estou maluco desde a quase dois anos afirmando isso ou se o imprevisivel aconteceu A COERENCIA VENCEU A XENOFOBIA.

Comentários não permitidos.