Porta-aviões chinês navega ainda este ano

http://3.bp.blogspot.com/_QqlF6nBGeVc/SyI-LMTmC4I/AAAAAAAADVQ/Xds6NZDJA3k/s400/5.jpg

O governo chinês divulgou imagens de um porta-aviões em construção que mostram o navio praticamente pronto. Legendas nas fotos – divulgadas na quarta-feira pelo site da agência oficial Nova China – afirmavam que a embarcação de guerra deverá navegar ainda este ano.

Essa foi a primeira vez que a agência estatal ofereceu prova visual do projeto do porta-aviões Varyag, que Pequim comprou da Ucrânia em 1998. A reforma da embarcação é vista como um elemento decisivo na modernização militar da China e nas ambições navais do país.

A reconstrução ocorre nas águas de Dalian, uma cidade costeira do leste chinês. A Nova China atribuiu a afirmação de que a embarcação estará pronta para navegar este ano à revista de análise canadense Kanwa Asian Defense Review.

O fato de a agência chinesa ter usado a informação em uma das legendas deu a entender que se tratava de um aval oficial do governo chinês a respeito do assunto.

“Enorme navio de guerra prestes a deixar o porto, realizando o sonho chinês de 70 anos de ter um porta-aviões”, dizia a manchete sobre as imagens. Uma das legendas dizia: “Dias atrás, fóruns domésticos de discussões militares online publicaram fotos do porta-aviões Varyag sendo reconstruído no estaleiro de Dailan. Pelas imagens, podemos ver que o projetos está entrando em seu estágio final”.

A agência ressaltou que a obra na ponte de comando estava quase pronta, com exceção da instalação do sistema de radar. Os sites aos quais a Nova China se referiu são fóruns de discussão usados por chineses entusiastas do militarismo.

O fundador da Kanwa Asian Defense Review, Andrei Cheng, disse ontem que as imagens publicadas pela Nova China mostravam o porta-aviões em um estágio de reconstrução muito mais avançado do que ele esperava. Afirmou que sua revista havia obtido fotos da embarcação tiradas em fevereiro.

Segundo Cheng, porém, essas imagens não mostravam que a pintura na parte superior do navio estava feita, como as publicadas pela agência chinesa. “A velocidade (da obra) é muito impressionante, me surpreendeu”, disse.

Semana passada, um porta-voz do Exército chinês recusou-se a falar sobre o porta-aviões. Ontem, a chancelaria chinesa adotou a mesma atitude.

Fonte: O Estado de S. Paulo

28 Comentários

  1. Guardar tanto segredo sobre um porta-aviões que bobagem, nenhum país do ocidente e mesmo do oriente tem tanta frescura como a China… mas enfim

  2. Um exemplo onde DEFESA é prioridade. Aqui projetos se arrastam por anos e anos e quando ficam prontos estão obsoletos .

    []’s

  3. Olhem a china da dando exemplo nosso passos de tartaruga em berço explendido, olhem a China é façam como eles Somente assim seremos forte o bastante para impor aos fracos nossos desejos de expancionismo, é colonização, é chegada a hora de impor respeito no mundo os fracos serão subjulgados, quando não tiver mais recursos de energia no oriente quem séra a proxima vítima, o pré-sal, a amazônia, as reservas da venezuela, as ilhas da malvinas agora é chamada de falkland’s, isso é pésimo é mediocre da parte de nossos governo daqui 20 anos vamos ter submarinos, nossos caças estão no chão segundo a FAB, nenhum sucatão tem condições de vôo isso é um convite para novas ameaças, para que adianta esse políticos roubarem hoje se seus netos é herdeiros não vão desfrutar mais, para que serve um país com muitos recursos, minérios é comida se o povo so pensa em beber ir pro carnaval, investir nas milhonarias festaças se tudo isso podera ser conquistado por aquele que tem desejo de expansão poderemos ser invadidos amanhã, se ficarmos deitados como estamos em berço explendido.

  4. É, a coisa está ficando melhor, e subs , os Sinos tem e mt. nós BRASUCAS e q ñ temos nada.E a dilma ñ está judando em nada.Como vai ficar a cara dos ianks?!?!Está mudando o cenário mundial.Aviso:Se ñ equipaR-mos as n FAs c urgência e montar-mos a n industria bélica…estamos às portas de uma séria escaramuça no norte do n país…prestem mt atenção.Coloquem + soldados por lá, e td do sul/sudeste do país..

  5. Será mesmo carl94fn ? tem um país onde a defesa não é levada muito a sério, onde ao invés de se desenvolver e produzir localmente , preferem importa do exterior , onde os produtos de defesa nacíonais são deixados de lado em detrimento do importado , onde uma ” Montadora ” de aviões , coloca grande conteúdo de insumos de alta técnologia vindos do exterior etc..
    Bom nesse país , até mesmo o projeto de um míssel ar-ar de 4a geração é tratado como segredo de estado absoluto, ou mesmo não se encontram informações sobre mísseis ant-radiação que é cópia de um projeto dos anos 80.
    ( as comparações são mera concidência, ou não rrs)
    A pra termina , vale lembrar que nesse país , que já opera porta aviões anos luz a frente dos chineses , ainda não tem conhecimento para fazer um, tisc tisc , triste.
    Agora fiquei sabendo que nesse país , vão comprar novas fragatas ao invés de evoluirem o projeto de algumas fragatas e covertas que já faziam.

  6. Sem dúvida nenhuma, se eles guardaram segredo é porque essa reconstrução deve ter sido FODA. Está aí o que eu penso ser o parceiro ideal para o brasil.
    E pra variar o Dandolo faz uma crítica, onde subjulga o conhecimento e a capacidade militar Chinesa.
    Dandolo seu comportamento extremista e burramente crítico é bem característico de pessoas Associais e Problemáticas como o rapaz que atirou nas crianças do rio. Concerteza ele ficava o dia todo em fóruns criticando e metendo o pal em tudo, apostando todas as suas fichas no seu “grande” intelecto, sobrepujando a falta de simpatia e sociabilidade.

  7. China que não se preocupe em desoprimir seus cidadãos e não ficar investindo em detruição em massa… Uma hora ela implode de dentro pra fora…

  8. Concordo com o Dandolo,uma Nae é muito vulnerável nos dias atuais,a não ser que vc queira projetar sua armada para além de seu territorio,se esta é a vantade da China aí eu me procupo.

  9. Gustavo G
    Não sou contra o porta-aviões da China, mas de todos os países. Por isso, defendo a adoção de aeronaves do tipo Harrier, que poderia utilizar qualquer plataforma flutuante.
    Os ingleses provaram isso na Guerra das Malvinas, pois transformaram navios civis em pequenos porta-aviões.
    Eu gostaria de ver, submarinos lançando aeronaves, como se fossem porta-aviões.
    Algo que me chamou a atenção, foram os pequenos submarinos norte-coreanos, que afundaram os navios sul-coreanos sem serem percebidos.
    Sinto muito, mas não penso como você.

  10. FOXTROT
    Concordo com você em parte, pois acho um exagero guardar segredo de um porta-aviões em si não digo para falar de pontos chaves para a segurança do porta-aviões, mas dizer como ta o andamento do projeto não faria muita diferença para sua segurança vejamos os Rússia, EUA, França, Inglaterra falam abertamente de seus projetos como o F-35, F-22, EF-2000, Rafale, Su-35 seus navios, tanques, submarinos e etc. Sobre o Brasil não falar de suas armas acredito que seja porque já que são raras (pequenas quantidades) devem ao menos te um mínimo de surpresa diante de um inimigo, sem falar na possibilidade de passar vergonha mesmo.

  11. Enfim O TOULIETÃO flutua rsrs rsrs mas touleite que é touleite tem mais é que flutuar mesmo.Com csada vezx mais submarinos,força aerea modernizada e plataformas anti-misseis e anti-aereas poderemos nos defender desses touleitões que a meu ver servem mais de status e são presas faceis a subs bem treinados.

  12. Reforçando o que o Darth Disious menciona, ao desembarcar no Galeão, quando o avião taxia perto da base aérea, o que se vê de Hércules canibalizado é demais. Fora outras aeronaves de menor porte.
    Mas não vou aplaudir o “enfim, Varyag”. Afinal, foi comprado em 1998, e só agora vai dar as caras.
    E ainda reclamam por causa dos 5 anos do São Paulo, no estaleiro.

  13. Segredos em um Porta-aviões ?
    Pode ser necessário, caso ele tenha outras finalidades:

    – Hospital;
    – Transporte de fuzileiros em barcaças;
    – Míssil intercontinental;
    – Lançador de pequenos submarinos;
    – Sistema modular que impede que vá a pique;
    – Blindagem Inteligente (do Dandolo);
    – Sistema de defesa 3 D (do Dandolo), etc.

    Posso ir para os EUA, China ou Rússia para aperfeiçoar os seus porta-aviões.
    Salário de 10 mil dólares/mês.

  14. Não sejamos ingênuos. A China não comprou um “sucata” de porta-aviões, ela adquiriu uma grande arma estratégica que estava em construção quando a União Soviética acabou. Seu objetivo, muito claro por sinal, ao comprar por preço irrisório o casco e estrutura já pronta era exatamente o de aproveitar o máximo de aprendizado tecnológico da composição dos materiais pois os sistemas do navio seriam reformulados, portanto, já estava definido que seria empregues novos sistemas de armas, aviões, eletrônicas e radares, todos desenvolvidos a partir de desenvolvimentos próprios ou das engenharias reversas de equipamentos e sistemas ocidentais. Quanto a demora, mais de uma década, está claro que é um tempo relativamente razoável para estudar toda a problemática da sua construção e emprego no cenário geopolítico atual. Não podemos desconsiderar que esse porta-aviões revigorado irá para o mar com aviões de combate muito mais avançados do que alguns congêneres atuais o ocidente, além de uma gama de mísseis de última geração, incluindo os nucleares. Por enquanto é o primeiro mas convenhamos, esse imporá respeito e medo.

  15. A utilidade de um Nae é bem clara… projeção de poder em terra, um grupo tarefa bem composto tem submarinos para abrir caminho e escoltas para proteger o Nae, pois ele é que vai transportar as tropas e aeronaves necessárias para efetuar a invasão.

    A China tem uma primeira missão bem clara para seu Nae… Taiwan

  16. Francisco de Bem;

    Porta-aviões são úteis, se forem utilizados contra países mal-armados, sem condições de lançar vários mísseis anti-navios simultaneamente contra eles. Agora, imagine se os argentinos tivessem utilizado algum porta-aviões na Guerra das Malvinas ? Não iria durar por muito tempo flutuando. KKKKKKKKKK

  17. Com essa notícia as tietes chinesas e antiamericanas histérica certamente irão a loucura, superestimando as capacidades do Varyag guaribado e subestimando as da Classe Nimitz.

  18. as grandes obras que nunca ficam prontas tem o unico objetivo é retirar dinheiro onestamente dos cofres publicos,onestamente entre aspas(roubar)quando se quer e com objetividade a coisa anda e achina nos da um grande exemplo em varios setores construção trabalho,onestidade,leis que são cumpridas a risca a por ai vai.

  19. Uma coisa é certa! A burrice de nossos políticos ficaram na história no dia que esse país for invadido, não é especulação minha mais aqui tem tudo que as grandes potências querem, ferro, manganês,bauxita,aço,nióbio,urânio,plutônio,petroleo, em fim todos os recursos naturais que temos são de interesse dos grandes, agora eu pergunto, Se os países de 1º Mundo querem se fortalecer através de nossas riquesas, porque não fazemos o mesmo desfrutar de nossos próprios recursos e consolidar nossas industrias de uma vez por todas!

  20. Na boa gente, sem subestimar ou superestimar nem um e nem outro, o uso dos porta-aviões ainda é muito bem quisto.
    E, ao contrário do que o “grande sabe-tudo” Dandolo pensa, uma belonave como essa pode sim projetar força sobre um país bem armado, basta que haja uma boa força de escolta e, é claro, que os estrategistas envolvidos nos planos de ação sejam inteligentes, sagazes (embora isso valha para todo tipo de equipamento militar a ser empregado em situação operacional).
    A questão não é só a máquina, mas o homem por trás dela.
    Lembram-se do cruzador General Belgrano, que a Argentina usou nas Malvinas? É porque foi muito mal utilizado em ação (apenas para “ficar olhando” a movimentão brintânica com seu radar de longo alcance), caso contrário, teria feito grandes estragos com seus canhões principais.

  21. De que precisamos nós os Brasileiros,de mais dois ou tres NAes como muita gente diz rsrs rsrs Não temos intenção de agredir ninguem mas sim de nos defendermos.Ao invez de gastarmos com NAes deveriamos investir cada vez mais em submarinos que para uma Marinha inferiorizada frente a uma poderosa esquadra é o que pode fazer a diferença.O Submarino ainda vai ser por muito tempo a arma maritima mais letal que depende unicamente de si mesmo e da capacitação de sua tripulação para afundar Naes e mais o que boiar pela frente.Um pais com uma gigantesca costa e inferioridade belica como o Brasil precisa de quantos mais submarinos puder ter,bons caças e defesa anti-misseis e anti-aereas e anti-navios.Porque não se gasta no adequado e sim se prioriza o status?

Comentários não permitidos.