Brasil deve fazer investimento militar para ter voz, diz Jobim

http://lh5.ggpht.com/_ktn2DmlkK9g/S2rYOmPM31I/AAAAAAAACEQ/_gWy8022zGs/Historia-Listas-Exercito-Brasil.jpg

CLAUDIA ANTUNES

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que a modernização das Forças Armadas –afetada pelos cortes orçamentários deste ano– preencherá uma “lacuna” na ação diplomática e permitirá ao Brasil passar de “potência regional a grande potência” em 20 anos.

Sem isso, acrescentou, só existiriam “delírios de grandeza desacoplados de condições objetivas”.

Ele disse que discute a apresentação de uma lei para garantir a “perenidade” do investimento militar.

“Poderíamos ter atuação mais intensa não só no entorno sul-americano, mas na África ocidental e em pontos selecionados do globo em que interesses vitais brasileiros estivessem em jogo.”

Hoje, o Brasil lidera a força de paz da ONU no Haiti e integra o comando naval da missão no Líbano.

O ministro reafirmou, no entanto, que o país não participará de operações de imposição da paz, como a executada pela Otan (aliança militar ocidental) contra o regime da Líbia.

Previu que a ofensiva terminará mal. “Quero ver como vão sair de lá.”

Jobim participou de seminário sobre “oportunidades, escolhas e ambições” do Brasil promovido pela Chatham House britânica e o Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

Antes de sua palestra, o diretor da Chatham House Robin Niblett fez uma provocação. Disse que “se abster não é escolher”, referindo-se à posição brasileira na votação do Conselho de Segurança que aprovou os ataques na Líbia.

O indiano Rathin Roy, do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), afirmou que Brasil, Índia e África do Sul ainda não demonstraram por que querem um cadeira permanente no CS e continuam atuando “nas margens” das propostas das potências tradicionais.

À Folha, Niblett fez analogia semelhante à de Jobim. Disse que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança se caracterizam pelo poderio militar.

Fonte: Folha de São Paulo

41 Comentários

  1. 1º ele disse tudo o indiano tbm só fala quem tem autoridade (força). ditado do mais velho que por sinal é mais sabido “FALA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUISO”
    quer falar primeiro se imponha e o único jeito e tendo força para aguentar a bronca.
    2º O jobim ta certo tbm quando disse que o BRASIL tem que fazer mais operações em areas importantes para o mesmo, o libia não tem nada a ver com o BRASIL. porem países africanos tem o interesse do BRASIL e o ATLÂNTICO SUL NÃO ADIANTA TER FORÇA SÓ DESSE LADO O BRASIL PRECISA TER ALLY E FORCA DO LADO AFRICANO TBM ESSE É O INTERRESE DO BRASIL QUE A otan “organização do tratado do atlântico norte não vire OTA organização do tratado do atlântico.

  2. Nós, em matéria de envolvimento e sacrifício militar, não queremos nada x nada. Isso é uma vergonha internacional.
    Ficar sempre em cima do muro não é uma atitude correta.
    Nunca seremos levados a sério, militarmente falando.

  3. Eu não sei não, mas acho que o Brasil teria mais chance de obter uma boa defesa se se unisse com os Brics para adquirir tecnologia dos equipamentos, já que estão querendo criar uma moeda conjunta.A ONU já era mesmo nem a OTAN obedece mais ela, acredito que o mundo diviu-se em ilhas políticas , sendo as mais conhecidas : Otan, Brics, Unasul…

  4. Oa indiano Rathin Roy,eu digo que o Brasil quer uma lugar no conselho permanente da ONU.porque é um dos países mais populosos do mundo,uma das maiores economias do planeta,porque traz uma nova visão porque o CS não representa as regiões do planeta como um todo, a Africa mesmo não é representada no CSP !
    O conselho não serve somente para promover a guerra como alguns acham e fazem crer!
    Ao Sr.Robin Niblett eu diria que se abster é um direito e uma forma de protesto!

  5. Incrível, que grande novidade o Jobim falou, creio que isso era algo que ninguém havia pensado no governo e na sociedade brasileira, enquanto o Brasil não dispuser de poder militar será apenas um grande país, com uma economia robusta, porém sem voz, sem condições de impor sua vontade e pior, a mercê de agressões externas sem condições de defender o seu próprio território…

  6. RSRS RSRS RSRS RSRS O Cara primeiro ouve a Presidenta sinalizar satisfatoriamente sobre a necessidade da modernização e reaparelhamento,depois sai correndo procurando um microfone da midia para sutilmente e sutileza é uma de suas dadivas para dizer as mesmas intenções do VENTRILOCO rsrs rsrs e COMO TEM ENTUSIASTA ENLUARADO PARA ENDEUZAR sem se dar conta que estamos nutrindo UMA COBRA QUE NOS PICARA MAIS ADIANTE…CAMPANHA JOBIM 2012,O COMEÇO DO FIM,PRA RUA OU PRA LUA rsrs rsrs

  7. Não quer dizer ser um país belicoso. Mas sim com poder de dissuasão. Respeitam mais o que? Um leão ou uma formiga? Vivemos em um mundo de forças agindo constantemente. O ser-humano é violento por natureza. Sempre lutou pra tudo, até para comer. Viver num conto de fadas de por florzinha na ponta do fuzil não existe! Infelizmente. Nem a via diplomática é respeitada quando não se tem adequada força armada. E já to vendo ligação entre esta ação da OTAN peitando a ONU, com o crescimento Do Jobim aqui no país. Petróleo e água na líbia.. pre-sal.. e água no Brasil.. Ta tudo orquestrado para que os países com recursos minerais levantem a bandeira da militarização. Posso estar fazendo conjecturas irreais, mas enfim.

  8. Investimento militar com que parcerias?
    Veja esta foto :
    http://1.bp.blogspot.com/_QldrzxvBHk4/TGf99BZ_xCI/AAAAAAAACP8/nQekSBFZG10/s400/_42525025_pa_p_neville_jones203.jpg
    ———–
    o nome dela é Pauline Nevile Jones está na companhia de Gerald Howard , pesquise quem são e o que fazem no Brasil, quem representam e o que vendem em determinado evento.
    http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=Horse%20troyan&wrapid=tlif130235335969011&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1579&bih=659
    ————————
    Nada pessoal, mas fiz juramento à bandeira do Brasil duas vezes por duas instituições militares diferentes, meu posto é minha cova, não vai ter rendição.
    —————————–
    “O impossível, o impensável, é exatamente isto que será executado.”
    Infantaria do Brasil .

  9. É mt,pesadamente, uns 3,5 % do PIB e td isso p ontem, velhos amigos estão se tornando hostis e ambiciosos, vide OTAN e hermanos mt próximos de nós,são uns marionetes…Ò dilma qdo vão chegar os nossos caças rafales f3 e ou Su 35BM p a FAB e n MB?Obs.: Votem no Gen. HELENO p presidente e 2014 esse vai armar melhor o BRASIL.

  10. O Brasil já é uma potencia ecônomica e a Presidenta está correta na sua preocupação com a inflação. Agora temos que criar mecanismos orçamentários, que de segurança de investimentos ao Ministerio da Defesa e a nossa industria.

    TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO, TCHÊ.

  11. depois desta frase “delírios de grandeza desacoplados de condições objetivas”, me veio a imagem do Sr. Lula na mente… E o Sr aí em cima, não falou nada mais do que o óbvio.

  12. Caros Gabriel da a síntese ” Jobim é candidato “, do que diz Eduardo e D3alta, o cara fala ” o obvio “, o obvio do que pensa e quer as Forças Armadas.
    Nick e Maluquinho, neste mato tem cobra maior só na espreita, que só se alimenta de cobra.
    A Dilma já mostrou que não gosta de intermediário
    Afinal Jobim é um tambor ou um sabonete???
    para mim é um tambor emsaboado.
    O que ele fala General Helena fala com mais propriedade.

  13. Eu discordo da criticas feitas ao Jobim.
    1°) Pode ser até obvio o que ele fala, mas, pelo menos ele cumpre muito bem o seu papel de colocar isso na mídia e abrir a discussão. Qual politico que vemos chamando a responsabilidade para si sobre a necessidade de rearmamento e modernização de nossas forças.

    2°) Ele está desprestigiado no governo Dilma porque foi integro suficiente para indicar o voto no Serra e manter sua opinião até o fim e não por questão de incompotencia, e olha que tem muito ministro incompetente e corrupto que que goza de ALTO PRESTIGIO junto a Lula e Dilma.

    3°)Quando dizem que ele fica apenas no discurso muitos esquecem que no máximo ele tem função de apontar o caminho, quem deve autorizar as compra é o presidente, ou será que ele tem autonimia para passar por cima da Dilma.

    Não sou representante do Jobim, mas, apenas acho que alguns comentários são desprovidos de uma reflexão mais apurada.

    Se tivermos que cobrar alguma coisa, temos que cobrar de quem realmente tem o “poder da caneta” nas mãos.

  14. Galileu, a questão é que ele tem ideias (assim com General Heleno tem), mas tem muita gente acima dele que o barra, que o impede..
    Ele tem um poder, mas é limitado entende?

    É como se você quisesse ir em uma festa e seu pai deixa, mas sua mãe não.
    E como seu pai responde a sua mãe, ele te proibi
    aksaksoaas.. exemplo bem lixo, mas é bem assim..
    Ele quer, mas ai ser realizado não depende SÓ dele.

  15. Jobim pode ser candidato sim,
    seria então uma nova campanha do Lula.
    .
    Lembremos duas coisas
    .
    1. Numa democracia tem poder um deputado, tem poder um presidente, um prefeito, mas os ministros não, os ministros não têm poder nenhum, uma palavra que falem fora do script e vão parar na rua.
    .
    2. O Jobim está aí por Lula, a Dilma deixou o Jobim aí por pedido do Lula, o Jobim é um dos dois ministros que o Lula pediu pra ficarem.
    .
    É difícil entender essas duas coisas, eu sei, mas podemos aproveitar e dedicar o fim de semana inteiro para nos concentrar nessas duas idéias.

  16. Jobim pede pra sair pede,pede pra sair Jobim,voce apenas re´pete o que ouve dos outros com sua sutil enfase para ter notoriedade,ate pensa em passar por cima do poder constituido pra se prevalecer.Faça-se entender pela Presidenta,voce não manda nada é apenas um servidor sem humildade.Palavras tem o dom da ilusão e de estorinhas tuas ja estamos de saco cheio e de suas demagogias ja estamos carecas e as conhecemos todas.Saindo agora por propria vontade antes que tome um bico na bunda e ele é inevitavel,apenas questão de tempo,voce podera entrar no cenario politico ainda mais forte e se fazer candidato ja que esta é a sua vontade.Mas perca o anseio de se querer fazer Rei porque golpistas ja conhecemos de todas as formas…VAZA.

  17. o que é um ministro?
    Milton Brás Cabral disse:
    09/04/2011 às 17:49
    Jobim pode ser candidato sim,
    seria então uma nova campanha do Lula.
    .
    Lembremos duas coisas
    .
    1. Numa democracia tem poder um deputado, tem poder um presidente, um prefeito, mas os ministros não, os ministros não têm poder nenhum, uma palavra que falem fora do script e vão parar na rua.
    .
    2. O Jobim está aí por Lula, a Dilma deixou o Jobim aí por pedido do Lula, o Jobim é um dos dois ministros que o Lula pediu pra ficarem.
    .
    É difícil entender essas duas coisas, eu sei, mas podemos aproveitar e dedicar o fim de semana inteiro para nos concentrar nessas duas idéias.
    ===
    Jobin está onde está para apaziguar ânimos. Obviamente ele não se coloca como vaca de presépio, por conta de sua própria história, trajetória e competência. Mas no final, foi mais uma virtude do metalúrgico em escolher alguém para apagar incêndios. Lembram dos acidentes aéreos?
    O que está acontecendo com Jobin é que ele é muito esperto, trabalhou muito bem para FHC, e trabalhou muito bem para Lula. Mas este é justamente o seu problema. Ninguém sabe até onde vão os seus interesses e os interesses para quem ele trabalhou no passado. Mesmo no governo Lula ele participou de eventos que deixaram o governo em saia justa.

  18. Ainda temos em nosso país uma grande distãncia entre intenção e gesto. Nossa estabilidade institucional, democrática e econômica ainda é coisa recente no tempo das grandes nações. Nossa prosperidade econômica atual é visível mas precisa ainda de mais tempo de consolidação para que se garanta uma dotação estável, segura e crescente de percentual do nosso P.I.B. em defesa. São processos iniciados e em curso que demoram dar seus frutos. Por ora, o governo faz bem em agir com prudência. São tantas coisas de que o país se ocupa atualmente que poucos comentaristas se dão conta de que nunca foram feitas a menos de uma década atrás, como os gastos com o reequipamento e modernização da nossa defesa. Nossa cadeia de indústrias nesse setor é ainda insignificante para garantir uma maior nacionalização pois que todas estavam ligadas a uma estratégia entreguista de dependência e subserviência externa de governos anteriores. Muitos generalecos faladores hoje foram coninventes com isso num passado bem recente. Fazem um discurso nacionalista radical mas o imaginário político explicitado denuncia a incoerência das suas atitudes. O Ministro Jobim, em que pese a desconfiança de muitos brasileiros, os quais me incluo, causados pelos “cabos” vazados pelo Wikieleaks, parece que agora está agindo como brasileiro à frente do MD. Nosso país deve se preparar permanente e crescentemente em capacidade militar para a defesa mas não precisa ser afobado e desorganizado nem gastar tudo de uma vez. Afinal, como a maioria de nós sabemos, fazemos muitas conjecturas, mas na verdade não estamos com nenhuma ameaça iminente à nossa segurança e soberania.

  19. rsrsrsr cara ou os senhores são uns fanfarão ou uns indiotas de caterinha como chegar rafales f3 se na materia a otam e inimiga caracas fala serio ou desenvolve um caça ou se alia aus russo pelo menos são os unicos que ainda não tentou estroqui o brasil

  20. Precisamos ter pelo menos as condicoes necessarias para manter a integridade de nossas fronteiras e do nosso mar territorial (incluindo pre-sal). Patrulhar, Monitorar e marcar presenca real e’ o minimo que precisamos e estamos muito longe deste requerimento. A seguranca interna, funcao das autoridades policiais, legais e seguranca e’ o outro desafio nao cumprido. Sonhar alem disso e’ mera ilusao. Sem estas condicoes efetivas, o Brasil sera’ apenas uma potencia virtual.

  21. O DNA do Jobim:
    Foi contra as 200milhas—porque não tinha uma boa assessoria.
    Foi quem denunciou a Abin de comprar equipamentos com poder de fazer escutas por meio de comissão do Exército—–por não ter uma boa assessoria.
    Fez pronunciamentos indevidos sobre destroços do Airbus-Voo 447 da Air France—-por não ter boa assessoria.
    Neste caso ficou transparente seu dom para NINJA, em momentos criticos.
    Bem o que eu diria agora.
    O Sr Jobim nestes últimos dias anda dizendo coisas boas aos nossos ouvidos—-por ter agora uma excelente assessoria a do Sr. Lula que o mantem no governo da Dilma, mesmo sendo simpatizante do Serra.
    Putz!!!!!agora nem eu mesmo entendi.

  22. Acho que falar do Jobim estar com Serra ou votou Serra como colocou outro colega é fácil, o difícil é demonstrar isso. São só boatos da oposição, já várias vezes temos discutido o assunto aqui.
    .
    Tem pessoal da oposição que não tendo líderes para mostrar, pega algum líder do governo para dizer que é deles, já se discutiu isso. Contam com apoio da ultraesquerda do PT que quer falar mal do Jobim.
    .
    Enquanto a DEFESA, a quem pode mostrar a oposição? se a oposição nunca passou bola pra defesa, a oposição é proamericana, pelo menos o PSDB-DEM.
    .
    O Brasil mudou, agora é uma potência e os CANSEI tinham apostado todas as fichas a ser uma colónia americana.
    .
    Eu falar assim não significa que apoie o governo, acho precisamos um gov verdadeiramente nacionalista. E pelo devagar que vai o negócio, acho a Dilma (o PT) está contente com fabricar 36 rafales até 2020, e o subnuc pra 2022.
    .
    Mas querer levantar a imagem do Serra, apoiado em boatos inventados sobre Jobim é um disparate, imagina! um cara que falava que os VANTs eram produto da mente fantasiosa da ‘mulher’! kkkk que não existiam, que eram “pratos voadores”. Esse é o cara que querem ajudar? kkkk
    ————
    Beto: muito boa tua colocação, eu só adicionaria que SIM, temos uma ameaça, os EUA, e em tempos de preparação para um confronto (5 10 ou 15 anos) podemos dizer que sim, que é iminente.

  23. Como diria os antigos: Jobim ta falando pelos cotovelos. A coisa e tao obvia que deveria parar ja com essa conversa. Esta sem poder no governo Dilma e ela nao quer escuta-lo.Saia do governo e se ve a possibildade se candidata a presidente, como fazem numa democracia. Neste governo suas ideais nao andam. O Ministro Butter e o homen do dinheiro e ele diz que a verba ta curta; tem pagar os 550 ladroes do congresso um dinheiro absurdo.

  24. Pessoal, estou fora … vou me aposentar em matéria de Forças Armadas. Já que não me aproveitam para desenvolver projetos para as FFAA, vou tirar o meu time de campo.
    Dessa vez eu vou em definitivo.
    Abraços.

  25. É evidente que temos que nos equipar para termos voz e sermos respeitados, no entanto é importante saber investir bem, a END foi um grande passo, hoje temos estratégia para não somente comprar, mas tb para gerar empregos aqui na indústria bélica e tb exigirmos a TT do que compramos. Alguns programas seguem lentos como o FX2, poderiamos ter avançado muito nesta área, deveríamos copiar India e China, que fizeram parcerias para fabricar caças multifunção e já estão fabricando seus caças leves, no site poder aereo tem matérias interessantes sobre a preocupação dos americanos em treinar seus pilotos de f22 com caças leves t38, família f5, basicamente por serem de difícil detecção em função de seu tamanho e emissão de infravermelho, tal treinamento se deve talvez aos j10 chineses com características semelhantes, na verdade, os caças multifunção atuais são caros , pesados, grandes e de manutenção alta, tudo isso para poder transportar em sua fuselagem potentes radares e armamentos BVR. O fato é que estes armamentos BVR ainda não mostraram suas capacidades desde criados, tendo apenas quatro abates registrados ao longo da história de uso deles como BVR, outros abates foram registrados, mas dentro do alcance visual com enquadramento pelo caça agressor. Então a proposta fire and forget ainda não está plenamente avalizada. No caso dos radares , estes podem ser transportados por outras aeronaves e com um alcançe maior do teatro de operações, sendo então repassados a toda força através de enlace de dados. Portanto fica aqui a sugestão, não apenas caças multifunção, mais muitos, muitos mesmo caças leves feitos no brasil, por brasileiros e projetados por nós mesmos. Leiam a matéria e tirem suas conclusões.
    http://www.aereo.jor.br/2010/08/22/promessa-e-realidade-o-combate-ar-ar-bvr/

  26. Milton, a questão de Jobim ter apoiado Serra foi amplamente divulgado pelo jornais não fui eu quem inventei essa informação,agora se nao podemos acreditar nos jornais então isso vale para governo e oposição. Também eu não estava levantando a bola do Serra, apenas informei que segundo os varios jornais em circulação no Brasil essa amizade forte entre os dois teria desagradado imensamente a DIlma e toda a base de apoio do governo.

    Agora, o mais importante de tudo é entendermos que independente de que partido esteja no governo a questão das forças armadas tem que estar obrigatóriamente na agenda. Antes de discutirmos ideologia, é fundamental discurtirmos as açoes de nossos politicos, essas sim influenciam nosso dia a dia.

  27. Outra coisa Milton, historicamente o Brasil é alinhado com os EUA em sua macropolitica, não vejo problema nisso, a questão é outra, precisamos nos fazer ouvir e da maneira certa, isto é, não pedindo e nem apoiando regimes terroristas e totalitarios. Cuidado, o Brasil é a 7ª economia mundial,mas não siguinifica que somos uma potencia, nossa economia é muito fragil (vide cambio e dolar), nosso comercio exterior só vende comodities. Geopoliticamente não conseguimos resolver conflitos na America do SUL e o que é pior, não resolvemos nem mesmo nossos proprios problemas. Por enquanto ainda somos a estatua gigante com cabeça de ouro, corpo de ferro e pés de barro. Mas tenho fé ainda chegaremos lá.

  28. pois é, amigo fiorano, a mídia.br tem posição política
    não podemos confiar nela, por isso esses blogs.
    O Lula apoiando um cara que apoia Serra, já pensou?
    Só na cabeça de Castanhede MLeitão etc, “jornalistas” rs.
    .
    “a questão das forças armadas tem que estar obrigatóriamente na agenda” assino embaixo, mas sou muito pessismista a respeito dos partidos maioritarios se ligarem para a produção própria de armamento, e em grande quantidade. Por enquanto só temos os subs do torneiro, ou talvez já deveria dizer ‘da Marinha’.

    Enquanto aos EUA eu escrevi um comentário sobre o assunto:
    http://planobrasil.com/2011/04/09/novo-conceito-de-intervencao-da-otan-no-mundo-preocupa-o-brasil
    Os EUA já vem o Brasil como concorrente, e no futuro, na minha opinião, como o principal concorrente.
    A China é dependente de recursos naturais extrangeiros, é uma fraqueza que os americanos vão explorar.
    Devemos deixar atrás a guerra fria, hoje ver os americanos como um perigo não é de comunistas é de nacionalistas.

  29. quem não sabe que uma nação para ter vóz tem que ter armas,principalmente atomica,não queria ver meu pais armado com bombas atomicas ou seja la a arma que for,melhor seria um mundo sem armas,mas infelizmente é um mal nessesario,um homen de visão um visionario falou que para o brasil ter vóz teria que ter a bomba atomica e é uma grande defesa tambem realmente a unica que funciona,saudoso JOSÉ ALENCAR vice presidente da republica,homen de paz e inteligente um visionario.

  30. RTADEUR…Valeu a diga amigão,muito proveitosa.Merece aprofundado apreço..Dimitri Firtash e Mikhail Chernoy…Hummmm…

  31. A Dama-mao-fechada-de-ferro, falou no inicio de seu mandato que nenhum ministro estava autorizado a declarar aquilo que não tivesse seu aval, mesmo porque estava havendo certas divergencias quanto as declarações nas mídias, assim, o Ministro tem feito seu papel, apenas reportando aquilo que lhe foi perguntado e dentro dos parametros da Presidenta. Tem demonstrado total coesão com a pasta e suas declarações tem tido a firmeza que merece a ocasião.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  32. BETO…A conscientização da necessidade do aumento de investimento em defesa no Brasil esta ate mesmo alem de vontade politica.Os especuladores e oportunistas nacionais e estrangeiros ajudados por seus favoraveis mecanismos e a midia é um deles disseminaram em nossa sociedade o repudio as armas e a bandeira da “PAZ” entre aspas mesmo e das “FOLHINHAS VERDES” tambem entre aspas mesmo,para assim nos manipularem e continuarem se beneficiando de nós.Pergunte aos ambiciosos extrangeiros se a Amazonia for internacionalizada se eles somente preservarão as inocentes arvorezinhas e mananciais e se deixarão intocaveis as riquesas minerais e a bio-diversidade.Talvez para eles desenvolvimento sustentavel seja cercar a Amazonia,não permitir o ingresso nela a ninguem,e extrairem e se beneficiarem de suas riquesas que são infinitamente superiores ao pré-sal,replantando-a e mantendo-a como o JARDIM ZOOLOGICO E JARDIM BOTANICO DO MUNDO e ainda cobrando ingresso para visitação.

  33. Esta idéia da não existência de ameaças ao Brasil e, em conseqüência, pressupor-se desnecessário investir ou até mesmo pensar sobre a Defesa Nacional constitui-se uma das mais brilhantes estratégias indiretas aplicadas contra nosso País.A maioria das pessoas não possui sensibilidade para perceber que a ausência de um inimigo declarado não significa que se está em segurança.A fluidez dos interesses e das baixeza humanas é que realmente ditam os graus de ameaças,induzindo a traição, o jogo escuso ou a brusca guinada de interesses econômicos,sobretudo em se tratando dos atores atuais.

  34. JAGUARR…Correto amigo,falou tudo.Agora mesmo depois da chacina na escola de Realengo RJ ja estão ate querendo fazer outro referendo de proinição de fabricação de armas no Brasil.Sou a favor do desarmamento e pra mim em via publica quem esta armado ou é policia ou é bandido.Para se tirar a vida de alguem ou cometer ato terrorista existem inumeras maneiras que não precisam de arma de fogo para faze-las.Nosso pais esta entre os dez maiores produtores de armas do mundo e nossas armas vendem como agua e isso traz muita divisa ao pais.Não somos os cabeças na fabricação de armamento convencional justamente porque so vendemos de forma legal enquanto todos os outros que estão a nossa frente vendem ate pelo contrabando.Querer proibir a fabricação de armas e castrar a industria belica nacional é a maior orquestração para deixar a nação mais vulneravel ainda e a quem isso interessa diretamente heim?????

Comentários não permitidos.