Conselho de Defesa da Unasul não deve seguir modelo da OTAN, diz ministro da Defesa

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/08/unasul-emblema.jpg

Numa crítica à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o ministro da Defesa, Nelson Jobim, defendeu durante conferência no Rio de Janeiro que o Conselho de Defesa da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), formado pelos 12 países do Cone Sul, não siga o “caminho das armas e do uso da força”. Antes, ele criticou  a “carta branca” da OTAN para o uso da força em qualquer lugar do mundo sem aprovação prévia do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“O Brasil não pretende fomentar a criação no subcontinente de uma organização de defesa coletiva nos moldes da OTAN”, declarou Jobim nesta quinta-feira (07/04) ao destacar a construção de uma identidade sul-americana de segurança e defesa baseada na cooperação e que sirva como “fator de dissuasão extrarregional”.

O ministro participou de um seminário realizado pelo CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) em parceria com o instituto britânico Chatham House, que reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir o status do Brasil como um novo “global player”.

Na avaliação do assessor para a Área de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Antônio Jorge Ramalho, o Conselho de Defesa Sul-Americano, criado em 2007, tem surpreendido pela realização de “reuniões mais substantivas” e com a proposição de cooperações mais ambiciosas do que se imaginava.

“Pensava-se que levaria décadas para produzir resultados. O organismo muito provavelmente não vai ambicionar ações militares conjuntas a menos que sejam cooperativas como, por exemplo, o desempenho dos países da região no Haiti. O Conselho Sul-Americano não tem uma ameaça clara e não é propriamente uma aliança, é um esforço de concertação em favor de princípios de cooperação de resultados positivos. Não estamos unindo armas contra quem quer que seja”, disse Ramalho ao Opera Mundi.

Segundo o especialista, a maior parte dos problemas de segurança da região só poderá ser enfrentada com eficácia mediante cooperação internacional. “Mas imaginar que o Conselho será uma estrutura institucional, que vai promover a unificação de forças armadas, é muito distante da realidade. Essas coisas levam gerações para acontecer”, analisou.

De acordo com o assessor de Defesa, há uma coerência entre as ações do Brasil e o que país propõe para a ordem internacional. A política externa brasileira tem se anunciado mais clara e orientada para médio e longo prazo, destacou Ramalho.

“Tem claramente a reafirmação de prioridades com a América do Sul e no campo dos direitos humanos. Tanto que a primeira viagem da presidente Dilma Rousseff foi para a Argentina e ainda pediu para falar com as Avós da Praça de Maio. São sinais muito claros de que a prioridade é essa região. A minha leitura é que o governo vai trabalhar mais para consolidar posições que o Estado brasileiro já conseguiu”, concluiu.

Questão nuclear no Brasil

A questão nuclear no país ainda é um ponto delicado que gera discussões. Para cumprir o efeito de dissuasão na segurança regional, o Brasil tem promovido o reaparelhamento das forças armadas, previsto na Estratégia Nacional de Defesa, com investimentos de quase 400 bilhões de reais até 2030.

O desenvolvimento do submarino movido à propulsão nuclear a um custo de dois bilhões de reais está inserido nesse pacote. Segundo Jobim, um submarino nuclear é necessário para garantir a proteção da plataforma continental brasileira com uma área de 4,5 milhões de quilômetros quadrados de águas territoriais.

“O Brasil não terá armas nucleares, somos absolutamente transparentes. O programa nuclear no Brasil tem finalidades energéticas, de saúde, de agricultura e também na propulsão do submarino sem arma nuclear que se destina a proteger o domínio sobre os fundos marinhos, as 350 milhas após a aprovação do Conselho de Limites da ONU que estende a soberania do país até o borde exterior da plataforma continental”, declarou Jobim.

Numa comparação aos submarinos convencionais da Marinha do Brasil, estes se deslocam a uma velocidade a sete nós (menos de 20 quilômetros por hora). Ao passo que um submarino de propulsão nuclear terá capacidade acima de 40 nós (mais de 60 quilômetros por hora).

“A área do pré-sal avança além das 200 milhas náuticas, portanto, nós temos a necessidade de proteger essa riqueza e desenvolver no Brasil uma capacidade de dissuasão”, destacou o ministro.

Fonte: Opera Mundi

30 Comentários

  1. O BRASIL TEM QUE SE PREOCUPAR EM TER COMPETÊNCIA PARA SE DEFENDER….
    ATÉ PORQUE SE NOS QUEREMOS MESMO TER UMA GRANDE FORÇA MILITAR NÃO PODERÍAMOS DIZER “vamos dobrar a força militar brasileira” SERIA MUITA PRESSÃO “AINDA MAIS PARA UM PAIS SEM ARMAS NUCLEARES”, TEMOS QUE PRIMEIRO TER FORÇA PARA SE DEFENDER DEPOIS PRA ATACAR!!!!
    E SE NOS FECHAR-MOS COMO UMA ILHA (AMERICA DO SUL) FICAMOS MAIS FORTES CONTRA ATAQUES OU ATÉ MESMO CONTRA PRESSÕES E INTERVENÇÕES. PODEM VER QUE OS eua SÃO CONTRA A UNASUL (SEGUNDO ELES A oea “ordem dos estados americanos” JÁ FAZ O PAPEL QUE A UNASUL QUER DESEMPENHAR).
    sei que muitos aqui são contra até mesmo por causa do louco do Hugo chaves porem o chaves mesmo com sudoku-35 e mísseis S-300 não e paleo para o BRASIL em uma guerra assimetria ou convencional, contudo o BRASIL não e palêo para os eua e otan, porem a unasul mesmo inferior a outras como otan pode no mínimo impor respeito.

  2. Questão nuclear no Brasil?
    Quem viu há uns meses atrás um ‘especialista’ alemão, já sabe que estamos na alça de mira…
    Agora a questão de Belo Monte x OEA…
    A Otan se dando o direito de intervir onde achar por bem…
    E vamos ficar nessa de ‘no- nukes ‘ ???
    Um brinde ao agora saudoso Enéas carneiro…

  3. ameaças ao Brasil
    por enquanto ngm
    de olho no nosso pais tem mtos
    mas ameaça ainda nem uma .

    eles tao em crise e nos com o dinheiro
    soh na LAAD reino unido vai enviar dois ministro
    pra parceria
    a italia msm irritada com a gente vai enviar o pessoal dela pra fazer parceria tbm por aki
    __
    mas agora o q ta tirando minha paciencia eh esses americanos indo na amazonia direto
    ateh parece que eles ligam pro meio ambiente

  4. Palavras do Jobim :

    “O Brasil tem um compromisso muito sério na América do Sul com a preservação da soberania da Argentina sobre as [Ilhas] Malvinas”.

    http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2011/04/07/novo-conceito-de-intervencao-da-otan-no-mundo-preocupa-o-brasil/
    —————————-
    Essa matéria do jornal Opera Mundi está sendo altamente diplomática, panos quentes na realidade. A América do Sul já está invadida pelos royal nas Malvinas, território Argentino, à qual caso eles não saibam já teve um conflito bélico de grandes proporções. Quanto à dizer que não há ameaças detectadas é mentira, ameaças veladas são constantes, o próprio primeiro ministro inglês disse recentemente que não vai abdicar das Malvinas e já mandou plataforma de petróleo para lá bem como Tiphons.
    quanto à este tal especialista dizer que não haverá união das forças militares como um só conjunto, saiba ele que nimguém pediu isso, o objetivo da Unasul é defesa conjunta, operações conjuntas e quem sabe material similar, cada país tem identidade própria.
    Não baixa a guarda, não acreditem em discursos suaves, é mentira.

  5. MUHAUUHAHHUAUHUHAUH 🙂

    Mesmo que a Unasul quisesse, não tem capacidade de projeção e uso de força, portanto fica mesmo na retórica. Quem sabe daqui 50 anos(sendo otimista) isso mude.

    []’s

  6. Esse pre=sal é tão fácil defender, é so comprar 30 Su-34 armado com moskit e eu quero ver alguem encostar ali.

  7. Alguém acredita que seremos uma potencia, no maxímo serviremos para alimentar os outros…país agricola e só.Cade os helicopteros MI 35(sabre pra nós )foram suspensos.os caças nem se fala…só se armarmos os traficantes ai temos como bater de frente…é pena mas alguém ta viajando na batatinha falando em Brasil potência….que pena.

  8. Temos os meios p efetuar a entrega das Nuckes? Abandonamos o projeto S 1000 por estupidez ,lesa-patria,servidão de certos “EX”,cadê o n VLS?A dilma atrasando o reequipamento de n FAB…precisamos de novos caças c mt urgência.Tipo SU 35BM ououtros = ou melhor, p ontem.

  9. Hum vejo que tem um entusiasta por aqui, lembraram do Enéas, sempre foi assim quando aparece um revolucionário é tachado como louco, etc… o Brasil so vai ser potência no dia que for invadido, nosso hino é constituição reflete o que nós somos deitados em berço explendido. Demorou 2 dias para os políticos aumentarem seus salários, agora o mínimo tá até hoje em discurção, vejamos a Dilma é como o Plinio arruda disse ela vai ser um boneco nas mãos dos políticos é as bombas já estão estourando, mensalão, anatel, desvios de verba de governos anteriores vais se passado a culpa pra ela, esses dias o Ge. Augusto Heleno ia falar tudo sobre o golpe de 64 oque acontecu na hora que ia começar sua palestra foi cancelado até hojé o Brasileiro não pode saber a verdade senão a marfia vai acabar, se continuar essa put#ria é porque é culpa do povo que aceita, vamos apoiar um militar de verdade para acabar com o senado é o paraiso fical dos políticos, General Heleno para Presidente esse sabe doque o país precisa até mais.

  10. A UNasul nasceu com muita influencia do Chavez, Correa e no lado brasileiro do Marco Aurelio Garcia e os Barbudinhos do Itamaraty. Todos comunistas inveterados. Ja nasceu com a propaganda anti-americana/OTAN, e pela bandeira dessa organizacao so falta o martelo e a foice bem no meio daquela vermelho e amarelo todo. Uma miseria de organizacao que nao leva a nada em absolutamente nada. Os esquerdistas radicais perderam e estao perdidos ate hoje. Essa UNASUL e o Foro de Sao Paulo criando uma organizacao tentando alinhar todos contra os EUA e entregando o ouro a quem nao deve; China, a destruidora de industrias.

    Desde quando,historicamente, as Falklands/Malvinas foram territorio argentino.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Re-establishment_of_British_rule_on_the_Falkland_Islands

  11. Sinseramente voces acreditam que nao possuimos armas nucleares?
    Bom continuem com esse pensamento de vira lata. Já tamais que provado e os gringos lá reconhecem que durante o regime militar produzimos alguns artefatos que concerteza nao foram jogados no lixo. Outra coisa que Oprime nossos inimigos é o fato de o Brasil já possuir uma das melhores tecnologias de enriquecimento de urânio do mundo, que é o processo mais complicado na cadeia produtiva nuclear

  12. Unasul só é mais uma desculpa pra tocar violão e fumar unzinho, debatendo os problemas sociais e economicos sem qualquer tipo de solução concreta.. e relembrando seus heróis soviéticos. Cambada.. Os outros da AL não sei, mas o Brasil não é vermelho e amarelo. Mas sim verde amarelo e azul, as cores da vida.

  13. Estamos dormindo no ponto, cada vez as superpotência estão se fortalecendo no mundo, e nós aqui, com medo de enrigecer nossas espadas.. É uma vergonha essa estratégia anti-belicista que se tem, num mundo totalmente belicista, parece que o Brasil está situado em outro planeta…… Daqui a pouco os americanos/russos/chineses colocam uma plataforma de petróleo além mar e nós vamos ter que ficar quietinhos, e com medo….

  14. O problema é o seguinte:
    1) A mentalidade do brasileiro ainda está em formação, pois o que a esquerda brasileira pensa, não é o que a maioria da nossa elite intelectual quer para a nossa sociedade;
    2) Lula governou para os banqueiros e especuladores financeiros e nos endividou até a alma sem necessidade, por isso não é confiável;
    3) A cabeça do brasileiro está mais para o povo americano e europeu, do que dos povos sul-americanos de origem indígena-espanhola. Acho que temos também, afinidade com os russos e chineses;
    4) Se não conseguimos nem prender os narcotraficantes do RJ e de outros Estados brasileiros, como vamos interferir em outros países ?
    5) Até hoje, não vi nenhum político corrupto brasileiro na cadeia, efetivamente preso. Quer dizer, que o mal do mundo é aqui ? Pode ser … O Grande Satã é brasileiro e não sabemos;
    6) Se mal estamos conseguindo defender as nossas fronteiras, como vamos nos preocupar em ajudar os outros países sul-americanos através do Unasul ? Não tem lógica;
    7) A grande nação eficiente hoje em dia nesse planeta é a China, por isso devemos nos aproximar dos chineses, a fim de fazermos boas parcerias e comercializar;
    8) Vamos nos afastar dos países que votaram contra a nossa hidrelétrica em Rondônia, pois não são nossos amigos;
    9) Vamos seguir a linha dos franceses, pois eles mostraram ultimamente, que possuem inteligência e determinação, ao lutar a favor da liberdade das nações, combatendo reis e ditadores do OM e África.

  15. Nelore tu é um boi pronto para abate, brincadeira, he, he…
    Não foi a Unasul nem o foro de São Paulo que transformou
    o URSO PANDA em uma SERPENTE foi EUA.

  16. é piada essa informaçao “Conselho de Defesa da Unasul não deve seguir modelo da OTAN, diz ministro da Defesa”.
    nem poder militar teria para isso, quanto mais exigir algo.

  17. Eu acho graça de gente que fala que Brasil tem Bomba atomica e acha que isso é uma vantagem muito grande, vou fazer uma pergunta bem simples no caso de uma guerra com os Americanos como o Brasil conseguiriam lançar uma ogiva daqui pra la, infelizmente o Brasil nao tem tecnologia pra isso e vai demorar muito pra ter, vocês já pararam pra pensar o pq os Americanos sabotam o programa espacial brasileiro de todas as formas possiveis.

  18. eu acredito que o pré-sal
    vai alanvancar os avanços nas tecnologia aqui no Brasil
    como a nasa alanvancou a tecnologia nos EUA
    o inicio do pre-sal ta tendo mas invenstimento do que no inicio da nasa

    o Brasil eh lento
    mas acredito ainda que seremos uma potencia militar
    ateh 2030
    ainda da tempo

  19. Criar uma bomba nuclear é a coisa mais facil que existe, a composição você aprende na escola.
    Tecnologia de misseis, o dispositivo de entra que é dificil, fazer o foguete A, ir até B a velocidade X e ser detonado em momento Y.
    Isso é complicado, mas a bomba em si é super simples, bastando ter Uranio altamente enriquecido ou plutonio.. (coisa que o Brasil tem condições de fazer a médio prazo), fazer uma bomba é simples.

    Mas ter bomba nuclear não quer dizer nada.
    Desde 1945 acontece uma guerra atrás da outra, algumas em até maior escala (de duração, poder bélico..) que a 2° guerra..
    E eu não vi nenhum cogumelo radiotivo nesse periodo.
    Nego é muito paranoico.. ‘tem bom é o fodão, não tem é um otario’.. grande coisa ter bomba nuclear.
    Serve como um meio de dissuação, mas ai a usar?? já é outros 500.. alias.. outros 5.000
    paulo
    Passou hoje de tarde um MI-35 aqui (RIO). Nós já o temos, vem chegando desde 2010…

  20. Poisé Douglas Ramos, se o nosso VLS tivesse funcionado, os EUA já tariam peidando pra gente, pois sempre ficaria a interrogação se tívessemos ou não a nuke, pq ai sim nós já teríamos como lançá-las.

  21. carlos argus disse:
    09/04/2011 às 10:15
    Temos os meios p efetuar a entrega das Nuckes? Abandonamos o projeto S 1000 por estupidez ,lesa-patria,servidão de certos “EX”,cadê o n VLS?A dilma atrasando o reequipamento de n FAB…precisamos de novos caças c mt urgência.Tipo SU 35BM ououtros = ou melhor, p ontem.
    ===
    Não culpe um presidente pela incompetência de Nossas FA´s em ser independente.
    Tiveram a opção da escolha e foram escolher um mosquito. Um caça que não serve para defender o país porque não existe. E o que existe não atende nem o país de origem. Caiam na real. Marinha conseguiu exatamente o que queria. O exército está no mesmo caminho. Porque será que a Aeronáutica teve problemas para fazer uma compra inferior à da Marinha?

  22. A UNASUL vai acabar se unindo contra o Brasil. Cuidado!
    Vide OEA.
    Pra mim a OEA acabou, pois eles abusaram em solicitar que o nosso país construa uma hidrelétrica em nosso território.
    O Brasil precisa de ter a sua arma nuclear. Militarmente, essa deveria ser a nossa prioridade número 1.

  23. O brasileiro acha que tudo de fora eh melhor
    e acha que nao conseguiremos .
    ah 10 anos atras o Brasil soh era piada “Brasil o país do futuro”
    o Brasil mudou
    mas precisa mudar mto ainda

    por exemplo
    nas leis
    as leis desse pais ateh os bandidos ficam rindo delas

Comentários não permitidos.