Dois lados da mesma moeda

http://i0.ig.com/fw/3t/ho/nh/3thonhw3kiq5pkqvu093zxj8e.jpg

Fonte: Folha de São Paulo

Eliane Cantanhêde

06/04/2011

Vinte e seis anos depois do fim do regime militar, o Brasil vive uma contundente cena de sua maturidade política: Dilma Rousseff, ex-presa política, torturada nos porões e eleita a primeira mulher presidente da República, assume a sua condição de comandante-em-chefe das Forças Armadas, é agraciada com a Grã Cruz da Defesa, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e diz a 70 novos oficiais militares e suas esposas que o país “corrigiu seus caminhos”.

A cerimônia, no Palácio do Planalto, teve a participação do ex-guerrilheiro José Genoíno, hoje assessor do Ministério da Defesa. Conversou com os comandantes, circulou pela oficialidade, exalou democracia.

As diferenças continuam, porque democracia é isso: convivência entre os divergentes, debates, confrontos de ideias. Ninguém precisa pensar igual para conviver republicanamente. Como não precisa pensar igual para conviver dentro da própria casa, civilizadamente.

No discurso, Dilma deixou para lá os temas polêmicos, como o projeto de criação da Comissão da Verdade para apurar crimes da ditadura, que está tramitando no Congresso. E abordou os temas que são música aos ouvidos dos militares: soberania, capacidade de dissuasão (leia-se reequipamento). Ao ressalvar que o combate à miséria é prioritário, acrescentou: “A Defesa não pode ser considerada elemento menor da agenda nacional”.

O comandante do Exército, general Enzo Peri, elogiou o discurso: “Excelente”.

Ok. A Defesa foi a área mais atingida pelos cortes ao Orçamento deste ano, com R$ 4,38 bilhões a menos, mas com a promessa de que haverá correções assim que possível. Como os 36 novos caças serão adquiridos, mais cedo ou mais tarde. E, como a gente sabe, a esperança é a última que morre.

Quem saiu do Planalto ontem com a sensação de que o Brasil está bem nos trilhos institucionais deparou-se com 10 mil agricultores (segundo cálculos da Polícia Militar) acampados na Esplanada dos Ministérios. Fizeram missa campal, discursos, festa, tudo para pressionar o Congresso a aprovar o novo Código Florestal, que divide o governo, ambientalistas, grandes e pequenos produtores, num festival de paixões.

Os militares sorridentes no Planalto e os agricultores manifestando pacificamente na Esplanada são dois lados da mesma moeda: a moeda da democracia, na qual ambos têm o direito universal da discordância e da defesa de suas posições e visões de mundo. Como todos os demais.

Fonte: Folha de São Paulo

8 Comentários

  1. Isso que é democracia de Fato! agora só falta alguns Políticos e nós também vivermos tal democracia como se deve.
    O que ocorre hoje, é a distorção da democracia, “algumas acreditam que vivem num pais democrático significa desviar recurso, outros acreditam que podem driblar as regras sem punição” .
    Hoje, para democracia ser completa falta “PUNIÇÂO”…a impunidade esta causando atrofia, isso significa uma pseudo-democracia.
    Reforma judiciária e tributaria !! É o caminho para Brasil Pais de 1º Mundo!
    Ex: este vivi esta noite ” Um rapaz estava reclamando das estradas, que o caminhão dele tinha estourado de tanto buraco, e que os políticos são isso ou aquilo…perguntei com quantas toneladas ele estava no caminhão no ato que estourou o pneu! 21 tonelada…rs falei você não pode reclamar da estrada… seu caminhão só pode levar 14 tonelada!!
    É isso que acontece no nosso Brasil… Impunidade falta de cultura, e principalmente cara de Pau.
    Desculpe meu desabafo

  2. Uma coisa é certa um dia o Brasil terá que apurar os crimes da ditadura !
    Tem se o sentimento que esperam que todos os envolvidos no golpe de 1964 morram, para depois se fazer uma revisão histórica sem ferir a ”honra” de ninguém !
    Mas muitos anistiados ainda se encontram no crime quando negam informações de desaparecidos políticos e demais vítimas desse horror que mancha ate hoje a história do Brasil !

  3. A Dilma é inteligente e agora está bem informada, antes não estava.
    O próprio Nelson Jobim quando juiz do supremo propôs a extinção das 200 milhas pois estava mal informado, numa jogada estratégica , acredito dos militares, ele foi colocado como ministro da defesa e passou à receber as verdadeiras informações estratégicas de interese do pais, pronto, aumentou o nosso mar territorial além do que, ele Jobim , é o pai do Guarani, Helis, sub nuclear e KC, fora aquisição dos helis russos, aumento dos leopard, igla, saiu do papel o fuzil imbel, etc. No governo Lula havia uma instabilidade por conta do Franklim Martins (http://pt.wikipedia.org/wiki/Franklin_Martins) e outro ministro que não recordo o nome, desculpem. Esse povo nos altos postos tem que ser regado com informação, aí a decisão estratégica será correta.
    http://www.youtube.com/watch?v=G0YCkDyBhdE

  4. Nem políticos e militares estão indo bem. Vou explicar:
    Há políticos de esquerda, altamente traumatizados por causa do período de 21 anos repressor, do Governo Militar + Civis Nacionalistas Anticomunistas + EUA + Aliados dos americanos, devido a disputa internacional ideológica entre os dois grandes blocos ideológicos-econômicos (EUA e URSS). Muitos países foram vítimas desse processo, que na verdade foi imperialista, pois EUA e URSS queriam dividir o Planeta Terra entre eles, organizando revoluções internas em outros países,etc.
    A antiga esquerda, hoje no poder democraticamente, e os militares mais antigos, estão percebendo que foram vítimas da influência de outros países, e que temos que criar a nossa própria cultura ideológica (cabocla) em função na nossa realidade. A China e Rússia estão seguindo nessa direção e ainda não chegaram a uma conclusão definitiva. Acredito que o nosso país também.
    Até os EUA, ainda não encontraram o seu rumo político definitivo, pois a população americana não vai aceitar a Plutocracia por muito tempo (Governo dos Ricos). É um processo de aperfeiçoamento contínuo.
    Os políticos brasileiros corruptos não foram punidos e nem serão, pois o nosso sistema político não funciona para a nossa realidade. Os militares das FFAA não possuem mentalidade tecnológica e futurística, devido ao excesso de burocracia, falta de flexibilidade, seleção de pessoal bitolada elimina os mais criativos e intuitivos,e a formação não estimula a mente criativa e intuitiva dos instruendos. Há muita memorização (decoreba), em vez de se desenvolver o pensamente crítico, espírito de análise, etc. O rigor disciplinar é contrário ao bom raciocínio e flexibilidade de pensamento.
    O governo injetando dinheiro nas FFAA irá resolver o problema da Defesa Nacional ? Não. Vamos ter que melhorar primeiramente a mentalidade dos nossos grandes chefes, caso contrário esses recursos se escoarão pelo ralo da incompetência. Irão investir em armas que não vencem guerras, e nada adiantará.
    Precisamos de um novo Sistema Político no Brasil, a fim de colocar no poder cidadões altamente competentes, idealistas e honestos, e de profissões e inteligencias varadas. As maiores bancadas do Congresso Nacional são de religiosos, médicos e ruralistas, em vez de serem distribuidos por todas as profissões e tendências.
    Só vejo um regime possível: Parlamentarismo à Brasileira.
    A China é bem administrada, porque possui bons políticos.
    O nosso país tem os piores políticos e economistas do Planeta Terra, e a China está com melhores.
    No meu caso pessoal: Tenho inúmeros projetos tecnológicos em mente para as nossas FFAA, e não sou aproveitado.
    Não sou amigo, amigo do amigo, fidalgo (filho de algo), bajulador e apadrinhado político. Então, não posso estar satisfeito com o nosso Sistema Político e a mentalizade das nossas Forças Armadas. Os dois têm que mudar, para a sobrevivência nacional.
    Pessoal, imagine se PT + PMDB ficarem amigos das nossas FFAA atuais ? Precisamos melhorar os dois … Almirantes, Generais e Brigadeiros têm que ter a mente tecnológica e futurística, e se afastarem da burocracia, pois a guerra atual exige essa percepção.
    Depois falo mais sobre esse tema.

  5. “Até os EUA, ainda não encontraram o seu rumo político definitivo, pois a população americana não vai aceitar a Plutocracia por muito tempo (Governo dos Ricos).”

    Discordo , pois quem governa mesmo é quem tem o poder real, e quem é dono do dinheiro tem poder real. Até recentemente como os EUa tinha uma melhor distribuição renda entre a população, a população realmente tinha poder , mesmo, que não votassem.

  6. Muito bonitinho esse discurso de conciliação, mas o que se vê é outra coisa. O executivo busca implemetar aquela tal comissão, e fez do Ministério da Defesa uma das maiores vítimas do corte orçamentário imposto para agradar a rentistas, banqueiros e agências de crédito internacionais – algo que vai machucar projetos do setor de tecnologia como o KC-390 e a produção do avião hipersônico.

  7. Pessoal, as FFAA não são dos militares, mas de toda a nação. Se cortarem os recursos das FFAA, não estão atingindo os militares, mas a Segurança Nacional. É que nem dar um tiro no próprio pé.

    Cal, o povo americano não é de brincadeira. Eles já assassinaram 4 presidentes e tentaram contra outros …
    A Plutocracia vai acabar provocando uma Guerra Civil nos EUA, como já houve no passado, com quase 1 milhão de mortos (Guerra da Secessão), e não é uma bom exemplo para a humanidade. Vamos limitar as grandes fortunas, por favor.
    (colagem)
    De George Washington a Barack Obama os Estados Unidos já tiveram 44 presidentes da república. Quatro deles foram assassinados (Abraham Lincoln, James Garfield, William McKinley e John Kennedy), quatro sofreram atentados (Andrew Jackson, Harry Truman, Gerald Ford e Ronald Reagan) e quatro morreram durante o exercício do mandato (William Henry Harrison, Zachary Taylor, Warren Harding e Franklin Roosevelt)

  8. Não existe verdadeira democracia com córpos insepultos e a justiça tem de ser igual para todos.Vamos apurar a tudo e julgar a todos ( OS DOIS LADOS ) se assim quiserem ou esqueçamos o tempo da vergonha que manchou a nossa historia sepultando nossos mortos e nossos ressentimentos.

Comentários não permitidos.