Em discurso a generais, Dilma diz que Brasil ‘corrigiu seus caminhos’

http://f.i.uol.com.br/folha/poder/images/11095374.jpeg

Para uma plateia de 70 oficiais-generais das três Forças Armadas, a presidente Dilma Rousseff, presa e torturada durante a ditadura militar (1964-1985), afirmou que o país “corrigiu seus próprios caminhos”, numa “evolução democrática da sociedade brasileira”.

“Um país que conta, como o Brasil, com Forças Armadas caracterizadas por um estrito apego a suas obrigações constitucionais é um país que corrigiu seus próprios caminhos e alcançou um elevado nível de maturidade institucional”, disse a presidente, que também é comandante-em-chefe das Forças Armadas, em cerimônia de apresentação de novos oficiais-generais.

Foi o primeiro evento desde a sua posse no qual Dilma discursou diretamente para os militares.

No discurso, a presidente não fez maiores menções ao período ditatorial no país. Também não citou um dos pontos de polêmica na sua relação com Exército, Marinha e Aeronáutica: o projeto de lei, apoiado pelo governo, que cria a comissão da verdade, para apurar responsabilidades por torturas praticadas por agentes do Estado durante o regime militar. O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Aos militares, e ao lado do ministro Nelson Jobim (Defesa), Dilma afirmou a importância de Forças Armadas bem equipadas e treinadas. Chegou a citar o pré-sal como um dos novos desafios para os militares.

“O Brasil precisará de Forças Armadas equipadas, treinadas e modernas”, discursou a presidente. “A Defesa não pode ser considerada elemento menor da agenda nacional.”

No entanto, os movimentos do governo Dilma nestes três primeiros meses de governo não sinalizam nessa direção. O Ministério da Defesa foi um dos mais atingidos pelo corte determinado pela equipe econômica no Orçamento deste ano. A tesoura na pasta de Jobim pode chegar a R$ 4,38 bilhões.

Em seu discurso aos oficiais-generais, Dilma ainda falou na necessidade de uma “força de dissuasão convincente”. Contudo, um dos efeitos do corte foi justamente o adiamento, para 2012, da definição acerca da compra de 36 novos caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira.

TEMER

Após a cerimônia, Dilma e o vice-presidente Michel Temer, que também participou da cerimônia, não quiseram falar com a imprensa.

Folha revelou hoje que tramita no STF um inquérito que investiga o envolvimento de Temer em um suposto esquema de cobrança de propinas no Porto de Santos.

Fonte: Folha

40 Comentários

  1. sera q essa senhora esta ciente do corte que esta havendo nas forças armadas??ou será que são tão cinicos a ponto de ficar dizendo essas asneiras ??!!só vejo neguinho falando que as forças devem estar bem equipadas e bla bla bla…e fazem tudo ao contrario por tras…aí vai um troféu impresa pela cinidez dessa cambada ai….aja saco pra aguentar isso

  2. Os militares podendo fazer concursos para novas carreiras devem fazer, pois, é evidente que a carreira militar foi de vez para a lata de lixo. Quanto aqueles que optarem ficar nas FA – tem meu respeito – pois, será por puro amor mesmo, haja vista que a vingança de Dilma será terrível. Quem estiver estudando pense na possibilidade de sair, não tenho dúvidas, a corda vai enforcar, ainda mais, todos os militares, ACABOU PESSOAL, ACABOU.

  3. palavras ao vento…. na hora do vamos ver…ela chama o Tio Sam para salvar o pré-sal (sic) dividir com a gente ??? Perhaps ??? .. please my friends….rsrsrsrs

  4. saber falar sobre as necessidades que as três forças precisam para desempenharem seus papeis é fácil, eu quero ver a Dilma liberar o dinheiro e dar um parecer sobre o reaparelhamento das forças.

  5. Como se pensa e se fala balbozeiras rsrs rsrs Ate parece que a contenção atingiu somente o MD não é mesmo e terão os choramingões que murmurarão “mas a parcela maior foi tirada do MD” rsrs rsrs Todos os acordos firmados estão sendo mantidos na area de defesa,acaso alguem viu ela cancelar algum?Existem tambem outras prioridades.A realização dos eventos copa do mundo e olimpiadas requerem infraestrutura,modernização e segurança e quem vai pagar essa conta,é ela a Presidenta.Os projetos de ação social foram mantidos e alguns foram contingenciados.Somem tudo isso e vejam se ela tem ou não razão.Ele é ex-guerrilheira mas ate o momento e inclusive seu compromisso de campanha foi com o desenvolvimento do Brasil e sem ressentimentos.Acertou ao bicar o pepino da COMISSÃO DA VERDADE para os deputados.De todos os presidentes civis que ate agora tivemos ela foi a unica que não foi beijar a mãozinha dos EUA na Casa Branca mesmo antes de assumir.Todos os demais presidentes antes dela foram,inclusive o Lula.Se o Obama não viesse aqui falar com ela ficaria sem falar com o Brasil.Ate o momento alguem tem algo concreto que ela se deixou levar pelo Obama ou que abriu o Brasil para os EUA?Eu não sou partidario dela e nem opositor,mas permaneço na expectativa por muitas importantes decisões que ela tera pela frente.Acho sensato pensarmos no Brasil e contribuirmos com ela que ate agora não fez nada que desabone a sua conduta,muito pelo contrario,em 3 meses de governo alcançou um indice de aprovação superior ao de Lula.Eu não a temo e sim tenho esperanças no governo dela.Mas temo sim as ratazanas entreguistas,leiloeiras que tanto habitam na situação quanto na opisição,verdadeiros descendentes de Araribóia o grande Trairabóia que aguarda ancioso a primeira caravela para oferecer seus prestimos,se beneficiar…O patriotismo de voces é alicerçado a dinheiro?É corporativo?É ideologico?Sabem,o verdadeiro patriotismo não se vende,não se compra e não é condicionado.O verdadeiro patriotismo é o amor incondicional pelo Brasil e o povo Brasileiro.Se o nosso povo é assim,se nossos guerreiros são assim,louvado seja o Brasil.

  6. Kalchicov
    Não tenha duvida que é o mais puro e absoluto cinismo dessa criatura.
    Talvez não por vingança, mas por pura ignorância seja qual for os motivos o fato é que ela está sendo negligente não só com a defesa, mas com a saúde e a educação. Pra mim essa mulher foi uma decepção ainda maior do que eu imaginava.

  7. Dilma disse:
    .
    “O Brasil precisará de Forças Armadas equipadas, treinadas e modernas”
    .
    “força de dissuasão convincente”.
    .
    .
    As frases da Dilma parece resposta de envolvido no MENSALÃO quando perguntado, diz: “…acredito na justiça brasileira” ahahah
    .
    Ser militar do FHC pra cá se tornou uma baita furada!!

  8. É muita cara-de-pau … Está entregue! aos interesses estrangeiros. A diferença é que agora não tem greves ou sindicatos pra transformar isto aqui em baderna, é tudo articulado dentro dos meandros do governo. O Brasileiro só tem o direito de votar e viver dentro da sua casca-de-ovo.

  9. Vamos esperar até o final deste ano início do outro para julgarmos o que a Presidenta vai fazer pela área. è cada coisa que tenho que ler. Ecaaaaaaaaa

  10. “O Brasil precisará de Forças Armadas equipadas, treinadas e modernas”,
    KKKKKK…
    D.Dilma, o povão vocês levam na conversa.. Mas com generais esse blá,blá,blá não cola…

  11. temos que achar um jeito de colocar um militar no poder… alguem que arme o brasil ate os dentes,temos que criar um partido políco militar ,dissiminar a idéia e começar a disputar eleições…algo como lula fez com o pt… temos que chegar no poder, tomar ações concretas com relação a nossa defesa.

  12. Se os países imperialistas tomarem a nossa Amazônia, a culpa será unicamente dos governos pós Regime Militar de 64.
    Vai ser uma desgraça.
    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/04/110405_belomonte_oea_pai.shtml
    Eu acho que é momento de duplicar ou triplicar o orçamento das nossas FFAA, pois o nosso país está numa quase guerra.
    Por outro lado, os militares têm que saber como o onde gastar (investir), para que esses recursos não sejam mal aplicados. Nós não temos ainda mentalidade tecnológica, futurística e logística nas nossas FFAA.
    Até hoje, ninguém ainda me chamou para opinar.

  13. Realmente é necessário concurso público, mas para ser militar !!! Antes de ser militar o cidadão precisa ser Brasileiro e NACIONALISTA, do contrário, desestabiliza o sistema político, com frequentes ameaças de golpes, como já temos observado, além de entregarem o País e a nação para os ianques e seus comparsas, como já fizeram no passado e até hoje ameaçam faze-lo. Ou seja, nas FFAA não pode haver vira-latas e entreguistas, isso é muito humilhante, uma vergonha nacional !!! Se não for assim, é melhor não termos FFAA, elas só prestam desserviços à nação e tem grande potencial para usarem suas armas contra o proprio povo brasileiro – a serviço de estrangeiros. O patriotismo que eles defendem hoje, com unhas e dentes, é ideal para a potencia dominadora. Eles usam essa palavra bonita (patriotismo)como pretexto para iludir o povo, levado a pensar que estão defendendo a pátria para eles(brasileiros). Todavia esse pedaço de chão, esse território ou espaço geografico é sistematicamente entregue a estrangeiros, em detrimento do povo brasileiro. Ora, quem tem amigos assim, não precisa de inimigos. Com esse tipo de patriotismo, até estrangeiros podem dizer que amam a patria mais do que os próprios brasileiros, aliás eu já ouvi isso muitas vezes! O pior é que eles têm razão – a patria brasileira para eles é uma mãe, dá tudo a eles. Levantam o capital aqui e no exterior, investem e levam tudo o que podem e tem direito. Lembrando que pouco importa se os recursos naturais e humanos da pátria, inclusive financeiros do BNDES, serão usados de forma criteriosa, eficiente e primeiramente pela nação, legitima proprietária da pátria. Portanto, quem realmente defende a Pátria é NACIONALISTA, não patriota. O patriotismo verdadeiro, só existe enquanto implícito no nacionalismo. Se quisermos a verdadeira defesa da Pátria, temos que ter FFAA fundamentalmente nacionalista. Assim, pensem bem, antes de criticarem o governo por não liberarem os recursos, notem que NÃO há garantias de que as “nossas” FFAA querem recursos para defender o pré-sal e a amazônia para o povo brasileiro, todos dias temos exemplos disso (observem as ameaças de generais ao sairem da ativa, vide acordos internacionais e suas consequencias no bem-estar da nação brasileira) Com certeza, é necessário que os políticos e cidadãos comuns tenham confiança em suas instituições militares, criando assim a as condições para proverem os recursos necessários para a efetiva defesa da Pátria e para o bem da nação. O golpe de 1964, dentre muitas outras coisas, infelizmente quebrou essa confiança. Temos assim um impasse que tem que ser resolvido !!!! Se quiserem um Brasil capacho, é só continuar, exatamente como está. Mas se quiserem um Brasil dono do seu próprio destino, os militares têm que deixar de serem submissos, capachos, marionetes do Tio Sam e entrar num acordo que venha de encontro aos anseios do povo brasileiro.

  14. Olha pessoal, acho que está faltando um pouco de percepção.
    A Dilma ta dizendo “Brasil, chega de lamber feridas. Que o passado cumpra o seu papel favorecendo a mão amiga, mas que isso não nos tire a percepção de que é chegado o momento dessa nação pisar firme rumo ao seu verdadeiro papel no mundo, sendo necessário sim o braço forte para defender a nossa soberania e, portanto nossa liberdade.” Fico feliz em lembrar que os projetos em andamento (KC-390, subs, helis) estão mantidos e isso demonstra que o ministro Jobim não perdeu força, o que demonstra continuidade e isso é bom. Foi com ele que a END se tornou uma realidade e não se meche em time que está ganhando. Ta certo que não é na velocidade que queremos ou mesmo precisamos, mas será que não é a que podemos.?
    São muitos anos de abandono e de políticas irresponsáveis, favorecendo uma errônea mentalidade de o Brasil só ter amigos de ser um país não belicoso e por isso livre da realidade da guerra. Não se muda isso de repente. É preciso amaciar a carne, pavimentar terreno pra nem despertar atenção demais la de fora e também não dá munição aqui dentro, porque é fácil argumentar que tendo a saúde e educação que tem, sendo tão precárias como são, é uma vergonha o Brasil investir tanto dinheiro em suas FAs; pros desatentos, até faz sentido e são muitos os desatentos.
    E não me venham com essa de que se fosse isso mesmo o fx2 não seria essa vergonha e mais isso e aquilo pq no fim das contas nenhum dos concorrentes (e eu tenho o meu preferido) cumpre o papel de tornar a nossa aeronáutica uma potência. De certo angulo faz sentido essa pausa no processo já que não decidiu até agora. O Obama vinha aí e não dava pra subestimar as possibilidades disso e outras coisas mais.
    Tem muito mais coisa boa acontecendo por aqui que não mencionei, mas dão claros sinais de que a consciência evolui e que estamos no caminho.
    Pra mim esse discurso vem mesmo pra isso, pavimentar terreno por que vai ficar cada vez mais comum para o brasileiro ouvir sobre suas FAs, aqui e no exterior e isso precisa ser muito bem trabalhado.
    Ps. E olha que eu não votei nela.

  15. Concordo Fernandez, 36 caças seja qual for, 10 subs, algumas fragatas, um NAe aos pedaços e um exército armado com FAL, no máximo nos dá uma relação de equilíbrio com a venezuela e o chile, mas não faz nem cosquinha nos yanques. Por outro lado , essa “amaciada de carne” está demorando muito, são 16 anos na m… , já é hora de reequipar nossas FAs no mínimo a um porte de sétima economia do mundo. Essa história de ir com calma para não chamar atenção não vale, Hugo chaves se equipou e está se equipando com caças Su 30,baterias AA S300, fuzis e blindados russos e nem por isso chamou a atenção ou foi retaliado, o Chile está recebendo outro lote de F16 e tb ninguem disse nada. Por quê o Brasil não pode? Vai chamar a atenção de que? Hoje temos uma economia do tamanho da França ou Inglaterra, temos que ter uma FA do mesmo porte deles, é o mínimo. E para aqueles que falam do social, da saúde e da educação, digo que dinheiro para estas áreas já existem e são roubados por prefeitos e políticos ladrões, basta acabar com a roubalheira que vai sobrar recursos nestas áeras.

  16. Ledo engano, não se iludam, aqueles que acham que um partido militarista seria uma panacéia para todos os males, isso é pura ingenuidade ou ignorância. Pena que ao se arrependerem da criação de um monstro, seria muito tarde!!! Quero lembrar que as polícias militares estaduais – oprimindo e reprimindo o povo brasileiro, envolvidas com o narcotrafico, estorquindo e matando a esmo, como se ve todos os dias na televisão e no dia-a-dia, abusando do poder – não são só é uma herança maldita, foram criadas por eles e consideradas forças auxiliares das FFAA. É notório que os atuais partidos políticos não prestam, são apenas agremiações casuísticas e instrumentos do fisiologismo, pouco ou nada oferecem de bom a democracia ou ao povo brasileiro, imaginem se forem armados e militares ???? Essa gente está vindo com essas idéias estúpidas tentando ludibriar os ingênuos e inocentes úteis. Todos sabemos o que êles fizeram nos vinte anos de ditadura – Com certeza, É PIOR ATÉ MESMO DO QUE COMUNISMO, (com roubo – e negociatas a portas fechadas, asssassinatos, torturas e perseguições. Além de tudo entregam o país e todos os seus recursos a organizações lobistas e governos estrangeiros, em detrimento do povo brasileiro !!! As policias militares de hoje são vivas testemunhas dessas mazelas !!! VIDA LONGA À DEMOCRACIA CIVIL, mesmo longe da perfeição, urgentemente carecendo de forte reforma política !!! Em vez da estúpida idéia de partido político militar, façam uma contribuição ao povo brasileiro, contribuindo efetivamente para aperfeiçoar o nosso sistema politico civil e democratico. Por quê a ESG, não apresenta ao Itamaraty, um plano sério para ser emplementado numa reforma política, visando a melhoria do nosso sistema político democratico e civil ??? Lembrando que é conversando que se entende e que para se fazer isso, não é preciso ter um partido político militar. Se proponham a ser Brasileiros civilizados, conversem com os chefes do executivo, legislativo e judiciário, Organizações representativas dos industriais e empresários, religiosas e oligarcas da terra. É assim que se ganha o respeito do povo brasileiro: batam os pés e panelas não só para aumentarem os seus soldos e mordomias, mas para aperfeiçoarem as instituiçoes democraticas e não acabarem com ela!!!!.
    Sds.

  17. Muito discurso encharcado de emoção, mas não foi a Presidente Dilma quem “adiou” e sim o presidente Lula, não se esqueçam!!!

    A equipe econômica mandou cortar os gastos para tentar freiar a inflação, que já estourou a meta do Banco Central… É só ler qualquer revista de economia que todos, sem execeção vão endossar esses cortes…

    Até mesmo esse contrato dos caças que teriam apenas uma pequena parcela a se pagar de imediato… Mesmo assim iria influenciar o “mercado”.

    Quanto aos Subs, se a presidente quisesse teria influenciado para que fosse adiada a ratificação do senado!!!

    Como isso não influencia mais na inflação, pois já está computado, e “pelo fato da marinha ser mais objetiva”… então saiu!!!

    Esse tal de Cristovão fala como aqueles velhos coronéis traidores que estão se “aposentando” graças a Deus!!!

    Deixa de maniqueísmo cara!!!

  18. E quando é que o estado brasileiro vai investtir na defesa de nossa nação? Tá virando palhaçada, uma presidente de estado reunir Generais pra fazer chacota com a cara deles é isso que tá parecendo, chacota, e os caras não podem falar nada é claro, ela é o Cmdt supremo das forças armadas. OBS: Srs bons policiais militares leitores do PB os quais eu sei que são muitos, por favor relevem algumas coisas impensadas ditas aqui em comentários impensados não deixem cair o moral, não se desanimen pois sei que a batalha é dura. Sabemos porém que há bons e maus em todos os lugares o maior exemplo disso está na nossa política, SE O MAU AINDA NÃO TOMOU CONTA É PORQUE O BEM É MAIOR.

  19. Alexandre, A visão de vocês são muito do tipo galinha, ora, o Chile, Venezuela e etc, só fazem compra de prateleira e em um ataque com certa força para cima desses países, metade desses armamentos deles iriam para o “espaço”. A Dilma quer construir uma indústria militar, e só porquê vocês não vêem anuncios que o Brasil compra isso de um ou de outro, não quer dizer q não temos nada. Melhor do que comprar dos outros é produzir e ter autonomia para fazer nós mesmos. Ah, ia esqueçendo de dizer, essa história de “relação de equilíbrio com a venezuela e o chile” é muita balela e idiotíce acreditar nisso, o Brasil tem superioridade militar em relação a qualquer país da AS, Qualquer general de qualquer país da AS reconhece isso. Apesar de que a Venezuela tem caças mais modernos, todos também sabem que eles não dão conta da Força áerea brasileira.

  20. Alexandre meu amigo, eu entendo o teu ponto de vista, entretanto a amaciada começou a pouco, pois antes o que prevalecia era mesmo o sucateamento e o pouco caso.
    Nós temos que lembrar de não comparar Brasil com Venezuela e mesmo com Chile, pois simplesmente não há comparação. Com relação ao Chile por ex, veja que os F-16 não servem pra nada mais do que manter pilotos no ar e manutenção de doutrina, mas no caso de um confronto não serviriam pra nada fora do contexto sul americano (ou contra países como Líbia e afins) e isso sem falar no fato da dependência que o mesmo se expões ao se lembrar de questões simples como os armamentos destes e também questões mais complexas como os seus Softwares isso claro sem citar o potencial dessa nação no que diz respeito ao seu papel, regionalmente e globalmente falando.
    Já a Venezuela, por mais que gaste trilhões vai entrar em colapso mais cedo ou mais tarde, mesmo com seus SUs (sem dentes) ou mesmo baterias antiaéreas (esse ultimo eles ainda nem possuem e está apenas na intenção não é isso?)
    O Brasil por outro lado está bem mais estruturado, com um parque industrial nada desprezível e em franca expansão, com Embraer, Odebrecht se dilatando e o mais importante, com solidez.
    Acho que é mais ou menos por aí.
    Abç

  21. Menos, por favor, está corrigindo, não pensais que estais de pé, só tiramos a cabeça do buraco e estamos nos esforçando para enxergar a verdade. Falta muito mas as notícias do blog estão ótimas para o Brasil.

  22. Quando um Ministro diz algo todo mundo acha que o cara é o inteligente,o dedicado e o dono da vontade e da ideia.Sabem todos eles são servidores da nação e tudo o que dizem e tudo o que aspiram levam a Presidenta que lhes dá sinal verde,amarelo ou vermelho para prosseguiremmudarem ou adaptarem.Ate parece que aqui no Brasil somos divididos por tribos com caciques autonomos com vontade propria.Os acordos firmados no Governo Lula tiveram seu aval.A continuidade dos mesmo tem o aval da Presidenta.Deviamos observar melhor as coisas e se pormenorizassemos nossas observações veriamos com outros olhos muita coisa e muita gente.Jobim apenas foi mantido ate a visita do Obama e a visita a China,apos isso ele deve rodar,quem quer apostar comigo?E na minha opinião ja devia ter rodado a muito tempo e não nos esqueçamos que a gafe de Lula pró-Rafale transformando o FX em uma pouca vergonha foi incentiva e sugerida sutilmente pelo Sr.Lobbysta Jobim Agente Triplo pro-rafadolares e posteriormente pró-dolares.Quanto a Sra.Dilma Roussef ate o momento não temos nada que desabone sua conduta e muito pelo contrario,ela sinaliza com um novo tempo de entendimento e união em prol do Brasil.

  23. Voces reclamam dos politicos e querem que os militares virem politicos? Por que é isso que ocorre quando militares omam o poder. eles viram politicos comos os que eles tanto desprezam.
    O que tem de ser feito é regras claras onde os politicos não ferrem com a defesa, e a defesa não se meta com os politicos. A defesa deveria ser autonoma, com orçamento e arrecadação propria.

  24. Dandolo expos um documentário muito bom, recomento que leiam. Já teve neste site uma matéria falando que a ONU poderia fazer, do caso LIBIA, abrir um precedente perigoso para o mundo, inclusive para o Brasil, agora não podemos construir hidrelétricas pois tem que ter o aval da ONU, isso tudo porque não temos meios de intimidar possiveis agressores, como Dona Dilma a Dama-mão-fechada-de-ferro esta sentindo na pele agora.
    Temos que reequipar nossas FAs, isso é pra ontem. Temos que avançar nisso e que chame a atenção do mundo mesmo, assim saberao que somos realmente independentes e ninguem tem o direito de ditar ordens aqui, como nunca aconteceu com os americanos, ingleses ….
    Também achei que o discurso da Presidente desconsiderou o nível intelectual dos presentes, ou ela tem outras cartas que ainda não sabemos.
    Concordo que deveriamos ter um presidente que tenha mais visão militar, por isso estou na CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  25. Maluquinho, você tem raiva de Jobim, isso é notório, mas você não diz porque, ele nunca, ao meu ver, fez nada que o desaprovasse. O mais incrivel é que você defende a Dona Dima a dama mão-fechada-de-ferro que tem cortado, contingenciado as verbas das FAs de graça, esperando que ela tenha alguma carta na manga, que eu também espero e mude para melhorar a situação de nossas FAs. Tivemos bons debates anteriores mas observei que não apresentou nada contundente para acusar Jobim, e vejo que continua usando todo o repertorio de palavras em desfavor do mesmo, sem contudo, apresentar uma só argumento, mas apenas devo me lembrar que tenho que respeitar sua opinião. De qualquer jeito, vale sempre o seu comentário neste site, afinal isso é democracia.
    Ah!.. CORRIGINDO ONDE SE LÊ “ONU” LEIA-SE “OEA”.
    CONTINUO NA CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  26. Fernandez e David Queiroz, vcs dizem que os F16 chilenos e os Su 30 Venezuelanos são compras de prateleira e eu concordo, dizem que são sem dentes e eu concordo, mas vcs esquecem que os F5 brasileiros tb são de prateleira e tb sem dentes, num conflito 1 Su 30 da conta de 4 f5 na moleza, ou seja , superioridade aerea não teriamos com estes 2 paises, no mar a venezuela adquiriu um lote de sub maior e melhor que os nossos com nome indigena, ou seja tb seria dificil a nossa vida num conflito naval com eles. Se vcs retornarem ao meu comentário acima verá que eu disse que no MAXIMO nos dará uma relação de igualdade com chilenos e venezuelanos, agora, lógico que o Brasil ainda é a maior potencia militar da América Latina, temos mais dinheiro para nos manter num conflito, mais soldados, mais equipamentos, obsoletos ou não e o chile vive só do cobre e a venezuela do petróleo, ambos não tem parques industriais como o Brasil. Com relação a Estrategia de defesa vejo com bons olhos, mais está muito lento gente, esse FX não termina nunca, vamos bater o martelo com a melhor proposta de TT e vamos começar a pensar num caça nacional, já temos experiência com a embraer, os AMX e os próprios F5, com mais alguma que venha deste FX dá para andar com pernas próprias, e ai eu concordo com o Dandolo, o mais importante são os míssieis e radares e não somente os caças. Na questão dos subs nós já fabricamos o Tamoio, um projeto Alemão, porque não fabricamos outros do tipo mais modernizados juntos com o projeto dos Scorpenes?, por quê esperar tanto? Defendo tb mais verbas para o vls, para a Avibras, defendo a nossa Nuke, pelo menos umas 100, e isso já temos tecnologia, só falta vontade POLÍTICA, dim dim.É muita enrolação para o meu gosto, Abcs .

  27. Antes que eu esqueça, os S 300 da venezuela já foram comprados, lógico que ainda não foram entregues, como tb os possiveis caças do FX2(se é que ainda existe esse FX)só serão entregues em 2015.Agora uma reflexão para todos que aqui postam: Se nós fosse-mos pilotos de caça, gostariamos de combater com qual avião num possível confronto SU 30 X F5? E quanto a realizarmos um ataque: Seria melhor atacar uma base brasileira com as atuais defesas anti-aerea ou uma base Venezuelana protegidas por S 300 russas? Com vcs a resposta, pois a minha já tenho.

  28. Robison disse:
    06/04/2011 às 18:27
    Maluquinho, você tem raiva de Jobim, isso é notório, mas você não diz porque, ele nunca, ao meu ver, fez nada que o desaprovasse. O mais incrivel é que você defende a Dona Dima a dama mão-fechada-de-ferro que tem cortado, contingenciado as verbas das FAs de graça, esperando que ela tenha alguma carta na manga, que eu também espero e mude para melhorar a situação de nossas FAs.
    ===
    Se informe melhor antes de falar e defender teses.
    http://www.brasilbrasileiro.pro.br/conjobin.htm
    e
    http://www.cic.unb.br/~pedro/trabs/fraudeac.html

  29. Jobim Presidente! … Pesquisem a carreira desta pessoa. Verão misto de conhecimento em leis, humanística .. da diplomacia em defesa, e agora mais ainda! Conhecimento das Forças Armadas. Nota-se pela a feição do mesmo, que sente o problema que os srs.gen. possuem pela frente. Tudo armado, pra transformar o brasil em uma colônia. A ponte que falta em sua cidade.. os hospitais sem infra-estrutura.. que conhece.. tais investimentos necessários em nada se compara à imensidão de valores sociais,culturais,minerais,…,…, esvaindo-se … ao léu

  30. O trauma de tortura da Dilma está prejudicando a Defesa Nacional. Se tiver, ela não tinha condições de governar esse país. Lula errou feio. Não se pode colocar pessoas traumatizadas em governos de grandes nações, ainda mais contra os militares.

  31. A nossa Amazônia está em perigo constante. Se os políticos brasileiros não tiverem a mínima noção sobre isso, essa país estará perdido. O corte de 4,5 bi de reais no orçamento das FFAA teve um efeito psicológico devastador, ainda mais que os militares estão ganhando um vencimento (soldo) de fome.

  32. Alexandre, não acho que seja por aí não meu amigo.
    Veja que a partir de 2006 o Brasil oficialmente integrou o míssil Derby e somando com o enlace de dados creio que não seria assim tão fácil mesmo os SUs sendo realmente superiores (teoricamente)pq essa superioridade depende de vários outros fatores. Mesmo os F-5 de fato sendo compra de prateleira é importante salientar que o conhecimento que temos hoje desse vetor nos capacita a extrair o máximo dele (não é o caso da Venezuela) e lembrando que com a modernização hoje contamos com um legitimo caça de 4ªG. Não estou dizendo que isso é o ideal e tão pouco que aposto minhas fichas aí, mas apenas pra traçar um comparativo entre as forças.
    Com relação aos submarinos venezuelanos, hoje aquele país opera a classe 209/1300 que foram recebidos em 76/77 e mesmo passando por uma atualização já são considerado obsoletos e são apenas dois e também aí não pode-mos comparar com o Brasil que hoje opera o modelo IKL 209/1400(Tupi) que são melhores que os venezuelanos e também o Tikuna que apesar de ter muito em comum com a Classe Tupi, é considerado uma nova classe de subs.
    Quero enfatizar que vejo esses comparativos apenas como uma maneira de satisfazer “curiosidades” pq não acredito que devamos embasar nossas decisões e estratégias no que compra, faz ou deixa de fazer o Chapolim.
    Pra ficar claro, eu concordo contigo referente à demora dos processos aqui no Brasil, mas devo dizer que o que queremos hoje não é comprar, comprar e comprar pra sair gritando por aí como faz o nosso vizinho e sim nos tornar aptos a construir aqui o que precisamos nos tornando independentes. Com isso em mente é fácil ver que estamos em outro nível de negociações, bem mais complexas e que demandam mais tempo também o que prova a diferença de maturidade entre nós.
    Com relação aos mísseis e radares, hoje você pode ver uma movimentação significativa nessa área. Por esses dias mesmo saíram noticias boas sobre isso e que apontam para uma aceleração de capacitação.
    Mais uma vez quero enfatizar que concordo que as coisas aqui costumam demorar mais do que os santos agüentam, mas acho que à medida que o tempo passe, vamos ter uma revisão desses prazos todos e acredito que não se faça isso agora entre outras coisas pra não dar “pano pra manga”( entra naquilo de não despertar atenção demais).
    Tem muita coisa rolando Alexandre, e não demora projetos como Astros 2020, míssil AV-TM, satélites e cia vão começar a ser tocados com mais eficácia.(ou já estão?)
    Vamos continuar alimentando as discussões (sadias e não perdigão) pra tentar entre outras coisas acelerar o processo.
    Abç meu amigo

  33. 1 Maluquinho,
    Você acertou em cheio de nôvo, o Johnbin já era, a Dilma ficou com êle para apaziguar os vira-latas, manter um canal de comunicação aberto com êles e cumprir o acordo com o PMDB. Outra coisa, o proprio desenrolar e o resultado desastroso do FX 2 (10 anos perdidos) para a Defesa Nacional, ja nos dá uma idéia do quão nociva tem sido a gestão dêle e de seus comparsas vira-latas. Nos deixou a ver navios da IV frota e bases ianques na Colômbia(que para livrar a barra, os vira-latas dizem que não nenhuma ameaça nisso). Quanto à Dilma Rousseff, estamos lidando com uma mulher Brasileira e NACIOALISTA, de muito brio, corajosa, super-inteligente, com quase 8 anos de comprovada competência na administração do Brasil, durante governo Lula, inclusive na presidência da gigante Petrobrás. Portanto, CREDENCIAIS E COMPETÊNCIA COMPROVADA, MELHOR DO QUE QUALQUER PRESIDENTE ANTERIOR!!!
    Não é de hoje que os contingenciamentos existem, a questão aquí é: O Brasil tem inimigos??? Se for negativo, então não há motivos para grandes gastos com brinquedos caros, relacionados com a defesa de verdade. O importante é o soldo, fuzis, baionetas, tanques, elicopteros, teco-tecos(aquí qq um serve, mas o Grippen ou F-18 são mais barato e bunito, motor americano, do tio!!!heheheh), cordas, fios elétricos para dar choque e alicates para arrancar unhas.. – não há comedor de criancinhas que guente.!!!…hehehehe Assim, o contingenciamento simplesmente não altera a rotina, não há grandes problemas. A Presidenta age de acordo com a mensagem que recebe das FFAA, sem novidades. Por outro lado, se for positivo, resta saber se temos (FFAA)seriamente dispostas a respeitar a vontade do povo, a ordem constitucional e determinadas a lutar até o fim contra QUALQUER inimigo, para defender a nação, suas heranças históricas, culturais e linguísticas, seu modo de vida, a integridade de todo o seu patrimônio, seu presente e seu futuro. É aquí que pega, enquanto não houver um sinal neste sentido, POR PARTE DAS FFAA, dificilmente haverá apoio político e recursos suficientes para grandes investimentos em defesa.
    Para mim, é perfeitamente lógico isso, sem mais comentario, a Dilma está certíssima!!!

    Sds.

  34. ROBISON…Jobim é na verdade uma pessoa que hoje chamamos de anjo e que amanhã podera ser um demonio.Todo aquele que pensa em passar por cima do poder constituido para impor suas vontades nutre a intenção de ser o todo poderoso.Fora isso é evidente a indução sutil a favor do Rafale que culminou com a gafe de Lula declarando antecipadamente a vitoria do mesmo.Lula não entende de estrategia,de material belico e etc mas Jobim o influenciou.E mais o lobby descarado mundo afora em beneficio da Dessault e diziam que ele não recebia nada apenas participava de jantares.Mas que tara glutã heim de provar diferenciadas culinarias não é mesmo,deve tre uma solitaria kilométrica e fazia tudo isso somente por puro pratiotismo e amor ao Brasil não é e nada recebia rsrs rsrs Contem outra porque quem trabalha de graça é relogio.E ja nos finalmente do governo Lula ja se engraçava pró EUA rsrs rsrs Sim este enaltecido e reverenciado espertalhão Agente Triplo é Patriota do melhor que lhe convem.Ja deveria ter sido demitido a muito tempo e nem participaria do governo Dilma se não fosse a interferencia de Lula.O Sr.Mangabeira Unger é muito mais conhecido e respeitado no mundo inteiro por diversos governos por suas capacidades e inteligencia e não por abanar o rabo pra quem lhe mostra um biscoito canino.

  35. 1) Precisamos desenvolver o nosso material bélico, mas se não tivermos condições técnicas, teremos que adquiri-los, e de preferência de várias vertentes (americanos, russos, ingleses, alemães, etc). Com o tempo, esse material bélico será pesquisado e assimilado por nossos engenheiros;
    2) Temos que investir, também, em antimísseis;
    3) Vamos priorizar as armas que vencem guerras, e não para fazer desfiles. Pequenos submarinos e em grande quantidade são fundamentais, assim como mísseis e armas nucleares;
    4) Carros de Combates e Navios de Guerra de Superfície, já são armas obsoletas;
    5) Dispersão de nossas forças no terreno, com comunicação via internet tática e logística é fundamental;
    6) Todo aparato militar deve ficar no subsolo, protegido por uma laje dupla e explosiva.
    (depois eu continuo …).

  36. Só completando, isso diferencia a MB das outras forças, mesmo com parcos recursos por um certo tempo, ela não jogou a toalha e não teve duvidas e nem tampouco ficou em cima do muro. Na primeira oportunidade ela partiu pra cima, ciente de sua verdadeira missão, suas responsabilidades e a quem deve ser fiel. Foi sempre firme em seus propósitos, não vascilou na defesa da pátria brasileira, buscando logo a mais alta tecnologia e com maior poder de dissuasão. Para ela, defesa nacional é coisa muito séria, sua razão de existir!!!
    Sds.

  37. Olá Fernandez, percebo que pensamos parecido mas não estamos sintonizados, claro que quero o Brasil seguindo a END, é para ontem, nem discuto isso, sei tb dos avanços tecnologicos brasileiros na área de satélites, missieis, radares, vls, missieis de cruzeiro(tomahawk brasileiro), e as parcerias com china , africa do sul, israel e outras, são salutares, no entanto minha critica é tão somente a demora, nada mais. Com relação aos caças eu comparo o su30 contra o f5, não sei que armamentos foram entregues com estes caças a venezuela, realmente se eles vieram para lá desarmados, até os super tucanos dão conta deles, mas um com o outro no combate aproximado não dá para comparar, ´quanto ao f5 brasileiro ser de 4g, vc é muito otimista. No caso dos subs, foi declarado a compra de 5 da classe Kilo Russo com AIP, quando chegarem serão somados aos 2 que vc falou, e ai a classe tupi não dá conta. somente isso. Abcs amigo.

  38. MUITA CALMA NESSA HORA…A MB é bem gerenciada e isso ninguem tem duvida mas ela tambem foi favorecida pela visão limitada de politicos que acham que para protegermos o pré-sal precisamos apenas de navios,submarinos,helicopteros e Aviação Naval rsrs rsrs e que nossas fronteiras precisam somente de mais alguns soldados e helicopteros rsrs rsrs Essa é a estrategia de dissuasão Brasileira arquitetada por politicos rsrs rsrs ASSUNTOS DE ESTADO PARA A SEGURANÇA NACIONAL E ASSUNTOS MILITARES PARA MILITARES E AMBOS DIRETAMENTE SUBORDINADOS A PRESIDENTA…É muito cacique pra pouco Indio e todos querendo botar as bundas de fora e se mostrarem mais que os outros fora os oportunistas de ocasião e os espertalhões beneficiarios rsrs rsrs

Comentários não permitidos.