Paraguai anuncia construção de poliduto de US$ 1 bi até o Brasil

http://www.newscomex.com.br/adm/fotos/noticia_14796.jpg

O governo paraguaio anunciou na quinta-feira que autorizou a construção de um poliduto que unirá Assunção ao porto de Paranaguá no Brasil, uma obra que terá investimento de US$ 1 bilhão e ajudará a melhorar a fraca infraestrutura do país, disseram autoridades.
O secretário geral da Presidência, Miguel López Perito, explicou que a obra estará a cargo da empresa privada paraguaia Poliductos Paraguay, que trabalhará junto com empresas brasileiras. O ministro da Indústria e Comércio, Francisco Rivas, disse ao diário de Assunção Ultima Hora que a cimenteira brasileira Camargo Correa manifestou interesse em participar do projeto.
O poliduto transportará combustiveís, óleo vegetal e etanol e, segundo López Perito, terá um alto valor estratégico para o Paraguai em seus planos de instalar uma planta de etanol para exportar o biocombustível no futuro. “E significa que podemos de alguma maneira superar as limitações que temos em matéria de combustíveis, ao qual acessamos por uma única via que é a via fluvial”, disse López em uma roda de imprensa.
Rivas disse que a obra estaria operando em 18 a 24 meses. “Com isto sim poderíamos vender mais facilmente nossos produtos, agrícolas especialmente, podemos pensar seriamente na industrialização do país e seria uma maneira de ter um novo tipo de desenvolvimento no Paraguai”, disse Rivas.
O Paraguai é o quarto exportador mundial de soja e um importante produtor de carne bovina e sua economia teve um crescimento sem precedentes de 14,5% em 2010, impulsionada pelo bom ano agrícola. O país é o que tem a menor infraestrutura do Mercosul, grupo formado pela Argentina, Brasil e Uruguai.

Fonte: Terra

23 Comentários

  1. Ora , Ora , Ora ; o Paraguai passa a ter frente para o mar, ainda que indireta, e interesses diretos no Atlântico Sul, como se já não o tivesse.
    Mas agora a situação muda, por ali entrará e sairá produtos de interesses da nação paraguaia, e passando por território brasileiro e canal próprio, dentro da lei, vejo isso com bons olhos e somando com a estrada que ligará Brasil e Chile entende-se o que está virando o Atlântico Sul.

  2. Vai a pergunta ao Lago guy
    Quem produz tanta soja no Paraguay senao brasileiros

    “O Paraguai é o quarto exportador mundial de soja e um importante produtor de carne bovina”

  3. RtadeuR, mas não é que as coisas parecem estar evoluindo
    Exelente iniciativas de integração regional…
    Logo a criticado Unasul poderar ser mesmo uma boa!!!
    .
    Xtreme, você deveria pensar um pouco antes de fazer certos comentários…

  4. Quién pagó la factura de Paraguay?Estoy garantizado qué es China Hummm 1 BILION mamacita mia que cosa….Com certesa vamos pagar parte desta conta na construção e se fossemos cobrar por passar por nosso territorio chorariam que somos desumanos.O Paraguai produz muita cana de açucar tambem e etanol.É muito melhor para o Paraguai se afinar com o Brasil do que contender conosco.Jamais tivemos com eles uma politica de descriminação e dependem muito de nós.Eles são entre nossos vizinhos os que temos condições de dialogar-mos e nos entendermos.Não tenho nada contra o Paraguai e o povo Paraguaio.Mas tenho sim contra o contrabando e o narco-trafico.Pouco me importa se o que eles produzem ou exportam seja trabalho de Brasileiros,Paraguaios ou Brasiguaios.Que eles se entendam.

  5. nelore
    Mas ta em solo paraguaio oras, isso não quer dizer nada.
    É como se tudo que fosse produzido na Liberdade (bairro Japonês em SP) fosse pro Japão, só por que quem faz é Japonês..
    Incoerente o seu argumento.

  6. Primeiro: A quantas anda a situação dos “brasiguaios” até recentemente perseguidos pelo próprio governo paraguaio?
    E a questão do tráfico de drogas, armas, muambas etc.. na fronteira, em que o Paraguai faz “vista grossa”?
    E quanto aos carros roubados no Brasil que são legalizados normalmente por lá??
    Segundo: De onde vão “tirar” dinheiro para isso? BNDES? Como vão pagar? Da mesma forma com que estão “pagando” Itaipú?
    Terceiro: O que NÓS vamos ganhar?
    Lembrando, países não tem amigos, tem interesses a serem defendidos.
    Espero que D.Dilma & Cia. pese bem os prós e os contras.

  7. Parabéns ao governo Paraguai pela iniciativa. É bom para todos nós que o Paraguai se desenvolva. Isso tbém vai gerar divisas para o Brasil, seja no período da construção, seja nos tributos a posterior. Abs,

  8. Está ótimo estes “tubinhos” passarem pelo território brasileiro… Pois caso o governo paraguaio não se comporte, aí basta ameaçarmos com o fecharmento das “torneiras” dos dutos… hehhehe

  9. Maluquinho excelente comentario, será que tem dimdim do BNDS??? Bem, pagando não deixa de ser um bom negocio para ambos.

  10. O problema do Paraguai é essa dependência de ser uma Zona Franca e uma Zona de Pirataria…

    Pra mudar isso meu amigo… Já viu né!?

    Teria que primeiro deixar de ser a principal atividade econômica!

  11. Ídem pra Manaus

    Temos que terminar a transamazônica e no ligarmos com os países do norte, construir BELO MONTE…
    … para que deixe essa história anacrônica de Zona Franca!!!

  12. Eu nasci na fronteira com o Paraguai em Ponta Porã-MS, não tenho nada contra os paraguaios, mas algumas coisas ainda me entriga, como por exemplo: o Paraguai chegou a ser o segundo maior exportador de café do mundo (mas não plantam um só pé de café, inclusive a saca levava o símbolo do café brasileiro), não gastou um só centavo na Itaipú, a maioria de seus carro são roubados do Brasil, esta como o quarto maior exportador de soja do mundo (ou os brasileiros que vivem la investiu e determinou a mudança no Paraguai ou vejo se repetir a novela do café), bem em suma, vejo o Paraguai como um país parazita do Brasil, e ao meu ver, provavelmente quem vai pagar as contas somo nós de novo. Me perdoe se peguei muito pesado, mas é o que eu vejo.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  13. ue ótimo. O Brasil e a AS só ganham com isso.
    Quanto mais os interesses no AS foram compartilhados pelos países da região melhor.
    E ainda digo que se tiver dinheiro do BNDS melhor ainda, pq na minha interpretação isso seria mais um indicador de visão estratégica e de longo prazo por parte do Brasil.
    Eu gostaria de salientar que independente de tudo o que não presta nas relações entre nós, devemos estar atentos ao que transcende os interesses pessoais se tornando coletivo e ai então tomemos as decisões corretas.
    abç

  14. Eu não gosto de acordos com o Paraguai, vide os problemas com Itaipu. Será outra construção financiada pelo BNDES? Mas por outro lado é bom que a economia e a estrutura logística deles estejam atreladas ao Brasil.

  15. Aqueles que criticam o possivel financiamento do BNDES estão se esquecendo que vai ter gigantes da engenharia brasileira envolvida no projeto e construção do poliduto e que com certeza vão mamar nessa teta. Alem disso, o poliduto vai atravessar grande parte do território brasileiro, será que vai ser de graça????? Ademais, com certeza haverá um navio brasileiro para acolher as exportações do Paraguai, levando-a para todos os confins do mundo, lembrando que nossa industria naval está crescendo e com certeza será impulsionada. Outro lado positivo para nós, seria o aumento considerável da dependencia paraguaia no comercio internacional com e através do Brasil. Com certeza, um ótimo negócio para êles, que ganham uma saida para o mar e maior intercambio comercial com outros países e também para nós, que faturamos política e economicamente. Boa Dilma PRESIDENTA, REELEITA EM 2014!!!

  16. Negativo, general-lee, aqui é alma verde-amarela; se há algo que detesto são os anti-brasileiros, também conhecidos como vira-latas. Vermelho é só para os vira-latas, quer seja de tendência russo-chinesa ou ianque. Temos que aperfeiçoar os nossos sistemas político e econômico, sem nunca, jamais, deixarmos os sistemas político democrático civil e econômico capitalista, sempre preservando a lingua, cultura e valores nacionais, as liberdades de expressão e a pluralidade religiosa. Aqui não tem lugar para qualquer tipo de discriminação, o que realmente importa é a CIDADANIA. Se cada nação pensar e agir assim, com certeza teremos um mundo muito melhor para todos. Lembrando que nem tudo é ruim dos vermelhos, aproveito só o que presta, para o bem do povo brasileiro. Isso é ser nacionalista, buscar sempre o bem-estar do povo, até porque esse é um preceito cristão e consistente com o Mandamento de amor ao próximo: o patriotismo só vale quando implicito no nacionalismo; do contrário, não passa de um instrumento do entreguismo vergonhoso dos vira-latas. Como diz o DD. Alte. reformado Sr. Roberto Gama e Silva, “Nem destro, nem sinistro, apenas Brasileiro”!
    Sds. Nacionalistas!

Comentários não permitidos.