O governo paraguaio anunciou na quinta-feira que autorizou a construção de um poliduto que unirá Assunção ao porto de Paranaguá no Brasil, uma obra que terá investimento de US$ 1 bilhão e ajudará a melhorar a fraca infraestrutura do país, disseram autoridades.
O secretário geral da Presidência, Miguel López Perito, explicou que a obra estará a cargo da empresa privada paraguaia Poliductos Paraguay, que trabalhará junto com empresas brasileiras. O ministro da Indústria e Comércio, Francisco Rivas, disse ao diário de Assunção Ultima Hora que a cimenteira brasileira Camargo Correa manifestou interesse em participar do projeto.
O poliduto transportará combustiveís, óleo vegetal e etanol e, segundo López Perito, terá um alto valor estratégico para o Paraguai em seus planos de instalar uma planta de etanol para exportar o biocombustível no futuro. “E significa que podemos de alguma maneira superar as limitações que temos em matéria de combustíveis, ao qual acessamos por uma única via que é a via fluvial”, disse López em uma roda de imprensa.
Rivas disse que a obra estaria operando em 18 a 24 meses. “Com isto sim poderíamos vender mais facilmente nossos produtos, agrícolas especialmente, podemos pensar seriamente na industrialização do país e seria uma maneira de ter um novo tipo de desenvolvimento no Paraguai”, disse Rivas.
O Paraguai é o quarto exportador mundial de soja e um importante produtor de carne bovina e sua economia teve um crescimento sem precedentes de 14,5% em 2010, impulsionada pelo bom ano agrícola. O país é o que tem a menor infraestrutura do Mercosul, grupo formado pela Argentina, Brasil e Uruguai.
Ora , Ora , Ora ; o Paraguai passa a ter frente para o mar, ainda que indireta, e interesses diretos no Atlântico Sul, como se já não o tivesse.
Mas agora a situação muda, por ali entrará e sairá produtos de interesses da nação paraguaia, e passando por território brasileiro e canal próprio, dentro da lei, vejo isso com bons olhos e somando com a estrada que ligará Brasil e Chile entende-se o que está virando o Atlântico Sul.
Vai a pergunta ao Lago guy
Quem produz tanta soja no Paraguay senao brasileiros
“O Paraguai é o quarto exportador mundial de soja e um importante produtor de carne bovina”
??? transportara … cocaína e “primos”..rsrs… . vai ser muito estratégico.. não tenho duvidas..
vamos ver se assim o paraguai deixa de ser uma prateleira de produtos chineses!!!
RtadeuR, mas não é que as coisas parecem estar evoluindo
Exelente iniciativas de integração regional…
Logo a criticado Unasul poderar ser mesmo uma boa!!!
.
Xtreme, você deveria pensar um pouco antes de fazer certos comentários…
nelore, tambem acho quem produz soja são os brasileiros ahah.
Quién pagó la factura de Paraguay?Estoy garantizado qué es China Hummm 1 BILION mamacita mia que cosa….Com certesa vamos pagar parte desta conta na construção e se fossemos cobrar por passar por nosso territorio chorariam que somos desumanos.O Paraguai produz muita cana de açucar tambem e etanol.É muito melhor para o Paraguai se afinar com o Brasil do que contender conosco.Jamais tivemos com eles uma politica de descriminação e dependem muito de nós.Eles são entre nossos vizinhos os que temos condições de dialogar-mos e nos entendermos.Não tenho nada contra o Paraguai e o povo Paraguaio.Mas tenho sim contra o contrabando e o narco-trafico.Pouco me importa se o que eles produzem ou exportam seja trabalho de Brasileiros,Paraguaios ou Brasiguaios.Que eles se entendam.
tudo pago com dinheiro do BNDES sem dúvida
nelore
Mas ta em solo paraguaio oras, isso não quer dizer nada.
É como se tudo que fosse produzido na Liberdade (bairro Japonês em SP) fosse pro Japão, só por que quem faz é Japonês..
Incoerente o seu argumento.
Primeiro: A quantas anda a situação dos “brasiguaios” até recentemente perseguidos pelo próprio governo paraguaio?
E a questão do tráfico de drogas, armas, muambas etc.. na fronteira, em que o Paraguai faz “vista grossa”?
E quanto aos carros roubados no Brasil que são legalizados normalmente por lá??
Segundo: De onde vão “tirar” dinheiro para isso? BNDES? Como vão pagar? Da mesma forma com que estão “pagando” Itaipú?
Terceiro: O que NÓS vamos ganhar?
Lembrando, países não tem amigos, tem interesses a serem defendidos.
Espero que D.Dilma & Cia. pese bem os prós e os contras.
Parabéns ao governo Paraguai pela iniciativa. É bom para todos nós que o Paraguai se desenvolva. Isso tbém vai gerar divisas para o Brasil, seja no período da construção, seja nos tributos a posterior. Abs,
Está ótimo estes “tubinhos” passarem pelo território brasileiro… Pois caso o governo paraguaio não se comporte, aí basta ameaçarmos com o fecharmento das “torneiras” dos dutos… hehhehe
Se o Paraguai fizer parceria com o Brasil irá crescer muito.
Na prática, as duas economias se uniriam.
Maluquinho excelente comentario, será que tem dimdim do BNDS??? Bem, pagando não deixa de ser um bom negocio para ambos.
O problema do Paraguai é essa dependência de ser uma Zona Franca e uma Zona de Pirataria…
Pra mudar isso meu amigo… Já viu né!?
Teria que primeiro deixar de ser a principal atividade econômica!
Ídem pra Manaus
Temos que terminar a transamazônica e no ligarmos com os países do norte, construir BELO MONTE…
… para que deixe essa história anacrônica de Zona Franca!!!
Eu nasci na fronteira com o Paraguai em Ponta Porã-MS, não tenho nada contra os paraguaios, mas algumas coisas ainda me entriga, como por exemplo: o Paraguai chegou a ser o segundo maior exportador de café do mundo (mas não plantam um só pé de café, inclusive a saca levava o símbolo do café brasileiro), não gastou um só centavo na Itaipú, a maioria de seus carro são roubados do Brasil, esta como o quarto maior exportador de soja do mundo (ou os brasileiros que vivem la investiu e determinou a mudança no Paraguai ou vejo se repetir a novela do café), bem em suma, vejo o Paraguai como um país parazita do Brasil, e ao meu ver, provavelmente quem vai pagar as contas somo nós de novo. Me perdoe se peguei muito pesado, mas é o que eu vejo.
CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…
ue ótimo. O Brasil e a AS só ganham com isso.
Quanto mais os interesses no AS foram compartilhados pelos países da região melhor.
E ainda digo que se tiver dinheiro do BNDS melhor ainda, pq na minha interpretação isso seria mais um indicador de visão estratégica e de longo prazo por parte do Brasil.
Eu gostaria de salientar que independente de tudo o que não presta nas relações entre nós, devemos estar atentos ao que transcende os interesses pessoais se tornando coletivo e ai então tomemos as decisões corretas.
abç
Eu não gosto de acordos com o Paraguai, vide os problemas com Itaipu. Será outra construção financiada pelo BNDES? Mas por outro lado é bom que a economia e a estrutura logística deles estejam atreladas ao Brasil.
MEU DEUS!
.
Nunca vi tanto preconceito em um só conteúdo,é assim que os europeus e americanos nos vê também.rsrs…
Aqueles que criticam o possivel financiamento do BNDES estão se esquecendo que vai ter gigantes da engenharia brasileira envolvida no projeto e construção do poliduto e que com certeza vão mamar nessa teta. Alem disso, o poliduto vai atravessar grande parte do território brasileiro, será que vai ser de graça????? Ademais, com certeza haverá um navio brasileiro para acolher as exportações do Paraguai, levando-a para todos os confins do mundo, lembrando que nossa industria naval está crescendo e com certeza será impulsionada. Outro lado positivo para nós, seria o aumento considerável da dependencia paraguaia no comercio internacional com e através do Brasil. Com certeza, um ótimo negócio para êles, que ganham uma saida para o mar e maior intercambio comercial com outros países e também para nós, que faturamos política e economicamente. Boa Dilma PRESIDENTA, REELEITA EM 2014!!!
AL Carvalho o seu avatar é verde ,mas teu perfil é vermelho ,que tal ir mais devagar hein. sds
Negativo, general-lee, aqui é alma verde-amarela; se há algo que detesto são os anti-brasileiros, também conhecidos como vira-latas. Vermelho é só para os vira-latas, quer seja de tendência russo-chinesa ou ianque. Temos que aperfeiçoar os nossos sistemas político e econômico, sem nunca, jamais, deixarmos os sistemas político democrático civil e econômico capitalista, sempre preservando a lingua, cultura e valores nacionais, as liberdades de expressão e a pluralidade religiosa. Aqui não tem lugar para qualquer tipo de discriminação, o que realmente importa é a CIDADANIA. Se cada nação pensar e agir assim, com certeza teremos um mundo muito melhor para todos. Lembrando que nem tudo é ruim dos vermelhos, aproveito só o que presta, para o bem do povo brasileiro. Isso é ser nacionalista, buscar sempre o bem-estar do povo, até porque esse é um preceito cristão e consistente com o Mandamento de amor ao próximo: o patriotismo só vale quando implicito no nacionalismo; do contrário, não passa de um instrumento do entreguismo vergonhoso dos vira-latas. Como diz o DD. Alte. reformado Sr. Roberto Gama e Silva, “Nem destro, nem sinistro, apenas Brasileiro”!
Sds. Nacionalistas!