Defesa & Geopolítica

Paraguai anuncia construção de poliduto de US$ 1 bi até o Brasil

Posted by

http://www.newscomex.com.br/adm/fotos/noticia_14796.jpg

O governo paraguaio anunciou na quinta-feira que autorizou a construção de um poliduto que unirá Assunção ao porto de Paranaguá no Brasil, uma obra que terá investimento de US$ 1 bilhão e ajudará a melhorar a fraca infraestrutura do país, disseram autoridades.
O secretário geral da Presidência, Miguel López Perito, explicou que a obra estará a cargo da empresa privada paraguaia Poliductos Paraguay, que trabalhará junto com empresas brasileiras. O ministro da Indústria e Comércio, Francisco Rivas, disse ao diário de Assunção Ultima Hora que a cimenteira brasileira Camargo Correa manifestou interesse em participar do projeto.
O poliduto transportará combustiveís, óleo vegetal e etanol e, segundo López Perito, terá um alto valor estratégico para o Paraguai em seus planos de instalar uma planta de etanol para exportar o biocombustível no futuro. “E significa que podemos de alguma maneira superar as limitações que temos em matéria de combustíveis, ao qual acessamos por uma única via que é a via fluvial”, disse López em uma roda de imprensa.
Rivas disse que a obra estaria operando em 18 a 24 meses. “Com isto sim poderíamos vender mais facilmente nossos produtos, agrícolas especialmente, podemos pensar seriamente na industrialização do país e seria uma maneira de ter um novo tipo de desenvolvimento no Paraguai”, disse Rivas.
O Paraguai é o quarto exportador mundial de soja e um importante produtor de carne bovina e sua economia teve um crescimento sem precedentes de 14,5% em 2010, impulsionada pelo bom ano agrícola. O país é o que tem a menor infraestrutura do Mercosul, grupo formado pela Argentina, Brasil e Uruguai.

Fonte: Terra

23 Comments

shared on wplocker.com