Esquadrão Orugan inicia recebimento das aeronaves P-3AM na Espanha

Os integrantes do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), Esquadrão Orungan, iniciaram as atividades (07/02) na Fábrica da Airbus Military em Sevilha, Espanha, para o recebimento do Projeto P-3BR.

Além dos técnicos do Esquadrão Orungan, participam representantes do Grupo de Acompanhamento e  Controle na Empresa EADS-CASA (GAC-CASA), do Grupo Especial de Ensaios de Voo (GEEV) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), os quais, juntos, vão comprovar a adequabilidade do projeto aos requisitos e especificações contratuais.

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/7725/i11222155753113174.jpgOs testes fazem parte da primeira etapa do recebimento (Acceptance Tests & Evaluation) e começam com as primeiras provas de funcionalidades em solo da aeronave P-3AM. Nesta fase, também serão verificadas as funcionalidades e performances dos equipamentos modernizados e performance em voo, com operação real de lançamento de sonobóias, avaliação dos sistemas RADAR, FLIR, MAD, ESM, ACÚSTICO, incluindo transmissão de dados em voo.

Os voos finais de recebimento (Customer Acceptance) estão previstos para ocorrerem a partir de meados de março e, concluída esta última fase do recebimento, as tripulações de voo cumprirão os voos de integração, nos quais uma tripulação operacional avaliará os sensores num cenário marítimo.http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/pub/7725/i1122215575355934.jpg

No cronograma atual, o traslado da primeira aeronave para Salvador tem previsão de ocorrer a partir do final de abril deste ano.


Fonte: 1º/7º GAV via CAVOK

8 Comentários

  1. Acho que foi uma boa compra. E bom manter o pessoal treinado e adestrado a ultimos equipamentos. O fato do aviao ser uma estrutura ‘velha’ ja nao se pode comparar. Parece tudo novo. cavalo velho tambem merece viver mais um tempinho.

  2. Muito bom ,falta tocar o projecto do KC 390, se atrasar teremos que compra A 330RT ou KC 46 C, pois realizar CRUZEX , sem avião tanque é passar vergonha……

  3. Avião velho, e o que os amigos do Norte, deixa o Brasil usar, ou seja ferro velho, e ainda tem idiota que os defenda, não é Nelore.

  4. Boa compra? Pelo que eu saiba, sistemas hidráulico, elétrico, motores e estrutura não foram objeto da modernização. Nem sobressalentes temos… Para conhecimento dos senhores, Voar o P-99 (meu preferido) seria US$1.500.000.000,00 mais barato (no longo prazo) do que voar o P-3. Pelas minhas previsões, vão parar em 5 anos: não temos fôlego nem a prioridade necessária, para mantê-los voando.

Comentários não permitidos.