Brasil e EUA vão cooperar em resgate

http://i0.ig.com/fw/cc/ju/wp/ccjuwpzxqvzrt01mseu0u6bzw.jpg

Patriota e Hillary anunciam acordo; Obama defende uma só voz contra ditadura
Fernando Eichenberg

WASHINGTON. Brasil e Estados Unidos acertaram um esforço conjunto para a retirada de brasileiros e americanos da Líbia convulsionada pela repressão aos protestos contra o governo de Muamar Kadafi. Em encontro com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, ofereceu toda a ajuda possível ao governo brasileiro para garantir a segurança de seus cidadãos e, junto com outros estrangeiros, transportá-los por meio de embarcações para fora das zonas de conflito no país árabe.
– O Brasil está muito preocupado com a situação da Líbia. Temos muitos compatriotas trabalhando lá em diversos projetos de infraestrutura, principalmente na ampliação do aeroporto de Trípoli. Devo dizer que é uma situação bastante problemática e complicada. Sem dar mais detalhes, eu estou muito confiante de que os nossos esforços para retirar do país aqueles que desejam partir serão bem-sucedidos – disse Patriota em entrevista à imprensa após a reunião, agendada para tratar da viagem do presidente Barack Obama ao Brasil nos dias 19 e 20 de março.
O chanceler brasileiro defendeu a discussão do agravamento da crise na Líbia nos fóruns dos conselhos de Direitos Humanos e de Segurança da ONU – o último presidido este mês pelo Brasil -, e manifestou a solidariedade dos brasileiros aos líbios.
– É muito preocupante porque há o uso de força contra manifestantes desarmados. Queremos ver de que maneira podemos ajudar a toda essa gente.
Em seu primeiro pronunciamento sobre a crise líbia, o presidente Obama condenou os atos “ultrajantes” de violência aos civis e o “banho de sangue inaceitável” promovido pelas forças militares de Kadafi.
– Direitos humanos não são negociáveis – sustentou, salientando “ser imperativo que as nações e os povos de todo o mundo falem em uma só voz, que a Líbia é responsável pelo que está acontecendo”.
Na segunda-feira, Hillary Clinton viajará para Genebra, na Suíça, para discutir com representantes de países integrantes do Conselho de Direitos Humanos da ONU possíveis ações conjuntas para encerrar a violência na Líbia, entre elas a adoção de sanções.
– Estamos unidos ao resto do mundo e queremos enviar uma mensagem ao governo líbio de que as ações que está tomando não são as melhores. Todas as opções estão sobre a mesa, estudaremos todas as possibilidades – revelou.

Hillary desconversa sobre vaga no Conselho de Segurança
A secretária de Estado disse ainda contar com o apoio e a “expertise” do Brasil para colaborar na transição política e econômica do Egito pós-derrubada do regime de Hosni Mubarak. Mas desconversou ao tratar das pretensões do Brasil em obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU – em visita à Índia no ano passado, Obama deu seu apoio a uma vaga permanente para o governo de Nova Délhi.
– Admiramos o crescimento da liderança mundial do Brasil e sua aspiração a se tornar membro permanente do Conselho de Segurança. Esperamos ter um construtivo diálogo nesse tema na visita do presidente Obama ao Brasil e na sequência. Acreditamos que a liderança multilateral que o Brasil vem demonstrando vai apoiar esses esforços – disse.
Ontem Patriota teve ainda encontros na Casa Branca com os conselheiros presidenciais de Segurança Nacional, Thomas Donilon, e de Assuntos Econômicos, Michael Froman. Hoje, ele se reunirá com o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.

Fonte: Resenha CCOMSEx 24.02.2011

13 Comentários

  1. E sobre esse tal assento e nada é mesma coisa, isso não passa de um cabresto moral, vou repetir quando a Rússia invadiu o Afeganistão o conselho calou-se, quando os EUA invadiu o Iraque e o Afeganistão ninguém falou nada, a Inglaterra veio nas Malvinas matou um monte de recrutas e cadê o conselho.
    Esse conselho é um jogo de cartas marcadas, o Sudão está à anos um inferno, onde está o conselho.
    Esse conselho vai servir pra atrelar o Brasil à ação ou a omissão das ditas potências nucleares e gastar um monte de dinheiro no estrangeiro, sendo que aqui o povão tá passando fome com um salário mínimo de 545 reais. O Brasil sofria a síndrome do avestruz, cabeça enfiada no buraco e o traseiro pra cima, todo mundo ria, agora que tiramos a cabeça do buraco vão querer botar cabresto. Acorda.

    http://www.youtube.com/watch?v=4XKkDKUsVPE

  2. Será que o apoio deles está ligada a algo que será conversado na visita do Obama ?,vamos fazer essa parceiria energetica que eles tanto querem,e com os recursos obtidos, vamos basear nossa segurança em materias bélicos com a França,Itália,Inglaterra e a Rússia.

    “Esperamos ter um construtivo diálogo nesse tema na visita do presidente Obama ao Brasil e na sequência.”

  3. Brasil desapega desse CS da ONU… Desse jeito é mais fácil o CS diminuir do que ampliar… Quem manda mesmo é USA, RÚSSIA e CHINA. Agora se nós voltassemos nossas forças para os problemas internos como saneamento básico, saúde , educação( universidades ), corrupção , forças armadas ( DEFESA )e daí por diante… Acredito eu que o equilíbrio e o reflexo de tais comprometimentos… seríamos convidados à participar desse BENDITO CS…E não ficar queimando o filme ( caso do IRÃ ), e mendigando esse assento… Se iríamos aceitar o convite é outra estória RSRS

  4. ANTONIO PATRIOTA.?.? ESSE SUJEITO NÃO É TÃO PATRIOTA ASSIM. ANTES, ESTA ALINHADO AOS EUA, E PODE CRÊ… O QUE É BOM PARA OS EUA É MUITO, MUITO RUIM PARA O BRASIL.
    Caro Juvenildo, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. eu acho legal um certo alinhamento do BRASIL com os EUA,as duas potências da AMÉRICA juntas pode ser muito construtivo,isso é claro,desde que os EUA tratem o BRASIL como tal…

  6. ELES QUEREM NEGOCIAR A COMPRA DOS AVIOES COM O LUGAR NO CONSELHO DE SEGURANÇA
    Caro Marcio, pela segunda vez, solicitamos que ao enviar seus comentários o faça utilizando texto normal, evite utilizar apenas maiúsculas, pois além de dificultar a leitura, esta prática e consentida na internet como “má educação” pois significa Gritar.
    Sds
    E.M.Pinto

  7. Irão trocar a nossa Arma Nuclear pelo assento permanente na ONU. Meu Deus, estão nos ludibriando …
    Estão contra as ditaduras e reinados do OM.Excelente.
    Nota 10 para Brasil e EUA.
    Agora, as Famílias Reais da Europa também tem que acabar, principalmente a inglesa e de Mônaco.
    Pessoal, os americanos querem se aproximar do Brasil, e parece que estão sendo sinceros… Os americanos sempre nos viram como vassalos;esse é o problema. Está no sangue deles o espírito imperialista e dominador. Caso mudem, vamos nos aproximar e passar a ser amigos de verdade, mas temos que ter pelo menos algumas armas nucleares (1000 bastariam), caso contrário futuramente irão nos invadir.
    Nós não vamos suportar por muito tempo o baixo nível dos nossos políticos. Precisamos de um novo método ou processo de escolha.
    Já disse aqui como … Os sindicatos de todas as profissões apontam 2 representantes para o futuro Parlamento Brasileiro, e depois indicam o Primeiro Ministro. Tem que ser escolhido o melhor dos melhores de cada classe sindical, e não o populista ignorante.

  8. Qual o preço a pagar, cara-pálida?!?! Fechar os olhos p o massacre ,shosh,dos Palestinos pelos nefastos judeuSS ? Bater palmas p as invasões ianks? Afinal o q vai ser? N independência…?

  9. E.M. Pinto. Eu tenho um primo no Brasil que usa “caps lock” em toda a sua comunicacao via e-mail, ou qualquer outra postulacao. Continua a ensinar, porque agua mole em pedra dura um dia eles tiram o “caps lock’ rsrsrs

  10. COMO SE BATE E ASSOPRA AO MESMO TEMPO?
    .
    .
    Primeiro eles nos dão um cascudo em nossas cabeças e depois beijam elas,….meeeeeu Deus!
    .
    Más é bom que entre nós haja essa disposição de ajudar realmente os civis(patrícios)e o povo líbio;o que não pode é politizar a coisa toda como eles adoram fazer,desvirtuando o que é santo.
    .
    Se for para o bem da humanidade,sem usurpação do que é dos outros; a decência e a moral(embora que alguns não tenha), elas agradecem.

  11. “Todas as opções estão sobre a mesa”…..Ja houvi isso antes,sim eu acho que vi um gatinho.Sim é um gatinho,mas não é mais o Tom,agora é o Frajola rsrs

  12. ainda nao consigo entender qual é desses lixos de politicos almejam tanto entrar pra esse clubinho???!! sai dessa cambada….vão fazer algo de bom pra esse país….a receita pra c tornar potência em todos os sentidos é só uma e todos ja estão carecas de saber….investir massisamente na aréa militar,tecnologia e pesquisas em geral,e educação,,,rapido pratico e de otimo retorno…

Comentários não permitidos.