IDEX 2011, o mercado dos caças no Golfo está aquecido

http://4.bp.blogspot.com/-Cv733yGj1Tc/TWLv91xKSII/AAAAAAAAAjM/oYNc0Enm2Po/s1600/msarkozyetlecheikmohamm.jpg

Texto: E.M.Pinto

Plano Brasil

A revista Norte Americana ( EUA) Janes traçou um breve panorama sobre os principais negócios envolvendo a compra de novos caças na região do Golfo Pérsico.
Segundo a nota, após a decisão da Arábia Saudita de comprar mais 80 novos caças F-15 SA e atualizar a sua frota atual, outros países da região vão acelerar as suas negociações com os fabricantes europeus e dos EUA.

A lista de países interessados é grande e nela encontram-se os Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar, Omã e o Iraque.
Segundo a Jane´s, o caça Dassault Rafale é um forte candidato nas concorrências do Emirados Árabes Unidos (60), Kuwait (28) e Qatar (24-36).

http://www.janes.com/events/exhibitions/idex2011/sections/moxiepix/a463.jpgO grupo francês também estaria iniciando as negociações com Omã (12), mas que segundo a revista, este último já seria um mercado praticamente garantido aos britânicos, que lá ofertam o seu Eurofighter Typhoon, provavelmente o seu maior concorrente nas outras concorrências em curso no golfo.

De acordo com DefenseNews , a França e os Emirados Árabes Unidos retornaram as negociações sobre aquisição de novos caças Rafale.

No Kuwait, o Rafale segue na disputa provavelmente com os norte americanos F 15 SE e F 18 EF.

No Qatar, a disputa pode ser acirrada entre o Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale,  Saab Gripen NG,  Boeing F-15 e F 18 EF Super Hornet, e o  Lockheed Martin F-35.

http://marinesmagazine.dodlive.mil/files/2010/03/marines_F35_1.jpg

Em Omã, o Typhoon leva vantagens, porém terá que conforntar o Lockheed Martin F-16 Block 50/52.

Segundo a Jane´s, no Iraque, as compras seriam de segunda mão, o país estaria interessado em adquirir aeronaves F-16, Mirage F1 e Mirage 2000, a decisão teria sido tomada em razão dos urgentes finaciamentos sociais que o país necessita fazer. Segundo a Jane’s, há inclusive a possibilidade do Iraque absorver os caças Mirage 2000-9 procedentes dos EAU.

http://www.jaffapix.com/alain/uae2m2000.jpg

A mesma fonte cita ainda que pouco provável a possibilidade de aquisição de caças sino/paquistaneses Chengdu/PAC JF-17.

Os candidatos Eurofighter Typhoon e Dassault Rafale são os dois favoritos a abocanhar a maior parte deste importante mercado de aviões de caça que é um dos mais lucrativos do mundo.

http://www.thunder-and-lightnings.co.uk/public8/con17061009.jpg

Fonte:Jane’s e DefenseNews

6 Comentários

  1. Já q estamos ma miséria,só assim se explica a demora no FX 2; q tal comprarmos umas sucatas novas….bem melhores do q os n F5M, claro…eu ainda prefiro os Su 35BM ou as cópias Chinesas dos mesmo ou o seu J10….temos de dar um jeito no vazio de vetor q tem a n FAB. E p ontem.

  2. Tava chará, no entanto o bom pro Brasil vão ser os Tucanões mesmo..rsrrs

    E da-lhe bicudos remodernizados, AMX modernizados e A-4 mordenizados.

    E olha que em termos de ecônomia e tamanho territorial, se colocar todos estes paises ai juntos, não da o Estado da Bahia.

    Vai entender.

  3. UMA AULA COMO O BRASIL DEVE ADQUIRIR TECNOLOGIA SEM PERDER TEMPO.
    ***
    Ucrânia recentemente condenou um russo, Aleksandr Yermakov, por espionagem para a China, e o sentenciou a seis anos de prisão.

    Yermakov foi contratado pela China para roubar detalhes sobre a construção e operação de NITKA (a Aviação Naval de teste e treinamento complexo, construído durante a Guerra Fria para pilotos de porta-aviões Soviético).

    Três anos atrás, as autoridades chinesas visitaram a Ucrânia e inspecionaram os centros de treinamento de aviação naval. Ucrânia queria usar as instalações para estabelecer um centro internacional de treinamento para pilotos porta-aviões, e esperava atrair os chineses como clientes.

    Mas os chineses estavam, aparentemente, apenas tomando nota. Ucrânia estava ciente do fato de que os chineses rouba tecnologia, mas, na medida em que serviços de treinamento de pilotos de porta-aviões foi, não houve venda, e não muito para roubar. Os ucranianos descobriram mais tarde que os chineses haviam elaborado uma lista de compras de material NITKA eles queriam.

    A China tem comprado alguma tecnologia da Ucrânia, mas uma quantidade limitada de hardware real. É muito mais barato roubar.

    No ano passado, fotos de satélite revelaram um novo centro de treinamento da aviação naval chinesa na ilha Hulu (até a costa de Dalian, no Mar Amarelo, onde porta-aviões russo ucraniano Varyag vendido para China está sendo reformado como navio de treinamento).

    Este centro é semelhante ao da Ucrânia, e os dados que o espião chinês estava buscando era so fazer isso. Enquanto isso, a Rússia continua a utilizar NITKA, proporcionando a Ucrânia com pelo menos um cliente pagando.

    Aleksandr Yermakov aparentemente tinha estado espionando para a China a maior parte da década passada, encontrando cópiando tecnologia militar russa, e depois ajudar os chineses na obtenção de amostras, ou detalhes técnicos.

    FONTE: http://www.strategypage.com/htmw/htintel/articles/20110224.aspx

Comentários não permitidos.