S 300 para Venezuela e muito mais sobre os sistemas de defesa antiáerea Russas

Informações: Rustam (correspondente Plano Brasil- Moscow Rússia)

Texto: E.M.Pinto- Plano Brasil

Texto compartilhado entre os sites Plano Brasil e Geopolítica Brasil

A Rússia assinou um contrato com o governo da Venezuela para o fornecimento de sistemas antiaéreos do tipo S-300V, mas que segundo o Diretor de missões especiais da Rosoboronexport Nicholas Dimidyuk na ocasião da IDEX 2011, “ainda não foi implementado”.


Conforme relata, em Setembro de 2009, o presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou a decisão de criar um sistema de defesa anti aérea mais abrangente dividido em camadas. Este incluiria os sistemas russos defesa da faixa de pequeno, médio e longa altitude.

http://precise3dmodeling.com/models/images/tor-m1/demo_tor-m1_s.jpg

Sendo estes o Tor-M1 já entregues à Venezuela e os que estão em negociação negociações, Buk ( média altura) e de defesa anti-míssil-Tor M2E. O contrato para o sistema de longa altura( também não gosto desta expressão)já foi assinado e contempla os sistemas S-300V.

No mesmo pronunciamento, Dimidyuk também informou que um contrato semelhante foi assinado com a Argélia que deve receber duas divisões de sistemas 300 ( S-300PMU-2).Além dos contratos mencionados, a Rússia tem perspectiva de fornecer sistemas antiáereos para os seguintes países:http://precise3dmodeling.com/models/images/s-300pu/s-300pu_front.jpg

Líbia, negociação para a compra de duas divisões (16 PU) S-300PMU-2 “Favorit”.

Arábia Saudita, há muito manifestou interesse em comprar oS-300PMU-2.

Síria, formalmente apresentado um pedido para a compra de S-300PMU-1 e Tor-M1. Além da modernização dos sistemas S-125 “Pechora”.

Além disso a Rússia participa de uma concorrência realizada pela Secretaria da Indústria da Defesa da Turquia para a compra de sistemas de defesa aérea / longa altura do programa de mísseis T-LORAMIDS (turco Long Range aereal míssiles defense systems).

O Iêmen também é considerado como um potencial comprador do S-300PMU ou mesmo do S-300PMU-1.

Fora isto o Vietnã a sua intenção de lançar um programa de modernização dos sistemas de defesa aérea do país e portanto, manifestaram interesse nos sistemas Tor, Buk e S-300. Com o Vietnã negocia-se também a modernização de nada menos que 40 batalhões de S-125.

Até o momento, a possibilidade de fornecer sistemas de defesa anti-aérea ao Brasil é considerada com probabilidade baixa, embora hajam negociações e preferências por parte do Exército brasileiro, é pouco provável a aquisição de sistemas de longa altura, sendo os de média e baixa os mais prováveis de se concluirem.

A Rússia assinou um contrato com o governo da Venezuela para o fornecimento de sistemas antiaéreos do tipo S-300V, mas que segundo o Diretor de missões especiais da Rosoboronexport Nicholas Dimidyuk na ocasião da IDEX 2011, “ainda não foi implementado”.

Conforme relata, em Setembro de 2009, o presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou a decisão de criar um sistema de defesa anti aérea mais abrangente dividido em camadas. Este incluiria os sistemas russos defesa da faixa de pequeno, médio e longa altitude.



A Bielorússia receberá também unidades Tor-M2 assim que forem concluídas as negociações.

A Bielorússia também desenvolve em conjunto aeronaves não tripuladas (VANT) os quais entrarão em produção, no final deste ano.

Os sistemas de mísseis antiaéreos Tor-M2E representam uma nova geração de combate de defesa aérea de baixa altura. Esta arma é particularmente eficaz contra aviões de combate, helicópteros, Vant, mísseis guiados, que voem em altitudes médias, baixas e extremamente baixas.http://precise3dmodeling.com/models/images/tor-m2e/tor-m2e_front.jpg
A carteira de encomendas do seu fabricante já ultrapassa os US $ 4 bi, levando em consideração as encomendas dos sistemas anti-mísseis Pantsir-S1.
Segundo Igor Stepanichev diretor executivo do grupo, foram fechados recentemente contratos com três países, e que outros quatro ainda estariam em fase de negociação, sendo que em dois deles as conversas estariam em “estágio avançado”.


Entre os clientes do Pantsir-S1, pode-se citar os Emirados Árabes Unidos, Argélia e a Síria.
Segundo Stepanichev, as forças armadas russas pretendem continuar a adquirir o Pantsir até 2020 e conforme salientou, outros dois clientes estrangeiros o irão adquirir até meados de 2016.


Somente nos Emirados Árabes unidos são esperadas as entregas de pelo menos 50 sistemas.


Nas palavras de Stepanichev.

Os EAU estão satisfeitos com o desempenho dos mais modernos sistemas de defesa aérea russa. As necessidades militares dos Emirados Árabes Unidos, programa ” Armadura “já foi testado em todos os tipos de modernos alvos aéreos, matando em todos as meta a execução”.



43 Comentários

  1. O Presidente Hugo Chaves está armando a Venezuela cada vez com mais afinco, eu o admiro por isso, entretanto, isso não significa que a Venezuela não possa ser invadida mais cedo ou mais tarde pelos Europeus e Americanos, afinal, suas reservas de Petróleo são imensas; Creio que só há uma maneira segura dos venezuelanos se defenderem com pleno êxito, o desenvolvimento de armas nucleares, isto, porém, não significa que devam cruzar os braços para a aquisição de armas convencionais.
    O Brasil, graças aos esforços de nossa classe política, que muitos sem conhecimento criticam, em breve poderá lançar pedras em grandes distâncias, acredito que os projetos para o desenvolvimento de catapultas em breve se concluirão, apenas gostaria de solicitar a presidenta que se possível comprasse-mos mais umas 20 onças pintadas, seriam dez para a fronteira com a amazonia e dez, que ensinaria-mos a nadar a fim de levar proteção ao pré-sal. DESDE JÁ, EMOCIONADO, AGRADEÇO A BRASILIA.

  2. Vai aparecer um monte de borra-botas pregando que o Brasil deve abrir as pernas para os EUA com medo da Venezuela.Deixa eles KCT a gente cai dentro deles todos com S-300 500 o que tiver mais…A Russia não vende determinados armamentos para paises radicais ou com instabilidade e duvido que venderão S-300 a eles e tambem SU35.Os Russos não são tolos,eles querem um negocio maior mais garantido com um pais confiavel o BRASIL.

  3. Rusia tiene superarma que en un segundo neutraliza arsenal electrónico del adversario.
    ***
    Científicos rusos crearon un dispositivo con las dimensiones con maletín, que neutraliza instantáneamente todos los elementos electrónicos del armamento del adversario, informó a RIA Novosti el académico Vladímir Fortov, miembro del Consejo de Ciencia y Altas Tecnologías.

    “En el momento actual todos los sistemas de armas están provistos de componentes radioelectrónicos. Una fuente de radioemisión compacta y potente (de orden de un gigavatio) es capaz de inutilizar simultáneamente todo el arsenal electrónico del adversario”, dijo Fortov y agregó que también hay dispositivos que “neutralizan equipos electrónicos por un tiempo determinado -por ejemplo, 20 minutos- y pueden aplicarse en operativos especiales”.

    Según el académico, el dispositivo creado cabe en portafolio y tiene potencia de un gigavatio, energía similar a la que generaba un reactor de la planta nuclear de Chernobil. Fortov indicó que las fuentes de radioemisión disponibles tienen alcance que varía de 1.000 metros a 200 metros.

    “Por desgracia, será neutralizado tanto el arsenal electrónico militar como civil. Pero una vez comenzada la guerra, lo principal es ganarla”, señaló el académico.

    Según sus palabras, “el dispositivo en un segundo inutiliza todo el arsenal electrónico del adversario, incluidos radares, visores nocturnos, medios de comunicación móviles, incluidos aparatos GPS”.

    “Su empleo permitirá parar a distancia carros de combate, desorientar aviones y detonar minas accionadas por radio”, concluyó el científico.

    ***

    Notícia de 2009. Link: http://sp.rian.ru/news/20090806/122580913.html

  4. Boa Cristovão.

    …e conforme a música, estamos vendo a banda passar sem fazer nada. O mundo está se armando cd vez mais, pois as mudanças estão ocorrendo de uma maneira nunca vista. Governos estão caindo, situações adversas por todos os lados…, e quem não fizer a liçao de casa, vai com certeza ser subjugado pelo mais forte que até ontem era seu aliado, ou parceiro.

    É coisa de loko…

  5. Nunca ninguém disse que os aviões “stealth” americanos eram indestrutíveis.Sempre foi claro que as táticas eram importantes.

    E o F-117(que já foi aposentado) realizou milhares de missões e destruiu milhares de alvos, dentro de um dos mais densos sistemas de defesa aérea do mundo. Essas foram as missões mais perigosas da história e jamais teriam sido realizadas com outra aeronave.

  6. KLM, deixa de ser tosco com seu anti americanismo. Voce deve viver num país militarmente poderoso pra chamar aviões americanos de tranqueira, não é? Esses papagaios sem argumentos construtivos é que estragam o blog, que é excelente.

  7. O n armagedon, td os países hermanos estão se armando até os dentes, somos os únicos q nada compramos ,em termos de armas p as n FAs, q qdo compramos e sucata…Cadê os rafales dilma, os sistema thor Rússos q diziam iriamos comprar?”?!?! P Ontem.

  8. COMENTARIO => Cristovão – 1maluquinho!
    Olha não estamos aqui para defender nenhum Pais que não seja nosso BRASIL, é claro que existem algumas considerações ou cenários que tentamos vislumbrar seu desfecho, como é o caso da vinda do presidente OBAMA para o BRASIL!
    Comentário => Cristovão -> Você ta de Brincadeira, Bomba Atômica na Venezuela, ta de Brincadeira…
    A Dilma e o BRASIL, não tem que abrir as pernas para os EUA, ou você acha que o Presidente Americano não sabe o que acontece com a VENEZUELA de CHAVES!!!
    O que estou tentando entender, e a vinda do Homi para o Brasil, e penso que isso tem muitas coisas relacionadas como:
    => Venda dos caças (FX2)
    => Venda Super Tucano;
    => Termino de Alguns embargos Econômicos;
    => Talvez um incentivo no KC da Embraer
    => Venda de alguns F16 MLU até a chegada do F18
    => Venda de Baterias antiaéreas, e acordos de defesa em todas as áreas de pesquisa…
    OBS: Isso dependerá da conversa com a DILMEX, se acertar os ponteiros com OBAMA.

  9. Comentário => Cristõvão
    Esqueci de comentar sobre a compra das onças!!
    Não precisa comprar as onças, vamos fazer inseminação artificial e aumentar a quantidade de onças na Amazônia, esquadrão de onças pintada, o primeiro e único do mundo protegendo nosso território!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Você é o “cara”, só viajou na bomba atômica para a Venezuela…rsrsrrs

  10. 1maluquinho, deixa eu te perguntar uma coisa:
    Se o Presidente Chaves resolvesse atacar o Brasil amanhã com seus caças, com o que nos defenderíamos, qual equipamento usaríamos para detê-los? Mirage, F-5, AMX, S. Tucano?
    Parabéns ao Presidente Chaves pela visão estratégica (de longo prazo) em dotar seu País de meios de defesa.
    Todos nós sabemos que qualquer potência militar consegue invadir e vencer a Venezuela, acho que com um pouco de estratégia e muita sorte, até nós, mas a que preço? Quem estará disposto a bancar?
    o Brasil não tem caças de superioridade aérea nem defesa antiaérea, nossa Força terrestre trabalha meio expediente porque não tem almoço, a arma de dotação de nossos soldados já passou por três gerações, um mesmo fal serviu ao avó ao filho e ao neto. Simplesmente revoltante.

  11. A hugolandia esta se constituindo em um país de esfaimados.

    O EUA torcem para que o general-ditador compre mais e mais armas acelerando a falência do país movido SOMENTE a petróleo.

  12. Por que os Comandantes das Forças e Ministro da Dafesa Jobim, não compram todos esses tipos de armas russas de ponta, para conhecermos melhor,e futuramente realizarmos a engenharia reversa ?
    Sinceramente, não entendo.
    Acho que a Dilma está mal-assessorada.
    Enfim …

  13. Que o Curumim Desbotado é um falastrão todo mundo sabe mas bobo ele não é e ficou de orelhinha em pé ainda mais quando tomou o esporrozinho basico no dia da posse e vazou a toque de caixa de fininho e ta se precavendo ou pensa que pode se precaver.O Cocaleiro ja ficou pianinho porque sabe que o vento mudou e como os antigos Incas esta no alto da cordilheira olhando para a planicie com os olhinhos arregalados pois existe uma lenda que nela habitam póvos barbaros e acena alegresinho como gesto de boa vontade ao primeiro soar da corneta…É BORDUNADA GERAL NELES TODOS COBRADA.

  14. JoÂO PAULO CARUSO MEU AMIGO…Cite pelo menos umazinha que os EUA enfrentaram uma potencia?Nenhuma.Sabe de uma coisa eles tem o poder,sim,tem a tecnologia,sim,mas a fantastica maquina de guerra deles jamais foi realmente experimentada.E de numeros meu amigo quem vive é a MEGA-SENA.A maior potencia da Terra quando foi atingida por um fenomeno natural como o CATRINA levaram mais de dez dias para mexerem a bunda emquanto o povo se descabelava em telhados,encima de arvores.Uma potencia que não temuma articulação de mobilização e infraestrutura para socerrer seu povo dentro do seu proprio pais deixa muito a desejar se receberem um ataque fulminante em massa de surpresa.Os Mormoms tem uma infraestrutura e cordenação de mobilização para atenderem em qualquer ponto do planeta melhor que o governo Americano…Sabe de uma coisa,eu não acredito em numeros e em conflitos desproporcionais.

  15. J CLAUDIO E DIS AMIGUINHOS…Antes so a Europa e os EUA e agora uma infinidade de pais do mundo tem muito investimento aplicado aqui ou seja se nós quebrarmos eles quebram.Somos hoje a nação mais essencial a todos com nosso potencial de reservas minerais e energeticas,uma agroindustria gigante e prospera capaz de contribuir com as necessidades do mundo.Voces acham que o mundo gostaria de ver o Brasil pegando fogo?E ainda mais em um conflito com um ditador idiota que visa unificar nosso continente e transforma-lo na Albania do seculo 21 para afrontar a todos aqueles mais desenvolvidos e com condições de vida melhores que as tais nações de ratos famintos que desmerece seus proprios póvos e busca iludi-los jogando suas opiniões publicas contra o gigante Brasil?O que acontece com muitos de voces que so enchergam duas vias ou a subjugação ao interesse dos EUA e OTAM ou a associação ao lodo da humanidade?Temos meios de jogar com tudo isso sem sermos precipitados ou borra-botas e nos sairmos bem.Quem quer ter a negação do acesso do que precisa do pais que tem suas necessidades?Estrategia tambem é usada com inteligencia e não somente com metodologias conhecidas ou impulsos de instintos.REFLITAM…GRACIAS…Assim a fauna Brasileira agradece e as antas não correm o risco de extinção rsrs rsrs

  16. é o louco do chapolim colorado vulgo Chaves esta se armando a cada dia mais. E o Brazil como vai se defender do chapolim, com essa Dilma cortando o orçamento das forças armadas. Vou começar a fazer o meus estilingues para vender pros milico.

  17. Eu estava olhando o site da AviBras http://www.avibras.com.br/ (Fabricantes brasileira dos Sistemas ASTROS-2) E vi que eles dominam a tecnologia anti-aérea.

    PERGUNTO: O que impede do governo do Brasil de investir nos sistema que eles fabricam? O governo ainda estaria incentivando a indústria nacional.

    Visitem o site da AviBras e vejam se eles teriam condições de no ajudar na questão de defesa anti aérea http://www.avibras.com.br/.

    Aguardo respostas.

  18. Tudo equipamento para detonar ataques americanos .Sempre vindos primeiro pelo ar .Estas baterias anti aerias são mais eficazes do que meia dúzia e caças .Venezuela esta preparada para se defender bem ,caso saiba camuflar bem seus veículos .Parabéns a eles.

  19. “JoÂO PAULO CARUSO MEU AMIGO…Cite pelo menos umazinha que os EUA enfrentaram uma potencia?”
    Maluquinho,
    Durante a Guerra Fria em geral e na crise dos mísseis de Cuba em particular, os americanos por dezenas de vezes enfrentaram os soviéticos.
    Eles, os soviéticos, é que não tiveram peito para encarar.

  20. “E de numeros meu amigo quem vive é a MEGA-SENA”

    O sistema SA-6 é justamnete respeitado pelo número de aeronaves israelenses que derrubou na década de 70.
    Eu acho que comentar o resultado das missões bem sucedidas que a aeronave realizou não é exatamente se apegar aos números. Possivelmente, como você sugere, o f-117 não funcionaria tão bem contra os S-300 ou 400, mas dai a dizer que a aeronave está ultrapassada ou jaca é especulação demais.
    As aeronaves americanas de baixa observação não foram feitas para superar determinados sistemas de defesa aéreo, mas sim para anular princípios físicos utilizados em praticamente todos os radares de ondas curtas no mundo.
    Os “stealths” não funcicionam bem somente contra ¨SA-2 ou SA-6, em treinos eles conseguem despitar também radares do Patriot, do Hawk e outros modelos europeus modernos e avançados. Então eu posso concluir que eles “funcionariam” bem contra SAMs russos mais modernos(também pq foram projetados para isso), ainda que eu não possa afirmar com certeza no caso específico dos S-300+.
    Acho que viver de números é mais adequado para aqueles que leêm especificações, como as do fulcrum e acreditam que esta seja uma excelente aeronave, sem observar como foram seus testes ou resultados práticos. Ou sem saber como as números interagem uns com os outros. Não que este seja o seu caso, mas vejo muita gente fazendo isso nos fóruns do Brasil.
    considero que estava me apegando à resultados práticos e não à dados ou números divulgados por um fabricante interessado em vender seu produto como acontece com os outros fãs de armas russas.

  21. Também sou fã dos russos e se tem uma coisa que eu aprendi ao longo do tempo é justamente desconfiar do que eles falam. Isso não significa que tudo que os americanos dizem é verdade, porém os resultados das guerras e das experiências práticas estão ai para todo mundo ver, e normalmente confirmam as afirmações deles.
    Na minha opinião, indústria militar russa ainda tem um longo caminho para percorrer antes de provar ao mundo que merece tanta confiança como nós gostaríamos de acreditar.

    Abs.

  22. Que o Chapolin Chávez é um tremendo de um estrategista , isto é sem dúvida, procurando sempre o melhor para o seu país, enquanto o nosso…

    Essa negligência do Brasil em não montar um sistema de defesa anti-aérea de respeito para o nosso país ,pode custar caro para nós, confiando a nossa defesa anti- aérea só em mísseis portáteis e canhões da 2º guerra, é lamentável!!!

  23. Só espero q o ex-Gen. hELENO, n futuro presidente em 2014, tenha deixado em n FAs discipulos…estamos completamente desarmados ; vide o q ocorreu c o Pakistão,possuidor de armas atômicas e td, isso por falta de um sistema de vigilância áerea eficiênte..e eles estão sempre em escaramuças c os indianos…e nós?!?! Que Inveja.Rezemos/Oremos…

  24. ..os ianks entraram em território do Pakistaão sem nada os mesmo saberem, o resto e história…nós estamos bem aquém dos mesmos, ñ temos um sistema de radar de amplo alcane militar, ~ñ temos caças capazes de interceptar um F128 mt menos um Su 35BM ou S…estamos de mal a pior…sds.

  25. Acredito que temos sempre de correr em desenvolver aqui, pois tratando destes sistemas seja de onde vier eles nunca são perfeitos mesmos.
    Por isto quem tem sempre as melhores soluções para os problemas é o portador do mesmos.
    E já temos uma indústria capaz disto.

  26. Nós temos que importar todos esses mísseis russos, pois são armas de altíssima tecnologia (de ponta). Vamos importar os mísseis do mundo inteiro, pois são armas que fazem uma grande diferença. Negociar.

  27. That’s a good point right there. I made a research on the topic and found most people will agree with your blog. By the way I will subscribe to your feed and I hope you post again soon.

  28. .
    .
    Então os soviéticos não tiveram peito de encarar na crise de Cuba… e eu que pensava que a verdadeira face da medalha era que os USA tirariam seus mísseis da Turquia e a URSS aceitava tirar os mísseis de Cuba… eu estava enganado então, foi medo como eles disseram depois, tirava os mísseis em troca da não invasão de ilha!!
    .
    Pow, difícil quando a gente so vê noticia errada por ai!
    .
    Valeu!!

  29. hugo chaves esta mais que serto ta de parabens,ta puchando brasa para o assado dele,tem mais é que se proteger,disuazão e qualquer pais tem o direito de se defender.

  30. Francoorp,
    Eu sei que você é bem mais inteligente do que insiste em querer parecer como se seguindo a política do “é bonito ser feio”,rsrssss. Coisas da atual fase politicamente correta que assola o Brasil. rsrss
    Você entendeu direitinho o que quis dizer com respeito à crise dos mísseis de Cuba. Se não, só lamento!
    Não quero com isso menosprezar a “Mãe Russia”. Só relatei um caso de enfrentamento direto entre as forças armadas americanas e soviéticas que não se deu porque um dos lados amarelou na hora “H”.
    Se depois houve desdobramentos políticos que culminou com a retirada dos mísseis na Turquia aí é outra história..
    Nada mais natural, aliás, já que a história é dinâmica e um fato desencadeio eventos dos mais variados, e não seria a “amarelada soviética” uma exceção.
    Um abraço.

  31. Great post plus easy so that you can recognize description. Exactly how can I actually approach getting authorization so that you can post component of your post at my upcoming newsletter? Providing proper consumer credit back a creator plus url to your web-site wouldn’t often be a problem.

  32. ARMAS NUCLEARES, ISSO RESOLVE NOSSO PROBLEMA! SE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL PROIBE CONSTRUIR, A CONSTITUIÇÃO NÃO PROIBE TERMOS TUDO PREPARADO CASO AJA UMA GRAVE AMEAÇA A NOSSA SOBERANIA!

  33. É por isso que eu falo, o Brasil precisa fazer acordos para desenvolver uma nova geração de armamentos com o BRICS. Com o Ocidente, não dá para confiar. Vejam bem o que os Estados Unidos e a Europa fizeram com a Argentina na guerra das Malvinas. Deixaram os caras com as calças na mão. Não dá para confiar em países ocidentais. Se tivermos problema com um deles, ficamos sem armas e sem peças de reposição dos outros.

Comentários não permitidos.